chegou a hora galera! hoje com muito orgulho estarei contando a história e analisando esses jogos que marcaram minha infância,e que são os principais responsáveis por eu estar aqui que são os três jogos da trilogia crash bandicoot,que hoje é saga,crash 3 foi o primeiro jogo que eu joguei lá pros idos de 1999,cometi um pecado ao jogar o crash 3 sem jogar os outros games da saga,pecado que corrigi anos depois com o crash bandicoot collection,estou escrevendo isso pra vocês e ao mesmo tempo sentindo muita saudade,aquele tempo de 1980 até 1999 foi a época de ouro no mundo,em tudo,seja no âmbito esportivo,artístico,tecnológico,foi nessa época que foram lançados alguns dos games mais influentes da história,e o protagonista desse post está entre eles,chega de falar e vamos ao que interessa,falarei de três jogos inteiros,justamente os que mais venderam e os que todo mundo se lembra e sente saudade ok amigos?então vamos lá.
crash bandicoot foi lançado em agosto de 1996 sendo um jogo em terceira pessoa de aventura com características de plataforma,os 3 jogos iniciais da saga eram exclusivos de playstation 1,mas a exclusividade foi quebrada com o lançamento de crash bandicoot the wrath of cortex,lançado para playstation 2,gamecube e xbox,os jogos antes do crash wrath foram então desenvolvidos pela então desconhecida,e hoje maravilhosa naughty dog,e publicados pela sony,com distribuição da universal interactive studios(que hoje é a activision blizzard)
ENREDO
o jogo se passa nas ilhas wumpa,que ficam a sudeste da austrália,um lugar que tem muita vida animal mas também muita gente safada,mais precisamente dois cientistas malucos,nitrous brio,e neo cortex,o vilão principal dos jogos.
os animais dessa ilha estão servindo de cobaia para experimentos cientificos visando transformar todos os animais das ilhas em soldados super inteligentes,de uma força inigualável com corpos e mentes alteradas visando dominação global,para isso cortex cria o evolvo ray,que transforma animais normais em seres humanoides,dois desses animais são bandicoots,um macho e uma fêmea,a fêmea,que se chama tawna é capturada,e o macho que é o nosso querido crash,está para ser transformado no líder dos cortex commandos dentro do cortex vortex,mas brio alerta cortex avisando que a maquina não está pronta ainda,mesmo assim ele ativa a mesma,como esperado a máquina não funciona corretamente,crash não é transformado e foge do local,deixando tawna nas mãos de cortex,e crash deve impedir a transformação de tawna,derrotar brio e cortex e salvar as ilhas.
VISÃO GERAL
prestem atenção pois falando de um estarei automaticamente falando dos outros dois só acrescentando o que foi alterado,retirado ou adicionado ok?
no game podemos correr,pular e rolar,deslizar e se agachar,esse rolar é padrão em todos os games da saga aonde você aperta o botão perto de um inimigo e o personagem gira mandando o mesmo pra longe.
existem as frutas wumpa,que são maçãs encontradas somente nas ilhas,se você pegar 99 delas você ganha uma vida.
CAIXAS
são parte fundamental do jogo,são vários tipos de caixas,vou falar de algumas delas:
as caixas normais,se você girar ou pular em cima das mesmas você ganha um determinado numero de frutas wumpa
as caixas de salto,aonde você tem que pular em cima dela determinadas vezes para receber frutas wumpa
as caixas de dinamite,aonde se você pular,esperar 3 segundos e se afastar da área a caixa explode,destruindo caixas próximas e mandando inimigos pra longe
as caixas de nitroglicerina aonde você não pode encostar por nada,caso contrário ela explode e você morre
as caixas de checkpoint,se você quebrar elas ganha um checkpoint,e quando você morrer você vai reiniciar a partir do ponto aonde você quebrou a mesma.
caixas de aku aku,quando você quebra essas caixas uma entidade chamada aku aku é liberada e te acompanha por toda a fase,caso você encoste em um inimigo ela desaparece,quebrando a caixa de aku aku três vezes você fica invencível por um certo tempo e fica mais rápido,depois de um tempo você volta ao normal.
caixas de interrogação,quebrando as mesmas você ganha um item randômico,
caixas com a cara do crash,quebrando elas você ganha uma vida
nós praticamente andamos pra frente e quebramos todas as caixas de uma fase,se você chegar até o final de uma fase,quebrar todas as caixas e não morrer você ganha um diamante chamado de gem
os cristais tambem são parte super importante,tem que pegar todos eles além das gems para garantir o final bom
esté é o mapa das ilhas wumpa
quando você termina cada fase em uma ilha você será desafiado por um boss,que no caso é um dos cortex commandos,derrotando esse boss você passa para a próxima ilha,o jogo funciona ao estilo donkey kong country,terminou uma fase vai direto pra outra
nas fases você pode pegar uma especie de moeda que na verdade é a cara da tawna,pegando três moedas você vai para uma fase bonus,e se você chegar até o final a tawna vai te esperar,mas antes do crash fazer algo
agora eu vou falar de alguns chefes,falarei brevemente de todos,pois revelar demais cai como spoiler pra quem não jogou ok?
RIPPER ROO
um canguru modificado,absolutamente insano,que tem cabeça de cachorro,visto como o primeiro fracasso de cortex,a risada desse ripper é marcante,insana e doentia,eu vou linkar essa risada no fim deste post
TINY TIGER
um tigre mutante transformado,aparece pela primeira vez em crash 2 e é visto como uma copia carbono de koala kong,por falar nele...
KOALA KONG
como o nome já diz é um coala transformado,e como eu falei acima ele é considerado o primeiro tiny tiger de toda a saga
PAPU PAPU
100% humano,líder de uma tribo indígena que aparece em crash 1,ele não tem ligação com cortex,ele só está nessa para defender seu povo
N GIN
físico brilhante e braço direito de cortex,quando criança estudou na academia do mal de madame anberly,depois de trabalhar em uma fabrica,com o passar dos anos se tornou um fisico mundialmente famoso e renomado na industria de defesa,no entanto devido a cortes de gastos,um de seus projetos,um missel,deu errado se chocando e se fundindo com a sua cabeça,com a sua inteligencia,gin estabilizou a arma e a reconstruiu como uma sobrevida mas em troca de sua sanidade mental que foi perdida para sempre,o míssil ainda está ativo dentro de seu corpo,por isso quando o gin fica bravo ou estressado ele solta fogo,deixando ele com fortes dores de cabeça.
N CORTEX
doutor neo periwinkle cortex,passou sua juventude como filho mais novo de uma família de palhaços de circo,diferente de sua família,que viajava constantemente para trabalhar,cortex passava seus dias lendo livros de ciência,ele sofria bullying na escola e aos 3 anos de idade um grupo de circenses malvados tatuou na testa de cortex a letra n,como se não fosse isso,toda a sua família foi morta devido a uma explosão,deixando cortex sozinho,mas pelo fato de cortex ter uma sobrinha,nina que só aparece em crash twinsanity,é possivel que um irmão tenha sobrevivido,mas nada confirmado.
voltando a falar sobre o game,a ambientação do mesmo é muito variada e muito legal e cativante,nos jogamos em florestas,passando por áreas cercadas por um vulcão,passando por áreas históricas e por ai vai,é muito boa mesmo.
os controles são simples e respondem muito bem a jogabilidade é a primeira vista meio estranha,o personagem corre de um jeito meio tortão,mas quando você se acostuma fica legal alem de não ser problema.
os gráficos do jogo eram o que existia de melhor no PS1,efeitos de luz,água,texturas eram muito massa,hoje você pode ver os gráficos e dizer que são quadradões e era mesmo,mas com uma olhada mais a fundo você vai provar que o que escrevo e verdade.
os efeitos das caixas sendo quebradas e do crash mandando um inimigo pra fora da fase são um primor
a trilha sonora é original e é muito boa,cativante,grudenta,bem feita e de muito bom gosto,vou linkar algumas faixas no fim deste post
o game tem dois finais diferentes,para conseguir o final verdadeiro,você tem que pegar todos os cristais e gems(só um lembrete)
crash 1 foi aclamado pela critica,com reações positivas no que diz respeito aos gráficos, os críticos reclamaram do gameplay,da semelhança com donkey kong country e com a poligonalidade(inventei essa palavra rsrs)dos gráficos,o game teve médias de 8,3 nas reviews mundiais e vendeu até 2003 6.8 milhões de copias,se tornando um dos jogos mais vendidos de PS1 da história.
em novembro de 1997 foi lançado crash bandicoot 2 cortex strikes back,esse que eu considero como o melhor jogo de toda a saga,vamos pro enredo
ENREDO
o jogo se passa depois do verdadeiro final de crash 1,cortex cai de seu dirigivel e acorda em uma caverna com um monte de cristais,convencido do poder imenso de tais artefatos ele então tem uma ideia,ele pega um dos cristais e leva para ser examinado,ele descobre que os planetas irão se alinhar,causando um fluxo solar catastrófico que poderá causar a destruição da terra,ele aprende que os cristais são a unica maneira de tal força ser contida,então ele contata o seu brother doutor n gin e eles desenham um novo cortex vortex,dessa vez abastecido por cristais,para então capturar a energia planetária e usar essa energia para destruir o mundo,mas existe um problema,25 cristais são necessários para alcançar poder máximo,então cortex resolve manipular crash para conseguir os cristais para ele,
depois de algum tempo de jogatina nitrus brio aparece,ele que tinha sido ajudante de cortex no primeiro game,ele conta para crash que a terra não contem só cristais,mas gems também,e que se ele pegar todas elas,ele irá construir uma arma que destruirá o cortex vortex assim salvando a humanidade,brio também avisa que caso crash continue coletando cristais para cortex,fará tudo que estiver em seu poder para o deter
VISÃO GERAL
tudo foi melhorado em crash 2,os gráficos,trilha sonora,efeitos de luz,agora o personagem está mais habilidoso,mais rápido,o motor do game foi retrabalhado e os resultados foram incríveis,o que dizer da trilha sonora? pra mim é a melhor trilha sonora de todos os jogos da saga,postarei os links para a TS dos três jogos no fim desse post
esse jogo trouxe muitas novidades,agora você não anda mais em uma ilha,você anda na warp room com cinco fases mais o boss final que você acessa via elevador,e cada warp room é temático,vou dar o exemplo você começou a jogar crash 2 e chegou no warp room da neve,se você completar as fases dentro desse warp room você poderá enfrentar o mestre daquele local,vencendo ele você ganha acesso ao warp room do fogo,entendeu?
existem fases na neve,debaixo de esgotos,fases aonde você está de jetpack,fases em florestas,fases em cachoeiras e por ai vai,a ambientação foi muito melhorada em relação ao game anterior.
outra novidade e a seguinte: lembra quando eu falei das gemas? pois então,além das gemas que você coleta se quebrar todas as caixas(outra novidade,se você não conseguir quebrar todas as caixas de uma fase,no final da mesma existe uma caixa verde com uma exclamação,girando sobre essa caixa todas as caixas de nitro serão destruídas e se você já tiver destruído todas as caixas de madeira e dinamite,destruindo as verdes você ganha uma gema)existem as gemas coloridas,5 no total,que somados as 37 gemas cinza formam 42 e assim revelando o final secreto do game,mesma coisa de crash 1
crash 2 foi muito melhor do que crash 1 e foi bem recebido pela critica,com nota 8,5 nas reviews,as criticas foram para a falta de cutscenes e dificuldade para se navegar num ambiente 3D,a qualidade das animações,segundo alguns de desenho animado foi muito bem recebida.
crash 2 vendeu desde o seu lançamento 5.17 milhões de copias,fazendo do game também um dos mais vendidos para o play 1 na história,pra mim é o melhor game da saga,mas disso vocês já sabem né?
e finalmente chegamos em crash bandicoot warped,lançado em outubro de 1998,esse jogo que trouxe mais algumas novidades e... mais nada,enredo.
ENREDO
o jogo se passa imediatamente após um dos finais de crash 2,cortex é derrotado e vários pedaços de sua nave espacial caem na terra,um desses pedaços cai num templo,e dormindo nesse templo estava o cara por trás dos esquemas anteriores de cortex,uka uka,irmão gêmeo de aku aku,uka uka responsabiliza cortex pelas suas tentativas falhas de recuperar os cristais e gemas,pois ambas são um grande e indispensável fonte de energia mundial,mas apesar disso e já que os restos mortais da nave destruída de cortex libertaram uka,ele sente uma gratidão e uma generosidade por parte de cortex,uka uka então recruta o doutor nefarious tropy para se juntar a eles no seu plano mais recente,tropy criou a time twisting machine,que permitirá a ele mesmo,cortex e uka recuperarem os cristais em diferentes épocas do tempo em seus lugares originais.
aku aku tem um mal pressentimento e reúne seus amigos,ele explica que uka uka é seu irmão gêmeo do mal que foi selado por ele para impedir que a sua maldade destrua o mundo,e assim o jogo começa numa disputa para ver quem pega os cristais e gemas primeiro.
o game trouxe pouquíssimas novidades em relação ao anterior,parecia o mesmo jogo com coisas diferentes.
agora existem fases aonde pilotamos uma moto disputando uma corrida,fases de jet ski,fases pilotando um avião,fases debaixo d água,fases no futuro e etc.
não gostei da ambientação,apesar de no jogo anterior a ambientação ser repetitiva existia qualidade,no 3 não tem qualidade alguma,posso estar sendo chato mas quem jogou e analisou friamente sabe.
os gráficos são os mesmos,nada a falar sobre isso
os controles eram padrão,quem jogou crash 2 não se complicou com o 3,foi de boa
a time twisting machine conta com os mesmos 5 estágios,zerando todos eles o estágio do chefe é habilitado,vencendo o chefe você ganha uma habilidade especial,corrida rápida,pulo duplo etc...
uma coisa que eu não citei é a barrigada,quando você pula e aperta circulo,você cai de barriga pro chão com toda a força,só não use isso contra caixas de salto,isso é muito importante pra quando tiver uma caixa de salto acima da outra,é uma oportunidade boa pra ganhar mais frutas wumpa
existem também os estágios secretos,é assim,dentro de uma fase existe por exemplo uma placa de transito com a cara do et,quando você bate nessa placa você é direcionado de volta para a warp room,e você pode entrar para jogar a fase secreta
novamente o game conta com dois finais diferentes,para conseguir o final verdadeiro você deve pegar todas os cristais,gems e relíquias e zerar o game em 105%,
crash 3 foi o ápice de toda a franquia,pra mim não foi o melhor,crash 2 ainda é o melhor pra mim,independente disso o game teve médias de 9.1 nas reviews e 5.7 milhões de copias vendidas até 2002,mais uma vez ganhando um lugar entre os games mais vendidos da história do PS1
a trilogia inicial me marcou muito,especialmente o terceiro jogo,que meu irmão me comprou,foi esse jogo que abriu as portas dos games pra mim,não fosse isso eu estaria com meu brick game até hoje,ou não,quem sabe né rsrsrsrs
é isso ai jovens,comecei a editar o texto as 15 da tarde,estou terminando quase as 23 da noite mas é por uma boa causa vocês sabem disso né?
comente,leia mais textos aqui no momento análise,divulgue pros seus amigos,comente abaixo,esse texto deu um trabalho do goroy pra ser feito,então mereço o reconhecimento de vocês né?
obrigado por tudo,e excepcionalmente o resumo gamer volta na quinta feira com a análise de call of duty ghosts ok?
bom dia,tarde e noite a todos,até amanhã!
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