domingo, 27 de julho de 2014

como funciona o momento análise?

ninguém me perguntou nada,pois como eu falei em análises anteriores estamos na era dos canais do youtube,existem pouquíssimos blogs que analisam jogos como o meu,pra não dizer que não tem nenhum né? todos os que faziam blog foram pro youtube? quer um exemplo? felipe neto,o youtube,mesmo com seus problemas e com essa piada de dar flag em tudo o que aparece é a ferramenta preferida para quem deseja ser alguém na internet,eu não desejo isso,mas considerando que o hetsuge games e o opiniões e reflexões juntos tem cerca de 10,000 page views,vejo isso como o resultado de um bom trabalho feito ao longo desse tempo.

mas mesmo ninguém nunca me perguntando nada devem existir leitores que se perguntam como esse cara consegue esses page views? como alguém consegue tantas informações? quais são as referencias que ele tem?

pois bem,tudo será respondido agora,bem pra começar minha grande inspiração é o zangado,acredito que se não fosse ele eu não estaria aqui com um blog em plena era do youtube falando de videogames,ele é um mestre e uma referencia pra qualquer um que deseja seguir nesse caminho,encontrei o canal dele procurando algum video contando a história de need for speed,e ai eu vi o video da saga need,era fraquíssimo em termos de informação mas em 2011 foi o primeiro video que eu vi do tio zangs e de lá pra cá não parei mais,tenho esse video e mais todos os videos de saga,quase todas a análises simples ou duplas,videos especiais,de vga,emfim,tá tudo salvo em meu pc,não só como recordação mas como uma maneira de me guiar na maneira certa de se analisar um game.

o primeiro passo e o mais óbvio de todos é jogar o game e entender sua história,ao mesmo tempo em que eu jogo eu visito sites na net para entender a história do mesmo.

quais são os sites ande eu procuro informações? primeiro de tudo um aviso,jamais,eu repito jamais procure algo relacionado a games na wikipédia,eu pesquiso nas wikias,eu sei que na wikipédia e na wikia qualquer um pode editar e existe spoilers como eu disse na análise de gears of war que aliás será refeita,mas na wikia existem mais informações sobre tudo relacionado a aquele game que você quer falar sobre,por exemplo em bioshock você não vê informações só do game,tem informações sobre tudo o que envolve o universo,rapture,andrew ryan,emfim tudo o que você quer saber tá ali,entendeu?

em ultimo caso eu procuro em outros sites na internet,ou no google,mas a grande fonte de informações que eu tenho é essa aqui


é isso mesmo,eu tenho a memória ao meu favor,vamos supor que tal jogo tenha gráficos ruins.eu memorizo tudo de bom e de ruim que um game possui,basicamente gráficos e jogabilidade,o resto só na net mesmo.

depois temos as sessões do post em questão.

ENREDO

sem comentários,vocês já sabem.

PRÉ HISTÓRIA

aonde eu explico os eventos que envolvem um jogo,e que se passam antes de nós jogarmos,exemplos de jogos que tem esse tipo de história são gears of war e bioshock.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

mesma coisa da categoria de cima,mas com fatos reais,por exemplo na minha análise de assassins creed 3 que vai sair depois de bad company 2,eu explicarei todo o contexto da guerra dos sete anos e da guerra da independência americana,em red dead redemption eu falei do velho oeste,e assassins creed 2 eu falei da renascimento italiano,só pra citar alguns exemplos.

VISÃO GERAL

aqui eu falo sobre como o jogo funciona,controles,gráficos,jogabilidade,ambientação,movimentação,prós e contras,e outras coisas,se disponíveis.

basicamente é isso,é assim que funciona o momento análise,espero que vocês tenham gostado da explicação,e que tenham lido tudo até aqui,bad company 2 chega neste mês ou no outro ok? só lembrando que eu zerei o bad company 1,abraços e até a próxima!









sábado, 19 de julho de 2014

momento análise #16 - saga gears of war(post atualizado)

olá jovens.bem vindos ao blog super games,os games cuja análise será refeita do começo pra vocês serão gears of war 1,2,3 e judgement,essa não é um trabalho novo,se não me engano eu fiz esses games pela primeira vez em 2014 quando eu não tinha gears 1 e 2,essa análise era muito pobre,sem maiores informações,foi feita mais na pressa de entregar um bom trabalho pra vocês que hoje em dia não há a menor condição,esse post alem de ser uma atualização vai ser uma recauchutada completa,mas emfim,chega de papo e vamos ao trabalho.


a franquia gears of war é uma franquia de jogos de tiro em terceira pessoa de gênero ficção cientifica,do primeiro até o quarto jogo ela foi desenvolvida pela epic games,gears of war 4,o quinto game da série e quarto na cronologia histórica foi desenvolvido pela the coalition(ex black tusk studios)com a distribuição a cargo da microsoft,desde gears 2 até os dias de hoje a franquia é exclusiva da microsoft e de seus consoles,xbox 360 e agora xbox one.

PRÉ-HISTÓRIA

como se trata de um jogo futurista,algo aconteceu com a terra,em gears não é diferente,a terra foi pro saco fazendo com que humanos se mudassem para um planeta novo chamado sera,um planeta que possui dias de 27 horas e uma lua,o planeta foi aos poucos se destruindo por causa das guerras que foram travadas por lá,um periodo de paz foi estabelecido até que a doutora helen cooper descobriu um liquido fluorescente chamado imulsion e com ele vários avanços na áreas de ciencia e tecnologia foram alcançados.

mas a ganancia falou mais alto,as nações de sera extraiam e destruíam o liquido para beneficio próprio,a situação ficou insustentável e uma nova guerra foi travada,essa guerra foi chamada de guerra do pendulo e durou simplesmente 79 anos,isso mesmo,imaginem uma segunda guerra com esse tempo,provavelmente eu não estaria aqui falando de videogame né?



haviam duas superpotências no planeta,a coalizão dos governos ordenados,ou COG,grupo socialista fundado pelos chamados allfathers(ou pais de tudo)baseado em oito valores:

ordem
diligencia
pureza
trabalho
honra
lealdade
humildade

seu simbolo era uma engrenagem que representava os valores citados acima e que representava que esses valores em conjunto faziam tudo acontecer.

a outra facção envolvida é a união das republicas independentes ou URI,cujo simbolo era um raio envolvido em um circulo,CGO e URI foram as protagonistas da guerra e depois de 79 anos um tratado de paz foi assinado e a CGO assumiu o controle total do planeta buscando implementar mundialmente sua politica até que aconteceu algo que iria mudar para sempre a história da humanidade de sera.

os humanos descobriram que não estavam sozinhos no planeta,pois uma raça conhecida como locust,vivia nos subterraneos do planeta e emergiram,e em menos de 24 horas,quase que erradicaram completamente a existência da humanidade,países inteiros foram dizimados,milhares de pessoas foram mortas e esse evento ficou conhecido como o dia da emergencia ou e day e marcaria o começo da guerra contra os locust.

vamos falar dos jogos agora.



gears of war foi lançado em novembro de 2006 para xbox 360 e PCs,e vamos para o enredo.

ENREDO

os eventos de gears 1 se passam alguns anos depois do dia da emergencia ou e day,o personagem principal e jogável em quase toda a saga gears é um dos maiores mitos da história dos games.

MARCUS FENIX



um herói de guerra,soldado lendário que a essa altura lutava contra os lucust há mais de dez anos,sua mãe elain fénix era uma pesquisadora e seu pai adam um fuzileiro da COG,ambos se conheceram antes do dia da emergência e tiveram marcus no dia 21 antes da catástrofe

durante a guerra do pendulo sua mãe desapareceu sem dar noticias e adam assumiu a criação de seu filho.

depois de muito tempo e de muitas tretas marcus estava lutando na guerra quando ele recebeu noticias do seu pai,ele estava supostamente sendo cercado por locusts,marcus abandonou seu posto e foi imediatamente resgatar seu pai mas ele não encontrou ninguem e seu pai foi declarado morto.

por desobedecer ordens marcus foi preso,julgado e condenado a 40 anos de prisão,mas só cumpriu 12.

ele é inicialmente integrado ao esquadrão delta,que tem os seguintes componentes.

DOMINIC SANTIAGO


ele cresceu junto com marcus e seu irmão carlos santiago,que era um fuzileiro experiente e a maior fonte de inspiração dos meninos.

dom é marido de maria flores e o casal teve dois filhos,sylvia e benedicto que foi nomeado em homenagem a carlos,que tinha falecido antes do nascimento das crianças,benedicto é o primeiro sobrenome do seu irmão,carlos benedicto santiago.

seus filhos junto com seus pais foram perdidos no dia da emergência e maria desapareceu deixando uma marca profunda no coração de dom,ele carrega toda essa alegria mas na verdade e infelizmente ela é somente um disfarce pra esconder o que ele já passou.

quando marcus foi condenado a 40 anos de prisão quem teve a difícil tarefa de levar marcus para a prisão foi o dom,e também foi ele que o libertou.

AUGUSTUS ''COLE TRAIN'' COLE



nosso querido cole train é um ex defensive lineman de trashball(versão de sera do futebol americano)que durante sua carreira sempre jogou com muita empolgação e intensidade,mesmas características que ele levou para sua carreira militar depois do e day,todas as noites ele escreve cartas para a sua mãe,mas o problema é que a mãe de cole morreu na devastação dos locusts.

ele sente tanta saudade da mãe que escreve pra sua mãe coisas que ele gostaria de dizer pessoalmente,triste demais.

cole teve varias ofertas pra subir de patente dentro da corporação,mas recusou todas em favor de seu melhor amigo damon baird,e falando nele.

DAMON BAIRD



baird pra muita gente e pra mim tambem é o melhor personagem de toda a saga tirando o marcus,ele é sarcástico,engraçado,arrogante,anti social extremamente inteligente,mas tambem um grande soldado assim como marcus e dom

quando baird e marcus se conhecem se odeiam logo de cara,mas com o tempo eles passam a se respeitar.

ele é o cara high tech do grupo,especialista em tudo relacionado a computadores e tecnologia,baird nunca fala do seu passado,passado esse que só seria revelado em gears of war judgment.

TENENTE MIHN YOUNG KIM



quando marcus foi libertado,ele foi integrado ao esquadrão delta liderado pelo tenente mihn young kim,o tipico soldado idealista,de valores inabaláveis,que venera e respeita a COG,seus valores e o que ela representa,ele concordou em libertar marcus da prisão mas não gostou nada da ideia de integrar o detento ao seu esquadrao.

kim infelizmente foi lider do esquadrão delta por pouco tempo,pois ele foi morto em combate e marcus foi promovido a função de lider do time delta.

ANYA STROUD



aqui ela aparece como o contato de rádio do esquadrão delta,é pra ela que os soldados da equipe recorrem quando estão em apuros,lembram da felicity smoak da serie arrow? maria hill dos filmes dos vingadores? cisco ramon de the flash? então é isso que a anya faz.

anya stroud na verdade queria servir no campo de batalha como sua mãe,a major helena stroud,mas diferente dela ela serviu como oficial de comunicações da COG em diversas operações,inclusive ao lado de sua mãe que infelizmente morreu em combate com a filha ouvindo no rádio.

nesse periodo anya conheceu marcus e os dois começaram uma relação escondida de todos,pois ela era amiga de marcus e da familia santiago,e quando o pai de marcus morreu ela foi a unica pessoa a estar com ele desde o inicio,apoiando e dando força pra ele.

quando marcus foi preso anya queria visitar ele mas marcus não quis ser visto por anya,pois ele sabia que a visão do seu namorado preso deixaria anya triste e decepcionada.

no meio do confronto eles tentam conversar mas não há o menor tempo pra isso.

ANTHONY CARMINE


anthony é o mais novo de uma familia de três irmãos,entrou pro exercito junto com eles e serviu em diversas batalhas antes de entrar pro time delta.

mas infelizmente ele mal entra no esquadrão e é morto por um tiro de um sniper,marcando o inicio da maldição dos carmines que vou detalhar daqui a pouco.

JACK


jack é um robõ que sempre está ao lado do time delta,ele sempre os acompanha,mas como ele não é um robô de combate ele fica na maior parte do tempo invisivel

jack serve mais para abrir portas,hackear sistemas e computadores,mas ele é importantissimo pro time delta.

quando marcus foi libertado no começo de gears 1 quem arrombou a porta de sua cela foi ele.

...

com o esquadrão delta assimilado o objetivo é se infiltrar nas cavernas mais profundas aonde se localizam os locust,e implantar um resonador,que vai mapear todo o local para o resto das tropas invadirem.

VISÃO GERAL

a explicação a seguir vale para os quatro games

podemos andar,correr,correr abaixado,rolar,se esquivar,se esconder em cobertura,dar tiros cegos,apertar botões,abrir e arrombar portas,abrir portas com ajuda da cpu,jogar granadas e usar diversas armas diferentes

o jogo é de tiro em terceira pessoa,o que significa que nosso personagem no caso o fênix está visível com a câmera posicionada atrás,em jogos em primeira pessoa só a arma aparece em uma das mãos(geralmente a mão direita que é a mão de atirar)

apesar de ser possível zerar o jogo sozinho(eu zerei os quatro games de forma solitária)eu recomendo jogar a campanha em coop,em modo coop o segundo controle assume o dom.

em gears 1 era possível jogar a campanha somente em 2 jogadores,a partir de gears 3 podemos jogar em até 4 jogadores 

a câmera como eu disse se coloca atrás do ombro do personagem,e quando vamos executar o movimento de corrida ela mexe como se alguém estivesse atrás filmando,incomoda pra quem joga a primeira vez mas não é o fim do mundo.

praticamente andamos pra frente e atiramos em tudo que se mexe com muita ação,num ritmo frenético e testosterona total,em todos os jogos da saga o ritmo não cai,o jogo funciona assim:

você entra num cenário com sete inimigos e mata eles,depois surgem mais inimigos,depois mais inimigos,quando você elimina todos os rivais daquele cenário um som de guitarra pode ser ouvido sinalizando que aquela área está segura.

gears,assim como god of war e halo antes dos dois,tambem seguia o sistema de jogo que tocava direto,ou seja não existia loading no game,nos jogos sempre existiram loadings,quando passamos de fase,quando começamos um novo jogo,quando quitamos e tal.

em gears não existe loadings como eu disse,mas eles acontecem durante dois momentos,nas cutscenes,ou nos momentos em que jack faz o seu trabalho.

graficamente o jogo é meio escuro,mas isso acontece pois a maioria das fases do jogo são em áreas escuras,mas o jogo é bonito até os dias de hoje.

em gears 1 e 2 existia delay de renderização,quando você entrava em um cenário e ele aparecia todo borrado,isso acontece porque o jogo não processou os cenários graficamente,quando eu vi isso pela primeira vez eu fiquei com medo que meu HD externo estivesse com defeito,lembrando que zerei gears 1 e 2 no meu HD externo,gears 3 e judgement no bom e velho CD

aqui aonde eu moro o negócio é HD externo jovens,ninguém quer mais saber de CD não,quer comprar jogos em CD volta pro play 2,simples assim,mas voltando ao assunto.

a trilha sonora é marcante e padrão de toda a saga,não precisamos detalhar nada aqui.

os controles vão causar um pouco de choque pra quem for jogar pela primeira vez,pois a jogabilidade é muito pesada,isso pode ser atribuído ao peso das armaduras que os soldados carregam,mas não incomoda assim como os gráficos,a resposta aos comandos é simples e muito boa.

a cpu dos nossos companheiros é uma merda total,as vezes estamos muito adiantados em uma fase,o cara tá la na PQP e magicamente reaparece,como se ele estivesse lá há muito tempo.

mas por outro lado a cpu dos inimigos é excelente,eles falam,se escondem,pedem ajuda,se arrastam quando feridos.

e lembrando que eles falam em inglês e na lingua nativa deles,absolutamente fodástico.

e por falar neles os inimigos do jogo são os locusts,tambem conhecidos como grubs,eles emergiram do hollow pra quase exterminar os humanos no dia da emergencia

vou citar alguns deles pra vocês,não todos mas alguns.

DRONES


são os soldados regulares da horda,extremamente fortes,de tamanho e peso médios,mas são muito ferozes e extremamente sadísticos,dispostos a colocar sua vida em jogo por sua sociedade,existem vários tipos de drone.

geralmente eles carregam metralhadoras humanas como a lancer ou o rifle de assalto hammerburst.

BERSERKER



são as fêmeas drones,constantes vitimas de estupro por parte dos machos,as berserkers são cegas mas seu olfato e paladar são muito bem desenvolvidos por causa disso,elas tem cerca de quatro metros de altura e por causa de seu passado de violência elas destroem tudo em sua frente.

as berserkers não querem violência,não querem lutar mas são forçadas,como se elas fossem domesticadas pelos machos,a primeira berserker que enfrentamos é uma boss,estamos dentro de um museu e temos que usar a berserker pra sair do local e na sequencia usar a arma orbital hammer of dawn pra matar a coitada,mesmo que não mereça pois ela só quer fugir.

BOOMER



são os meus favoritos,servem como infantaria de armas pesadas da horda,muito duros e dificeis de matar,sendo capazes de por exemplo sobreviver a um tiro de sniper na cabeça,andam lentamente por causa do seu peso e preferem utilizar armas pesadas,inicialmente eles eram drones normais,mas devido a seu peso e estrutura óssea anormal foram realinhados para infantaria.

mas eles tambem não são muito espertos não,baird diz que eles são tão burros quanto durões.

dá pra perceber facilmente quando um drone vai atacar pois eles gritam BOOM antes de atacar,existem diversas variações de boomer tambem

KANTUS


são os oficiais médicos dos drones,pra quem joga FPS eles seriam os suportes,eles ressucitam locusts mortos em batalha gritando perto deles,mas são tambem os mais vulneráveis,carregando armamento muito limitado.

BLOODMOUNT


são animais domesticados assim como as berserkers,geralmente atacam com os pés e são pilotados por beast riders,mas são fracos,também muito fáceis de matar.

GENERAL RAAM


comandante militar dos locust,altamente inteligente,forte e fiel a rainha dos locust,foi ele que matou o tenente kim,ele é até hoje o mais querido boss de toda a saga,tanto é que ganhou uma DLC em gears 3 e é um personagem selecionável no novo killer instinct.

...

o multiplayer do jogo foi muito bem recebido e superou halo 2 como o multiplayer mais jogado da live durante anos.

gears 1 foi muito bem recebido,por sua jogabilidade,por sua ação frenética,por sua história,pelos personagens,emfim amigos gears 1 é um jogo muito bom,recomendadíssimo assim como a trilogia original,seguindo agora vamos para gears of war 2



em novembro de 2008 foi lançado gears of war 2,a partir desse jogo a franquia passou a ser exclusiva de xbox 360,um lançamento pra PC foi inicialmente anunciado mas tudo não passava de uma lenda urbana,vamos para o enredo.

ENREDO

o jogo se passa seis meses depois de gears 1 e depois que as cavernas dos locust foram bombardeadas o imulsion que ficava no local foi vaporizado e as pessoas que inalavam a substancia por muito tempo acabavam ficando doentes,essa doença era fatal e se chamava rustlung,isso chegou como um duro golpe contra os humanos que mal acabavam de comemorar sua vitória recém conquistada.

os humanos estavam se armando e se preparando para o ataque final contra os locusts pois eles tinham a consciencia de que a horda estava derrotada mas ela não estava,de uma hora pra outra duas cidades importantissimas dos humanos foram afundadas,toan e montevado,fazendo com que a população se refugiasse em jacinto,a ultima cidade segura dos humanos,e que diziam ser impenetrável.

mas as duas cidades que eu falei foram afundadas do chão,tudo indicava que o mesmo destino iria ocorrer com jacinto,é por isso que a CGO veio com tudo e mais um pouco para a defesa de jacinto.

no meio disso tudo os humanos resolveram levar a guerra até os locust,construindo elevadores em forma de broca para invadir os tuneis dos locust e finalizar eles ali mesmo.

no meio disso tudo um novo recruta se juntou ao time delta

BEN CARMINE


o segundo irmão carmine a aparecer na saga,ele é o mais inexperiente de todos,chega pro time delta derrubando arma,se atrapalhando,é nessa hora que surge a opção de treinar carmine ou não.

eu recomendo escolher a opção sim pois você pode presenciar mais diálogos,nos quais carmine se sente maravilhado em fazer parte do time.fala do seu irmão morto e treina junto de marcus e dom.

TAI KALISO


esse gigante ai vem das ilhas irohma,que foram apagadas do mapa durante um ataque da URI no qual todos os habitantes de seu vilarejo foram assassinados,tai é um monstro,alguem impossivel de morrer,tão durão como um brumak

ele tambem é um cara bem espiritual,que não se vê como um soldado da CGO mas como um guerreiro,ele sempre cita frases profundas e espirituais no meio de uma batalha.

tai e marcus se conhecem a muito tempo,pois lutaram juntos na guerra do pendulo,tai depois de perder seus amigos e seu povo se juntou a CGO e foi alocado no esquadrão zeta six e depois de algum tempo se juntou ao esquadrão delta.

...

ALTO PADRE SKORGE


skorge é o comandante militar dos locust depois da morte do general raam,e também um padre,ele é o lider dos kantus e assim como o resto de sua raça ele carrega granadas de tinta e pistolas de poder minimo,mas sua arma principal é seu cajado de duas serras elétricas.

pra mim skorge é o mais amendrontador chefe de toda a saga,raam é o maior,disso ninguém tem duvida,mas skorge é foda jovens,bota muito medo.

continuando falando dos locust vou falar de mais alguns pra vocês.

CORPSER


criaturas gigantescas,parecidas com aranhas e que servem para cavar tuneis para os locust passarem sem serem vistos,eles originalmente eram criaturas naturais das profundezas de sera mas foram domados pelos locust para serem domesticados,um dos chefes de gears 1 é um corpser.

BRUMAK


os maiores locust de todos,pesando mais de 10,000 quilos,eles são perigosos tanto de perto quanto de longe devidos as armas montadas que levam nas suas contas,um brumak comum leva um lança chamas mas existem variações desse bicho que carregam metralhadoras giratórias,as famosas chain guns,pra derrubar esse bichão ai só com arma pesada e gigante,improvisando tipo um caminhão gigante,ou usando o laser orbital martelo da aurora.

REAVER



os reavers são domesticados assim como os corpsers e as berserkers,são criaturas voadoras de quatro tentaculos,um reaver pode carregar um piloto e um passageiro sendo que o piloto é quem atira,no final do game o time delta escapa do hollow usando um reaver.

existe uma variação chamada hydra,que é a carruagem pessoal do skorge

com tudo isto posto finalmente vamos pra analise

VISÃO GERAL

gears 2 é o melhor jogo da saga na minha opinião,pela história que agora foi amplamente melhorada,o roteiro do jogo dessa vez foi escrito por um profissional da área,e com isso temos vários momentos emocionantes,incluindo a famosa cena,que eu não vou spoilar mas que todo mundo sabe qual é,essa que é considerada uma das cenas mais tristes da história dos games e indiscutivelmente a mais triste de toda a saga,pra quem não sabe que cena é essa vocês vão ter que jogar,mas pra quem for mais apressadinho eu deixei uma dica neste post,é só isso que eu tenho a dizer.

o gráfico melhorou muito de um jogo pra outro,os aspectos técnicos que estavam falhando no jogo anterior agora estão perfeitos aqui.

o jogo agora estava mais bonito,mais vivo,mais iluminado do que gears 1,mas o delay de render permaneceu.

citando rapidamente o modo multiplayer foi adicionado o modo horda,obrigatório em todos os games da franquia desde então,você e mais um amigo derrotam as hordas que vão surgindo,uma mais difícil do que a outra.

como eu não jogo o multiplayer ele é apenas citado pra não faltar na análise.

gears 2 é foda jovens,melhor game da saga,um dos melhores games de todos os tempos e é isso.

vamos falar de gears 3 agora.



em setembro de 2011 foi lançado gears of war 3,game que supostamente acabaria com a trilogia original mas hoje em dia agente sabe que não é bem assim né? vamos pro enredo

ENREDO

o jogo se passa dois anos depois de gears 2,a CGO não existe mais e os humanos se refugiaram numa ilha chamada vectes,nesse periodo a paz voltou a sera mas os humanos já haviam passado por isso então o antigo esquadrão delta juntamente com os demais humanos sobreviventes se prepararam para o retorno dos locust,nesses dois anos as cavernas dos locust foram inundadas com imulsion e alguns deles foram infectados e o resultado da exposição direta ao imulsion é o surgimento de uma nova raça,os lambent,que explodiam quando mortos,os lambent passaram a matar os locust,e acabou se tornando uma guerra de três raças.


no final de gears 2 nós podemos ouvir a voz de adam fenix,o pai de marcus,confirmando que ele não morreu,ele na verdade estava servindo de escravo para a rainha dos locust,e agora só restava ela pois raam e skorge foram derrotados,chegou a hora da batalha final.


o esquadrão delta passou a ser dividido,marcus e dom formam o time a junto com anya e jace stratton,anya nos eventos de gears 2 estava treinando pra ser uma gear,ou seja realizando o seu sonho de ser uma gear,homenageando sua mãe.

JACE STRATTON


o cabo jace stratton é um homem muito religioso que perdeu sua família e seus amigos durante o dia e,foi por isso que ele recorreu a religião,para se lembrar dos seus entes queridos com carinho.

alem de ser um homem de bom coração e um grande soldado.


o time b do esquadrão delta é liderado por cole e baird junto dos novatos clayton carmine e samantha byrne

CLAYTON CARMINE


o mais velho dos irmãos carmine e diferente dos outros dois um soldado veterano,muito violento,participante de diversas batalhas e que se tornou fonte de inspiração dos seus irmãos.

clay amava seus irmãos e se importava demais com eles,foi por isso que ele fez uma tatuagem em homenagem a ben e anthony



clay odeia qualquer tipo de locust,seja ele lambent ou normal,e tem por eles uma raiva incomum por causa do que aconteceu com seus irmãos,ele é extremamente brutal e sadistico,seu apelido é matador de grub,uma das fotos mais populares do jogo é clay pegando o locust pelo pescoço se preparando pra matar ele.

comparado a seus irmãos que eram por assim dizer,muito bonzinhos pro campo de batalha,clay é do mal jovens,absolutamente sinistro em batalha e muito customizado com suas tatuagens e desenhos por todo seu uniforme de gears e por seu biotipo musculoso e seu tamanho.

antes do lançamento do jogo cliff blezinski,o cliffy b,que na época trabalhava na epic games e é o criador de gears of war,colocou o destino de carmine nas mãos dos fãs,ele iniciou a campanha live or die(viver ou morrer)aonde camisas com os dizeres save carmine(salve carmine) ou carmine must die(carmine deve morrer)foram vendidas virtualmente na xbox live e fisicamente na san diego comic con de 2010,a campanha começou em 21 de julho e terminou no dia 10 de setembro do mesmo ano arrecadando 150 mil dolares,esse dinheiro foi doado para uma instituição de caridade chamada child´s play,que através dos games ajuda crianças vitimas de violência domestica,faço questão de disponibilizar o site deles neste link pois se trata de uma iniciativa muito legal,e se carmine morre ou não só jogando pra saber.

SAMANTHA BYRNE


sam é filha do sargento da COG samuel byrne com sheraya byrne,que nasceu em kashkuri e que tinha ligações com a coalizão através de sua base em anvil gate,o pai de sam morreu quando anvil gate foi atacada pela UIR,ele até recebeu a chance de fugir e cuidar de sua esposa gravida,mas escolheu lutar,e infelizmente foi morto.

assim sheraya criou sua filha sozinha,ela nasceu e passou a ouvir histórias de sua mãe sobre como era o seu pai,pois ela nunca o viu,ela passou fome,teve vezes em que faltava comida mas ela nunca desistiu e segiiu em frente.

15 anos depois disso ela se tornou uma gear assim como seu pai,e algum tempo depois disso ela entrou pro time delta.

sam é uma grande tatuadora com um enorme talento,essa tatoo que eu coloquei acima,da homenagem que clayton carmine fez aos seus irmãos foi ela que fez,ela tambem fez uma tatuagem pro dom mas se eu colocar aqui vai ser um tremendo de um spoiler pra quem ainda não zerou gears 2,mais uma dica,tá vendo como eu sou bonzinho?


falando dos inimigos mais uma vez,citarei somente dois tipos.

FORMER


os lambent formers são humanos que foram expostos a niveis absurdos de imulsion e por isso se transformaram em lambents,sozinhos eles não são nada,mas uma matilha de cinco ou seis é fodinha de combater em dificuldades mais avançadas.

POLIPOS


os polipos são especies de caranguejos que de tão expostos ao imulsion se trnasformaram em bombas ambulantes,geralmente atacam em mais de dez,e quando se aproximam de vc pulam e explodem.

e agora vamos falar da ultima boss do game e rainha da horda locust

RAINHA MYRRAH


pra falar de myrrah vamos ter que voltar no tempo,mais precisamente na época em que a guerra do pendulo estava no seu comecinho,coisa de poucos meses ou poucos anos,a COG sob comando do ministério de saúde de sera estabeleceu um centro de pesquisas secreto no monte kadar,o objetivo seria para investigar a possibilidade do imulsion se tornar radioativo aos humanos.

o doutor niles samson e sua equipe de cientistas fizeram vários testes em seres humanos infectados com lambency,os injetando com imulsion,o resultado disso seria horrível uma vez que os humanos submetidos a essas experiencias se transformaram em criaturas horriveis e extremamente selvagens chamadas de sires.

SIRES


ou seja,a CGO que deveria defender e proteger sera,acabou criando um monstro sem saber,os sires são os descendentes dos locusts,praticamente pais,mas diferente de seus ''filhos'' que eram mais inteligentes e coordenados os sires eram monstros selvagens,por isso eles foram colocados em sono criogenico e só foram acordados em gears of war 2,mas escolhi falar deles agora pois a história do nascimento e crescimento da rainha myrrah tem tudo a ver com isso.

samson ordenou que os cientistas sobreviventes e alguns filhotes de locust fossem levados ao monte kadar para que eles fossem criados lá,os locust cresceram e estabeleceram uma estrada que leva diretamente a nexus,a capital de toda a horda.

quando a CGO soube de toda essa merda que aconteceu ela simplesmente mandou fechar o centro de pesquisas de new hope,apagou toda e qualquer informação sobre as descobertas feitas no local,e cortou a rodovia que dá acesso ao monte kadar.

myrrah nasceu no meio de tudo isso,ela é descendente dos cientistas de samson mas diferente dos sires,ela não sofreu mutação,ou seja é completamente humana.

e foram esses fatores,a CGO esconder a existência dos sires e a colocação destes em sono criogenico que fizeram myrrah pegar ódio da humanidade,o titulo de rainha não tem nada a ver com realeza ou poder nem nada,ela simplesmente deu a si mesma esse titulo.

enquanto myrrah tentava retomar as experiencias de new hope em nexus ela percebeu uma coisa,que também os locusts estavam sofrendo com exposição ao imulsion,o que levou ao começo da guerra civil locust que já foi citada no começo do post.

os locust queriam derrotar os lambents,mas estavam pressionados devido aos humanos que já habitavam sera a milhares de anos,myrrah estava numa situação perigosissima,se os lambents não fossem derrotados os locusts seriam obrigados a emergir debaixo da terra para derrotar os próprios humanos e os glowies para se tornar a especie dominante de sera.

é por isso que os locust invadiram sera no dia da emergencia,pra matar todos os humanos de será e inclusive os locust.

nesse contexto é que entra um personagem fundamental na saga gears of war

DOUTOR ADAM JONATHON FENIX


isso mesmo,o pai de marcus fenix estava vivo! sua esposa elain foi morta mas adam não sabia disso e pensou que ela estava desaparecida procurando pistas de sua localização,o que levou ele a bater de frente com myrrah,os dois então estabeleceram um pacto,o doutor fenix iria encontrar uma cura para a lambency para os locusts desde que myrrah adiasse a inevitável invasão a superficie.

tudo isso aconteceu antes de gears 1,lembra que marcus fenix desobedeceu ordens para salvar seu pai que supostamente estava morto? ele na verdade fingiu a sua morte para trabalhar junto com a horda.

myrrah narra o começo de gears of war 2 e da remasterização de gears 1 que saiu recentemente pra xbox one

eventualmente ele achou tempo para gravar uma mensagem pra seu filho,e é assim que começa gears 3

VISÃO GERAL

aqui em gears 3 chegamos ao modo fim de novela,o que tiver de acontecer vai acontecer,o destino de cada um dos personagens vai sendo traçado,a campanha do jogo e intercalada entre os dois times do esquadrão delta que eu citei,por exemplo,você começa o jogo com o time do marcus,depois na segunda fase com o time do cole,isso segue até mais ou menos do meio pro final do jogo.

os gráficos são os mesmos mas agora mais bonitos,gears 3 é o mais bonito da trilogia original e sem delays de render assim como em gears 2

sobre demais aspectos e questões técnicas eu já falei nos jogos anteriores,sem necessidade de repetir aqui

gears 3 colocou fim na saga de maneira digna,os resultados foram satisfatórios mas como sabemos hoje em dia esse não foi o fim de gears of war,e com isso vamos falar do ultimo jogo da saga lançado para o bom e velho 360.


em março de 2013 foi lançado gears of war judgment,desenvolvido pela epic games dessa vez em parceria com a polonesa people can fly(os mesmos desenvolvedores de bulletstorm,que estranhamente não teve sequencia até hoje apesar de ser um jogo muito bom)

esse jogo teve muitos problemas,a começar pelo fato de que cliffy b não participou do seu desenvolvimento,o que levantou suspeitas logo de cara,em entrevistas você poderia sentir que ele não estava feliz com o rumo que a saga estava tomando,mesmo com ele sendo profissional e não jogando a merda no ventilador logo de cara,mas a ironia é que foi depois do lançamento de gears judgement que ele saiu da epic,como diz o ditado ai tem coisa,mas aqui é trabalho então vamos começar pelo enredo.

ENREDO

o jogo possui duas campanhas,a primeira delas se chama judgment,que significa julgamento,que se passa antes de gears 1,nela vemos o esquadrão kilo liderado por baird sendo julgado por seus atos,eles estavam sendo acusados de lançar um missel lightmass para destruir um exercito locust e salvar milhares de pessoas inocentes,

cole e baird estavam de volta dessa vez com dois novatos,garron paduk e sofia hendrik

GARRON PADUK


paduk nasceu em gorasnaya e é soldado da CGO,mas o engraçado é que antes disso ele foi major da URI,como ele foi parar na coalizão eu explico daqui a pouco.

ele carrega ferimentos no rosto como resultado da explosão de um missil lightmass que quase o cegou.

na época da batalha de aspho fields ele serviu como diretor assistente do departamento de segurança interna da URI,ele mandou uma carta super secreta com informações importantes aos seus superiores,na carta ele destacava as vulnerabilidades de seu posto,ele estava com medo de que a tecnologia da arma orbital hammer of dawn(martelo da aurora)que foi inventada pela URI fosse roubada pela CGO,o que de fato aconteceu,seus pedidos não foram atendidos e o martelo foi roubado.

quando os locust invadiram sera no dia da emergência sua terra natal foi devastada e destruida,paduk e alguns de seus amigos e conhecidos daquele pais foram resgatados pela COG,mas devido ao fato de que seu pais se recusou a aceitar os termos de rendição estabelecidos pela COG no fim da guerra do pendulo,ele foi capturado e passou a ser prisioneiro de guerra da coalizão.

mas paduk foi guerreiro,insistiu em lutar contra os locust como maneira de se vingar dos grubs por terem destruído seu pais natal,então paduk se tornou o primeiro prisioneiro de guerra da URI a ser aceito na CGO graças ao open arms program(programa braços abertos)mas é o seguinte,a CGO tinha medo que paduk usasse sua posição de soldado para roubar armas e usar elas contra a coalizão,então eles tinham que colocar alguém pra ficar de olho nele,é ai que entra sofia hendrik.

SOFIA HENDRIK


sofia antes de entrar para a CGO era uma jornalista de guerra,reportando os acontecimentos ao vivo em tempo real,mas o engraçado é que ela era critica da coalizão,portanto dá pra entender o choque que foi pra todo mundo quando ela apareceu de repente querendo se juntar aos gears.

ela entrou na CGO como uma cadete,e foi alocada no esquadrão kilo,sofia recebeu a missão de prestar atenção em cada movimento de paduk pelos motivos que eu já citei.

...


a outra campanha se chama aftermath e se passa durante gears 3,aonde baird,cole e clayton carmine vão para halvo bay e reencontram paduk,que montou uma comunidade no local junto com sofia,a comunidade foi arrasada,sofia sequestrada e paduk irá guiar os três para um navio que vai levar eles para azura,ou seja se trata de um complemento da história do jogo anterior.

VISÃO GERAL

e assim o jogo segue,previsível,sem emoção,só ação e complementos,se a história de judgment for comparada com a trilogia original fica bem pra trás,eu não achei ruim,mas pra nivel gears of war realmente a história de judgment é fraca.

a cada ato da campanha um membro do time dá o seu testemunho,o jogo funciona por meio de narrativa e os 4 jogadores vão alternando durante a campanha,ou seja vamos jogar com baird,cole,paduk e sofia.

somando as duas campanhas o jogo dura cerca de cinco horas e a unica novidade acrescentada,que é exclusiva da primeira campanha foi a seguinte,como eu falei a história de judgment é narrada,e durante a campanha vamos encontrar alguns crimson omens,símbolos dos jogos,apertando nessa marca vamos ativar as novas missões chamadas desconfidencializar,que adicionam novos diálogos e contam a história de forma certa.

funciona assim,vamos supor que você está armado com a lancer e a espingarda gnasher,e a missão de desconfidencializar alega que o esquadrão se defendeu contra lambents usando somente pistolas,se você aceitar a condição você perde todas a armas e fica só com a pistola lutando contra lambents.

ou mais uma situação,você vai ter que lutar contra locusts sabendo que o lugar aonde você está será envenenado daqui a quatro minutos,você não perde as armas mas tem que passar de fase em menos de 4 minutos.

gears 3 como eu falei acima tem acontecimentos fulminantes,imprevisíveis e um excelente enredo,em judgment sempre vamos passar por um momento de horda,a história e previsível e o enredo é apenas bom,não é ruim mas não é a melhor coisa do mundo.

o jogo é bom de se jogar sozinho lembrando que não jogo nos multiplayers,mas como eu falei acima,a história e os acontecimentos de judgment são previsíveis,você já sabe o que vai acontecer toda vez que você entra em um lugar fechado com possibilidade de cover,em gears 3 não era assim,mas emfim,fazer o que?

gears of war judgement sofreu do mesmo destino de god of war ascenscion,eu acho que a microsoft queria um novo gears e empurrou isso goela abaixo nos funcionários da epic,mas cliffy b não queria isso,pra ele gears of war tinha acabado em gears 3,não havia na mente dele motivo para uma sequencia,e foi essa insatisfação que causou sua saida da epic.

mas apesar de gears judgement em todos os sentidos ser inferior a trilogia original é um bom jogo,eu recomendo dar uma chance,eu dei,zerei,e gostei! 

obviamente não como gostei da trilogia original até porque estamos falando de três jogos que são inacreditáveis de tão bons,mas eu gostei,e vocês vão gostar,disso eu tenho certeza

é isso gente obrigado por lerem até aqui,espero que gostem dessa recauchutada geral que eu dei nesse post de agosto de 2014,mais completo,com mais informações e respeitando a saga gears of war.

obrigado a todos,bom dia,boa tarde e boa noite e até a próxima!