sábado, 15 de abril de 2017

momento analise #48 - trilogia call of duty modern warfare

olá amigos e bem vindos ao super games,e hoje os jogos que serão tema de nossa analise são esses games que redefiniram o gênero de FPS no mundo dos games,estou falando de call of duty 4 modern warfare,call of duty modern warfare 2 e call of duty modern warfare 3,esses jogos que foram responsáveis por popularizar de vez a saga call of duty,sem mais delongas vamos começar.



em novembro de 2007 foi lançado call of duty 4 modern warfare,jogo de tiro em primeira pessoa com tematica de guerra,a trilogia foi desenvolvida pela infinity ward e distribuida pela activision e os três jogos foram lançados para xbox 360 play 3 e PCs.

ENREDO

na campanha controlamos seis personagens diferentes cujas histórias se intercalam,no começo nós controlamos o novato soldado da SAS john ''soap'' mctavish em seu dia de treinamento,que é basicamente o tutorial do jogo.

depois de um rapido treino de armas vamos para a sala vizinha aonde vamos encontrar aquele que talvez seja o protagonista mais querido e adorado de toda a saga,o fodao,rambo inglês,o supremo mito capitão price.

esse cara é uma lenda pra quem jogou a trilogia,sempre tranquilo,com seu sotaque esnobe ingles,fumando charuto e ostentando um bigodão moralizador,price é foda,alex mason é moda rsrs

com ele nos passamos por um treinamento militar,uma especie de corrida contra o tempo,aonde depois dela a nossa dificuldade recomendada aparece na tela.

depois de tudo isso a ação começa,o time inglês é mandado ao estreito de bering aonde terroristas de um certo grupo estavam guardando algo,depois é revelado que se tratava de uma arma nuclear.

depois do final da fase o verdadeiro enredo do jogo é revelado,em 2011 um presidente de uma nação não revelada chamado yasir al fulani foi executado por supostamente se vender ao ocidente,quem matou al fulani foi uma facção ultranacionalista chamada de quatro cavaleiros vou falar de três deles por enquanto.

VIKTOR ZAKHAEV



comandante das forças militares ultranacionalistas,pra quem se lembra ele estava no carro em que o presidente fulani estava antes de ser levado para a morte.

KHALED AL ASAD


lider de um grupo paramilitar que se aliou com os ultranacionalistas contra o presidente fulani,foi ele que deu o tiro que o assassinou.

IMRAN ZAKHAEV


pai de viktor e lider supremo dos ultranacionalistas,que são ao mesmo tempo um grupo armado e um partido politico,o desejo de zakhaev é transformar a russia na potencia que ela era antes da queda da união soviética,uma potencia global tão poderosa quanto os estados unidos,quem leu meu post sobre metal gear solid 3 sabe do que to falando.

para os ultras,estados unidos e inglaterra são paises que sempre vão servir de obstáculos para o caminho da liberdade do povo russo,os russos que se aliarem com americanos e ingleses são considerados inimigos pelos ultras.

a facção extremista do partido usa uma bandeira vermelha com uma estrela preta no centro,no centro dessa estrela preta é possivel ver em vermelho o martelo e a foice,símbolos da URSS.


já a facção moderada do partido usa as cores da atual bandeira da russia


imran e viktor como eu já escrevi se aliaram a al asad que a mando de zakhaev pai executou fulani,

existe também outra facção no jogo que são os legalistas,os legalistas não são nossos aliados,eles são os militares que são leais a atual federação russa mas são da facção moderada dos ultranacionalistas,ou seja eles são farinha do mesmo saco,só querem se livrar de zakhaev,deixar as coisas como estão e foda se.

nos podemos controlar mais cinco personagens durante a campanha,o sargento paul jackson da unidade seal do exercito americano,um operador de tv não identificado,um soldado americano não identificado,capitão price em duas missões do jogo,que aliás são fodásticas de se jogar.

e o presidente fulani,mas o nosso controle é limitado pelo fato de ele estar amarrado,nós só podemos olhar para os lados.

e assim começa esse jogaço,o enredo é sensacional e a história é fulminante,pra mim esse enredo de MW1 é o melhor dos três games.

VISÃO GERAL

antes de falar de como funcionava o game é preciso que se diga uma coisa,até mesmo pra fazer justiça e dar a essa trilogia o respeito que ela merece,quantas vezes vocês já jogaram jogos de tiro em primeira pessoa que se passavam ou na segunda guerra ou num futuro inventado?

gears of war por exemplo,veio antes de MW1 e se encaixa nessa categoria,é um jogo de tiro só que em terceira pessoa,jogo do caralho,mas cujo enredo e história principal se baseia num futuro fictício,que não existe.

só tinha isso nos jogos FPS e TPS que nasceram antes de MW1,esse jogo trouxe o cenário de guerra pro nosso tempo atual,sem ele não haveria battlefield bad company 1 e 2 e até mesmo BF3 ou BF4,então é preciso respeitar esses jogos que sem duvida contribuíram demais para os games de uma maneira geral.

eu já falei de outros CODs por aqui,mas eu vou ser obrigado a explicar as mudanças de jogabilidade que o game teve na época,pois a jogabilidade de MW1 foi também revolucionária,estabelecendo os padrões que seriam definidos por seus filhos mais a frente.

lembrando que falando do primeiro jogo eu já falo automaticamente dos outros dois pois a jogabilidade de MW1 até advanced warfare foi rigorosamente,literalmente a mesma coisa,então aquilo que hoje em dia enche o saco na época era bem vindo,ok?

nós andamos,corremos,miramos para atirar,atiramos,nos abaixamos e nos agachamos,podemos atirar do ombro,o famoso no scope,apertamos botões e abrimos portas.

os loadings não existem,os games não rodam direto assim como o já citado gears of war,mas a maneira como o jogo carrega era padrão para a saga,aparece o briefing da missão com os personagens falando do que está acontecendo,dando informações,era foda demais.

os gráficos na época eram sensacionais,o briefing que eu falei tinha o mapa do território detalhado e bonitinho,a trilha sonora de toda a trilogia também marcou época,original e perfeita.

a dublagem é outra obra de arte,a voz do capitão price define exatamente o que é o personagem,duvida de mim? então clique aqui e depois aqui 

as campanhas de COD até esse jogo eram mornas então era preciso trazer algo que prendesse o jogador,algo que já existia em COD3 mas que MW estabeleceu de vez pro resto da saga,drama,emoção,cenas de cair o queixo,alguns dos momentos mais emocionantes da história dos games estão nesses jogos,mas especialmente nesse jogo tem um momento em particular que é foda caras,quem jogou na época e nos dias de hoje sabe do que eu estou falando.

a ambientação é outra coisa linda,os campos de batalha foram muito,mas muito bem representados,um mais foda do que o outro.

a fase de ouro dos multiplayers de COD começou aqui,essa trilogia também definiu o que seria o multiplayer no futuro,estabelecendo as bases para o surgimento do cenário competitivo,é possível dizer que MW1 e counter strike 1.6 estabeleceram o que seria o multiplayer competitivo anos depois.

emfim jovens se eu rasguei elogios a MW1,imagina agora quando eu for falar de MW2? mas antes disso preciso dizer que esse jogo foi super,ultra,mega bem recebido,aclamado mundialmente pela sua história,trilha sonora,personagens marcantes e multiplayer revolucionário.

esse jogo teve notas superiores a 9 nas reviews sendo que a maior nota foi 10,e é considerado os dos maiores jogos de tiro de todos os tempos,vamos ao próximo.


em novembro de 2009 foi lançado aquele que pra mim é o melhor jogo da trilogia e que pra diversos jornalistas e fãs e um dos melhores jogos de toda a saga,call of duty modern warfare 2,mais uma vez desenvolvido pela infinity ward junto com a activision.

ENREDO

cinco anos se passam desde o final de MW1,imran zakhaev não só foi morto como virou um martir e os ultranacionalistas assumiram o poder na russia.

depois da morte de zakhaev soap,price e mais alguns soldados australianos,americanos,britânicos e de outras partes do mundo se juntaram para formar a força tarefa 141,que apesar de ter price e soap como fundadores era liderada pelo supremo comandante do estado maior americano.

TENENTE GENERAL SHEPHERD


a história desse cara é longa,mas eu vou deixar pra falar dela quando eu for falar de MW3,shepherd pode ser definido como o prototípico soldado americano,idealista,ciente da importância de seu pais para a defesa do mundo livre,durão,focado,tipo clint eastwood dos anos 60 sabe?

ele como eu disse é o lider da 141 e na primeira missão do jogo nos controlamos um ranger chamado joseph allen,essa missão que basicamente é o tutorial do jogo,que é a mesma coisa do tutorial do jogo anterior.

a primeira missão da 141 consiste em capturar e eliminar um terrorista chamado vladimir makarov,ele que é um dos maiores filhos da puta de toda a saga,a missão foi nomeada operação kingfish,kingfish foi a designação que makarov recebeu dos seus provaveis captores,a missão é liderada por price e o objetivo simples é capturar ou eliminar makarov,mas a operação é um fracasso e price decide ficar e supostamente se sacrificar para facilitar a escapatória de seus companheiros

esses eventos,e mais alguns estão disponíveis na HQ de seis partes modern warfare 2 ghost,que detalha as origens de um dos protagonistas do game,simon '' ghost'' riley,como ele entrou na 141,seu começo como soldado e o surgimento da própria 141,o link pra download eu deixo aqui pra vocês

como eu já disse cinco anos se passam,soap é capitão da 141 e agora está sozinho junto com o novo personagem que nós controlamos,o sargento gary roach sanderson e nosso objetivo é plantar bombas em uma base inimiga é escapar.

o objetivo da força tarefa é encontrar um certo prisioneiro 627,quem é o 627? só jogando pra saber.

VISÃO GERAL

a movimentação continua a mesma,controles e trilha sonora também,mas foi a partir desse jogo que as campanhas de COD passaram a ser como são hoje em dia,tão exageradas quanto qualquer rambo ou duro de matar da vida,agora o foco é o terrorismo global.

temos missões por todo o mundo,inclusive tres delas são marcantes tanto pro bem tanto pro mal,existem duas missões no game em que jogamos no brasil,no rio de janeiro,em plena favela com os inimigos falando português nativo e tudo,foda demais.

e a outra é o motivo pelo qual esse jogo apesar de ser um dos mais marcantes da saga,é também um dos mais polêmicos,existe uma fase chamada ''no russian'' aonde você assume joseph allen mais uma vez e ele junto com makarov e mais duas pessoas entram num aeroporto e abrem fogo pra cima de CIVIS INOCENTES! matando todo mundo no processo,essa missão é considerada por muita gente a pior missão da história dos games.

a activision iria se fuder lindamente por causa disso mas ela foi esperta pois logo no começo do jogo aparece uma opção de não jogar a missão sem ser penalizado em conquistas,aliás você nem ganha conquista por completar essa missão,na época teve muita treta por causa disso mas como eu não sou fresco,joguei ''no russian'' e não vi nada demais,mas na época,quando o jogo estava em desenvolvimento e foi levado a testes,os game testers não gostaram nada dessa fase,e um deles nem jogou ela,ele nem jogou a porra da fase de tamanho desgosto que ele sentiu.

emfim a treta foi gigantesca,mas no final a activision não sofreu nada.

foi adicionado um novo modo chamado special ops,que pode ser jogado single player ou com um amigo,aonde voce joga as mesmas fases da campanha principal mas com limite de tempo.  

o multiplayer do jogo é considerado um dos melhores já feitos,jogado ininterruptamente até os dias de hoje.

MW2 é um jogo do caralho,a campanha é mais emocionante do que o jogo anterior,os acontecimentos são incríveis e esse jogo é um dos melhores já feitos além de representar o ápice da saga call of duty.

MW2 é detentor do recorde de jogo que mais obteve lucro nas primeiras 24 horas depois de seu lançamento,320 milhões de dólares e é até hoje o jogo mais vendido de todos os tempos nos estados unidos e no reino unido

e vamos ao próximo e ultimo game dessa fodástica trilogia


em novembro de 2011 foi lançado call of duty modern warfare 3,e é aqui que eu vou ter que contar alguns eventos do segundo game que nos levam a MW3,peço desculpas mas não tem como contar a história desse jogo sem contar o que aconteceu no segundo,ok?

se você não jogou esse game ainda,pare agora mesmo de ler isto,e só volte depois de zerar o game,dito isso vamos nessa.

ATENÇÃO! SPOILERS ABAIXO,LEIA POR SUA CONTA E RISCO!

vocês se lembram que falando de MW1 eu citei um momento em especial,que eu defini como emocionante?

foi a cena em que a força de reconhecimento da marinha americana estava escapando de uma possível ameaça nuclear,aquela mesma que soap e o pessoal encontram naquele navio no começo do jogo,o artefato no entanto é detonado matando todos os 30,000 soldados enviados para aquela região inclusive o sgt paul jackson que é o nosso personagem na parte americana do jogo.

quando eu vi essa cena pela primeira vez eu falei comigo mesmo.



a cena em si,o momento em si é muito triste,é muito dificil não se emocionar ou ficar pensativo depois daquilo,é de longe o momento mais emocionante de toda a saga,mas o que surpreende é o que vem depois,sabe quem era o comandante daquele grupo? o tenente general shepherd de MW2,que nunca mais se esqueceu do que viu.

ele desenvolveu uma visão cinica sobre o mundo e politicas internacionais daquele dia em diante,ele queria restaurar a força militar dos estados unidos mas secretamente a sua própria força como comandante pois a sua moral e a moral de seu pais estavam no lixo.

ele criou a força tarefa 141 com a ajuda de soap e price,alem de soldados de demais países do mundo inteiro,shepherd avaliou recrutas para a sua missão pessoal até chegar a simon ''ghost'' riley,um dos protagonistas de MW2

o que shepherd queria era criar uma guerra entre estados unidos e russia,um pretexto para que ele e o exercito americano sejam vistos como heróis,era isso que ele queria,e ele iria fazer de tudo pra alcançar esse objetivo.

lembram daquela fase no russian? lembram que joseph allen estava lá como espião disfarçado da cia sob o nome de alexei borodin? quem enviou ele até lá foi shepherd,e ele também contou para vladimir makarov a verdadeira identidade de seu subordinado,foi por isso que makarov o matou no final da fase,os militares russos que chegaram depois viram que ele era americano,makarov iria colocar a culpa do massacre nas mãos americanas,exatamente o pretexto que shepherd queria.

depois que as forças russas atacaram os estados unidos shepherd recebeu todos os recursos possíveis e mais de 3 milhões de homens,o seu plano de restaurar a america como potencia militar e de se vingar dos ultranacionalistas estava indo de acordo com o planejado.

com o dinheiro que shepherd ganhou do exercito ele tambem criou a sua própria força militar privada e a chamou de shadow company



lembram de roach e ghost? eles também foram mortos por shepherd,que também queria matar soap e price,ele não queria ninguém interferindo em seu plano,na sua mente ele seria o herói popular,que iria derrubar makarov sozinho e salvar os estados unidos,e eu paro por aqui.

FIM DOS SPOILERS

peço desculpas,mas isso foi necessário,vamos ao enredo.

ENREDO

MW3 se passa imediatamente após o final do jogo anterior,a cutscene inicial do game mostra os eventos dos dois games anteriores,novamente controlamos personagens distintos na mesma campanha,soap mais uma vez é o nosso oficial superior,price também retorna mas o personagem principal do game se chama yuri que tem uma ligação forte com makarov que é explicada durante o game.

é neste jogo que o exercito americano se desliga da 141,e price e soap são caçados pelo mundo inteiro.

o ritmo de MW3 é de final de novela,quem tem que se fuder se fode,o que tem que acontecer acontece e tudo se converge pra uma batalha épica contra vladimir makarov

VLADIMIR MAKAROV


lembram dos quatro cavaleiros do apocalipse que foram responsáveis pela morte do presidente fulani em MW1? e que eu falei só de três deles eu falaria do quarto depois? pois bem makarov é o quarto cavaleiro,ele era aprendiz de imran zakhaev e inclusive estava no evento aonde ele quase foi morto,que é também explicado durante MW1.

mais coisas sobre ele são reveladas durante o jogo.

VISÃO GERAL

graficamente falando esse é o mais bonito de toda a trilogia,não por ter novos gráficos pois eram a mesma coisa,mas pelo fato da maioria das batalhas serem ao ar livre e de dia,pelo menos eu achei bom quem discorda de mim é só comentar.

os acontecimentos não eram tão fulminantes,emocionantes como eram nos dois anteriores,tem uma coisinha aqui e acolá mas de resto é um jogo morno.

o game permanece morno e chato até o ato final do jogo,que é simplesmente foda pra caralho,mas não deixe isso te desviar do fato de que tirando o ato final todo o jogo é chato.

o multiplayer é a mesma coisa também,o special ops estava de volta e era só isso.

de alguma maneira MW3 ganhou o premio de melhor shooter no VGA mas eu discordo,BF3 que foi lançado no mesmo ano merecia mais.

emfim,MW1 e MW2 são games épicos que vão ficar para sempre marcados em nossos corações e jamais serão esquecidos,já MW3 é um bom jogo,que poderia ser melhor,é um jogo bonzinho nada mais do que isso.

e é isso pessoal,essa foi a trilogia modern warfare,espero que tenham gostado,nos vemos em maio com a continuidade da saga MK,e até a próxima!




























sábado, 8 de abril de 2017

momento analise #47 - assassins creed liberation hd

olá amigos,sejam bem vindos ao BSG,hoje é dia de fechar um ciclo que começou a muito tempo atrás quando eu falei do primeiro assassins creed,eu prometi na época que eu iria postar e falar de todos os jogos principais da saga lançados na atual geração,ou seja xbox 360 e playstation 3,e depois de muito finalmente estou fechando esse ciclo e cumprindo essa promessa.

hoje falarei de assassins creed liberation,o ultimo jogo desta linda saga a aparecer no blog,essa franquia faz parte da história deste espaço desde os tempos em que ele ainda se chamava hetsuge games,e a recepção de vocês tem sido fora do comum deste então,assassins creed rogue está até hoje no top 10 de postagens com o maior numero de pageviews do blog.

então sem mais delongas vamos ao post,espero que gostem.


em outubro de 2012 foi lançado assassins creed 3 liberation,game mundo aberto de ação e aventura misturando fatos e acontecimentos reais com ficção desenvolvido e publicado pela querida ubisoft.

o jogo se tratava de um exclusivo de playstation vita até janeiro de 2014,quando foi relançado sob o nome assassins creed liberation hd,jogo esse que está atualmente disponivel para xbox 360,play 3 e PCs

o game se passa em nova orleans no fim da guerra dos sete anos e no meio da revolução americana,sendo um spinoff de AC3 baseado no mesmo universo.

ENREDO

o jogo começa com uma menininha de 12 anos andando nas ruas de neuvelle orleans com sua mãe,ela se distrai com uma galinha e corre atrás dela se perdendo de sua mãe,mas ela não acha nada e vê alguns escravos serem colocados a venda,depois ela volta a ficar junto de sua mamãe,mas quando ela vai ver a menininha tinha confundido ela com uma estranha,até que um escravista vê que ela está criando confusão,prende a menina e a coloca no comercio de escravos.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA



essa menininha é a protagonista do game e garota da foto acima aveline de grandpré,que nasceu em 20 de junho de 1747 em nova orleans,que na época fazia parte da nova frança,que hoje é o canadá.

filha do mercador francês philippe olivier de grandpré com sua escrava jeanne,vou explicar.

philippe nasceu em 1722 em nantes,ele veio de uma familia de mercadores prósperos,e ainda jovem se mudou para nova orleans,aonde ele abriu um negocio de importação e exportação de mercadorias,em 1744 ele comprou uma escrava negra chamada jeanne e sempre a tratou de uma forma muito mais delicada do que os outros escravos,em certas noites philippe ia para a casa de jeanne para ter uma noite de amor com sua escrava.

ao voltar de uma viagem para nova orleans philippe autorizou que jeanne morasse junto com ele em sua mansão,os dois pombinhos apaixonados se casaram em 1746,e jeanne passou a ser a placee de philippe.

uma placee não era uma escrava,a partir do momento em que uma escrava se casava com um homem essa escrava adquiria sua liberdade e todos os direitos de uma cidadã comum,ela poderia ir e vir normalmente sem que ninguém falasse mal dela,pois essa prática era comum na época,e até mesmo bem vista pela sociedade daqueles tempos.

mas ela ao mesmo tempo não poderia ter seus direitos legais de esposa,como posse dos bens por exemplo,era só uma forma de dizer que com aquela mulher ninguém mexia não.

alem disso,uma placee tinha direito a proteção contra escravizadores.

os tempos eram outros jovens,de fato mudamos muito de lá pra cá,não cono deveria e não como nós gostariamos,mas mudamos

voltando ao enredo,no ano seguinte ao casamento jeanne teve sua filha aveline que tinha o direito de ser uma mulher livre independente de sua cor.

lembram da cena em que aveline foi pega como escrava? pois bem,ela foi salva desde destino horrivel por um assassino chamado agaté


agaté conhecia jeanne há muito tempo,e quando ele resgatou aveline ele a treinou para se tornar uma grande assassina.

agaté nasceu na africa em 1722 e foi pego como escravo quando ele tinha sete anos de idade,ele foi levado para as américas aonde conheceu jeanne e outro escravo chamado baptiste

em 1732 os três conheceram um assassino chamado francois mackandal que ensinou os três a ler e escrever e ensinou agaté e baptiste a criar bombas e armas.

jeanne não gostava do jeito violento de mackandal e por causa disso ela não se tornou uma assassina.

mas agaté e baptiste entraram para a ordem e fugiram da plantação aonde trabalhavam junto com mackandal e passaram a servir seu mentor.

jeanne não os seguiu e ficou pra trás por escolha própria,em 1738 os três assassinos falharam em uma missão na colonia de saint domingue,e por causa disso o mentor mackandal foi morto.

agaté pouco depois se separou de baptiste e foi para nova orleans,sabendo que jeanne,o amor de sua vida foi vendida para um mercador da cidade,que era philippe.

chegando em nova orleans ele descobre que jeanne sumiu mas tinha deixado uma filha com philippe,essa filha era aveline.

pouco tempo depois de resgatar aveline ele passa a treinar a garota que logo se tornou uma assassina,obviamente aveline não ficou esse tempo todo fora de casa não,ela voltou,mas agaté sempre encontrava uma maneira de treinar ela.

no período agaté recrutou um carinha chamado gerald blanc para a ordem,que conhecia aveline desde criança.



esse gerald ai nasceu na acádia em 1745,sua família lutou ferozmente contra a ocupação britanica na região,quando a acádia não assinou um tratado que reconhecia o território como parte do império britânico ocorreu a grande expulsão,aonde ele perdeu seus pais e foi obrigado a sair de lá

ele chegou em nova orleans aos dez anos e conheceu philippe de grandpré,que lhe ofereceu um trabalho como garoto de recados,ele acabou conhecendo sua filha aveline e os dois se tornaram melhores amigos,quando gerald cresceu ele se tornou contador e ajudava philippe em seus negócios e com o tempo ele e aveline se juntaram aos assassinos.

gerald foi treinado por agaté para ser um espião e informante de aveline.

desta maneira agaté se tornou oficialmente um mentor,mas ele também virou alvo fácil para os templários da área,com isso ele passou a se esconder nos pântanos de lousiana.

em 1765 aos 18 anos de idade aveline já era uma assassina habilidosa e temida,que vivia com seu pai philippe e com sua madrasta madeleine de l´isle

seu pai havia se casado com ela pouco tempo antes de jeanne desaparecer,pois ele estava com problemas financeiros e a união de sua familia com a dela poderia resolver o problema,e resolveu até certo ponto.

aveline não era só uma habilidosa assassina,ela era uma mulher de negócios muito influente que ajudava nas transações de seu pai.

seu amigo gerald como eu já disse era o empregado mais confiável de philippe,atuando como contador,e assim aveline e gerald ajudavam ao mesmo tempo seu pai nos negócios e os assassinos na sua luta milenar contra os templários.

VISAO GERAL

o jogo tem nove sequencias, a campanha é simples e curta até porque estamos falando de uma versão remasterizada de um jogo de portátil então não se pode esperar muito.

mas é uma campanha legal.

o jogo é simples,a história é simples,o mapa é curto e nova orleans é sem duvidas a menor cidade de toda a saga mas eu repito,se trata de um remaster de um jogo de play vita,querer mais do que isso é ser muito desonesto,nos temos duas áreas para se jogar,a própria nova orleans e o pântano da cidade aonde podemos encontrar o mentor agaté para conselhos.

nós podemos mexer nos negócios de philippe,enviar navios para diferentes áreas do mapa,comprar novas embarcações.

como liberation se passa no mesmo período de tempo em que AC3 connor faz uma pequena aparição no game,ele também poderia ser jogável em liberation,mas essa funcionalidade não existe mais.

aveline tem três roupas diferentes que permitem com que ela ande pelas ruas de boa,as roupas de escrava e assassina são a mesma coisa,com elas você pode correr de prédio em prédio,executar assassinatos e todas as coisas que quem jogou todos os ACs sabe bem e que eu não vou repetir aqui.

agora a personalidade dama é sensacional,aveline é uma mistura deliciosa de negra com francesa vivendo na america,o que atrai qualquer um,e quando eu digo qualquer um eu digo quaquer um mesmo,pois vão surgir pessoas pra violentar e até mesmo agredir aveline em sua personalidade dama.

mas por outro lado ela pode seduzir determinados homens e dependendo de quem você for seduzir você pode ganhar uma joia nova,isso mesmo,o otário apaixonado vai te dar um brecho novo,isso é roubo sem sujar sua roupa de sangue,absolutamente genial.

mas ela também corre de um jeito limitado por causa de sua roupa.

tem uma coisa que é super importante no jogo,existem na cidade os chamados e-citizens,vou explicar de novo.

como eu disse no post de black flag,liberation é um jogo da ubisoft em parceria com a abstergo entertainment,a abstergo como todo mundo sabe hoje em dia é uma empresa templária,então eles poderiam manipular os eventos do jogo da maneira como eles quisessem,interpretando os templários como mocinhos e os assassinos como vilões.

mas um grupo hacker chamado erudito hackeou o animus e colocou alguns moradores da cidade em lugares estranhos do mapa para que o jogador os encontre e os mate,esses são os e-citizens,matando cada um deles você vai ver uma cena estendida,com mais diálogos,que são os diálogos escondidos da versão final,a unica maneiraq de achar um e-citizen é através da visão de águia então preste muita atenção.

e só pra finalizar falando do gerald,a database do jogo diz que ele é meigo,mas pra mim ele é um afetadinho do caralho,o cara não sabe falar uma sentença sem gaguejar na frente de aveline,e a voz estridente dele é insuportável,eu odeio gerald,um dos piores personagens de toda a saga. 

assassins creed liberation é mais um game legal da saga e que tem que ser respeitado mesmo sendo um remaster de um portátil,tem uma bom enredo,boa trama original,e é um jogo legal pra se passar o tempo.

e agora pra finalizar mesmo,aveline está disponível em uma DLC de assassins creed black flag,se trata de uma nova missão para recrutar uma ex escrava chamada patience gibbs para a irmandade,connor recorre a aveline pois ele mesmo tentou recrutar a garota mas acabou se machucando,e ai ele manda uma carta para a sua companheira pedindo ajuda.

é isso,obrigado por tudo,obrigado por ter seguido essa fantastica jornada até o fim junto comigo,esse é o fim de assassins creed no blog super games,espero que tenham gostado,obrigado e até a próxima!












quinta-feira, 6 de abril de 2017

momento analise #46 - mortal kombat 4

olá amigos,vamos continuar com a nossa saga mortal kombat? vamos sim! no primeiro post eu falei da trilogia original,agora vamos falar de mortal kombat 4,sem perder tempo vamos direto para o trabalho.


em outubro de 1998 foi lançado mortal kombat 4,jogo de luta que agora era 100% em 3D,mais uma vez e como todos os jogos dessa saga até mortal kombat vs dc desenvolvido e publicado pela midway e lançado na época para computadores,nintendo 64,arcades,playstation 1 e gameboy color.

mas pra falar do enredo desse jogo eu vou fazer diferente,vamos voltar um ano no tempo



em 1997 foi lançado mortal kombat mythologies sub zero,que era uma game de ação e aventura e não de luta e que foi lançado na época para N64 e play 1

eu não vou gastar muito tempo falando desse jogo pois ele não é o foco de nossa analise,mas eu tenho que falar da história deste game pois boa parte do que foi apresentado nela foi mantido pro resto da saga,e alguns fatos que eu apresentei na trilogia original sofreram alterações ou foram descartados.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

antes de tudo haviam os elder gods e aquele que era chamado de one being,o primeiro ser,o primeiro ser drenou o poder dos deuses antigos para se tornar o mais poderoso de todos,tendo mais poder do que os elder gods,que enfurecidos declararam guerra contra o primeiro ser.

eles criaram seis armas chamadas de kamidogus,e com elas mataram o primeiro ser,mas como em toda grande guerra nada é simples,muita coisa aconteceu,muita gente perdeu a vida.

quando o primeiro ser foi derrotado parte do seu espirito foi preso nas seis kamidogus,com a explosão que aconteceu durante a sua morte as kamidogus foram perdidas,e caíram em seis lugares,e em cada local em que uma das kamidogus caiu foi criado um mundo.

o resultado disso são os reinos da saga mortal kombat,são eles:

orderrealm - o mundo da ordem
chaosrealm - o mundo do chaos
netterrealm - o inferno
edenia - o paraiso
outworld - o mundo exterior
earthrealm - o reino da terra

um desses elder gods que lutou contra o primeiro ser era um cidadão chamado shinnok que era responsável pelo reino do inferno,cada deus antigo tinha seu próprio reino e era responsável por ele.

mas shinnok queria mais,ele era um deus corrompido que queria não apenas dominar o seu reino,mas dominar o reino da terra e todos os outros para se tornar super poderoso,mas pra isso ele tinha que ter uma conversinha com raiden primeiro,raiden que como eu informei no post anterior foi escolhido pelos elder gods como protetor da terra,

é por causa disso que os dois batiam de frente,cada luta entre os dois era absurda,era uma parada tipo estado islamico,com muitas explosões e destruição,e foi por causa disso que os saurians foram quase extintos,lembra deles? a raça do reptile e camaleão? eles habitaram a terra bem antes dos humanos e com esse MMA celestial entre raiden e shinnok,devido as explosões eles foram extintos,e como nós sabemos reptile e camaleão são os ultimos saurians vivos.

a batalha entre os dois durou séculos,e quando ela acabou raiden descobriu a maneira que shinnok encontrou para invadir a terra sem o desafio do mortal kombat.


shinnok havia criado este amuleto mistico ai de cima,mas havia um problema,ele só poderia ser criado uma vez,e mais,shinnok poderia andar na terra e em outros reinos pelo tempo que ele julgar necessário enquanto ele possuir este amuleto.

quando isso foi descoberto o foco passou a ser tomar o amuleto das mãos de shinnok

raiden revelou essa informação aos elder gods,e junto com eles lutou contra shinnok e o baniu do mundo,retornando ele para o seu reino original de netterrealm.

raiden então pegou o amuleto e o levou para uma montanha no nepal,construiu um enorme tempo e nomeou quatro protetores representando um dos elementos,terra,vento,água e fogo.

anos e anos se passaram e shinnok virou a rapariga do novo imperador do inferno,um anjo caido chamado lucifer.

quando emfim a ultima esperança de shinnok apareceu na forma de um dos personagens mais inteligentes,espertos e filhos da puta de toda a saga,quan chi,que aqui aparece pela primeira vez.

quan chi criou uma magia que consiste na habilidade de se locomover entre os mundos sem ser notado por ninguém,nem mesmo os deuses.

quan chi prometeu dar sua ajuda a shinnok desde que shinnok lhe desse grandes poderes e um lugar de destaque no reino do inferno ao seu lado.

quan chi e shinnok montaram seus exercitos e lutaram contra lucifer,o derrotando depois de alguns milhares de anos.

quando shinnok obteve o seu reino de volta ele viu que não havia mais nada pra se liderar,ele havia transformado o reino do inferno no próprio inferno interpretado pela biblia e cristianismo,dor,agonia e milhares de monstros.

shinnok ficou muito puto com isso,e a sua gana de liderar o reino da terra cresceu mais e mais,eles precisavam encontrar o amuleto e quan chi prometeu fazer o que puder fazer afinal shinnok na sua atual situação não poderia fazer nada.

e é aqui que começam as mudanças de enredo em relação aos jogos anteriores da saga.

quando goro fez sua estreia no mortal kombat ele derrotou o grande kung lao,ancestral do atual kung lao,quando o antigo kung lao morreu shang tsung absorveu suas memórias e pensamentos,e entre essas memórias ele descobriu que o velho kung era um guerreiro de raiden e alem disso ele também descobriu o mapa que contem a localização do amuleto de shinnok

era isso que quan chi estava esperando esse tempo todo,mas shang tsung ofereceria essa info sob uma condição

mais uma alteração do enredo vem ai.

quando eu falei de mortal kombat 3 eu falei que tsung pegou um shadow priest e o levou pro reino da terra pra reviver sindel e criar uma passagem para shao kahn invadir o reino junto com seu exercito pra buscar ela.

shang tsung pediu uma coisa a quan chi,pois o feiticeiro sabia que quan chi era mestre em invadir mundos sem ser notado,então quan chi levou um shadow priest com ele,reviveu sindel,criou a tal passagem e o resto eu já falei,então a invasão de fato aconteceu mas com participação de quan chi.

shang tsung cumpriu sua palavra,revelou a localização do amuleto mas não contou sobre os quatro guardiões que o defendiam.

quando quan chi soube dos guardiões ele ficou perdido,pois ele não pode ser notado quando entra em um mundo,então ele precisava de um guerreiro,nascido no reino da terra e que fosse forte.

e é ai que sub zero entra meu jovem padawan,os lin kuei são contatados por quan chi,e eles enviam bi-han,o melhor guerreiro do grupo.

mas como vocês ainda vão ver no percorrer dessa saga,quan chi é muito safado,então ele oferece o mesmo favor aos shirai ryus que enviam scorpion.

e aqui temos a terceira mudança de enredo em relação aos games anteriores.

scorpion e sub zero se encontram no templo na caçada pelo mapa que revelava a posição do amuleto e é lá no templo que sub zero mata scorpion.

quando quan chi soube do sucesso de sub zero e da morte de scorpion ele prometeu ao grão mestre do clã lin kuei a exterminação completa dos shirai ryus como uma maneira de se desculpar pelo mal entendido.

scorpion pensava que sub zero teve participação na morte de seu antigo clã,só que sub zero não tinha nada ver com isso,pelo menos nesse ponto bi-han tinha razão.

sub zero agora tinha a posse do mapa,só faltava agora o amuleto,ele enfrenta os quatro guardiões de raiden inclusive fujin,que nessa época não tinha história e que era guardião dos ventos,fujin vai aparecer ainda neste post relaxem ai.

apos recuperar o amuleto e o oferecer a quan chi o fdp revela toda a verdade e deixa bi-han com cara de paisagem,o sub zero original se deu conta da enorme besteira que ele cometeu,pois afinal ele tinha dado pra quan chi na cara de pau o instrumento primordial para o retorno de shinnok.

raiden aparece na frente de sub zero e dá uma bronca do caralho nele,e agora sub zero tem que recuperar o amuleto de novo só que dessa vez para raiden.

chegando lá muita treta acontece,e sub zero tem que enfrentar as guarda costas de quan chi,kia,jataaka e sareena,kia e jataka quase não aparecem no enredo,mas sareena tem grande participação,se apaixonando por bi-han e prometendo ir embora junto com ele.

essas três mulheres tem esse exterior bonito e formoso mas é só fachada ok? eu explico,quando shinnok pegou netterrealm pra reinar e viu que o negocio tava uma merda com todos os monstros e criaturas do local usou uma magia para digamos ''enfeitar'' o lugar,assim todos os monstros do local ganharam aspecto humano,pra maquiar a verdadeira natureza do local.



depois de mais algumas tretas sub zero derrota quan chi e recupera o amuleto para raiden que o informa que somente pessoas ruins andam no reino do inferno,e sub zero não era uma boa pessoa.

sub zero ficou preocupado e perguntou a raiden se havia algum jeito,ele disse que sua atitudes daquele dia em diante seriam a resposta.

depois de tudo isso o primeiro torneio mortal kombat começa e os objetivos de sub zero são proteger o reino da terra e matar shang tsung.

...

levem essas informações para a analise de MK4 pois elas são importantíssimas daqui pra frente ok?

com isso vamos agora finalmente falar de MK4,que como eu já disse foi lançado em 1998 e serve como sequencia direta a mortal kombat 3,o jogo trazia 20 personagens sendo 17 jogáveis e 3 secretos,pela primeira vez o chefe do game era jogável e você poderia zerar a campanha com ele,esse chefe era shinnok

ENREDO

depois dos eventos de MK3 a terra está em paz e os guerreiros de raiden achavam que essa paz era permanente.

raiden e fujin mesmo a distancia nunca deixaram de ficar de olho em shinnok acompanhando seus passos diligentemente,eles sentiram que uma coisa horrível estava prestes a acontecer e eles estavam certos.

quando shao kahn fez aquela brincadeira com o reino da terra e ficou aquela bagunça as barreiras que protegiam os mundos estavam enfraquecidas e shinnok sabia disso.

só que dessa vez ele se ligou,ele não foi pra terra aonde o bicho iria pegar,ele iria começar sua invasão a partir de edenia.

o vilão alem de matar os deuses anciões do reino ele ainda sequestrou sindel e kitana,a batalha iria ficar mais dificil.

raiden e fujin rapidamente procuraram os guerreiros da terra para mais um confronto que estava prestes a explodir.

para complementar o enredo vamos aos personagens começando pelos novatos.


TANYA


tanya é filha de um dos embaixadores de edenia que tinha sido acusado e condenado por traição e por causa disso ela criou ódio pelo reino,ela tinha convidado alguns refugiados de seu mundo para viver no seu reino pacifico,só que esses tais refugiados eram shinnok em disfarce e por causa disso tanya e seu pai foram declarados traidores,tanya até tentou fingir que era um acidente trágico mas foi revelado depois que ela estava trabalhando em conjunto com shinnok.

meu primeiro instinto ao ver tanya pela primeira vez quando joguei esse jogo foi chamar ela de tanya blade,pois o nome dela pra mim era parecido com o de sonya blade,mas era frescura de criança as duas não tinham nada a ver.

REIKO



reiko é o ultimo sobrevivente dos crinoteros,uma raça perversa vinda do mundo exterior,o rei jerrod mandou exterminar todos de sua raça,mas esqueceu um pequeno bebê,essa criança era reiko que a exemplo de kitana e millena foi criado como shao kahn como um filho,quando reiko cresceu o imperador lhe contou toda a verdade sobre a origem de sua raça é como ela foi exterminada por jerrod,assim reiko se alia a shao kahn na invasão de edenia e o ajuda a assassinar jerrod.

mas com o tempo reiko começa a desenvolver uma intenção oculta de matar shao kahn e se tornar o novo imperador de outworld,mas kahn descobriu seus planos e o baniu de seu reino,dessa maneira ele se aliou a shinnok se tornando um de seus generais.

MEAT


esse escroto ai é mais um experimento de shang tsung cuja intenção era ressucitar guerreiros mortos,antes de tsung concluir sua pesquisa meat escapou e foi para netterrealm aonde shinnok o acolheu.

KAI


kai é descendente de chineses e africanos,e assim como liu kang é um monge shaolin e foi acolhido por liu kang na sua sociedade da lotus branca pois como eu disse kang estava na america recrutando novos guerreiros shaolins,e kai estava visitando o pais e por sorte o encontrou,ele lutou ao lado de seu amigo contra as forças de shinnok,salvou fujin da morte e ajudou os guerreiros da terra na derrota do vilão.

depois disso ele resolve embarcar numa volta ao mundo em busca de conhecimento,e fica desaparecido da saga por um bom tempo.

JAREK



jarek é um dos ultimos membros do clã black dragon,ele inclusive foi treinado por kano,nos eventos do game ele estava fugindo de jax e sonya,que estavam em missão para eliminar a black dragon de uma vez por todas,sonya e jarek iriam lutar mais raiden aparece e informa sonya a situação e ela aceita se juntar aos guerreiros da terra.

jarek pra provar que não era do mal se juntou aos seus inimigos,e na primeira oportunidade ele se aproveita da situação e joga sonya de um precipicio,jax descobre a traição de jarek,mata ele e sai a procura de sonya,pois ele sabia que sua oficial ainda estava viva.

FUJIN


fujin apareceu pela primeira vez em MK sub zero aonde ele era o guardião dos ventos,depois da derrota de shinnok em edenia ele é devolvido a netterrealm mais uma vez e expulso da sua condição de elder god,como havia um lugar nos elder gods disponivel os demais deuses supremos convidaram raiden a ser um deles,ser um elder god,e raiden aceitou.

e dessa maneira fujin assumiu o lugar de raiden como deus,portanto o papel dele é o mesmo papel de raiden,não interferir nas batalhas,apenas orientar os guerreiros da terra.

QUAN CHI


o maior cabra safado de toda a saga,pra falar de quan chi vou ter que voltar a falar de tanya e falar um pouco mais do enredo,tanya foi ordenada por quan chi e shinnok a atrair liu kang pra uma cela e prender ele lá.

obviamente que o plano não dá certo e pelo menos ela atrai kang para a prisão aonde shinnok e quan chi estavam esperando por ele para junto com tanya pegar liu na covardia,kang não teve medo e tentou lutar sozinho contra os três,até que algo acontece e aqui eu paro pois o resto eu já falei.

vou revelar daqui a pouco o que aconteceu com quan chi

e sobre o ultimo personagem novo que é o shinnok eu já expliquei tudo sobre ele em mk sub zero então não há motivo de citar ele de novo.

...

agora vamos aos personagens que retornam.

RAIDEN

como eu já disse raiden ascendeu como elder god assumindo o lugar de shinnok depois da sua derrota,não há nada mais o que falar sobre ele.

 JOHNNY CAGE

depois do seu corpo ter sido morto por shao kahn em MK3 a alma de cage estava emfim livre para subir rumo ao céu,mas ele pediu a raiden para ser ressuscitado,seu pedido foi atendido mas ele não participa do confronto em edenia,ou seja,cage está no jogo,é selecionável mas é como se não estivesse.

GORO

para a nossa alegria e dos fãs que detestaram kintaro e motaro goro estava de volta,ele que é servo leal de shao kahn,com a suposta morte do imperador em MK3 ele encontra lugar entre os generais de shinnok,goro entra no torneio pra se vingar de liu kang depois da sua derrota em MK1 mas eles lutam e goro toma outro pau pra largar mão de ser comédia.

NOOB SAIBOT

ele está disponível como personagem secreto,ele age como um informante de shinnok,uma sombra que informa ao seu mestre sobre os acontecimentos da história.

MK4 foi o ultimo game da saga até MK9 em que noob saibot era chamado de noob saibot,como eu escrevi no post anterior o personagem é a mistura dos nomes de ed boon e john tobias de trás pra frente,mas futuramente tobias iria sair do desenvolvimento da saga e assim o guerreiro passou a ser chamado de noob a partir da nova trilogia,então na próxima vez em que eu me referir a este personagem na parte três de nossa saga ele será apenas referido como noob.

mas ed boon encontrou uma maneira de justificar a mudança de nome,a justificativa era que noob era o nome do guerreiro,e saibot o nome de sua sombra.

REPTILE

aceitou servir shinnok pois este lhe prometeu trazer de volta os saurians,mas como tempo ele percebeu que as promessas eram mentirosas e por causa disso ele abandonou a guerra.

LIU KANG

nos tempos de paz liu estava nos estados unidos recrutando e treinando novos guerreiros shaolin para a sociedade da lótus branca,um desse guerreiros era o já mencionado kai,mas ele recebeu as noticias de edenia da invasão de shinnok e do sequestro de kitana,kang rapidamente foi para edenia tentar resgatar a princesa mas não a encontrou,ele retornou para a terra aonde reuniu os guerreiros para mais uma batalha.

ele retornou a edenia aonde encontrou tanya que tinha a missão de atrair liu kang até uma prisão e o prender lá,quando eles chegam no local quan chi e shinnok estavam esperando por ele,kang foi valente e iria lutar sozinho contra os três mas algo aconteceu.

shinnok ficou sozinho 1 x 1 contra liu kang e adivinha só o que aconteceu? kang venceu shinnok e mais uma vez salvou a terra de um desastre.

SUB-ZERO

nos tempos de paz sub zero viajou para várias locais do mundo para se aperfeiçoar e ficar mais forte,ele até foi pra ilha aonde foi realizado o primeiro torneio,e encontrou o uniforme de seu falecido irmão bi-han.

quando raiden o contou sobre os problemas que estavam acontecendo em edenia sub zero vai pra lá ajudar mas scorpion surge em seu caminho,depois da luta e da verdade revelada scorpion sai de sua frente e promete que nunca mais vai o incomodar,e falando nele...

SCORPION

pra falar do scorpion vamos ter que voltar um pouco na parte 1,lembra quando eu estava falando do novo sub zero kuai liang em mortal kombat 2? lembra que eu disse que scorpion seria o guardião e protetor de kuai liang e que ele iria fazer isso para apagar aos poucos o pecado que foi matar o seu irmão bi-han que era o sub zero original?

pois bem,o safado do quan chi encheu a cabeça de sub zero de mentiras sobre o seu clã e família dizendo que eles foram mortos por sub zero.

foi por isso que scorpion enfrentou sub zero em combate,o derrotou de novo e desabafou tudo o que tinha ouvido pra cima de kuai liang que não tinha nada a ver com isso,quem fez tudo aquilo tinha sido quan chi,e nem ele e nem seu irmão que hoje era o noob tinham nada a ver com isso,então scorpion vai até edenia,pega quan chi e o leva até netterrealm aonde haveria uma luta entre os dois,mas o resultado dessa luta não foi revelado.

como não há necessidade de falar de jax,sonya e liu kang vamos para a analise de mortal kombat 4

VISÃO GERAL

MK4 foi o primeiro jogo da franquia que eu joguei,eu devia ter 13 pra 14 anos nessa época,e quando você é novo você fecha os olhos pros defeitos que esse jogo tinha na época,mas graças a deus que temos o tempo a nosso favor pra nos levar ao caminho certo sempre.

o jogo passou por uma mudança brusca em relação a MK3,não havia mais captura de movimento com atores reais,nem lutas em 2D,oficialmente esse seria o primeiro MK em três dimensões.

graficamente o jogo era horrivel,mesmo no playstation 1 que era o que havia de mais moderno em termos de videogames na época,o 3D desse jogo é muito problemático,não sei como explicar,as texturas dos personagens,os rostos eram muito feios,sendo que na mesma época e no mesmo console foi lançado final fantasy 7,que tem talvez as cutscenes mais bonitas que um videogame já viu na época,ou seja quando o game foi lançado ele já era ultrapassado na sua época,os cenários também eram terríveis.

o sistema de run continua o mesmo,mas as combinações que antes eram diferentes para cada personagem agora eram quase a mesma coisa.

a seleção de personagem tambem é questionável,os caras tiraram scorpion,kabal,mileena e um monte de gente que a galera gostava,pra colocar os notáveis meat,kai,jarek...

a novidade do gameplay era que cada personagem tinha uma arma diferente,e poderiamos jogar a arma contra o nosso adversário,existiam também objetos no cenário que poderiam ser usados como arma,era só pegar e jogar.

não temos mais friendship,animalities,babalities e outras besteiras,tudo isso foi cortado do jogo,agora temos somente os fatalities,liu kang pegava o adversário e jogava pra cima e explodia ele usando bola de fogo,scorpion se transformava em um...

não vou falar pois seria muito óbvio,mas vocês que jogaram o game sabem,sonya arrancava os membros superiores do oponente o agarrando com os pés,esse fatality aliás foi mantido em MK9

existe o modo arcade normal pra zerar,modo pra zerar em equipe,endurance que é o survival mode mas com outro nome,mas a proposta é a mesma,você vai ganhando lutas,mas se perder uma é game over.

mesmo sem a presença de shao kahn a sua voz permaneceu,o modo arcade também,mesma coisa das torres que eu tinha mencionado no post anterior,agora eram cinco torres.

e temos o modo torneio aonde shinnok é o campeão,vença ele e você vencerá o torneio.

uma novidade muito bem vinda é a adição de zeramentos para cada personagem,diferente dos outros MKs aonde o zeramento era apenas um texto,aqui é uma CG com dublagem,um zeramento memorável que eu me lembro é o do johnny cage,ele falando e a plateia jogando coisas nele,foda demais.

mortal kombat 4 teve uma boa recepção apesar de ser um game ruim e esquecível da saga,e isso só aconteceu por causa da agressiva campanha de marketing que foi feita,era estande,era ônibus com a logo do game,ai arrancar elogio na marra é fácil né campeão?

mas mesmo com essa tentativa falha de marcar pontos com os mais impressionáveis MK4 teve uma recepção horrivel nos gabinetes arcade,pouquíssimas pessoas jogaram esse game numa máquina e isso fez com que a midway abandonasse a plataforma no lançamento de deadly alliance,que é o próximo jogo que será falado na próxima parte desta saga,pois a parte dois chega ao fim agora.

é isso amigos,obrigado por lerem até aqui,nos próximos dias temos mais posts novos,trilogia modern warfare de call of duty e assassins creed liberation são os próximos a aparecer por aqui,a saga MK vai tirar férias e só volta em maio.

obrigado e até a próxima!