quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

momento análise #13 - call of duty black ops 1 e 2

olá amigos tudo bão? espero que sim,hoje no momento análise vamos falar desses games cujas campanhas até hoje me marcam,e que considero até aqui como as melhores campanhas de toda a saga call of duty,hoje eu falo de black ops 1 e black ops 2,sem muita conversa vamos direto ao trabalho.





sobre o estilo de jogo que call of duty implementou não preciso falar pois vocês já sabem,em novembro de 2010 foi lançado black ops 1,desenvolvido pela treyarch e publicado pela activision para xbox 360,playstation 3,pc,macintosh,nintendo wii e nintendo ds

ENREDO

a história se passa no período da guerra fria no ano de 1968 e é contada em forma de lembrança,o personagem principal se chama alex mason,um agente da cia que está preso em uma cadeira elétrica,enquanto um interrogador misterioso tenta convencer o agente a relembrar assuntos do passado.não dá pra contar mais nada pois cairia como spoiler.

VISÃO GERAL

a campanha é no padrão call of duty,tempo razoavelmente curto,mas que é preenchido com muita emoção e acontecimentos incríveis que só uma guerra proporciona,assim como em world at war,dependendo do calibre da arma que você empunhar,atirando em um inimigo você pode arrancar cabeça,perna,braços e outras partes do corpo.

a ambientação do game é aonde ele é baseado,inclusive em uma das fases do game você praticamente vivencia acontecimentos históricos da guerra do vietnã,como por exemplo a ofensiva do tet

a trilha sonora toca em momentos de tensão e é orquestral e muito bem feita,na verdade as trilhas sonoras dos dois games são muito boas.

não dá pra falar de gráficos pois desde MW1 são os mesmos com um pequeno polimento.

você pode se libertar da cadeira eletrica apertando os dois gatilhos do controle,na sala da cadeira eletrica existe um computador aonde você pode usar vários passwords pra ver emails de sua familia e muitas outras coisas como todos os estágios,(o password é 3ARC)inclusive vou deixar uma dica.existe um minigame escondido dentro do game principal chamado dead ops.

esse dead ops é uma especie de versão arcade do modo zombies,eu joguei ele a muito tempo atrás e até ganhei uma conquista.é muito divertido e nostálgico para gamers de uma certa idade.

pra quem quiser jogar o password é DOA,repetindo DOA lembrando que o computador está posicionado as 19:00 horas,ou seja na parte traseira direita atrás da cadeira elétrica,é só se libertar,usar o password e se divertir.

e pra voltar pra cadeira elétrica é só apertar o botão indicado.

no fim o que podemos tirar de BO1? uma campanha razoavelmente morna,mas que não é ruim como a do ghosts,mas que compensa com emoção,drama,diversão e tudo aquilo que é padrão em COD,agora vamos pro segundo jogo,pois ele tem muito conteúdo para ser explorado ok?


em novembro de 2012 foi lançado black ops 2 para pc,xbox 360,play 3 e nintendo wiiu.

ENREDO 1

o jogo tem duas histórias que são contadas alternadamente,a primeira se passa em 1986,cerca de 20 anos após os eventos de black ops 1,alex mason é um soldado aposentado vivendo uma vida pacata no alaska com seu filho david que aparentemente não tem uma boa relação com o seu pai,o menino cai de uma arvore,mason tenta falar com o garoto mas ele se afasta,quando surge jason hudson,seu ajudante na cia e um dos personagens principais do primeiro jogo,que diz para mason que frank woods,amigo de mason,um dos protagonistas do primeiro jogo e que pra mim é a cara da saga black ops foi pego por terroristas em angola,mason aceita o trabalho e mais uma vez segue em viagem para servir seu pais,gerando assim um ressentimento de david que sempre duvidou do amor de seu pai.


primeiro eles ajudam um lider angolano chamado jonas savimbi(que existiu na vida real)lider de um grupo anti comunista chamado UNITA a enfrentar os soldados comunistas da MPLA,depois de altas tretas eles encontram woods,preso dentro de um contêiner junto de sua unidade que foi dizimada deixando woods mentalmente perturbado,e depois de mais alguns minutos eles encontram o vilão do game,raúl menendez,que coloca no chinelo qualquer vilão que já apareceu na saga,inclusive vladimir makarov,falarei mais sobre menendez ainda nesse post.

voltando pra história,menendez é encontrado fazendo uma chamada de rádio,mason o encontra e tenta levar ele para interrogatório mas menendez puxa o pino de uma granada e depois tenta atacar nosso personagem com uma faca,mason depois atira em menendez mas o tiro atinge o olho esquerdo do vilão deixando ele cego desse olho,a granada explode mas mason foge a tempo,tudo isso que eu falei não compromete a história do game,pois acontece nos primeiros minutos,e isso gerou um sentimento de vingança em menendez que como vocês verão a seguir,tinha motivos fortes para odiar os estados unidos.

ENREDO 2

o segundo enredo se passa no ano de 2025 e adivinha quem é o personagem principal dessa parte da campanha? david mason. nós reclamamos tanto da profissão e da falta de tempo de nossos pais,e quando menos esperamos nos tornamos iguais a eles,é o destino...

china e estados unidos estão em uma especie de segunda guerra fria,e se aproveitando dessa situação terrível,aonde um erro minimo de um dos dois países pode resultar na destruição da humanidade,menendez usa de toda a sua influencia empurrando os dois países para o caminho da guerra,nesses 30 anos ele juntou recursos e fundou o cordis die,um grupo que buscava eliminar os corruptos capitalistas,os seguidores de menendez viam ele como um deus,como um messias,é óbvio que eles não sabiam de suas verdadeiras intenções,agora eu vou falar sobre o menendez.

RAUL MENENDEZ



raul menendez é uma pessoa perturbada e ele tem motivos fortes pra isso,ele nasceu na nicarágua no ápice de sua revolução,ele viu de perto soldados americanos espalharem o terror e matarem pessoas inocentes,intensificando seu ódio pelo povo americano,em 1972 um terremoto aconteceu e a família de raul perdeu tudo,incluindo a casa aonde moravam,um ano depois o armazém aonde ele e sua irmã josefina se esconderam foi incendiado e ela é pega pelo fogo que a deixou completamente desfigurada.

o incêndio foi causado por um americano que só queria o dinheiro do seguro,só aumentando ainda mais sua raiva dos americanos e de seu jeito consumista e aproveitador,algum tempo depois menendez e seu pai se tornaram traficantes,os dois com o tempo se tornaram lendas montado inclusive seu próprio cartel,o pai de raul era um dos terroristas mais procurados do mundo,e a CIA descobriu seu paradeiro e o matou,ai já viu né?o que era ódio passou a ser obsessão e ele passou a viver para destruir os estados unidos.

menendez é de longe o maior e mais marcante vilão de toda a saga,diferente de makarov,que é apenas um terrorista em busca de poder,menendez é um cara que só está nessa cruzada anti americana por conta do que os americanos fizeram com ele e sua familia no passado,ele é claramente um cachorro louco que exerce terror psicológico,ele tem um carisma incrível e apesar de ser vilão você anseia pelos momentos em que ele aparece,sobre a campanha ela também é contada em forma de lembranças,quem conta a história e um frank woods que nesse futuro já está com cerca de 90 anos de idade e ele também tem um certo carisma,você vai gostar muito dele.


VISÃO GERAL

os acontecimentos que já falei em jogos anteriores são levados ao limite,não existe censura,tudo e levado ao jogador com a maior brutalidade possível,black ops 2 é o primeiro jogo de toda a saga com escolhas a ser feitas,a campanha alterna entre presente e passado e as escolhas que você faz mexem com o final do jogo,existem cinco finais no game,o que determina o seu final são as escolhas que você toma durante a campanha,existem também as missões chamadas de strikeforce,aonde você tem que defender uma base,proteger políticos e etc,esses ataques são ordens de menendez e o sucesso nessas missões também interfere em seu final no game.

sobre demais aspectos técnicos já falei e mesmo se não falasse não faria falta até porque call of duty não muda como eu já falei na análise do ghosts,o que eu falei naquela análise e repito aqui,é que na minha opinião a campanha de black ops 2 é a melhor de toda a saga,memorável,digna de lembranças e que as vezes me dá vontade de jogar de novo,se o ghosts é o pior jogo de toda a saga black ops 2 é um dos melhores cods que já joguei.

espero que tenham gostado,comentem se possível,indiquem esse post para seus amigos e divulguem o mesmo ok?

não falei de outras coisas pois eu já tinha falado na análise do ghosts,não queria ser repetitivo.

então é isso,o momento análise vai dar uma pausa,depois do carnaval eu volto ok?

ATÉ A PRÓXIMA!







Nenhum comentário:

Postar um comentário