sexta-feira, 25 de agosto de 2017

momento analise #54.1 - bully (parte 2)

olá amigos,estamos de volta com a análise de bully,antes de continuar é importante que vocês leiam a primeira parte,pois é nela que estão todas as informações de enredo,aonde o jogo se passa,principais personagens e outras coisas, você pode ler o texto clicando aqui e vamos ao que interessa.

ENREDO

bully começa com jimmy e sua mãe num carro,ela informa jimmy que vai passar uma lua de mel com seu quinto marido,só que essa lua de mel vai durar um ano inteiro,pra alegria da velha escrota que não via a hora de se livrar do filho pestinha,pestinha sim,mas filho de todo jeito,mãe vacilona essa dai,na frente de bullworth ele encontra a diretora assistente que pelas linhas de dialogo é evidente que ela tem um affair com o diretor da escola,diretor esse que dá todo aquele sermão e tal

jimmy que foi expulso de sete escolas e que sabe muito bem o lixo de escola que bullworth é se prepara para o pior,tenta evitar ser expulso a todo custo ao mesmo tempo que mete porrada em quem se meter com ele,pois ele é sisudo,e cara feia pra ele é fome,mas ele quer estudar sem que ninguém o atrapalhe e é assim que se passa o jogo.

VISÃO GERAL

zerei bully em cerca de 16 horas de duração,apesar do tempo longo da campanha o jogo é mais focado na diversão,não existe nada complexo.

jimmy pode andar,correr,correr rápido,andar de skate e bicicleta,se agachar,andar agachado andar sem fazer barulho,apertar botões e lutar.

você desbloqueia novos movimentos de luta coletando rádios pela cidade,são seis no total e quando você coleta um desbloqueia uma missão nova aonde você vai num lugar especifico e treina com um mendigo que vive nos fundos da escola.

a academia bullworth é um lugar muito vivo,muita coisa acontece ao mesmo tempo,alunos fazendo bully,tomando bully,pichando muros,namorando,andando pra estudar e por ai vai,muito bom de se ver

as aulas são em dois horários,das 09:00 até 11:30 da manhã e de 13 até as 15:30 da tarde,você pode matar aula(ou como nós falamos por aqui em recife gazear)mas existem os monitores,se eles te pegarem matando aula vão te levar a pulso pra porta da sala,outra coisa,todos os dias as 23:00 é hora de toque de recolher em toda a escola,se você for pego fora de seu dormitório você também vai ser levado a pulso até ele.

você sempre vai acordar as 8 da manhã independente de que hora dormiu,sobre as matérias disponíveis no bully original do play 2 eram seis,quimica,inglês,artes,educação fisica,mecânica e fotografia

scholarship edition adicionou mais quatro matérias,matemática,geografia,biologia e musica,se você acertar você será aprovado mas se errar não se preocupe pois você pode sempre tentar de novo.

eu passei em duas matérias,não me concentrei nisso pois estava focado em zerar o game,mas é fundamental pra quem vai zerar o game fazer as aulas antes de ir direto pra ação,pois além de uma experiencia longa você vai poder se concentrar só no jogo,evitando o monitor enchendo o seu saco,e voltando aos monitores,se você for visto por eles usando uma roupa que não seja o uniforme do colégio eles vão reclamar.

se você for pego por um monitor você tem a chance de se libertar dele,mas pelo amor de deus não bata em mulheres,se você fizer isso seja na academia bullworth ou na cidade de bullworth você vai ser preso imediatamente,perdendo todas as suas armas.

se um monitor te pegar batendo em uma mulher você será levado a sala do diretor e o processo se repete.

graficamente o motor gráfico do bully original era uma versão melhorada do renderware de GTA3,no scholarship o motor foi mantido com a evidente melhoria,não era nada demais falando pra hoje ou até mesmo em 2006 quando o game foi lançado,mas o que era ruim hoje era bom na época,lembrando que só joguei bully agora na versão scholarship,eu não joguei o game no seu lançamento.

como eu disse na parte 1 bully faz parte do mesmo universo de GTA,mas existe uma diferença,jimmy não é capaz de ficar acordado quando bem entender,quando você chegar até uma certa hora da noite lá pras 20:00 um sinalzinho de zzzzz vai aparecer no seu quarto,esse sinal diz que você tem que dormir,se você não dormir e ficar acordado até 1 da manhã jimmy vai sentir sono,e se chegar até as 2 da manhã ele vai desmaiar de sono e acordar na safehouse mais próxima.

andar de skate,bicicleta e kart em bully é foda demais,os controles são simples,fáceis e intuitivos,até uma criança de 12 anos vai aprender como se joga bully,facil demais.

na escola sua missão alem de estudar é evitar o bullying que rola solto,mas existem horas no jogo em que você pode SER o bully,fazer cuecão,colocar um aluno dentro de uma lata de lixo,jogar pó de mico,casca de banana pra os alunos escorregarem,bolinha de gude,você pode ao mesmo tempo ser o anjo e o diabo dentro do jogo,e o livre arbitrio para isso é sensacional,como eu disse existem 60 alunos no colégio alem de você.e cada um desses 60 alunos tem um história diferente.

existem side missions,como as próprias aulas,trabalhos de entregador,fazer bullying com outras crianças e adultos,pixar um lugar,cortar grama entre outros.

você pode namorar com mulheres e HOMENS no game,sim,eu to falando sério,existem homens namoráveis no jogo mas eu falo disso daqui a pouco.

a trilha sonora do game era uma mistura de pop com canção de ninar,perfeita para o ambiente escolar e muito bem escolhida pra cada situação,a dublagem é fodalhuda ao cubo,a voz do jimmy então é espetacular,passa ao jogador aquele fator de intimidação,mostra que o cara não tá de brincadeira e mete medo quando preciso.

na cidade de bullworth existem muitas coisas como um shopping,cabeleireiro,campeonatos de bike,e mais uma vez,cada pessoa tem uma história diferente pra contar,esse jogo tem mais de 150 NPCs e cada um tem uma historinha,cada um tem uma individualidade e isso é demais.

não existe uma linha do tempo definida de em que época o jogo se passa,isso foi ideia dos desenvolvedores que queriam que o jogador se sentisse no local,e isso é muito,mas muito bom.

e agora vamos falar das tretas em que a rockstar se envolveu por causa desse jogo,o bullying aqui no brasil tá começando a ganhar repercussão,mas nos estados unidos o negocio é muito sério,cerca de 19,000 pessoas por ano morrem por causa disso naquele pais,existem comerciais de tv incentivando o combate ao bullying,é só pesquisar no YT que você encontra.

é um assunto tão tenso que bully está proibido no brasil,e quem vendesse o jogo pagaria mil reais de multa diária

(comentário a parte,engraçado esse estado opressor querendo impor no cidadão o que ele pode fazer e o que não pode,isso é certo? mas um homem com fome roubar uma galinha pra comer não é certo né? e milhares de políticos vagabundos roubarem o dinheiro do trabalhador é certo né? quanto maior o estado menor é o cidadão,enquanto o estado continuar interferindo na vida do cidadão a corrupção vai continuar apodrecendo nosso pais)

um politico americano disse que bully era uma especie de simulador de columbine,e que o jogo era sem sentido e tentou banir ele da florida,mas os advogados da T2,empresa dona da rockstar fizeram seu trabalho e nada aconteceu.

existem homens NPCs em bully que pode ser beijados na boca e você pode namorar com eles,na época a rockstar disse que era glitch,mas teve que confessar que não era logo depois,também houve uma confusão épica por causa disso.

emfim caras se eu for citar o numero de tretas malignas em que esse jogo e essa empresa se meteu vou escrever um roteiro de filme,só vou dizer isso aqui,bully é um dos jogos mais divertidos que eu joguei,no fundo era isso que a rockstar queria depois de três GTAs seguidos em quatro anos,um jogo com a mesma mecânica,mas num ambiente diferente e que privilegiasse a diversão,bully é um jogaço com J maiúsculo e eu recomendo muito pra vocês.

dito isso tenho um recado muito.mas muito sério pra vocês

...

durante alguns momentos eu me vi em bully,eu era razoavelmente estudioso,mas quando mais velho eu cheguei a deixar de ir pras aulas pra assistir a um jogo de futebol por exemplo,na época ninguem falava nada,fiz isso milhares de vezes,e hoje me arrependo de tudo.

eu também sofri bully,na época nada tão ofensivo quanto hoje em dia mas eu sofria,minha família sofria,e eu não tinha a força mental de deixar pra lá e reagia,por varias vezes eu reagi,e por causa disso faz mais de dez anos que não estudo,eu poderia estar estudando até hoje se não fosse minha mente fraca e meu temperamento horrivel.

não façam as coisas que eu fiz,me arrependo dos meus atos e sofro até hoje com as coisas que eu vivi,minha família não quer que eu estude com toda a razão,pois sabem o que eu passei,mas eu não quero que vocês deixem de estudar por causa de uma cambada de idiotas que não sabem calar a boca,mantenham a concentração sempre,tipo pedra mesmo,e se falarem,simplesmente ignore,essa é a forma mais silenciosa e eficaz de combater o bullying sem reagir.

não deixem que ninguém diga a você que você é feio,que você é isso ou aquilo dentro de uma sala de aula,denunciem o bullying e denunciem alguém que está praticando o bullying,e uma coisa muito importante,se pergunte se você mesmo está cometendo bullying,pois o que você vê como piada por ser uma ofensa pra quem recebe a piada,tome cuidado.

e principalmente jovens estudem,estudem muito,o futuro desse pais está nas mãos dos jovens e crianças,são vocês que vão construir um futuro melhor pra nós mais velhos

essa é a primeira vez que eu falo algo alem de games por aqui,mas devido a minhas experiencias do passado me sinto obrigado a falar disso com vocês,espero que minha mensagem tenha chegado a vocês e espero que vocês sejam bons estudantes,amigos,filhos,pais e mães.

é isso jovens,obrigado por tudo,a industria milionária tá a mil e novidades virão,bom dia,boa tarde,boa noite e até a próxima!






Um comentário: