quinta-feira, 7 de novembro de 2024

momento análise #67 - call of duty (2003)

 olá amigos, e sejam bem vindos a mais um blog super games, já de cara gostaria de pedir desculpas a vocês leitores, foram dois anos sem post inédito por aqui, peço muitas desculpas, mas estou aqui para falar de um verdadeiro clássico do FPS de PCs, hoje a postagem de hoje é sobre o primeiro call of duty, então sem mais delongas vamos ao trabalho.



call of duty é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela infinity ward e publicado pela activision, lançado em outubro de 2003 para PCs e para o falecido nokia n-gage? quem se lembra dele?

ENREDO

a primeira missão de COD é o treinamento, aonde você se aclimata com os controles do game, com tudo entendido você começa a campanha.

cod iniciou como só mais um jogo de segunda guerra na praça assim como seu concorrente e pai dos fps de segunda guerra medalha de honra, mas ele teria que se diferenciar, e uma das diferenças está no enredo, o jogo conta com três campanhas com três personagens diferentes, uma campanha americana, uma britanica e uma soviética.

na campanha americana nós controlamos o soldado martin, membro do regimento de artilharia dos paraquedistas que no dia d vai na frente para estabelecer uma base de comunicações, na queda ele se separa de sua unidade e é obrigado a se juntar com soldados de várias unidades.

depois de várias missões ele recebe uma missão de resgatar dois refens, e um desses refens é capitão price, mas esse capitão price não é o mesmo capitao price, o fodão da trilogia MW, alguns dizem que o price original é parente do price de modern warfare, mas não tem nada a ver, são dois personagens que tem o mesmo nome mas não tem relação ou parentesco.

na campanha britanica nós controlamos o sargento evans, um membro da segunda oxford and bucks da sexta divisão aérea, unidade essa que é liderada pelo capitão price, o avião aonde ele e sua unidade estavam voando faz uma aterrissagem forçada na frança aonde eles terão que tomar uma ponte.

na campanha sovietica assumimos alexei ivanovitch voronin, um soldado sovietico cruzando o rio volga com seus companheiros na batalha de stalingrado.

VISÃO GERAL

a campanha é composta por 26 fases, sendo as três ultimas são o epilogo, podemos andar, se abaixar, andar abaixado, subir e descer escadas, interagir com objetos no cenário, plantar bombas, jogar granadas e atirar.

o primeiro cod apresentou coisas que se tornaram populares nos fps pós doom, como o famoso ADS (aim down sights) tambem conhecido como botão de precisão, que é quando você aperta o botão e a arma dá uma aproximada como se estivesse mirando, mas essa na verdade não é a mira, é o botão de precisão.

esse botão é indispensável pra qualquer fps hoje em dia, e foi cod que inventou.

outra coisa que cod trouxe para o genero fps de guerra, isso que já existia em halo, é a quantidade de armas que podiamos levar em cada fase, nos FPS das antigas podíamos carregar todas as armas, o computador ia de zero a dez incluindo o botão zero, em cod não é assim, você pode levar quatro armas, no caso o teclado vai de 1 até 4, no caso pistola, rifle, metralhadora e granada, essa combinação pode ser alterada quando você quiser.

no jogo utilizamos kits médicos para recuperar o HP, os inimigos quando morrem eles dropam hp pra gente pegar, aliás call of duty 1, a expansão united offensive e o spin off finest hour são os únicos jogos de toda a saga a usar esse sistema.

os controles são padrão,WSAD para os movimentos, atirar e mirar com precisão, com o botão f você interage com as coisas do mundo, e no mais é isso, nada de mais.

os gráficos são bonitos, mesmo pra um jogo de 2003 a qualidade gráfica é boa.

a movimentação dos personagens é reflexo da época então não vou falar nada.

o arsenal também é sem comentários.

call of duty é um fps do caralho, jogaço de tiro que é recomendável até hoje, além de ser bem levinho, qualquer pc hoje em dia pode rodar esse jogo tranquilamente.



em setembro de 2004 foi lançada a expansão de COD 1 chamada call of duty united offensive, desenvolvida pela gray matter interactive e exclusivo de PCs, a expansão adiciona 13 novas fases apesenta batalhas importantes da segunda guerra e três novos personagens.


em novembro do mesmo ano foi lançado call of duty finest hour, seria o cod 1 para os consoles, a versão de game cube foi desenvolvida pela exakt entertainent, enquanto as versões de play 2 e xbox foram desenvolvidas pela spark unlimited.

se trata de um game spin off com 19 missões divididas entre três campanhas, tudo o que eu disse para cod 1 se aplica para a expansão e o spinoff.

então é isso amigos, esse foi mais um post do blog super games, espero que tenham gostado, muito obrigado e até a próxima!











Nenhum comentário:

Postar um comentário