quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

momento análise #60 - the elder scrolls v:skyrim

olá amigos,sejam bem vindos a essa edição histórica do momento análise,essa meus amigos é a minha sexagésima análise,isso mesmo,60 análises dos mais diversos jogos,escrevendo a minha interpretação dos fatos e analise de cada um,e hoje pra fechar essa temporada com chave de ouro,vamos falar de um dos RPGs mais aclamados e adorados da história dos games,o grande papai skyrim,esse é mais um dos jogos cujo qual eu zerei mas que eu estava devendo analise,chegou a hora.


skyrim é um jogo de RPG em primeira pessoa que pode ser alterada para a terceira pessoa com elementos de ação e aventura,foi desenvolvido pela bethesda game studios e publicado pela bethesta softworks,a empresa bethesda é separada do estudio bethesda desde 2001 pra quem não sabe.

o jogo foi lançado originalmente em novembro de 2011 para PC,xbox 360 e playstation 3,em junho de 2013 foi lançado skyrim legendary edition com o jogo original mais as três DLCs de história,que vou falar daqui a pouco.

em outubro do ano passado ganhou uma versão em HD para a atual geração e neste ano que está acabando de 2017 ganhou versões para o recentemente lançado e grandioso nintendo switch e para playstation vr.

ENREDO

eu vou contar a história do jogo de maneira direta e reta mas ao mesmo tempo explicando algumas coisas,afinal de contas estamos falando de um RPG,que não tem somente o enredo base mas muitas outras histórias,sub enredos que fazem dessa história ser mundialmente reconhecida como uma das mais fantásticas dos games.

mas se você quiser mais detalhes,mais coisas da história recomendo pesquisar na internet,pois aqui vamos seguir direto sem frescura.

a história se passa 200 anos depois dos eventos de oblivion,o quarto jogo da franquia,e 30 anos depois da chamada grande guerra,depois do confronto,os lados beligerantes assinaram o white gold concordat que acabou com o confronto.

no começo do game você é um prisioneiro capturado numa emboscada imperial para capturar membros de uma facção rival,logo descobrimos que o lider dessa facção,ulfric stormcloak é um dos prisioneiros,e todos,inclusive o nosso personagem que não tinha nada a ver,são condenados a morte.

segundos antes da morte do nosso personagem um dragão aparece e destrói tudo e essa é a chance de escapar,depois de um tempo de gameplay descobrimos uma coisa super importante,nosso personagem é um dragonborn e ai eu paro por aqui,como eu disse quem quiser saber mais pesquise ou jogue.

VISÃO GERAL

temos dez raças para escolher,a escolha da sua raça vai afetar em alguns aspectos do jogo,você escolhe alem da raça o sexo masculino ou feminino,você pode mudar rosto.cor e corte de cabelo,tamanho e largura do nariz e rosto e por ai vai,a customização de skyrim é horrivel,é só não mexer em nada e seguir em frente.

podemos andar,correr,atacar com socos e com as mais diversas armas incluindo espada e arco e flecha,usar magias,abrir e fechar portas,dormir nas mais diversos lugares e por ai vai,a jogabilidade com o arco é perfeita como tem que ser,ainda mais esse no qual sempre estamos na merda,skyrim segue a filosofia davi contra golias,você é um cara qualquer que aos poucos vai ficando mais forte mas mesmo assim não é páreo para os mais diversos dragões que vão te atacar.

em diversos momentos do jogo você tá lá andando solitariamente em busca do seu objetivo quando um dragão surge do nada pra batalhar com você,ou você para tudo o que está fazendo e enfrenta a criatura ou você foge,são opções que você tem.

aliás por falar em opções a nossa primeira escolha vai ser em relação a facção que vamos representar no jogo,pois os stormcloaks liderados por ulfric querem uma skyrim independente,livre do império que basicamente comanda o continente desde o acordo.

já as forças do império querem derrotar ulfric pois ele é uma pedra no sapato do império,a unica pessoa que tem a coragem de falar abertamente contra eles,mas é uma escolha que cabe a você,e aqui vou dar uma dica,siga sua ideologia na vida real para escolher seu lado no jogo,a sua escolha afeta o mundo a seu redor.

o jogo funciona da seguinte maneira,existem duas barras,a de HP(cor vermelha)a de stamina que basicamente a sua disposição(cor verde) e a de magia que no jogo é chamada de magicka(cor azul)você não pode atacar nem defender quando estiver cansado,se isso acontecer você vai ser um pato morto em batalha,portando descansar e tomar poções e remedios é fundamental,nós ganhamos XP e por consequência level,e cada vez que você faz alguma coisa no jogo você sobe de nivel naquilo que você fez,por exemplo se você usou uma arma de duas mãos sua habilidade com armas de duas mãos vai aumentar,mesma coisa com armas de uma mão,escudos,arco e flecha,facas normais,habilidades furtivas.

você pode ser um ferreiro e criar suas próprias armas,um mago e mexer com suas armas e colocar encantos,magias nelas até mesmo criar magias,um alquimista e criar poções de diversos efeitos,existem 18 habilidades no jogo,elas são divididas em três constelações com seis habilidades cada,o mago,o guerreiro e o ladrão,as habilidades são:

MAGO

conjuração
restauração
destruição
ilusão
alteração
encantamento

GUERREIRO

ferreiro
armadura pesada
bloqueio
armas de duas mãos
arma de uma mão
arco e flecha

LADRÃO

armadura leve
infiltração
arrombamento
roubo
lábia
alquimia

você sobe de level e ganha um ponto de habilidade,aqui vai mais uma dica,quando você puder acumule pontos de habilidade e use no seu personagem,e use esses pontos de habilidade somente nos quesitos aonde seu personagem é mais forte,por exemplo,você é um guerreiro,e suas habilidades mais fortes são de carregar espada com duas mãos e infligir o maior dano possivel,invista nisso e também invista em lábia,pois com um nível de lábia avançado você pode ganhar recompensas e até mesmo sair de situações sem ter que desembanhar a espada.

você pode usar sua lábia para intimidar certas pessoas,isso funciona para se adquirir informações e também evolui seu char nesse quesito.

vamos dizer que você chegou a um nivel elevado de lábia,os moradores das cidades aonde você vai passar vão falar sobre como já ouviram falar da suas palavras de mel,isso é um exemplo do efeito que seu progresso no game terá nos lugares,tudo o que você faz no game tem repercussões seja para o bem ou para o mal.

voltando a falar da jogabilidade ela é maravilhosa,intuitiva e responsiva,simples assim,não dá pra detalhar muito alem disso não.

independente de suas ações no jogo você vai atrair a atenção de assassinos que servem a uma organização chamada dark brotherhood,esses caras tem uma bagagem longa na saga elder scrolls mas repito,quer saber mais? pesquise na net.

sobre o mapa,bem meus amigos,o que dizer?



isso meus amigos é o mapa de skyrim,e sabe essas partes em laranja? elas podem ser exploradas,ou seja tudo no mapa de skyrim pode ser explorado,desde acampamentos de bandidos,acampamentos militares,palácios,cavernas,dungeons,cidades,montanhas e por ai vai,e um nível de detalhamento sem precedentes na história dos games.

a ambientação é maravilhosa e gigantesca ao mesmo tempo,o game é maravilhosamente grande,é simplesmente um dos maiores RPGs dos games em termos de tamanho do mapa,é realmente incrivel.

lembrando que como todo bom game de RPG você precisa visitar um lugar pelo menos uma vez para destacá lo no mapa.

a trilha sonora é padrão RPG,épica e marcante,acho que quem jogou e ainda joga o game sabe do que falo então sem repetições aqui.

o gráfico é quadradão demais,as expressões faciais estão entre as mais sem vida da geração passada,bugs existem aos montes,o bom disso é que você pode usar isso a seu favor,pois existem lugares inacessiveis então a unica forma de chegar até lá vai ter que ser...

PULANDO EM CIMA DAS MONTANHAS E AS ESCALANDO!

é só você olhar pra cima no direcional e apertar o botão de pulo e pronto,você vai estar bancando o homem aranha nórdico,e como o motor gráfico de skyrim é o mesmo de fallout 3 e fallout new vegas tudo isso que eu falei vale pros três jogos,na verdade existem muitas coisas em comum entre esses games,mas isso deixo pra falar depois.

voltando a falar do mapa,como eu já disse ele é grande,muito grande,mas muito grande mesmo,a opção mais normal é seguir de cavalo ou andando,mas lembra que eu disse que quando você visita um local uma vez esse local fica destacado no mapa? você pode voltar pra esse local utilizando o fast travel,sem tem que passar pela tortura de ir de uma ponta a outra do mapa andando,e acreditem meus amigos,isso é um parto do caralho,muito chato e cansativo,então o recurso fast travel vai ser o melhor amigo de vocês.

existem muitas,mas muitas,mas muitas side missions,o que aumenta consideravelmente o tamanho do game,eu recomendo fazer as sides antes da campanha principal pois na real mesmo? a campanha é curta e até certo ponto simples,mas se você fizer as sides você pode alongar o jogo e no processo evoluir o seu personagem,vai chegar um ponto em que seu personagem vai ser um guerreiro formidável e quando isso acontecer ai sim você pode enfrentar a campanha.

mas campanha curta não quer dizer jogo ruim não ok? só estou comentando um fato.

você pode se relacionar com todas as pessoas do jogo mas não ao mesmo tempo você só pode ficar com uma mulher só e se seu personagem for uma mulher você pode ficar com outra mulher,acho isso bem legal,você pode comprar uma casa,mobiliar ela com cozinha,sala de estar,lareira,desde que você tenha os fundos necessários né? isso é obvio.

sua companheira(ou companheiro se seu personagem for uma mulher)pode juntar dinheiro e comida pra te dar quando você voltar da sua próxima aventura,você pode guardar todas as suas armas e livros adquiridos,lembrando que devido as suas escolhas,alguns personagens podem gostar de você e outros não.

skyrim teve três DLCs sendo que duas delas são de história,a primeira lançada em junho de 2012 se chama dawnguard e sua história gira em torno de uma profecia que diz que um grupo de vampiros chamado valkihar voltaria dos mortos,e seu líder harkon,usaria o poder de uma elder scroll para explodir o sol,mas do outro lado existe uma organização caçadora de vampiros chamada dawnguard que quer impedir esse desastre,o jogador pode escolher entre ajudar a dawnguard ou se aliar aos volkihar podendo se tornar o chefe deles.

a novidade dessa DLC é a adição de duas novas habilidades,vampirismo e licantropia(ou seja a habilidade de se transformar em um lobisomem)

essa DLC ganhou o prêmio de melhor DLC no saudoso video game awards de 2012,e quem esperaria algo diferente? skyrim é foda amigos.

a segunda DLC foi lançada em setembro de 2013 e se chama hearthfire,não é uma DLC de história mas é muito importante,pois você pode comprar um pedaço de terra e construir a sua casa,ter filhos e inclusive adotar uma criança,abelhas e casas verdes foram também adicionadas.

como eu disse não é uma sumidade,mas que trás coisas diferentes ao já monstruoso universo do game.

e finalmente a terceira e ultima expansão do jogo foi lançada em dezembro do mesmo ano,dragonborn aonde nós somos apresentados a miraak,que também é dragonborn assim como o nosso personagem,a história se passa em solstheim e eu paro por aqui.

todo esse conteúdo está disponível nas edições legendary para os consoles da geração velha e definitive,para play 4 e xbox one. 

skyrim é um dos mais influentes games de RPG da história,um clássico contemporâneo que resistiu ao teste do tempo,envelheceu de forma brilhante e hoje está disponível para uma nova geração de gamers graças aos consoles da atual geração,se trata de um titulo obrigatório para qualquer gamer,seja ele fã de RPG ou não.

trata se de um game que estabeleceu um padrão que pelo menos até hoje ainda não foi superado nos RPGs,vai ser difícil,pra não dizer impossível aparecer um game como skyrim.

é isso,esse é o ultimo post do blog super games em 2017,obrigado por me acompanhar nessa jornada sem fim por mais um ano,e que venha 2018,feliz natal e ano novo e até o ano que vem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário