quarta-feira, 6 de agosto de 2014

momento análise - assassin´s creed 3(5\6)

jovens boa madruga pra todos,eu iria postar terça feira como prometido mas eu estava muito doente,mas agora estou melhor e pronto para dar continuidade a mini saga assassin´s creed no blog,e hoje vamos falar de assassin´s creed 3,um dos melhores jogos de 2012 e que tem uma história muito envolvente.

como eu zerei esse game há muito tempo eu corro grande risco de falar besteira aqui,mas como diria o rzo,é assim que é.



assassin´s creed 3 foi lançado em outubro de 2012 para xbox 360 e playstation 3 e em novembro do mesmo ano para PCs,antes de ir para o enredo vamos a algumas perguntas,você já se perguntou como os estados unidos se tornaram a nação mais poderosa do mundo? como 4 de julho é até hoje a data mais importante para os americanos? porque os americanos gostam tanto de armas? porque eles são tão patrióticos? tudo o que você precisa saber você vai encontrar aqui neste post ok? então vamos para a história por trás da história.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

tudo começa com a guerra franco-indigena,que é parte da guerra dos sete anos,os combates foram travados nos territórios de quebec e montreal,que depois de anos de guerra passaram a ser territórios ingleses originando o atual canadá,eles ganham o pais vizinho além de parte da colonia de lousiana,além da colonia da florida,cedida pelos espanhóis,algumas ilhas nas antilhas(são vicente,tobago,granadina e granada)com o tempo a frança cederia toda a colonia de new orleans e lousiana.

com isso os britânicos tinham controle sobre as colonias,impondo impostos caríssimos em tudo o que você possa imaginar,logo o povo reclamava,e as tretas começaram,como por exemplo o massacre de boston,a festa do cha de boston,olha só,os caras estavam tão seguros de si que resolveram colocar imposto até no chá dos colonos,pode uma coisa dessa? então alguns colonos vestidos de índios,invadiram os navios com chá inglês e jogaram o produto no mar,cortando a unica forma que os inglêses tinham de ganhar dinheiro as custas dos moradores,eu não vou alongar a explicação,vou postar aqui uma videoaula que explica com qualidade esse periodo da história,então quem quiser saber mais clique aqui,e vamos pro enredo.

ENREDO

o jogo se passa imediatamente após assassins creed revelations,2012 já está acabando e desmond,shaun,rebecca e willian miles estão a procura do grande templo da primeira civilização que está localizado em algum lugar em nova york,não existe tempo para erros,a profecia do fim do mundo está se concretizando,existe uma nova versão do animus,versão 2.0,e desmond entra na máquina,e depois de um tempo se acostumando as novas funções da mesma ele não vive os passos de seu ancestral,ele vive os passos de haytham kenway(guardem esse nome para a análise de ACBF)


ele que aparentemente pertence aos assassinos e que adquiriu um amuleto em uma peça de teatro,como ele adquiriu esse amuleto vocês vão ter que jogar,depois ele toma conhecimento de que as tropas inglesas estariam oprimindo uma população indígena chamada kanienkeháka,haytham vai ao local,acaba com todo mundo e conheçe kanientiho,tambem chamada de ziio.



uma jovem índia que tem conhecimento sobre o amuleto,depois de mais algumas tretas eles vão até o grande templo,haytham tenta abrir o portal usando o amuleto mas não consegue nada,ele fica bravo com a situação mas não foi o fim do mundo,rolou um caso amoroso,um sexo de boa pra relaxar,haytham foi embora e nem sabia que zio ficou grávida,seu filho nasceu e ganhou o nome ratonhaketon e assim termina o prólogo.

ENREDO 2

muitos anos se passaram,ratonhaketon está com sete anos e testemunha a morte de sua mãe,devido a um incêndio,mais alguns anos se passam e a xamã da sua tribo mostra a ele a maçã do eden e o indio entra numa viagem psicodélica aonde ele vê o simbolo dos assassinos e o que vai ser de sua tribo se ele não se juntar a eles.

ele mostra o simbolo a xamã que inicialmente não aceita deixar o garoto ir embora,mas ela cede,dizendo que ele deveria procurar um homem chamado achilles davenport.


achilles foi mentor dos assassinos coloniais durante a guerra contra o rito colonial dos templários,que foi o grupo de templários que se formou nas colonias depois dos assassinos,eles foram caçados e mortos pelos templários,mas achilles foi poupado,capturado,julgado pelos templários e libertado sob a condição de que ele deveria viver uma vida tranquila e jamais se envolver de novo na guerra,e é ele que vai ser o tutor de ratonhaketon(que durante a história ganha o nome connor)na sua jornada por liberdade e vingança.

VISÃO GERAL

o único ponto fraco de AC3 são os bugs,vi poucos mas os que eu vi é pra deixar qualquer fã da saga depressivo,eu vi um inimigo numa casa com telhado triangular pisando como se estivesse no chão,flutuando,sinceramente esse foi o único que eu vi,sobre o connor ele vive num mundo fantasioso,aonde a liberdade já foi alcançada quando na verdade ela nunca foi,como assassino,em comparação com o altair e o ézio ele fica muto pra trás,ele é muito estourado,não elabora planos antes de fazer algo,é impulsivo demais,mas mesmo assim é um ótimo personagem.

sobre a campanha ela pode durar umas 12 horas se você explorar tudo o que o game tem a oferecer,e que eu já falei aqui,não vou precisar repetir aqui,

a grande novidade foi a presença de batalhas navais,fodásticamete fodas e incríveis,esse aspecto que no game seguinte faz parte da história,aqui no 3 era só uma coisa meio largada,mas ainda bem que a ubi melhorou nesse aspecto.

apesar dos bugs o motor gráfico apresentado foi o anvilnext que era a segunda versão do anvil dos jogos anteriores,sinceramente tirando os bugs nada a se comentar.

como connor é um indio as suas armas representam seu povo,como machados,e arco e flecha,ele tambem usava armas e espadas,assim como seu pai haytham.

existiam torneios de caça,corridas pra ver quem é o mais rápido,você poderia recrutar pessoas para morar com você e o achilles na casa dele.

você poderia recrutar 4 assassinos,cumprindo algumas condições ele se junta ao seu grupo e depois de um tempo ele se torna membro dos assassinos.

assassins creed 3 é um game sensacional,como diria o tiririca fantárdigo,um dos melhores games de 2012,teve médias de 9 nas reviews e vendeu até hoje 4 milhões de cópias.

é isso,o próximo post vai demorar um pouco,vou tirar umas férias do blog e volto com dead space 1 ok? bom dia\boa tarde\boa noite a todos.












sábado, 2 de agosto de 2014

minha opinião sobre as altas confusões no futebol virtual

no momento em que escrevo esse texto estou com uma preguiça nervosa e estou assistindo universidade monstros,mas eu sou de cumprir o que falo então vamos falar de mamilos,pois mamilos são polêmicos,

recentemente foi anunciado que o próximo fifa não terá jogadores e times brasileiros,isso gerou reclamações e muitas polemicas.

no blog pro evolution soccer brasil eu vi uma história de que a CBF teria procurado a konami,desenvolvedora de pro evolution soccer(concorrente de fifa)e estabelecido um contrato de exclusividade por três anos em que ela tem o direito de explorar jogadores e clubes brasileiros alem de ter as series a e b a disposição,a EA,desenvolvedora de fifa ainda acusou a konami de deslealdade,honestamente eu não acredito nessa história mas pra quem quiser ver o post inteiro clique aqui

e o santos futebol clube disparou criticas a fifa(leia-se electronic arts)como o guilherme gamer pontua neste video aqui

evidentemente os fãs,cegos pelo fanatismo e que não sabem de toda a verdade(assim como nós)fazem acusações veladas de ambos os lados,que nunca terminam em nada evidentemente.

eu só sei de uma coisa,meu primeiro jogo de futebol eu comprei em 2002,ano da copa e era o grande winning eleven 2002,na verdade eu não comprei,compraram pra mim,e apesar de ser inferior em tudo se compararmos com os jogos de futebol de hoje,era foda pra caralho,jon kabira maluco gritando gol umas 10 vezes,roberto carlos que no jogo era um foguete humano,o brasil,então campeão mundial que evidentemente tinha os melhores jogadores e era certeza de vitória,era tudo muito bom para a época,e esse passou a ser o único jogo de futebol que joguei numa época em que winning eleven era uma febre mundial,depois disso eu nunca mais joguei jogos de futebol,e assim não pude acompanhar a evolução dos mesmos.

nesse período winning eleven virou pro evolution soccer e com a chegada da geração de 360 e play 3 fifa se tornou o que winning eleven era,de fácil compreensão e jogabilidade,tudo era fácil e intuitivo,alem do natural plus gráfico que os novos videogames trouxeram.

ai os números de fifa foram pras galáxias enquanto os de WE\PES ficavam estagnados,não saiam do lugar nunca.

graças a winning eleven fifa vendeu milhões de dólares,se estabeleceu como a principal franquia de futebol do mundo,posto anteriormente ocupado por WE

e quando a konami mostra sinais de que quer retomar o antigo posto a EA fica de choradeira fazendo acusações sem sentido.

será que essa empresa idiota não sabe até hoje que o mundo é dos espertos? a EA perdeu o brasil e demais ligas a partir de 2015 porque se escora na arrogância,prepotência,sendo claro,marcou bobeira,vacilou e se ferrou legal.

a coitada da konami,apesar de não ser santa não tem nada a ver com isso,ela não foi desleal,ela só foi esperta,como toda empresa séria deveria ser,lugar de empresa incompetente é na cama pra chorar que é lugar quente,mais um motivo pela qual esta outrora grande empresa de games vem sendo listada como a pior empresa dos estados unidos por três anos consecutivos.

não foi por acaso...

(no momento em que termino esse texto,eu vi universidade monstros,um pedaço de velozes e furiosos 6 e um jogo clássico da nba)




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

momento análise #17 - battlefield bad company 1 e 2

olá jovens,sejam bem vindos a mais um momento análise,e os jogos que serão analisados por mim serão battlefield bad company 1 e 2,é a primeira vez que bátoufild aparece no blog,que seja a primeira de muitas,antes de analisar os jogos vamos contar um pouco da história da saga battlefield,desde o seu começo.


battlefield é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa,os jogos são desenvolvidos e distribuidos pela criticadíssima e odiada(e já mencionada no post de fifa 14\fifa street)electronic arts,popularmente conhecida como EA,através de sua subsidiária digital illusions creative entertainment(dice)battlefield é da dice,mas não foi o primeiro fps da empresa.

em 1999 a refraction games lançou um jogo chamado codename eagle,um fps baseado nos eventos da revolução russa e que viria a se tornar uma especie de antecessor para BF,o jogo não fez sucesso,teve médias de 5 nos sites internacionais e tempos depois a refraction se fundiria com a dice para o desenvolvimento de battlefield 1942 de 2002,jogo que teve duas expansões(na época era expansão,hoje é dlc)the road to rome e the secret weapons of WW2

depois disso e até bad company 1 tivemos em sequencia,battlefield vietnan,battlefield 2 e suas expansões,special forces.euro force e armored fury

tivemos battlefield 2 modern combat,quebrando a exclusividade dos pcs que existia desde BF1942,lançado para xbox,xbox 360 e playstation 2,e finalmente battlefield 2142 e sua expansão northern strike,eu sei que tivemos BF 3 e 4,vamos ter o BF hardline,mas eu estou citando os jogos que foram lançados até bad company 1 ok? 

antes de ir pros jogos temas desse post,eu gostaria de citar algumas diferenças fundamentais que existem entre battlefield e call of duty,não dá pra fugir disso,cod não existe sem bf e vice versa,espero entendimento e compreensão ok?

começando pela coisa mais básica e óbvia de todas,enquanto BF é um simulador de guerra,COD e um arcade de guerra.

COD não é um jogo sensível a dano não,num momento de horda você pode tomar 20 tiros seguidos e não vai cair,em COD os personagens principais de cada game são supersoldados,quase tudo no game é irreal e baseado nos grandes filmes de guerra\policial dos anos 80 e 90,rambo,braddock,duro de matar,máquina mortífera e outros.

em BF se for bancar o supersoldado você cai com 3 ou 4 tiros bem dados,e o sentido de trabalho em equipe existe,é necessário sempre procurar cobertura e usar a inteligencia e uma aproximação mais tática.

o grande diferencial de COD é o numero de inimigos que você enfrenta,e são muitos,cerca 7 ou 8 em tela.

em BF o grande diferencial é o numero de veiculos que temos a nossa disposição,sobre isso eu falo depois,ok? vamos aos jogos.


em junho de 2008 veio battlefield bad company para xbox 360 e playstation 3,vamos ao enredo.

ENREDO

o jogo se passa num pais ficticio,possui quatro protagonistas que fazem parte de uma unidade do duzentézimo-vigésimo segundo batalhão do exercito conhecida como b company(companhia b),ou bad company(má companhia),composta dos soldados rebeldes,desobedientes ou que fizeram algum tipo de coisa muito ruim em suas unidades anteriores.

o jogo se passa num futuro distante em uma guerra fictícia entre russia e estados unidos,vamos falar sobre cada um dos protagonistas.

 SAMUEL REDFORD


conhecido também como redford ou sarge,ele aparenta ser um soldado veterano que foi mandado para a bad company a pedido dele para sair do exercito mais cedo,fica implicito em ambos os jogos que ele gostava do exercito,e quando ele entrou para a bad company se enojou e desde então deseja se aposentar,ele é o lider do quarteto e como eu já disse o mais veterano de todos os soldados.

 TERRENCE SWEETWATER


também chamado de sweets,csi new jersey,sweatwater e pelo sobrenome,meu personagem preferido dos 4,o mais novo e consequentemente o mais brincalhão também,além do mais inteligente,ele foi parar na bad company por criar um virus que infectou todos os computadores de sua base,ele é o sniper do grupo.

 GEORGE GORDON HAGGARD JR


também chamado de hags,ele é o caipira do grupo,e especialista em demolições em armas explosivas,como RPGs por exemplo,um tipico redneck americano,nascido no texas,ele é torcedor do dallas cowboys,tagarela,alega ter namorado com uma de suas primas apesar de ela ser feia,ele diz ter ganho sua primeira espingarda com 12 anos de idade,jura ter visto o governador do texas e que ele o teria chamado de filho,ele da altas brisadas mas é um ótimo personagem.

nada é detalhado sobre o personagem,o que se sabe é que ele entrou para a bad company por ter explodido um depósito de munições ao leste de paris,e um vaso sanitário com uma claymore,pouco piromaníaca a criança né?

PRESTON MARLOWE


protagonista e personagem principal em ambos os jogos,ele vem de uma família de soldados,seu pai pilotava helicópteros na guerra do vietnã,e seu avô lutou no lado europeu da segunda guerra mundial.

ele queria seguir os passos de sei pai e avô,e por isso assim que ele se alistou foi enviado para a europa aonde foi estacionado na cidade de lorz,polônia.

ele tava ansioso pra entrar no campo de batalha,mas a sua unidade não recebeu ordens de seus superiores,e por isso ele ficou desapontado,e assim viu a guerra pela televisão.

tempos depois ele cometeu aquele que eu acho que é um erro de cabaço,de noob mesmo,preston era piloto de helicópteros assim como seu pai,mas não sabia como pilotar um helicóptero black hawk,ele pega a aeronave para dar um rolê,e como o barbeiro não sabe pilotar um bichão desse o que ele faz? 

ele perde o controle do havoc,se choca com uma limousine de um oficial superior,quebra os vidros do carro com a parte de trás,e dilacera a parte frontal do veiculo,falando sério,que tipo de soldado novato faz uma merda dessa?obviamente que por causa dessa burrice extrema ele foi enviado para a bad company.

os quatro soldados são enviados para missões praticamente suicidas,ou seja,vamos supor que o recife antigo esteja cheio de soldados russos e dois tanques,a bad company chega,mata todo mundo,destrói os tanques e libera caminho pro exercito de verdade passar,a intenção era que todos os quatro morressem,mas evidentemente isso não acontece.

no começo eles lutam contra o exercito russo,mas em seguida eles descobrem que um grupo de mercenários chamados les legionnaires estava aliado a eles,então o objetivo do jogo é derrotar o exercito russo e destruir o grupo mercenário

VISÃO GERAL

atenção para essa parte pois alguns aspectos de bad 1 se manteriam no bad 2 então falando de um jogo estou automaticamente falando do outro,quando eu falar do bad 2 só irei ressaltar o que foi mudado,acrescentado ou retirado

a campanha era um pouco longa,durava cerca de 6 horas,no jogo podíamos andar,atirar,correr,pular,agachar,andar agachado e usar as ferramentas que o jogo oferece.

existem dois slots adicionais para marlowe,em um ele carrega uma dose de adrenalina que ele aplica para se recuperar de ferimentos graves,e o outro é para a ferramenta de consertar veículos.quando você ver um veículo quase destruído mas que é possível dirigir,use essa ferramenta,que mais se parece com uma furadeira para consertar o veiculo,uma barra irá aparecer no vídeo e quando ela encher significa que o veículo está consertado.

a grande novidade de bad company,que causou um impacto gigante para a industria dos games foi a introdução do novo e poderosíssimo motor gráfico frostbite,esse que se tornaria o motor padrão de todos os jogos da EA desde então,cenários destrutivos,coisas explodindo,arvores caindo,era muito massa pra época.

em halo,se você se escondesse atrás de qualquer coisa e deixasse o shield encher você ficava de boa,aqui não,até mesmo o lugar que você acha que é seguro pra se esconder pode virar pó,então movimentação constante é fundamental e parafraseando a musica infantil,é o melhor para não morrer

os próprios gráficos em si eram excelentes,nós dificilmente víamos o sol(eu pelo menos quando joguei bad 1 nunca vi o sol no game),mas de dia o negocio era lindo demais.

a expressão facial dos personagens impressionava,eram muito bem feitos para a época,e os próprios personagens também,numa cena em que o sarge fala com você é possível ver o haggard e o sweets jogando pedra-papel-tesoura.

era um jogo de guerra em primeira pessoa mas que não tinha compromisso com a seriedade ao contrário de call of duty onde o grande destaque é o clima de novela,o drama,a emoção...

bad company era um jogo que seguia direto,nós não víamos loading no game,os loadings só aconteciam durante as cutscenes,seguindo a linha de god of war,gears of war e halo.

a ambientação era coisa de outro mundo,nós estávamos numa área gigante com florestas,arvores,partes ricas,partes históricas,mansões,pontes,florestas,cidades,a parada era tensa.

a inteligencia artificial tanto dos outros três companheiros de esquadrão quanto dos inimigos era muito fraca,na primeira missão vi um inimigo se esconder atrás de uns arbustos,e outro atrás das caixas de areia,mas não comprometia o game não

os controles são padrão,a jogabilidade responde muito bem,a física é meio esquisita,nós apertamos o botão de corrida normal e quando corremos parece que a velocidade não é real,mas eu vou dar um desconto pois o jogo é de 2008 né?

a trilha sonora também era ótima,embalada com country americano e temas orquestrais,mas na sua grande maioria instrumental e feita para o próprio jogo,as trilhas sonoras de ambos os jogos vou colocar no fim do post ok?

o arsenal do jogo é composto por 56 armas entre pistolas,submetralhadoras,armas pesadas,explosivos,espingardas...

existiam 29 veículos e todos poderiam ser controlados pelo jogador,desde carros acoplados com metralhadora montada,submarinos,helicópteros,lanchas...

bad company 1 foi o primeiro battlefield focado no enredo,pois os jogos anteriores eram focados só no multiplayer com a campanha ali só pra encher linguiça,aqui não,alem de ser um marco na história da EA e do games,vários games utilizaram o motor gráfico frostbite,entre eles fight night champion,need for speed the run,need for speed rivals,battlefield 3,4 e hardline,emfim,ele e o rage da rockstar são os dois motores gráficos mais influentes da história dos games.

o game teve médias de 7 nas reviews internacionais,e vendéu até esse ano 1 milhão e 400 mil cópias,sucesso absoluto de critica e de vendas garantindo uma sequencia,e é dela que vamos falar agora!



em março de 2010 foi lançado bad company 2 para xbox 360,playstation 3 e PCs,lembrando mais uma vez que enredo,personagens,gráficos,trilha sonora,ambientação,física,movimentação,controles,carros e armas já foram falados acima ok?

ENREDO


o game se inicia com um prólogo,que se passa perto do fim da segunda guerra no cenário da guerra do pacifico e mostra quatro soldados americanos sendo eles o protagonista do prólogo thomas wyatt(quem for jogar bad company 2 preste atenção nesse nome,pois ele tem ligação com a campanha principal)juntamente com seus companheiros faraday,owens e mckee,junto de mais quatro NPCs invadindo uma ilha do império do japão de barco e sem chamar a atenção para capturar um cientista japonês chamado watanabe que estava secretamente construindo uma arma escalar,chamada por ele de black weapon(arma negra)tudo dá errado,o outro time sumiu na névoa e foi posteriormente descoberto e assassinado pelos japas,nosso time é descoberto também mas sobrevive por milagre e depois de muitas batalhas encontram o cientista

o mesmo alerta a todos de que eles vão morrer,mas os soldados não dão atenção e tentam escapar via submarino eles o encontram e parecia que iriam escapar,mas a arma dispara causando um grande tsunami matando os quatro soldados e todos os tripulantes do submarino.

uma arma escalar é uma arma que gera gigantescos pulsos eletromagnéticos antes de ser disparada,quando a arma dispara ela causa uma explosão devastadora que destrói tudo que é eletrônico ao seu alcance enquanto o epicentro da explosão e a própria arma em si não sofrem dano algum.

nos dias atuais,por causa da descoberta dessa tecnologia escalar,a russia está avançando e conquistando territórios por todo o mundo e é ai que o esquadrão bad company entra,o objetivo inicial do esquadrão é recuperar essa arma escalar e entregar de volta para os estados unidos,mas a história vai sofrer uma reviravolta,

VISÃO GERAL

muitas coisas mudaram em bad company 2,a primeira é o polimento que o motor frostbite sofreu,agora a batalha era baseada no continente sul-americano e por isso temos o sol e os territórios pantanosos,alem de desertos,os efeitos de luz e sombra são lindos,até hoje.
    
a injeção de adrenalina e a ferramenta de consertar veículos foram retirados,e foi adicionada a caixa de suprimentos,cada vez que você pega a arma de um inimigo morto essa arma fica registrada na caixa,para nos pegarmos novamente.

vamos supor que você está armado com uma metralhadora e uma pistola,ai você pega um RPG por exemplo,se você encontrar uma caixa de suprimentos e apertar o botão você vai ter a sua disposição,a metralhadora,a pistola,o RPG e qualquer arma que você pegar durante o game,assim você faz a sua combinação de acordo com seu estilo de jogo,se você preferir uma aproximação cautelosa e tática em grandes bases inimigas,vá de rifle de precisão,se você é um piromaníaco,explode tudo e não quer saber,vá de RPG,estilo tradicional? metralhadora e pistola,estilo rambo? duas metralhadoras,vai do seu gosto e da necessidade da fase por tanto escolha suas armas com sabedoria.

no jogo anterior não existiam loadings,agora você passa de fase e um loading acontece.

bad company 2 foi um avanço para a saga battlefield,pois um ano depois com esse mesmo motor foi lançado battlefield 3 como eu citei acima,tem uma excelente campanha,mas agora mais focada,sem pedra-papel-tesoura nas cutscenes,agora a coisa era séria e apesar de a personalidade da equipe ser a mesma os objetivos são outros.

foi lançada uma DLC chamada battlefield bad company 2 vietnam contendo novos mapas,novas armas e conquistas

bad company 2 teve médias de 8,7 nas reviews e vendeu até esse ano 3 milhões e 300 mil cópias, entre bad 1 e 2 eu prefiro o 2 sem duvidas,tudo foi melhorado,a história,a campanha,aspectos tecnológicos,eu só não gostei dos loadings,mas os acontecimentos são fulminantes e isso faz com que bad company 2 supere bad company 1 de longe,é um dos melhores games da geração passada e um dos melhores BFs já feitos,pra muitos o ultimo grande game da saga.

é isso gente,foram meses prometendo,adiando,tribulando,protelando,mas aqui está bad company 1 e 2 pra vocês,me desculpem pela demora mas ela é necessária,pois não basta jogar um game e entender sua história,é preciso contar a história de forma que todo mundo entenda e sem dar spoiler,coisa que é difícil mas agente sempre consegue né?

obrigado por ler até o final,obrigado pela paciência e compreensão,divulgue,indique,emfim espalhe a palavra para que todos vejam,isso é muto importante pra mim.

obrigado a todos e nos vemos na análise de dead space 1,isaac clark vem ai hein? rsrsrs

até a próxima!


LINKS