segunda-feira, 8 de setembro de 2014

momento análise #18 - dead space

olá,seja bem vindo a mais um momento análise,e como prometido na análise de bad company 1 e 2 senhoras e senhores eu trago pra vocês um dos jogos mais terríveis,assustadores e violentos que eu já joguei,que é dead space,sendo assim vamos iniciar os trabalhos.


 dead space é um jogo em terceira pessoa de gênero survival horror,falando de forma mais precisa,é um game de terror,desenvolvido pela ea redwood shores(hoje visceral games)e publicado pela ea,lançado em outubro de 2008 para 360,play 3 e pc.

ENREDO

o jogo se passa no século 26,mais precisamente no ano de 2508,e nesta realidade a terra não tem mais nenhum recurso de vida,e como resultado disso os humanos passaram a explorar outros planetas em busca de meios de sobrevivência,uma das empresas mais poderosas da terra e lider na coleta desses recursos era a concordance extraction corporation(cec)que é a criadora da maior nave de exploração de recursos e mineração da galáxia,um verdadeiro simbolo de esperança para a humanidade,a usg ishimura,a ishimura estava fazendo um trabalho de mineração no planeta aegis sete em busca de recursos quando foi atacada por algum tipo de criatura alienigena,dizimando quase toda a tripulação,alguns sobreviventes enviaram um pedido de socorro para a cec,que enviou a nave usg kellion para investigar o que aconteceu com a tripulação da ishimura,a nave tem quatro tripulantes,vamos falar sobre cada um deles.

PILOTOS CHEN E JOHNSTON

respectivamente piloto e co-piloto da kellion,não se sabe nada dos dois,explico depois.

KENDRA DANIELS

meu deus,como essa nega é gostosa,apesar de ser uma personagem de videogame eu adoraria ter uma noite de amor com essa mulher,vai ser gata assim lá no espaço rsrsrs

apesar disso ela não é só beleza não,ela é a especialista em computação da kellion,
durante o jogo esse pedaço de mal caminho vai hackear portas,descobrir falhas no sistema,e informar o personagem principal(falo dele daqui a pouco)sobre possíveis perigos existentes na ishimura,como por exemplo falhas na gravidade,uma revelação surpreendente sobre ela é feita no final do game.

ZACH HAMMOND

o comandante da tripulação e chefe de segurança da kellion,ele vai comandar os passos do protagonista durante quase todo o jogo,e por falar nele,vamos falar do protagonista dos três jogos da saga e um dos homens mais corajosos a ser protagonista de um game.

ISAAC CLARKE

vou contar a história dele antes da participação dele na missão de resgate da kellion,ele nasceu no dia 5 de junho de 2485,filho de poul clarke,um designer de naves espaciais,e de octavia clarke,uma unitologista(falo sobre isso daqui a pouco)quando criança,ele vivia mais com a mãe pois o pai estava em missão e por isso não viu o nascimento do filho e também nunca visitou o filhote.

tempos depois ele foi matriculado numa famosa universidade de engenharia,mas a sua mãe não tinha dinheiro pra bancar a matricula do filho pois tinha gastado tudo na sua fé unitologista,pegando objetos da casa e os vendendo para financiar a igreja,isso fez com que isaac pegasse ódio da unitologia e dos unitologistas de uma maneira geral.

apesar das dificuldades financeiras isaac não desistiu,se formou e se tornou um engenheiro de sistemas,alguns anos depois ele entra para a marinha mercante aonde pôde mostrar suas habilidades de engenheiro em situações reais para seus superiores que ficaram impressionados com seu desempenho e o promoveram para uma posição perto das grandes companias maritimas,ele trabalhou na ishimura por um certo tempo e foi lá que ele conheceu sua namorada nicole brennan,mas a relação é meio distante,um pouco fria,e eles terminam o romance.

o resto da história eu vou falar agora.

os quatro protagonistas fazem um pouso forçado mas desembarcam na ishimura em segurança,já dentro da nave,kendra é ordenada a hackear uma porta que não estava funcionando,isaac liga um painel,depois que ele liga esse painel as luzes se apagam e criaturas estranhas aparecem e matam chen e johnston.

kendra,hammond e isaac fogem por locais separados e assim começa o inferno durante todo o jogo.

VISÃO GERAL

a campanha é dividida em capitulos,são 12 no total e dura umas 10 horas de duração.

o jogo funciona da seguinte maneira,isaac pode correr,andar,atirar,mover objetos usando energia telecinética,e ele pode fazer certos objetos rápidos ficarem lentos para ele poder passar com segurança.

uma coisa muito boa que existe é o rig(resource integration gear)que é o hp do isaac,ele é acoplado ao uniforme dele e fica posicionado na espinha do jogador e assim como todo hp se ele zerar o personagem morre.

temos as weapon benchs que são os lugares aonde nós upamos as armas e o equipamento de isaac,para isso precisamos de power nodes.

power nodes são objetos incomuns espalhados pelo cenário e são usados de duas maneiras,a primeira é a descrita acima,para upar os equipamentos de isaac,suas armas,seu rig,seus módulos de telecinesia e stasis

e a segunda seria para abrir portas secretas que só podem ser abertas com um power node,algumas dicas,quando você estiver com dois nodes,precisando desses dois nodes para terminar de upar uma arma ou um equipamento,use os nodes nas armas e nos equipamentos sempre,pois obviamente quando você usa um node para abrir uma porta você perde ele.

e quando você estiver com dois ou três nodes gaste eles com seu rig,pois quando uma criatura te atacar e tirar seu hp vai tirar menos hp do que antes.

nós também coletamos dinheiro que no jogo é chamado de créditos,para comprar coisas novas nas lojas que existem por todo o jogo,procurem juntar o máximo de grana possível,e se vocês encontrarem objetos chamados de semicondutores,vendam eles para conseguir mais grana,existem quatro tipos,o semicondutor de bronze que vale 1,000 créditos,o semicondutor dourado que vale 3,000 créditos,o semicondutor ruby que vale 10,0000 e o semicondutor diamante que é o mais raro e o mais caro de todos valendo 25,000 créditos.

vamos falar de algumas armas do game,não todas,cada uma tem tipos de tiro e algumas delas tem ângulos de tiro diferentes,começando pela plasma cutter

211-V PLASMA CUTTER

a primeira arma que isaac recebe no jogo,e também a minha favorita,que aparece em todos os trailers dos três jogos,ela é um cortador mineral,é umas das armas mais usadas durante a escavação e pode cortar qualquer objeto ou pessoa,ela possui dois tipos de tiros o horizontal e o vertical,falo sobre isso quando eu for falar dos inimigos do game,vamos seguindo por enquanto

SWS MOTORIZED PULSE RIFLE

uma metralhadora militar de cano triplo que possui uma taxa rápida de fogo e uma gigante capacidade de carregamento de balas,podendo carregar até 100 balas,é a arma principal dos militares do governo da terra,forças federais de segurança e oficiais da cec tambem usam essa arma.

essas foram as armas que eu usei durante a campanha,tem também a line gun,a ripper, o lança chamas,mas eu vou focar só nessas duas aqui ok?

agora vamos falar dos inimigos do game chamados de necromorphs,necromorphs são todas as pessoas que foram mortas na base de ishimura,essas pessoas foram reanimadas e transformadas em formas grotescas e nojentas de vida,mesmo formas de vida ainda a serem formadas podem se transformar em necromorphs,a unica motivação desses bichos é matar o hospedeiro para espalhar a infecção,eles também se fingem de mortos para assustar o jogador

agora um aviso,as fotos que irei postar a seguir são assustadoras ate mesmo para os jovens mais impressionáveis,dead space é um jogo pra poucos e não quero que ninguém se assuste com o que vou postar aqui ok? se você não gosta desse tipo de coisa,ou fica perturbado só de ver eu recomendo fechar esse post e esperar o próximo,agora se você não tem problema de ver isso,vamos seguindo.

SLASHER

são os mais comuns,são formados de um simples cadáver humano,e numa tipica epidemia são os primeiros que você vai encontrar,o slasher tem esse nome por causa de seus braços em formato de lamina,perecendo até um facão,eles tambem tem dois braços,pequenos qu são os atuais braços de um ser humano,pois os braços de lamina são acoplados aos ombros.

LEAPER

uma fusão de pernas e intestino humanos,esse bicho pula grandes distancias facilmente,ele usa as pernas para se movimentar e a cauda para atacar,ele aparece mais nas áreas de gravidade zero mas em áreas normais ele também aparece.

LURKER

o lurker é o resultado da infecção necromorph em bebês recém nascidos,ele possui três espécies de tentáculos que ele usa para atirar um projétil que tira uma quantidade razoável de hp de isaac,ele também pode grudar nas paredes.

INFECTOR

pela foto que eu postei ele parece ser mais horrível do que parece,mas na verdade não é,como o nome já diz essa criatura tem o único propósito de infectar os corpos humanos mortos,assim os transformando em necromorphs,eles também nos atacam usando a cauda,esse bicho é resultado da mistura do torso com as pernas de um ser humano.

PREGNANT

o pregnant é uma especie de slasher com uma grande barriga que carrega swarmers dentro dela,ele tem laminas gigantescas e é um dos inimigos mais dificeis de se matar no jogo,uma dica,quando você encontrar um slasher use o stasis para deixar ele lento,e depois dismembre as pernas,a cabeça e depois atire na barriga dele,pois assim os monstrinhos não vão sair de dentro.

GUARDIAN

como o nome já diz são guardiões de áreas importantes para a infestação,eles ficam presos nas paredes,atiram pods que te atacam e usam os tentáculos para se manter equilibrados,atirem nos tentaculos para matar na hora e não se aproximem de jeito nenhum se não a cabeça do isaac vai ser arrancada de maneira brutal e ele vai morrer(falo disso daqui a pouco)na verdade essa é a forma totalmente desenvolvida do guardian,a forma prematura é essa aqui.


dá pra notar que a humanidade ainda existe no corpo prematuro,mas ele ainda não se formou totalmente,para isso acontecer é necessário que a entidade conhecida como the corruption se jnnte ao torso do bicho,para essa criatura em especifico á dica é atirar na cabeça,atira na cabeça que ele morre.

PODS

são as criaturas que os guardians libertam para proteção,sozinhos não fazem nada mas em grupo é tenso,você contra sete ou oito pods é pedir pra morrer,assim como os lurkers eles atiram um especie de projetil,atirem no tentáculo para matar a criatura.

BRUTES

esses são de longe os necros mais difíceis de se matar no jogo,são gigantes,a parte frontal é totalmente a prova de balas e tem uma força descomunal,são resultado da junção de múltiplos cadáveres humanos,para matar esse bichão o segredo é usar o stasis quando ele correr pra cima de você,ir para a parte de trás da criatura e meter bala,mande tudo o que você tem pra cima desses monstros que eles irão perecer.

SWARMERS

são as criaturas que saem de dentro dos pregnants,eles também andam sozinhos pelo cenário,eles pulam em cima de isaac para diminuir o hp,se muitos deles pulam pra cima de você é um problema sério,portanto usem o stasis e atirem neles de uma distancia segura.

DIVIDERS

os dividers são necromorphs altos e muito magros que se tomarem muito dano,a cabeça mãos e pernas se separam e se tornam criaturas chamadas components ou divider spawns,que tem como unico propósito estrangular a vitima até a morte.

EXPLODERS

são as criaturas suicidas do game,carregam uma espécie de pedra amarela brilhante que,como o nome da criatura denuncia explode de duas maneiras,quando eles se aproximam de você ou quando você atira na pedra,se qualquer outro necromorph estiver perto dele e você atirar na pedra amarela morre todo mundo,é só manter uma distancia segura pois essas criaturas não são grande ameaça.

HUNTER

lembra do nemesis do resident evil 3? pois bem,esse filho da puta vai te perseguir durante o jogo inteiro,é uma mistura de slasher com um soldado randômico da ishimura e a entidade the corruption,são extremamente brutais e podem se regenerar quando você desmembrar as pernas,cabeças ou braços,você não luta contra esse bicho,você foge dele,use sempre o stasis depois de desmembrar esse bichão para dar tempo de você fugir.

e é isso,existem mais criaturas em dead space 1 como chefes,mas vou parar por aqui.
   
agora pra finalizar os detalhes vou falar sobre a unitologia,que é a razão de tudo isso acontecer. 

UNITOLOGIA


a unitologia foi fundada a 2,000 anos atrás quando o primeiro marcador foi descoberto,ela acredita que nós seres humanos fomos criados por seres superiores como alienígenas,e que nós iremos nos reunir na morte graças aos marcadores,a igreja da unitologia prega a transformação e renascimento,e eles acreditam que os necromorphs são o resultado de suas crenças.

esse é o máximo que eu posso falar,pois não quero dar spoiler,vamos continuar com a visão geral.

VISÃO GERAL 2

os controles do game são bons e respondem muito bem,a câmera se posiciona na altura do ombro do personagem,os gráficos são bonitos até hoje,dead space é um jogo de 2008 e mesmo assim trazia gráficos impressionantes para a sua época.

a inteligencia artificial dos inimigos é excelente,eles correm pra cima de você,se fingem de mortos para te pegar desprevenido,se escondem em dutos de ar,mesmo tendo as pernas ou um dos braços desmembrados ainda te atacam.

quando você aperta o botão select no play 3 ou o back no 360 você ativa o inventário,mas o jogo não para pra isso,então se certifique de que você está em lugar seguro e livre de inimigos.

existem 6 modelos de armaduras para isaac usar,sendo que o ultimo só é oferecido quando você zera o game pela primeira vez,cada armadura é mais insana do que a outra,o visual e sensacional alem de serem muito caras,quando você evolui sua armadura é tipo pokemon,o isaac entra em  compartimentos que ficam nas lojas do game,e rola toda uma expectativa pra ver o que é vai sair,são muito boas e muito eficientes contra os ataques brutais dos necros.

a trilha sonora é inexistente,jogos de terror sempre buscam o silencio para te assustar,só nos momentos extremos com batalhas contra os inimigos e chefes que toca uma trilha sonora,mesmo que por pouco tempo,mas ela é instigante,empolgante e muito boa.

dead space foi o primeiro jogo em que se dá destaque a morte do personagem,vou dar um exemplo,em devil may cry,se você morre simplesmente cai e é game over,não importa pra quem você morreu,em dead não,pra cada necromorph que você morre a cena de sua morte é extremamente violenta,o brute divide seu corpo em dois,o hunter corta metade do seu corpo e sua cabeça,o slasher corta sua cintura.

então aqui em dead não tem essa cair morto não,se você morreu assista a sua morte da pior maneira possível,se você não acredita em mim clique aqui e veja por si só.

dead space teve médias de 9,1 nas reviews mundiais e vendeu mais de 2 milhões de cópias,sucesso absoluto que rendeu as sequencias dead space 2 e 3 que vou trazer pro blog em breve.

dead space é um jogo sensacional de terror mas é um game pra poucos,jovens que tem algum tipo de fobia relacionada a monstros e coisas do gênero devem ficar longe desse game a todo custo,pense bem quando você comprar se é esse tipo de entretenimento que você quer, ok?

então é isso gente espero que tenham gostado,comentem,indiquem,recomendem para seus amigos,se eu errei em algo é só me corrigir nos comentários,muito obrigado pela espera,não foi fácil fazer isso daqui,mas tá ai,o próximo post aqui no blog e de the amazing spider man 1 ok? 

forte abraço a todos e valeu por terem lido até o fim,até a próxima!



FIM


















Um comentário: