sábado, 15 de abril de 2017

momento analise #48 - trilogia call of duty modern warfare

olá amigos e bem vindos ao super games,e hoje os jogos que serão tema de nossa analise são esses games que redefiniram o gênero de FPS no mundo dos games,estou falando de call of duty 4 modern warfare,call of duty modern warfare 2 e call of duty modern warfare 3,esses jogos que foram responsáveis por popularizar de vez a saga call of duty,sem mais delongas vamos começar.



em novembro de 2007 foi lançado call of duty 4 modern warfare,jogo de tiro em primeira pessoa com tematica de guerra,a trilogia foi desenvolvida pela infinity ward e distribuida pela activision e os três jogos foram lançados para xbox 360 play 3 e PCs.

ENREDO

na campanha controlamos seis personagens diferentes cujas histórias se intercalam,no começo nós controlamos o novato soldado da SAS john ''soap'' mctavish em seu dia de treinamento,que é basicamente o tutorial do jogo.

depois de um rapido treino de armas vamos para a sala vizinha aonde vamos encontrar aquele que talvez seja o protagonista mais querido e adorado de toda a saga,o fodao,rambo inglês,o supremo mito capitão price.

esse cara é uma lenda pra quem jogou a trilogia,sempre tranquilo,com seu sotaque esnobe ingles,fumando charuto e ostentando um bigodão moralizador,price é foda,alex mason é moda rsrs

com ele nos passamos por um treinamento militar,uma especie de corrida contra o tempo,aonde depois dela a nossa dificuldade recomendada aparece na tela.

depois de tudo isso a ação começa,o time inglês é mandado ao estreito de bering aonde terroristas de um certo grupo estavam guardando algo,depois é revelado que se tratava de uma arma nuclear.

depois do final da fase o verdadeiro enredo do jogo é revelado,em 2011 um presidente de uma nação não revelada chamado yasir al fulani foi executado por supostamente se vender ao ocidente,quem matou al fulani foi uma facção ultranacionalista chamada de quatro cavaleiros vou falar de três deles por enquanto.

VIKTOR ZAKHAEV



comandante das forças militares ultranacionalistas,pra quem se lembra ele estava no carro em que o presidente fulani estava antes de ser levado para a morte.

KHALED AL ASAD


lider de um grupo paramilitar que se aliou com os ultranacionalistas contra o presidente fulani,foi ele que deu o tiro que o assassinou.

IMRAN ZAKHAEV


pai de viktor e lider supremo dos ultranacionalistas,que são ao mesmo tempo um grupo armado e um partido politico,o desejo de zakhaev é transformar a russia na potencia que ela era antes da queda da união soviética,uma potencia global tão poderosa quanto os estados unidos,quem leu meu post sobre metal gear solid 3 sabe do que to falando.

para os ultras,estados unidos e inglaterra são paises que sempre vão servir de obstáculos para o caminho da liberdade do povo russo,os russos que se aliarem com americanos e ingleses são considerados inimigos pelos ultras.

a facção extremista do partido usa uma bandeira vermelha com uma estrela preta no centro,no centro dessa estrela preta é possivel ver em vermelho o martelo e a foice,símbolos da URSS.


já a facção moderada do partido usa as cores da atual bandeira da russia


imran e viktor como eu já escrevi se aliaram a al asad que a mando de zakhaev pai executou fulani,

existe também outra facção no jogo que são os legalistas,os legalistas não são nossos aliados,eles são os militares que são leais a atual federação russa mas são da facção moderada dos ultranacionalistas,ou seja eles são farinha do mesmo saco,só querem se livrar de zakhaev,deixar as coisas como estão e foda se.

nos podemos controlar mais cinco personagens durante a campanha,o sargento paul jackson da unidade seal do exercito americano,um operador de tv não identificado,um soldado americano não identificado,capitão price em duas missões do jogo,que aliás são fodásticas de se jogar.

e o presidente fulani,mas o nosso controle é limitado pelo fato de ele estar amarrado,nós só podemos olhar para os lados.

e assim começa esse jogaço,o enredo é sensacional e a história é fulminante,pra mim esse enredo de MW1 é o melhor dos três games.

VISÃO GERAL

antes de falar de como funcionava o game é preciso que se diga uma coisa,até mesmo pra fazer justiça e dar a essa trilogia o respeito que ela merece,quantas vezes vocês já jogaram jogos de tiro em primeira pessoa que se passavam ou na segunda guerra ou num futuro inventado?

gears of war por exemplo,veio antes de MW1 e se encaixa nessa categoria,é um jogo de tiro só que em terceira pessoa,jogo do caralho,mas cujo enredo e história principal se baseia num futuro fictício,que não existe.

só tinha isso nos jogos FPS e TPS que nasceram antes de MW1,esse jogo trouxe o cenário de guerra pro nosso tempo atual,sem ele não haveria battlefield bad company 1 e 2 e até mesmo BF3 ou BF4,então é preciso respeitar esses jogos que sem duvida contribuíram demais para os games de uma maneira geral.

eu já falei de outros CODs por aqui,mas eu vou ser obrigado a explicar as mudanças de jogabilidade que o game teve na época,pois a jogabilidade de MW1 foi também revolucionária,estabelecendo os padrões que seriam definidos por seus filhos mais a frente.

lembrando que falando do primeiro jogo eu já falo automaticamente dos outros dois pois a jogabilidade de MW1 até advanced warfare foi rigorosamente,literalmente a mesma coisa,então aquilo que hoje em dia enche o saco na época era bem vindo,ok?

nós andamos,corremos,miramos para atirar,atiramos,nos abaixamos e nos agachamos,podemos atirar do ombro,o famoso no scope,apertamos botões e abrimos portas.

os loadings não existem,os games não rodam direto assim como o já citado gears of war,mas a maneira como o jogo carrega era padrão para a saga,aparece o briefing da missão com os personagens falando do que está acontecendo,dando informações,era foda demais.

os gráficos na época eram sensacionais,o briefing que eu falei tinha o mapa do território detalhado e bonitinho,a trilha sonora de toda a trilogia também marcou época,original e perfeita.

a dublagem é outra obra de arte,a voz do capitão price define exatamente o que é o personagem,duvida de mim? então clique aqui e depois aqui 

as campanhas de COD até esse jogo eram mornas então era preciso trazer algo que prendesse o jogador,algo que já existia em COD3 mas que MW estabeleceu de vez pro resto da saga,drama,emoção,cenas de cair o queixo,alguns dos momentos mais emocionantes da história dos games estão nesses jogos,mas especialmente nesse jogo tem um momento em particular que é foda caras,quem jogou na época e nos dias de hoje sabe do que eu estou falando.

a ambientação é outra coisa linda,os campos de batalha foram muito,mas muito bem representados,um mais foda do que o outro.

a fase de ouro dos multiplayers de COD começou aqui,essa trilogia também definiu o que seria o multiplayer no futuro,estabelecendo as bases para o surgimento do cenário competitivo,é possível dizer que MW1 e counter strike 1.6 estabeleceram o que seria o multiplayer competitivo anos depois.

emfim jovens se eu rasguei elogios a MW1,imagina agora quando eu for falar de MW2? mas antes disso preciso dizer que esse jogo foi super,ultra,mega bem recebido,aclamado mundialmente pela sua história,trilha sonora,personagens marcantes e multiplayer revolucionário.

esse jogo teve notas superiores a 9 nas reviews sendo que a maior nota foi 10,e é considerado os dos maiores jogos de tiro de todos os tempos,vamos ao próximo.


em novembro de 2009 foi lançado aquele que pra mim é o melhor jogo da trilogia e que pra diversos jornalistas e fãs e um dos melhores jogos de toda a saga,call of duty modern warfare 2,mais uma vez desenvolvido pela infinity ward junto com a activision.

ENREDO

cinco anos se passam desde o final de MW1,imran zakhaev não só foi morto como virou um martir e os ultranacionalistas assumiram o poder na russia.

depois da morte de zakhaev soap,price e mais alguns soldados australianos,americanos,britânicos e de outras partes do mundo se juntaram para formar a força tarefa 141,que apesar de ter price e soap como fundadores era liderada pelo supremo comandante do estado maior americano.

TENENTE GENERAL SHEPHERD


a história desse cara é longa,mas eu vou deixar pra falar dela quando eu for falar de MW3,shepherd pode ser definido como o prototípico soldado americano,idealista,ciente da importância de seu pais para a defesa do mundo livre,durão,focado,tipo clint eastwood dos anos 60 sabe?

ele como eu disse é o lider da 141 e na primeira missão do jogo nos controlamos um ranger chamado joseph allen,essa missão que basicamente é o tutorial do jogo,que é a mesma coisa do tutorial do jogo anterior.

a primeira missão da 141 consiste em capturar e eliminar um terrorista chamado vladimir makarov,ele que é um dos maiores filhos da puta de toda a saga,a missão foi nomeada operação kingfish,kingfish foi a designação que makarov recebeu dos seus provaveis captores,a missão é liderada por price e o objetivo simples é capturar ou eliminar makarov,mas a operação é um fracasso e price decide ficar e supostamente se sacrificar para facilitar a escapatória de seus companheiros

esses eventos,e mais alguns estão disponíveis na HQ de seis partes modern warfare 2 ghost,que detalha as origens de um dos protagonistas do game,simon '' ghost'' riley,como ele entrou na 141,seu começo como soldado e o surgimento da própria 141,o link pra download eu deixo aqui pra vocês

como eu já disse cinco anos se passam,soap é capitão da 141 e agora está sozinho junto com o novo personagem que nós controlamos,o sargento gary roach sanderson e nosso objetivo é plantar bombas em uma base inimiga é escapar.

o objetivo da força tarefa é encontrar um certo prisioneiro 627,quem é o 627? só jogando pra saber.

VISÃO GERAL

a movimentação continua a mesma,controles e trilha sonora também,mas foi a partir desse jogo que as campanhas de COD passaram a ser como são hoje em dia,tão exageradas quanto qualquer rambo ou duro de matar da vida,agora o foco é o terrorismo global.

temos missões por todo o mundo,inclusive tres delas são marcantes tanto pro bem tanto pro mal,existem duas missões no game em que jogamos no brasil,no rio de janeiro,em plena favela com os inimigos falando português nativo e tudo,foda demais.

e a outra é o motivo pelo qual esse jogo apesar de ser um dos mais marcantes da saga,é também um dos mais polêmicos,existe uma fase chamada ''no russian'' aonde você assume joseph allen mais uma vez e ele junto com makarov e mais duas pessoas entram num aeroporto e abrem fogo pra cima de CIVIS INOCENTES! matando todo mundo no processo,essa missão é considerada por muita gente a pior missão da história dos games.

a activision iria se fuder lindamente por causa disso mas ela foi esperta pois logo no começo do jogo aparece uma opção de não jogar a missão sem ser penalizado em conquistas,aliás você nem ganha conquista por completar essa missão,na época teve muita treta por causa disso mas como eu não sou fresco,joguei ''no russian'' e não vi nada demais,mas na época,quando o jogo estava em desenvolvimento e foi levado a testes,os game testers não gostaram nada dessa fase,e um deles nem jogou ela,ele nem jogou a porra da fase de tamanho desgosto que ele sentiu.

emfim a treta foi gigantesca,mas no final a activision não sofreu nada.

foi adicionado um novo modo chamado special ops,que pode ser jogado single player ou com um amigo,aonde voce joga as mesmas fases da campanha principal mas com limite de tempo.  

o multiplayer do jogo é considerado um dos melhores já feitos,jogado ininterruptamente até os dias de hoje.

MW2 é um jogo do caralho,a campanha é mais emocionante do que o jogo anterior,os acontecimentos são incríveis e esse jogo é um dos melhores já feitos além de representar o ápice da saga call of duty.

MW2 é detentor do recorde de jogo que mais obteve lucro nas primeiras 24 horas depois de seu lançamento,320 milhões de dólares e é até hoje o jogo mais vendido de todos os tempos nos estados unidos e no reino unido

e vamos ao próximo e ultimo game dessa fodástica trilogia


em novembro de 2011 foi lançado call of duty modern warfare 3,e é aqui que eu vou ter que contar alguns eventos do segundo game que nos levam a MW3,peço desculpas mas não tem como contar a história desse jogo sem contar o que aconteceu no segundo,ok?

se você não jogou esse game ainda,pare agora mesmo de ler isto,e só volte depois de zerar o game,dito isso vamos nessa.

ATENÇÃO! SPOILERS ABAIXO,LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

vocês se lembram que falando de MW1 eu citei um momento em especial,que eu defini como emocionante?

foi a cena em que a força de reconhecimento da marinha americana estava escapando de uma possível ameaça nuclear,aquela mesma que soap e o pessoal encontram naquele navio no começo do jogo,o artefato no entanto é detonado matando todos os 30,000 soldados enviados para aquela região inclusive o sgt paul jackson que é o nosso personagem na parte americana do jogo.

quando eu vi essa cena pela primeira vez eu falei comigo mesmo.



a cena em si,o momento em si é muito triste,é muito dificil não se emocionar ou ficar pensativo depois daquilo,é de longe o momento mais emocionante de toda a saga,mas o que surpreende é o que vem depois,sabe quem era o comandante daquele grupo? o tenente general shepherd de MW2,que nunca mais se esqueceu do que viu.

ele desenvolveu uma visão cinica sobre o mundo e politicas internacionais daquele dia em diante,ele queria restaurar a força militar dos estados unidos mas secretamente a sua própria força como comandante pois a sua moral e a moral de seu pais estavam no lixo.

ele criou a força tarefa 141 com a ajuda de soap e price,alem de soldados de demais países do mundo inteiro,shepherd avaliou recrutas para a sua missão pessoal até chegar a simon ''ghost'' riley,um dos protagonistas de MW2

o que shepherd queria era criar uma guerra entre estados unidos e russia,um pretexto para que ele e o exercito americano sejam vistos como heróis,era isso que ele queria,e ele iria fazer de tudo pra alcançar esse objetivo.

lembram daquela fase no russian? lembram que joseph allen estava lá como espião disfarçado da cia sob o nome de alexei borodin? quem enviou ele até lá foi shepherd,e ele também contou para vladimir makarov a verdadeira identidade de seu subordinado,foi por isso que makarov o matou no final da fase,os militares russos que chegaram depois viram que ele era americano,makarov iria colocar a culpa do massacre nas mãos americanas,exatamente o pretexto que shepherd queria.

depois que as forças russas atacaram os estados unidos shepherd recebeu todos os recursos possíveis e mais de 3 milhões de homens,o seu plano de restaurar a america como potencia militar e de se vingar dos ultranacionalistas estava indo de acordo com o planejado.

com o dinheiro que shepherd ganhou do exercito ele tambem criou a sua própria força militar privada e a chamou de shadow company



lembram de roach e ghost? eles também foram mortos por shepherd,que também queria matar soap e price,ele não queria ninguém interferindo em seu plano,na sua mente ele seria o herói popular,que iria derrubar makarov sozinho e salvar os estados unidos,e eu paro por aqui.

FIM DOS SPOILERS

peço desculpas,mas isso foi necessário,vamos ao enredo.

ENREDO

MW3 se passa imediatamente após o final do jogo anterior,a cutscene inicial do game mostra os eventos dos dois games anteriores,novamente controlamos personagens distintos na mesma campanha,soap mais uma vez é o nosso oficial superior,price também retorna mas o personagem principal do game se chama yuri que tem uma ligação forte com makarov que é explicada durante o game.

é neste jogo que o exercito americano se desliga da 141,e price e soap são caçados pelo mundo inteiro.

o ritmo de MW3 é de final de novela,quem tem que se fuder se fode,o que tem que acontecer acontece e tudo se converge pra uma batalha épica contra vladimir makarov

VLADIMIR MAKAROV


lembram dos quatro cavaleiros do apocalipse que foram responsáveis pela morte do presidente fulani em MW1? e que eu falei só de três deles eu falaria do quarto depois? pois bem makarov é o quarto cavaleiro,ele era aprendiz de imran zakhaev e inclusive estava no evento aonde ele quase foi morto,que é também explicado durante MW1.

mais coisas sobre ele são reveladas durante o jogo.

VISÃO GERAL

graficamente falando esse é o mais bonito de toda a trilogia,não por ter novos gráficos pois eram a mesma coisa,mas pelo fato da maioria das batalhas serem ao ar livre e de dia,pelo menos eu achei bom quem discorda de mim é só comentar.

os acontecimentos não eram tão fulminantes,emocionantes como eram nos dois anteriores,tem uma coisinha aqui e acolá mas de resto é um jogo morno.

o game permanece morno e chato até o ato final do jogo,que é simplesmente foda pra caralho,mas não deixe isso te desviar do fato de que tirando o ato final todo o jogo é chato.

o multiplayer é a mesma coisa também,o special ops estava de volta e era só isso.

de alguma maneira MW3 ganhou o premio de melhor shooter no VGA mas eu discordo,BF3 que foi lançado no mesmo ano merecia mais.

emfim,MW1 e MW2 são games épicos que vão ficar para sempre marcados em nossos corações e jamais serão esquecidos,já MW3 é um bom jogo,que poderia ser melhor,é um jogo bonzinho nada mais do que isso.

e é isso pessoal,essa foi a trilogia modern warfare,espero que tenham gostado,nos vemos em maio com a continuidade da saga MK,e até a próxima!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário