terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

momento análise #14 - doom 1,2 e 3

boa tarde jovens,eu estava me segurando pra só postar essa análise depois do carnaval,mas o legado e a história que esses jogos carregam é tão grande que eu vou fazer a análise de doom 1,2 e 3 pra vocês,o legado desses jogos não pode ser desconsiderado,e deve ser respeitado e idolatrado sempre,prontos? podemos começar? ok


doom é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de ficção cientifica e terror,desenvolvido e publicado pela maravilhosa id software,lançado em dezembro de 1993 inicialmente como um exclusivo de PCs,mas hoje disponível em todos os videogames desde a quinta geração,a id software é responsável direta pela criação e popularização do jogo de tiro em primeira pessoa,uma vez que foi ela a desenvolvedora do primeiro jogo desse gênero que foi wolfenstein 3d e também foi ela a desenvolvedora de quake,então essa é uma empresa que merece respeito ou não? claro que sim né? vamos pro enredo de doom 1

ENREDO

doom se encaixa naquele grupo de games que não tem enredo,e sim conceito,mas um conceito muito bem desenvolvido,o protagonista do jogo não tem nome,a ID argumentava que a decisão de não dar um nome ao personagem é para que o jogador seja o protagonista,esse que é chamado de doomguy(o cara do doom)ou marine.

ele é um fuzileiro espacial que recebe uma missão de seus superiores de matar civis,ele não aceita e como recusar ordens de oficial superior é crime militar ele é enviado para uma base espacial em marte aonde uma empresa espacial chamada UAC(union aerospace corporation)está fazendo experimentos entre as luas de marte,phobos e deimos,o problema é que tais experimentos abrem um portal que dá direto pro inferno,como tudo que é ruim tende a piorar os experimentos dão errado,o contato com phobos é perdido,deimos desaparece completamente e uma espécie de entidade maléfica toma conta da base,matando ou possuindo todos os funcionários,um grupo de fuzileiros espaciais recebe uma chamada de emergência vindo da base e parte imediatamente para o local investigar,todos são dados como mortos,menos um certo soldado,adivinha quem? o nosso querido marine,que agora vai ter que lutar contra as criaturas que saem do portal para impedir as mesmas de invadir a terra,

resumindo de uma forma simples:

você é um cara carrancudo que sozinho tem que impedir que as criaturas do inferno invadam o planeta terra,simples né?

agora prestem atenção pois falando de doom 1 estou automaticamente falando do segundo jogo só citando as alterações de game pra game ok?

VISÃO GERAL

existem três fases no game:

1 - knee deep in the dead

2 - shores of hell

3 - inferno

existe ainda uma quarta fase chamada thy flesh consumed mas só quem tem ou tinha o ultimate doom podia jogar essa fase.

existem cinco níveis de dificuldade no game

1 - i´m too young to die,a facílima

2 - hey! not too rough,a fácil

3 - hurt me plenty!a normal

4 - ultra violence! a difícil

5 - nightmare,a dificílima

a campanha dos dois jogos depende de como você vai jogar,se você se focar somente em sua obrigação no game você completa doom 1 e 2 em questão de minutos,agora se você se focar nos secrets que o game apresenta além do seu objetivo eu dou um tempo máximo de uma hora de gameplay

a inspiração para a criação do game vem de três filmes,alien,o oitavo passageiro para a criação dos cenários macabros e demoníacos

o segundo filme foi uma noite alucinante 2 que serviu de molde para os zumbis,e o terceiro filme é uma inspiração para o nome do game,no filme a cor do dinheiro existe uma linha de dialogo que diz assim:

''o que você tem ai''

''perdição''

perdição em inglês é doom.

a ambientação do game no começo é na base da UAC,mas quando você vai jogando o game a coisa fica macabra demais,você vai ver coisas satânicas,esqueletos,claramente inspirado em wolfenstein e suas suásticas.

os controles do game nos PCs seguiam o padrão de jogo de tiro da época,W,S,A,D para movimentar o personagem e teclado numérico para as armas,o armamento que você carrega no game é brutal,podemos carregar seis armas entre elas pistola,lança missel,arma de plasma,escopeta,chaingun(metralhadora giratória)serra elétrica,e a eterna BFG9000(big fucking gun)que era uma espécie de canhão,essa arma tinha no quake 2 e era a arma que eu mais gostava de jogar na época,e uma dica,quando você estiver com o lança missel use essa arma de uma distancia segura e nunca use ela no multiplayer,pois o seu companheiro pode perder HP ou até morrer dependendo da distancia.

não existia sistema de mira na época então se um inimigo estiver num lugar acima da onde você está e você atirar nele o inimigo toma o dano como se ele estivesse na sua frente,os tempos eram outros rsrs

no canto baixo da tela tínhamos o menu detalhando a porcentagem do colete a prova de balas,porcentagem de HP,munição das armas e etc.

a violência gráfica do game era absurda,nada era censurado,você podia explodir cinco caras usando o lança missel e ver as tripas dos inimigos no chão,atirar num inimigo e ver o cara cair e depois de um tempo ver o sangue derramando,era chocante demais pra época

e agora vamos falar dos inimigos de ambos os games,se eu for separar por game vai ficar cansativo e chato,ok?

ZOMBIEMAN

humanos transformados em zumbis,atiram com pistolas apesar de que pela foto eles aparentam atirar com rifle,mas eles usam pistola mesmo.

SHOTGUN GUY

mais um humano transformado em zumbi,como o nome já diz sua arma preferencial é a escopeta.

IMP

primeiro demônio do game,ele dá socos e solta bolas de fogo

PINKY DEMON

essa criatura terrível tem como ataque principal mordidas,e é uma das mais assustadoras do game.

LOST SOUL

o inimigo mais chato de toda a saga,seus ataques são mordidas e chifradas,é uma caveira voadora.

CACODEMON

um dos mais dificeis do game,seus atáques são mordidas e bolas de fogo,


ESPECTRO

você olha essa foto e diz,cadê ele?ele tá ai,só procurar direito,é o pinky demon só que invisível

BARON OF HELL

subchefe no primeiro game,a partir do segundo ele volta como inimigo regular,ele é muito forte e seus ataques são bolas de força verde,


SPIDER DEMON

suposto líder da invasão,mas isso não é confirmado.é uma aranha com um cérebro gigantesco e uma metralhadora giratória de munição infinita.

agora falando dos inimigos do segundo jogo.

ARCHVILE

monstro suicida,se ele abrir os braços explode,se você estiver perto dele ele te mata

REVENANT

caveira ambulante que atira misseis,o dano desses misseis é fatal,portanto já sabe né?

HEAVY WEAPON DUDE

mais um humano transformado em zumbi,este o mais forte de todos,sua arma principal é a chaingun.

PAIN ELEMENTAL

muito diferente do cacodemon fisicamente,ele é muito grande e seus ataques são lost souls que ele solta pela boca

CYBERDEMON

assim como o baron of hell é um sub chefe em doom 2 a partir dos proximos games ele se torna um inimigo regular,ele é gigantesco,e sua arma é um lança misseis

MANCUBUS

uma criatura extremamente obesa que tem uma armas principais dois lança chamas presos em suas mãos,acho que o blob dos x-men foi inspirado nele,ou o contrário? não sei rsrs


ICON OF SIN

o maior demônio de todos os dooms,boss final de doom 2 pra derrotar ele só usando o lança missel.

...

e esses são por enquanto os principais inimigos dos dois games,vamos continuar a análise,

os gráficos do game,fisica,inteligencia artificial,e coisas técnicas não vão ser analisadas,se trata de um game de 1993,é uma covardia e uma falta de respeito com games clássicos como este.

os controles do game eram simples era só andar pra frente e atirar em tudo que se mexer,marine era capaz de andar,correr,atirar,apertar botões e abrir portas que levam a secrets,o estranho é que quando você movimentava o personagem parece que ele tinha uns patins,ele dava uns passos a mais.

lembra quando eu disse que o personagem não tinha nome? então o que nós tínhamos era a cara do marine e a expressão da mesma para cada situação,seja quando ele pega uma arma nova,quando ele leva um susto,quando ele tá perto de morrer,quando ele morre,vou colocar aqui em baixo as diferentes expessões que o marine fazia.



a trilha sonora era daquele jeito né? do tipo que grudava na cabeça,no fim deste post vou colocar links valiosos com tudo relacionado a doom pra vocês ok?

doom não foi o primeiro FPS,mas foi o que mais popularizou o gênero,e abriu espaço para outros games desse estilo,se hoje você tem COD,battlefield,as novas versões de wolfenstein entre outros isso se deve a popularidade absurda do mestre doom,aonde todos os games que surgiram nessa mesma época,no caso depois de 93 eram chamados de doom clone,clone de doom.

doom foi tambem responsável pela criação do multiplayer para os jogos de primeira pessoa,no caso eram dois modos,deathmatch,o famoso mata-mata,e o coop,esse eu joguei com meu sobrinho,um coop em doom é jogado com dois marines,um verde e um cinza.

bill gates apresentou o windows 95 usando a imagem de doom,joguinho poderoso né?

a id liberou na época o motor gráfico do game para os fãs criarem as suas fases e os seus cenários pro modo multiplayer,isso foi bem massa.

mas claro que nem tudo são flores né? o que você espera de um jogo com muita violência,com referencias ao satanismo nos anos 90? HEIN? muitos debates e grupos religiosos anti-doom,o ponto mais grave aconteceu em 1999 quando ocorreu o famoso massacre de columbine nos estados unidos,aonde dois filhos da puta claramente afetados psicologicamente entraram no colégio de mesmo nome,mataram todo mundo e se mataram em seguida,e quando a policia foi investigar para obter mais informações descobriram que um dos fdps era fã de doom e marilyn manson,e ainda um dos garotos havia desenvolvido uma fase para o game,imagina o tamanho da bronca? durante muito tempo doom esteve associado a columbine,mas o tempo passou e pelo menos para os jogadores de doom tudo ficou bem.

doom foi aclamadíssimo pela critica especializada,não achei as notas nas reviews e vendas exatas do primeiro game,doom está na lista dos 100 maiores jogos da história,e se trata de um marco na história dos videogames,doom 1 é um jogo que eu adoro,e na minha opinião ele e doom 3 são meus  favoritos de toda a saga.


em setembro de 1994 foi lançado doom 2:hell on earth,esse jogo que provavelmente popularizou os mods,o que esse jogo teve de mod não é brincadeira,assim como o primeiro era exclusivo de PC mas hoje em dia se bobear tá disponível até pro ouya hahaha

ENREDO

depois de sobreviver ao inferno no primeiro game,marine descobre que os demônios invadiram a terra causando muitas mortes,sabendo disso os humanos sobreviventes construíram gigantescas naves espaciais para a evacuação do planeta,infelizmente o único porto espacial capaz de lançar essas naves é tomado pelas criaturas que construíram um campo de força,marine luta com todas as suas forças para desativar o campo de força e ele consegue e assim os humanos deixam a terra,marine então luta sozinho mais uma vez contra milhões de demônios para salvar a humanidade.

VISÃO GERAL

doom 2 é praticamente o mesmo jogo,com a adição de novos inimigos,novas musicas,o acrescimo de uma nova arma que é a escopeta de cano duplo e...

mais nada.

mais parece uma extensão do jogo anterior,nada foi mudado em relação ao primeiro jogo,absolutamente nada,o que eu posso falar é que doom 2 foi o campeão de mods né? vou citar alguns deles agora,lembrando que todos esses mods se tornaram oficiais pois a id ajudou no desenvolvimento deles.

final doom
ultimate doom
master levels for doom
eternal doom
requiem
mordeth

e tantos outros,esses mods foram lançados em 1996, e doom já estava ultrapassado para a época,então a id software deu uma parada na franquia para retornar com tudo num futuro próximo.

a ultima coisa que eu vou falar é que foi lançado um pacote de expansão para doom 2 chamado ''no rest for the living'' na live para xbox 360 trazendo novas fases em um enredo que se passa depois de doom 2 aonde as forças demoníacas foram derrotadas,como eu tenho a bfg edition de doom 3 e não joguei essa expansão,futuramente eu vou criar outro post falando exatamente dessa nova fase de doom 2 ok?


depois de anos dormente e de um jogo decepcionante que foi doom 64 para nintendo 64,eis que em 2004 doom ressurge das cinzas com doom 3,desenvolvido pela id e publicado pela activision,lançado em agosto de 2004 como um exclusivo de PCs e um ano depois lançado para o xbox.

em 2012 foi lançado doom 3 bfg edition,o mesmo jogo,com as inclusões de doom 1 e 2 e novas fases para doom 3 além de todas as DLCs do doom 3 original,essa versão foi desenvolvida pela id e publicada pela bethesda(a mesma de fallout,dishonored e skyrim)e está disponivel para xbox 360 e play 3,inclusive foi essa versão de doom 3 que eu usei para criar esse post pra vocês ok?

doom 3 não é sequencia de doom 2 ele é uma reimaginação de toda a saga.

ENREDO

nada foi alterado em relação aos jogos anteriores da saga,o enredo é o mesmo com algumas alterações,lembra quando eu disse que os soldados mortos viravam zumbis? não é mais assim não,eles tinham problemas psicológicos,tinham medo de marte e diferente do doom original o marine não foi parar na UAC por desobedecer ordens,na verdade ele estava lá em missão,o resto é padrão,os demônios surgem marine mata todo mundo e por ai vai.

VISÃO GERAL

dessa vez o enredo foi mais trabalhado,com personagens,os gráficos do game são lindíssimos e acreditem,se vocês jogarem doom 3 hoje vão se espantar com a qualidade dos mesmos.

o terror foi muito mais explorado,doom 3 deixou de lado aqueles cenários abertos e coloridos pra se tornar um game sombrio e escuro,ele provavelmente serviu de inspiração para outro game dessa mesma época,só que lançado quatro anos depois que foi dead space,o inesperado acontece o tempo inteiro,não há um minuto nesse game em que você fica tranquilo,é horror o tempo inteiro.

todas os monstros dos dois primeiros games retornaram além de alguns novos,vou falar de alguns:

CHERUB

um demônio com cara de bebê e asas de borboleta,criança em jogo de terror é uma beleza né?

GUARDIAN OF HELL

um monstro gigantesco que tem somente 15 metros de altura né? que maravilha...

além de mais algumas que vocês vão descobrindo no seu gameplay,um roteirista profissional foi chamado para fazer o roteiro de doom 3 e o resultado não poderia ser outro né? outro jogo que se inspirou em doom 3 foi a porcaria do aliens colonial marines,pois durante as fases você vai ouvir muitas mensagens de soldados e componentes da estação pedindo ajuda e isso só acrescenta ao clima de terror,isso é ótimo.


uma expansão de doom 3 foi lançada chamada resurrection of evil que se passava um ano após o game original,estamos na pele de outro personagem,dessa vez um engenheiro de combate que por engano ressuscita os demônios devido a um artefato misterioso que ele pega pensando que é um brinquedo,ai é pedir pra morrer né? a história é totalmente alterada e não tem o nosso herói marine que depois de doom 3 retornou para a terra.

lembrando que todos esses conteúdos extras estão disponiveis na bfg edition de doom 3 incluindo a lost level,quem tem play 3 e xbox 360 tem que ter doom 3 bfg edition pelo amor de deus!

jovens esse é o ultimo momento análise antes do carnaval,talvez eu volte depois da quarta feira de cinzas,com as análises de fifa 14 e fifa street ok? 

espero que gostem,comentem,indiquem para seus amigos,e até depois da quarta feira de cinzas com fifa 14 e fifa street ok?

ATÉ A PRÓXIMA!!



livro a bíblia de doom(como o link está em inglês quem não entender use o google tradutor ok?)







































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