quinta-feira, 25 de setembro de 2025

momento análise #70 - serious sam first encounter + second encounter

 olá amigos, sejam bem vindos ao blog supergames, os jogos tema da análise de hoje são dois dos fps mais difíceis que você vai jogar na sua vida, não é qualquer um que da conta de jogar isso daqui não, dito isso vamos falar de serious sam e serious sam the second encounter


serious sam the first encounter é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela croteam e publicado pela gathering of developers, o game foi lançado em março de 2001 para PCs, xbox original e celulares, em 2009 foi lançada a versão hd do game, versão essa que está disponível para pc, xbox 360, google stadia, nintendo switch, playstation 4 e xbox one, em 2017 foi lançado serious sam vr the first encounter, versão do jogo para consoles de realidade virtual.

ENREDO

apesar da complexidade do enredo nada pode ser levado a sério, a primeira cena do jogo é um texto parecidíssimo os textos do começo dos filmes de star wars, ele conta que os humanos desenterraram artefatos pertencentes a uma raça conhecida como sirians, uma raça antiga mas tecnologicamente avançada que os permitiu explorar o universo além do planeta terra, mas em 2104 eles foram atacados por mental, principal vilão do game e lider dos sirians, que junto com seu exercito expulsou os humanos de todos os territórios que eles conquistaram usando o timelock, até que os sirians invadiram a terra buscando expulsar os humanos e dominar completamente o nosso planeta, para evitar isso os lideres mundiais usam o timelock para enviar uma pessoa sozinha até o ano de 1378 antes de cristo para matar mental antes que ele conquiste a humanidade, e quem seria esse pokemon? sam stone, nosso personagem principal que é chamado de serious sam, só que tem uma coisa, o time lock só pode enviar uma pessoa para o passado, então sam vai sozinho para salvar a humanidade e assim começa o jogo.

 VISÃO GERAL

 a melhor forma de começar essa análise é pelo grande chamariz desse jogo e porque não de todos os jogos de tiro em primeira pessoa da velha guarda, os famosos boomer shooters, que é a quantidade de inimigos na tela e aqui eu deixo um recado especial para você jovem criança que se acostumou com os jogos de tiro em primeira pessoa modernos, jogos como call of duty, battlefield, homefront, crysis entre outros, se você pegar serious sam e achar que está jogando algum desses fps que eu citei você vai se lascar de verde amarelo porque a proposta é totalmente diferente.

 num fps moderno como call of duty mesmo se você ficar parado e matando os inimigos você vai conseguir seguir em frente, em serious sam não, o game vai te jogar mais de 100, 200, 300, as vezes até mais de 500 inimigos ao mesmo tempo, atacando ao mesmo tempo e poucas pessoas vão conseguir dar conta, poucas pessoas vão ter a capacidade de completar um game desse tipo, a ação é frenética, a testosterona é total, a adrenalina é de mais de 8 mila dificuldade é totalmente insana, a dica que eu dou aqui é: se você se encontrar num cenário de arena com mais de 40 ou 50 inimigos em serious sam não fique parado, pelo amor de deus jovens eu falo sério, ficar parado nesse jogo é pedir pra morrer, agressão constante e velocidade de movimentação são fundamentais nesse tipo de jogo.

 os controles são o padrão clássico de todo boomer shooter, que eu já expliquei nas minhas análises de shadow warrior e duke nukem 3D, a movimentação é fluida e responde muito bem aos comandos do jogador.

 os gráficos são lindos, eu tipicamente não analiso esse tipo de coisa até porque é uma covardia pegar jogos de 20, 25 anos atrás e análisar sob a lente dos games atuais, eu não acho justo, mas sobre o gráfico eu abro exceção, muito bonito para sua época, os jogos, tanto serious sam 1 quanto serious sam the second encounter que vou falar mais pra frente são bem levinhos, qualquer pc de baixo custo roda esses games, não no máximo mas roda sem problemas.

 


a trilha sonora é fuderosa ao cubo, quando os inimigos aparecem são batidas instrumentais de rock pesado misturado com batidas egípcias, é realmente uma trilha muito empolgante.
 
a ambientação é muito larga e muito espaçosa, afinal como você vai lutar contra tantos e tantos inimigos em lugares fechados? são desertos, pirâmides, cidades históricas do egito, é muito bonito muito mesmo.

  

durante seu gameplay você vai contar com uma inteligência artificial chamada netricsa (NeuroTRonichly Implanted Combat Situation Analyser, traduzindo para o português analisador de situações de combate implantado neurotronicamente) toda vez que você matar um inimigo, adquirir uma arma nova, visitar uma área nova do mapa e encontrar um artefato para usar ou analisar você vai apertar o botão e a netricsa vai te explicar direitinho sobre o lugar, sobre o inimigo que você matou, sobre a arma que você pegou, é uma ferramenta essencial e muito útil.

 

as armas são pistolas duplas de munição infinita, dois tipos de espingarda calibre 12, arma laser, metralhadora tommy gun, lança granadas, lança míssil, faca militar que na maior parte do jogo é inutil, metralhadora giratória e até mesmo a porra de um canhão!

 

agora vamos falar dos inimigos do game, são 18 tipos e vou falar de cada um deles agora.

 SYRIAN WEREBULL





agem como touros, usando seus chifres para causar dano, são muito rápidos e muito brutos, pra se livrar da chifrada dele é só se mexer para os lados, se quiser bater de frente só com o canhão, que mata eles com um tiro.

SCYTHIAN WITCH-HARPY


as bruxas-harpias scythianas são as inimigas voadoras, sozinhas não são nada mas juntas são um problema, quando estão no ar elas soltam projeteis e quando estão embaixo porto do jogador dão chutes, cuidado pois mesmo se você as derrubar do ar elas ainda estarão vivas e vão correr pra cima de você.

REEBAN ELECTRO-FISH


esse inimigo aquático age como uma enguia elétrica, seu principal ataque são choques elétricos.

MINOR BIO-MECHANOID


mesma coisa das harpias, sozinhos não são nada mas junta três ou quatro pra tu ver, seu principal ataque são tiros de lazer, eles são a versão menor dos bio-mechanoides, e por falar neles.

MAJOR BIO- MECHANOID


um dos inimigos mais ferozes de toda a série, os mechanoides não são brincadeira, sua principal arma são lança misseis, se trata de um rival perigosíssimo e dificil de derrubar, quando você não tem as armas grandes o negocio é tenso mas com dois ou três tiros de canhão esse dai já era, respeito muito esse inimigo.

MARSH HOPPER


são os menores e mais fracos inimigos do jogo, um tiro de qualquer arma já acaba com eles, o negocio é meter bala e se afastar deles o mais rápido possivel, quando entram em contato com você eles explodem, e falando em inimigos que explodem.

BEHEADED KAMIKAZE


o inimigo mais querido e icônico de toda a saga serious sam, sem cabeça e sem camisa, são soldados sirians executados que foram ressucitados por mental usando tecnologia, são implantados com duas granadas na mão que explodem quando ele entra em contato com o jogador ou quando são mortos (no caso mortos de uma vez pois eles já morreram)

eles são implantados com uma unidade de controle de vida, um aparelho mecanico que substitui a cabeça removida e que os permite entre aspas ''ver'' o jogador, essa unidade tem entre outras coisas um sintetizador vocal, que produz a característica mais famosa dos kamikazes, seu famoso grito de AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA que serve para botar medo no inimigo e o alertar em batalha.

os kamikazes sem cabeça são os garotos propagandas do game e são absolutamente lendários.

KLEER SKELETON


outro dos inimigos mais icônicos da saga, são esqueletos que são jogados pra batalha em grandes números. seu ataque principal é uma bola que ele joga a distancia e que causa um dano médio ao jogador.

GNAAR


existem dois tipos, masculino e feminino, são os bucha de canhão, aqueles que só estão no campo de batalha pra morrer, com armas fracas dois tiros são necessários para matar eles mas com a espingarda de cano duplo um tiro já desintegra a criatura de maneira linda, existem espécies de gnaar que podem voar.

 ARACHNOID


assim como a raça anterior são divididos em dois tipos, jovem (amarelo) e adulto (vermelho), aracnóides são guerreiros santos de uma raça de aliens escorpiões vindos do planeta scorpius, são uma espécie extremamente hostil devido a sua violência e fundamentalismo religioso, eles veem mental como um messias e depois que se juntaram a seu exercito, mental retirou uma de suas pinças e a substituiu com uma metralhadora giratória acoplada a uma mão humana, essa que é sua principal arma de ataque de longa distancia.

assim como todo escorpião eles tem uma ferroada que oferece dano quase fatal ao jogador, o negocio é manter a distancia e não se aproximar, pois do contrario você será picado.

BEHEADED ROCKETEER


os atiradores de misseis sem cabeça são guerreiros sirios mortos que carregam a cabeça numa mão e um lança míssil na outra mão, a cabeça é usada para identificar o inimigo em campo de batalha.

BEHEADED BOMBER


 são a mesma coisa dos kamikazes e atiradores de missil, guerreiros mortos que usam a cabeça numa mão e uma granada na outra, a diferença é que eles jogam granadas.

BEHEADED FIRECRACKER


os firecrackers usam uma espécie de atirador de projeteis com umas garras, como armas, no serious sam original não existe uma diferenciação entre esse daqui e os atiradores de missil, mas na versão hd do game foi colocada uma motosserra na mão deles, no mais é a mesma coisa dos kamikazes.

LAVA GOLEM


uma criatura elemental, o primeiro golem que nós enfrentamos é um chefe, mais a frente no jogo ele é um inimigo normal, ele joga projeteis de lava pra cima do jogador, mais tarde na saga foi revelado que os lava golems foram criados para viver no planeta struna, mental os trouxe para lutar ao lado de suas forças na terra, mas como os golems tinham problemas de adaptação ao nosso planeta eles receberam magma da terra para se adaptar.

COMMON ALUNDRAN REPTILOID


o reptilóide de alundra é o reptilóide regular que nós enfrentamos, são criaturas verdes de quatro braços que disparam projeteis verdes, esses projeteis podem ser destruídos com um tiro.

reptilóides são originários do sistema de alundra, localizado na constelação de cão maior, essas criaturas são os ultimos remanescentes de uma grande e poderosa raça, com a evolução estelar e morte de seu sol a espécie se tornou primitiva e deslocada de suas raízes, com a passagem das gerações poucos permaneceram, o fim da raça estava próximo quando mental os convidou para se juntar ao seu exercito, e assim foi feito.

HIGHLANDER ALUNDRAN REPTILOID


 é o primeiro chefe que enfrentamos no game, é muito grande, e assim como seus irmãozinhos menores disparam projeteis, na campanha principal ele aparece duas vezes, mas em dificuldades maiores no modo coop eles aparecem cinco vezes, sobre o coop eu falo depois.

UGH ZAN III


o chefe final do jogo, tambem chamado de o violento warlock, ele é o ultimo dos gigantes warlock, e a terceira encarnação de ugh zan, ele é um dos principais generais de mental, esse bichão é tão alto quanto uma montanha, joga projeteis de lava, tem tiro laser, e ainda por cima tem a habilidade de se regenerar.

TAH-UM/MENTAL


o principal vilão de toda a saga, lider da invasão alienígena da terra, e a criatura que impediu a expansão humana na galáxia, apesar de ser mencionado em todos os jogos ele até o presente momento nunca foi visto em nenhum jogo da saga.

mental é o ultimo remanescente de uma espécie de seres imortais conhecidos como hum-tah (os infinitos) e um infame conquistador galáctico que já comandou impérios intergalácticos por muitas e muitas eras.

não se sabe quando foi que mental começou sua campanha de destruição da raça humana na galáxia, mas eles estava fazendo isso por milhões e milhões de anos.

é dito que mental elimina a galáxia uma vez a cada 100,000 mil anos e depois entra em hibernação, supostamente deixando maquinas autônomas de guarda em planetas de raças extintas, cuidando de qualquer atividade na galáxia.

CONSEGUI PORRA!!

falei de todos os inimigos de serious sam, as próximas análises se vierem serão mais tranquilas.

VEREDITO

 serious sam é um jogo divertidíssimo, intenso, dificílimo, que quando você o completa vale cada minuto, quem é dono de pc ou consoles TEM que jogar mas eu vou deixar uma dica e um conselho, esse jogo é direcionado para um público alvo, ou seja jogadores de FPS em primeira pessoa da velha guarda, e ponto final, se você quer mesmo jogar esses games jogue nas dificuldades mais fáceis, pois o desafio é fácil na medida do possível e a possibilidade de se estressar diminuí muito, só jogue na dificuldade normal pra cima se você ter certeza absoluta de que dá conta do desafio, se não dá conta não jogue nesse tipo de dificuldade, como eu disse não é qualquer um que tem a capacidade de completar esse jogo não, tem que ser muito persistente, ter raça e não desistir nunca, eu garanto que a sensação de jogar e zerar um jogo desse vai ser a mais gratificante possível, é uma sensação que eu sinto até agora escrevendo esse texto, e é uma sensação que você vai sentir quando jogar e zerar esse game, e lembre-se que assim como na vida, para cada game over existe um jogar de novo, nunca desista! dito isso, vamos ao próximo.


em fevereiro de 2002 foi lançado serious sam the second encounter, disponivel na época para pc e xbox original, em abril de 2010 foi lançado o remake, serious sam hd the second encounter, disponível para pc, xbox 360, google stadia, nintendo switch, play 4 e xbox one, e em 2017 foi lançado serious sam vr the second encounter para consoles de realidade virtual.

ENREDO

agora que as partes mais complicadas foram explicadas essa parte da análise agora tá bem mais tranquila, second encounter se passa imediatamente depois do primeiro game, a nave aonde sam estava para ir pra casa foi derrubada e ele caiu na america central no tempo dos maias, e o objetivo de sam é voltar pra casa.

tudo o que eu disse pro primeiro jogo vale pra esse, além de todos os inimigos do primeiro game retornarem tivemos a adição de cinco novos tipos de inimigos e seis novos tipos de armas, que são a motosserra, rifle de precisão, lança chamas, a icônica serious bomb que é o logotipo do jogo, além de três tipos de canhão.

vamos falar dos inimigos novos.

ALUNDRAN REPTILOID HIGHLANDERS BRIDE


um boss secreto, o inimigo mais raro de toda a saga, ele consegue ser maior que o reptilóide que nós enfrentamos como boss no jogo anterior, mas faz a mesma coisa que ele, ou seja joga projeteis.

CUCURBITO THE PUMPKIN


esse inimigo é uma resenha, é um ser humano com uma abóbora no lugar da cabeça e uma motosserra, eles partem pra cima de você com tudo, como se fossem um touro mesmo, e assim como os werebulls o negócio é dar um passo pros lados pois esse inimigo é bem mais ou menos.

EXOTECH LARVA


um inseto fortemente modificado por mental que é o segundo boss que nós enfrentamos no game, dica: quando nós enfrentamos esse boss, quando nós chegamos perto de eliminar ele o seu hp se regenera, isso acontece porque nós não destruimos os geradores que dão energia pra ele, destrua esses geradores antes de enfrentar ele, pois assim ele ficará vulneravel.

dica 2: se esconda de seu ataque laser, eu tenho sorte de ter jogado esse game no modo mais fácil que regenera o hp do sam, mas em dificuldades maiores se você não se esconder você vai morrer de forma brutal.

FIENDIAN REPTILOID DEMON


esse inimigo é exclusivo de serious sam 2, se parecem muito com o tinhoso, de cor vermelha, com asas e chifres, era uma espécie normal do planeta fiendia prime mas mental experimentou e cruzou essa criatura com outras espécies do planeta resultando nisso que vocês vem.

são os snipers, se posicionam de muito longe e disparam projeteis, o negocio é puxar o rifle de precisão, dar dois tiros e já era.

ZUMB´UL


criaturas bipedes do planeta ras-ad-nyk, são bem fraquinhos, dois ou três tiros no máximo são o bastante pra matar eles.


ZORG COMMANDER + ZORG MERCENARY




o zorg commander pertence a uma raça de seres bipedes do planeta zorg, já o zorg mercenary é originalmente do planeta zeelmez iv, as duas raças são afiliadas uma da outra.

os zorg commanders criaram um poderoso império, conquistando muitos planetas, eventualmente depois de muitas conquistas tiraram férias num planeta tropical que fazia parte do seu sistema solar.

nesse planeta eles tomavam banho de sol das 10 da manhã até as quatro da tarde, depois de um tempo eles ficavam sem pele, e alguns soldados com pouca pele foram promovidos a commanders.

são os soldados mais fraquinhos, bucha de canhão total, podem facilmente morrer com um tiro.

e para encerrar falando dos inimigos vamos falar dos outros dois chefes que enfrentamos no game.

KUKULKÁN O DEUS DO VENTO




kukulkán e o deus maia dos ventos, e guardião do portal que os sirians deixaram pra trás, pra derrotar ele não tem segredo, o negocio é puxar o lança misseis e meter bala nele, kukulkán vai tentar desviar os misseis pra longe, mas continue atirando, com no mínimo 25 ou 35 misseis ele cai

MORDEKAI THE SUMMONER


o boss final do game, serviu mental por mais de 3,000 anos, um dia depois de morrer em um bizarro acidente mental sentiu saudades do seu mestre que o trouxe de volta a vida mas trouxe mais ou menos pois o corpo se levantou mas não seu cérebro, que ainda não se desenvolveu por completo, mordekai se teletransporta e spawna inimigos e some de novo, mas é só meter bala de canhão que o bicho cai.

...

a ambientação do game eu já não gostei, pois enquanto em serious sam 1 eram pirâmides e campos abertos aqui nos começamos em florestas, passando por estruturas maias, depois de um tempo você tá lutando em uma montanha rochosa, os cenários são um pouco fechados em relação ao game anterior, mas a ultima fase desse jogo é absolutamente épica, desde a trilha sonora passando pela situação que você está inserido.

os gráficos continuaram incríveis, é inacreditável como um jogo tão grande desse pode ser tão levinho e ao mesmo tempo tão bonito, os feixes de luz desse jogo são nota mil.

os controles são padrão, simples e respondem muito bem, a trilha sonora também é padrão especialmente a trilha da ultima fase, simplesmente épica e lendária.

ambos os games podem ser jogados em coop de até quatro jogadores.

serious sam the second encounter é um jogaço, tão bom quanto o primeiro jogo, mas repito o mesmo conselho, se você não dá conta de zerar esse game no normal ou dificuldade mais difícil nem chegue perto, pois esses jogos foram feitos para jogadores hardcore, para veteranos em games de tiro em primeira pessoa da velha guarda, se você é novato e mesmo assim quer jogar jogue em dificuldades mais fáceis, pois esses jogos não vão segurar sua mão e dizer o que fazer, espero que vocês tenham entendido o meu ponto.

então é isso jovens, muito obrigado por tudo e até a próxima!



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário