quarta-feira, 26 de agosto de 2015

momento análise #31 - midnight club los angeles

olá amigos e bem vindos a mais um momento análise,e diferente do que falei no post anterior ao post de ufc undisputed 3,sim eu ainda tenho motivação para postar duas análises por mês,a questão é querer,tem dias que eu estou afim de fazer dois posts por mês e dias que não,mas hoje eu estou afim de falar detalhadamente de um dos melhores jogos de corrida da atual geração de consoles,venham comigo para a análise de midnight club los angeles.


MCLA é um jogo arcade de corrida pertencente a saga midnight club,o jogo foi desenvolvido pela rockstar san diego e publicado pela fodástica rockstar games,a versão de psp foi desenvolvido pela spike,o jogo foi lançado em outubro de 2008 e está disponível para xbox 360,play 3 e o já mencionado playstation portátil.

existe uma versão desse jogo chamada complete edition lançada em outubro de 2009,que trás todos os mapas,carros e demais conteúdos do jogo original,a novidade é a adição da região de south central ao mapa do jogo,o que por sua vez corresponde a mais 33% de campanha além de pela primeira vez na saga,dar ao jogador a oportunidade de contrular SUVs e carros de policia,essa versão é mais apelona do que o jogo original e é a versão que eu joguei para fazer essa analise então vamos ao enredo.

ENREDO

em certos jogos de corrida o enredo é meramente um conceito,uma justificativa para os eventos do game,aqui não é diferente,a cutscene inicial do jogo mostra o seu personagem sem nome falando com alguém e perguntando se existem corridas de qualidade em los angeles.

esse alguém responde que sim e que um cara chamado booke,que é o campeão das corridas de rua de los angeles pode te ajudar,depois disso você escolhe seu carro e depois de mais uma cg envolvendo booke o jogo começa.

VISÃO GERAL

a campanha é longa,eu chuto um tempo de 40 horas para fazer 100%

existem carros normais,muscle,carros de luxo,motos,carros exóticos,esportivos,cada veiculo é dividido em classes,são quatro no total,todos os veículos foram representados de forma fiel como sempre,lembrando que estou falando isso pra 2008 então aquilo que era bom na época pode não ser bom hoje em dia né?

como também acontece em jogos de corrida não podemos atropelar as pessoas,quando estamos perto de atropelar alguém a CPU instintivamente puxa o boneco pro lado,impedindo que você o atropele,afinal de contas isso aqui não é carmageddon.

o jogo funciona da seguinte maneira,nos temos toda(EU DISSE TODA!!!)a cidade de los angeles para explorar e você sai com seu carro caçando corrida por ai,as corridas são divididas por dificuldade,as dificuldades são representadas por cores,verde para facílima,amarelo para fácil,laranja para difícil e vermelho para dificílimo,um potencial oponente passeia pela cidade como se não acontecesse nada,tudo o que você tem a fazer é se aproximar do veiculo e apertar Y no xbox ou triangulo no play 3 (e imagino que no portátil também)para desafiar o cara pra um racha até o ponto de inicio da corrida,marcado por um luminoso vermelho.

existem vários tipos de corrida,mas vou destacar apenas três pro post não ficar muito longo

PONTO A PONTO

o piloto que chegar primeiro ao ponto vermelho vence,os pontos amarelos são o traçado.

LANDMARK RACE

um ponto vermelho é colocado em um lugar histórico de los angeles,quem chegar lá primeiro vence,não existem pontos amarelos nesse modo,esse tipo de corrida é vencida por quem percorrer o melhor traçado e prestar atenção no mapa por atalhos e melhores curvas.

FREEWAY  RACE

o nome já diz tudo,você corre contra outro piloto em rodovias,com carro de pedestre e tudo,pontos amarelos são o traçado ponto vermelho é a linha de chegada.

isso sem falar nas corridas de campeonato,nas séries,nas corridas de campeonato valendo carros,alguns tipos de corrida são reaproveitados dos midnights anteriores,enquanto outros são novidades que o jogo trouxe.

os outros pilotos te chamam através de um telefone(que mais se parece com um pager das antigas com tela e skype móvel,esse aparelho é incompreensível)e te informam sobre corridas que estão acontecendo,novos corredores,mesma coisa de midnight club 3 dub edition.

uma função que voltou de midnight 3 que é muita foda são as habilidades especiais,são elas.

AGRO

seu carro fica temporariamente invencível,podendo atropelar outros carros e até carros oponentes com facilidade.

ZONE

é o bullet time versão corrida,você desvia dos outros carros e pode sair de situações de perigo,ideal pra carros de alta velocidade.

ROAR

com uma unica buzinada você pode mandar oponentes e demais carros pra longe,ideal pra ultrapassagens,mas eu não recomendo.

EMP

o popular pulso eletro magnético,desativa por alguns centésimos de segundo os sistemas elétricos dos carros dos seus oponentes,é também minha habilidade preferida.

existe sistema de level,pois quanto mais você usar uma habilidade você vai desbloquear os niveis dois e três,que te permitem usar três vezes cada habilidade

você ativa a habilidade usando o botão LB no xbox ou L1 no play.

graficamente o jogo usa uma versão inferior do motor gráfico RAGE,o mesmo de GTA IV,GTA V,red dead redemption,la noire e max payne 3,não é bom,mas ao mesmo tempo não é ruim,eu diria que graficamente o jogo é OK

existem delays de renderização,mas eles aparecem por poucos segundos e não comprometem o gameplay,não existe falha alguma e não existe essa história de carro entrar dentro do chão,isso é invenção da minha cabeça.

mas deixando esse assunto de lado a representação de los angeles em MCLA está fodástica,toda a cidade foi fielmente retratada nos mínimos detalhes só mudando alguns nomes de certos lugares,por exemplo no jogo podemos ver o staples center,mas se formos reparar na verdade está escrito sports center,isso é pra evitar processos de direitos autorais,mas e fodão de um jeito ou de outro.

independente de chegar em segundo,terceiro e até em ultimo você ganha pontos de experiencia e assim subir de ranking,meu ranking atual é campeão,os niveis são:

CORREDOR DO BANCO DE TRÁS
NAVEGADOR
MOTORISTA ESTUDANTE
NOVATO
MOTORISTA
CORREDOR
VETERANO
CORREDOR DE ELITE
CAMPEÃO
LENDA
SÁBIO
HERÓI
ÍDOLO

cada nível tendo suas recompensas,por exemplo,estando no nível corredor você vai desbloquear novos carros,novas peças para os carros e assim por diante.

as corridas são as mais rápidas e insanas de qualquer jogo de corrida já feito,nenhum piloto está salvo por exemplo de bater em um carro avulso,você mesmo estando em ultimo tem a mesma chance de vencer de quem está em primeiro lugar,é só prestar atenção na pista e correr direito.

a trilha sonora é focada na temática do jogo e insana do mesmo jeito,destaque para gangsta rap made me do it do supremo mito do rap ice cube,tem rock,techno,pop,a variedade é inacreditável.

midnight club los angeles é um dos melhores jogos de corrida da atual geração de consoles,te obriga a correr pra subir de nível independente da sua posição final e tem uma boa variedade de carros,é um dos melhores jogos da sétima geração de consoles mas como disse várias vezes não é o melhor jogo de corrida dessa geração,forza 4 e horizon são de muito longe os jogos de corrida numero 1 da old gen

uma ultima curiosidade antes de encerrar o post,muita gente deve se perguntar o que quer dizer aquelas letras em kanji que acompanham o logo da franquia,essas letras quando juntas formam uma palavra,wangan,que traduzida ao inglês significa bayshore,não existe significado de bayshore em portugues.

o que é que isso tem a ver? é que esse é o nome de uma das rotas da via expressa metropolitana de tóquio,rota wangan.

aonde eu quero chegar com isso? pois esse era o lugar onde eram realizadas as reuniões da mais famosa gangue de corredores do japão,o mid night club(assim mesmo,separado)

isso nunca foi confirmado ou desmentido pelos irmãos houser ou ninguém de dentro da rockstar,mas não é a toa que essa empresa tem milhares de processos nas costas,os caras simplesmente adoram causar e arrumar treta.


então é isso,espero que gostem,compartilhem,comentem,divulguem o máximo que puderem esse texto para outras pessoas,muito obrigado e até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário