quinta-feira, 25 de setembro de 2025

momento análise #70 - serious sam first encounter + second encounter

 olá amigos, sejam bem vindos ao blog supergames, os jogos tema da análise de hoje são dois dos fps mais difíceis que você vai jogar na sua vida, não é qualquer um que da conta de jogar isso daqui não, dito isso vamos falar de serious sam e serious sam the second encounter


serious sam the first encounter é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela croteam e publicado pela gathering of developers, o game foi lançado em março de 2001 para PCs, xbox original e celulares, em 2009 foi lançada a versão hd do game, versão essa que está disponível para pc, xbox 360, google stadia, nintendo switch, playstation 4 e xbox one, em 2017 foi lançado serious sam vr the first encounter, versão do jogo para consoles de realidade virtual.

ENREDO

apesar da complexidade do enredo nada pode ser levado a sério, a primeira cena do jogo é um texto parecidíssimo os textos do começo dos filmes de star wars, ele conta que os humanos desenterraram artefatos pertencentes a uma raça conhecida como sirians, uma raça antiga mas tecnologicamente avançada que os permitiu explorar o universo além do planeta terra, mas em 2104 eles foram atacados por mental, principal vilão do game e lider dos sirians, que junto com seu exercito expulsou os humanos de todos os territórios que eles conquistaram usando o timelock, até que os sirians invadiram a terra buscando expulsar os humanos e dominar completamente o nosso planeta, para evitar isso os lideres mundiais usam o timelock para enviar uma pessoa sozinha até o ano de 1378 antes de cristo para matar mental antes que ele conquiste a humanidade, e quem seria esse pokemon? sam stone, nosso personagem principal que é chamado de serious sam, só que tem uma coisa, o time lock só pode enviar uma pessoa para o passado, então sam vai sozinho para salvar a humanidade e assim começa o jogo.

 VISÃO GERAL

 a melhor forma de começar essa análise é pelo grande chamariz desse jogo e porque não de todos os jogos de tiro em primeira pessoa da velha guarda, os famosos boomer shooters, que é a quantidade de inimigos na tela e aqui eu deixo um recado especial para você jovem criança que se acostumou com os jogos de tiro em primeira pessoa modernos, jogos como call of duty, battlefield, homefront, crysis entre outros, se você pegar serious sam e achar que está jogando algum desses fps que eu citei você vai se lascar de verde amarelo porque a proposta é totalmente diferente.

 num fps moderno como call of duty mesmo se você ficar parado e matando os inimigos você vai conseguir seguir em frente, em serious sam não, o game vai te jogar mais de 100, 200, 300, as vezes até mais de 500 inimigos ao mesmo tempo, atacando ao mesmo tempo e poucas pessoas vão conseguir dar conta, poucas pessoas vão ter a capacidade de completar um game desse tipo, a ação é frenética, a testosterona é total, a adrenalina é de mais de 8 mila dificuldade é totalmente insana, a dica que eu dou aqui é: se você se encontrar num cenário de arena com mais de 40 ou 50 inimigos em serious sam não fique parado, pelo amor de deus jovens eu falo sério, ficar parado nesse jogo é pedir pra morrer, agressão constante e velocidade de movimentação são fundamentais nesse tipo de jogo.

 os controles são o padrão clássico de todo boomer shooter, que eu já expliquei nas minhas análises de shadow warrior e duke nukem 3D, a movimentação é fluida e responde muito bem aos comandos do jogador.

 os gráficos são lindos, eu tipicamente não analiso esse tipo de coisa até porque é uma covardia pegar jogos de 20, 25 anos atrás e análisar sob a lente dos games atuais, eu não acho justo, mas sobre o gráfico eu abro exceção, muito bonito para sua época, os jogos, tanto serious sam 1 quanto serious sam the second encounter que vou falar mais pra frente são bem levinhos, qualquer pc de baixo custo roda esses games, não no máximo mas roda sem problemas.

 


a trilha sonora é fuderosa ao cubo, quando os inimigos aparecem são batidas instrumentais de rock pesado misturado com batidas egípcias, é realmente uma trilha muito empolgante.
 
a ambientação é muito larga e muito espaçosa, afinal como você vai lutar contra tantos e tantos inimigos em lugares fechados? são desertos, pirâmides, cidades históricas do egito, é muito bonito muito mesmo.

  

durante seu gameplay você vai contar com uma inteligência artificial chamada netricsa (NeuroTRonichly Implanted Combat Situation Analyser, traduzindo para o português analisador de situações de combate implantado neurotronicamente) toda vez que você matar um inimigo, adquirir uma arma nova, visitar uma área nova do mapa e encontrar um artefato para usar ou analisar você vai apertar o botão e a netricsa vai te explicar direitinho sobre o lugar, sobre o inimigo que você matou, sobre a arma que você pegou, é uma ferramenta essencial e muito útil.

 

as armas são pistolas duplas de munição infinita, dois tipos de espingarda calibre 12, arma laser, metralhadora tommy gun, lança granadas, lança míssil, faca militar que na maior parte do jogo é inutil, metralhadora giratória e até mesmo a porra de um canhão!

 

agora vamos falar dos inimigos do game, são 18 tipos e vou falar de cada um deles agora.

 SYRIAN WEREBULL





agem como touros, usando seus chifres para causar dano, são muito rápidos e muito brutos, pra se livrar da chifrada dele é só se mexer para os lados, se quiser bater de frente só com o canhão, que mata eles com um tiro.

SCYTHIAN WITCH-HARPY


as bruxas-harpias scythianas são as inimigas voadoras, sozinhas não são nada mas juntas são um problema, quando estão no ar elas soltam projeteis e quando estão embaixo porto do jogador dão chutes, cuidado pois mesmo se você as derrubar do ar elas ainda estarão vivas e vão correr pra cima de você.

REEBAN ELECTRO-FISH


esse inimigo aquático age como uma enguia elétrica, seu principal ataque são choques elétricos.

MINOR BIO-MECHANOID


mesma coisa das harpias, sozinhos não são nada mas junta três ou quatro pra tu ver, seu principal ataque são tiros de lazer, eles são a versão menor dos bio-mechanoides, e por falar neles.

MAJOR BIO- MECHANOID


um dos inimigos mais ferozes de toda a série, os mechanoides não são brincadeira, sua principal arma são lança misseis, se trata de um rival perigosíssimo e dificil de derrubar, quando você não tem as armas grandes o negocio é tenso mas com dois ou três tiros de canhão esse dai já era, respeito muito esse inimigo.

MARSH HOPPER


são os menores e mais fracos inimigos do jogo, um tiro de qualquer arma já acaba com eles, o negocio é meter bala e se afastar deles o mais rápido possivel, quando entram em contato com você eles explodem, e falando em inimigos que explodem.

BEHEADED KAMIKAZE


o inimigo mais querido e icônico de toda a saga serious sam, sem cabeça e sem camisa, são soldados sirians executados que foram ressucitados por mental usando tecnologia, são implantados com duas granadas na mão que explodem quando ele entra em contato com o jogador ou quando são mortos (no caso mortos de uma vez pois eles já morreram)

eles são implantados com uma unidade de controle de vida, um aparelho mecanico que substitui a cabeça removida e que os permite entre aspas ''ver'' o jogador, essa unidade tem entre outras coisas um sintetizador vocal, que produz a característica mais famosa dos kamikazes, seu famoso grito de AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA que serve para botar medo no inimigo e o alertar em batalha.

os kamikazes sem cabeça são os garotos propagandas do game e são absolutamente lendários.

KLEER SKELETON


outro dos inimigos mais icônicos da saga, são esqueletos que são jogados pra batalha em grandes números. seu ataque principal é uma bola que ele joga a distancia e que causa um dano médio ao jogador.

GNAAR


existem dois tipos, masculino e feminino, são os bucha de canhão, aqueles que só estão no campo de batalha pra morrer, com armas fracas dois tiros são necessários para matar eles mas com a espingarda de cano duplo um tiro já desintegra a criatura de maneira linda, existem espécies de gnaar que podem voar.

 ARACHNOID


assim como a raça anterior são divididos em dois tipos, jovem (amarelo) e adulto (vermelho), aracnóides são guerreiros santos de uma raça de aliens escorpiões vindos do planeta scorpius, são uma espécie extremamente hostil devido a sua violência e fundamentalismo religioso, eles veem mental como um messias e depois que se juntaram a seu exercito, mental retirou uma de suas pinças e a substituiu com uma metralhadora giratória acoplada a uma mão humana, essa que é sua principal arma de ataque de longa distancia.

assim como todo escorpião eles tem uma ferroada que oferece dano quase fatal ao jogador, o negocio é manter a distancia e não se aproximar, pois do contrario você será picado.

BEHEADED ROCKETEER


os atiradores de misseis sem cabeça são guerreiros sirios mortos que carregam a cabeça numa mão e um lança míssil na outra mão, a cabeça é usada para identificar o inimigo em campo de batalha.

BEHEADED BOMBER


 são a mesma coisa dos kamikazes e atiradores de missil, guerreiros mortos que usam a cabeça numa mão e uma granada na outra, a diferença é que eles jogam granadas.

BEHEADED FIRECRACKER


os firecrackers usam uma espécie de atirador de projeteis com umas garras, como armas, no serious sam original não existe uma diferenciação entre esse daqui e os atiradores de missil, mas na versão hd do game foi colocada uma motosserra na mão deles, no mais é a mesma coisa dos kamikazes.

LAVA GOLEM


uma criatura elemental, o primeiro golem que nós enfrentamos é um chefe, mais a frente no jogo ele é um inimigo normal, ele joga projeteis de lava pra cima do jogador, mais tarde na saga foi revelado que os lava golems foram criados para viver no planeta struna, mental os trouxe para lutar ao lado de suas forças na terra, mas como os golems tinham problemas de adaptação ao nosso planeta eles receberam magma da terra para se adaptar.

COMMON ALUNDRAN REPTILOID


o reptilóide de alundra é o reptilóide regular que nós enfrentamos, são criaturas verdes de quatro braços que disparam projeteis verdes, esses projeteis podem ser destruídos com um tiro.

reptilóides são originários do sistema de alundra, localizado na constelação de cão maior, essas criaturas são os ultimos remanescentes de uma grande e poderosa raça, com a evolução estelar e morte de seu sol a espécie se tornou primitiva e deslocada de suas raízes, com a passagem das gerações poucos permaneceram, o fim da raça estava próximo quando mental os convidou para se juntar ao seu exercito, e assim foi feito.

HIGHLANDER ALUNDRAN REPTILOID


 é o primeiro chefe que enfrentamos no game, é muito grande, e assim como seus irmãozinhos menores disparam projeteis, na campanha principal ele aparece duas vezes, mas em dificuldades maiores no modo coop eles aparecem cinco vezes, sobre o coop eu falo depois.

UGH ZAN III


o chefe final do jogo, tambem chamado de o violento warlock, ele é o ultimo dos gigantes warlock, e a terceira encarnação de ugh zan, ele é um dos principais generais de mental, esse bichão é tão alto quanto uma montanha, joga projeteis de lava, tem tiro laser, e ainda por cima tem a habilidade de se regenerar.

TAH-UM/MENTAL


o principal vilão de toda a saga, lider da invasão alienígena da terra, e a criatura que impediu a expansão humana na galáxia, apesar de ser mencionado em todos os jogos ele até o presente momento nunca foi visto em nenhum jogo da saga.

mental é o ultimo remanescente de uma espécie de seres imortais conhecidos como hum-tah (os infinitos) e um infame conquistador galáctico que já comandou impérios intergalácticos por muitas e muitas eras.

não se sabe quando foi que mental começou sua campanha de destruição da raça humana na galáxia, mas eles estava fazendo isso por milhões e milhões de anos.

é dito que mental elimina a galáxia uma vez a cada 100,000 mil anos e depois entra em hibernação, supostamente deixando maquinas autônomas de guarda em planetas de raças extintas, cuidando de qualquer atividade na galáxia.

CONSEGUI PORRA!!

falei de todos os inimigos de serious sam, as próximas análises se vierem serão mais tranquilas.

VEREDITO

 serious sam é um jogo divertidíssimo, intenso, dificílimo, que quando você o completa vale cada minuto, quem é dono de pc ou consoles TEM que jogar mas eu vou deixar uma dica e um conselho, esse jogo é direcionado para um público alvo, ou seja jogadores de FPS em primeira pessoa da velha guarda, e ponto final, se você quer mesmo jogar esses games jogue nas dificuldades mais fáceis, pois o desafio é fácil na medida do possível e a possibilidade de se estressar diminuí muito, só jogue na dificuldade normal pra cima se você ter certeza absoluta de que dá conta do desafio, se não dá conta não jogue nesse tipo de dificuldade, como eu disse não é qualquer um que tem a capacidade de completar esse jogo não, tem que ser muito persistente, ter raça e não desistir nunca, eu garanto que a sensação de jogar e zerar um jogo desse vai ser a mais gratificante possível, é uma sensação que eu sinto até agora escrevendo esse texto, e é uma sensação que você vai sentir quando jogar e zerar esse game, e lembre-se que assim como na vida, para cada game over existe um jogar de novo, nunca desista! dito isso, vamos ao próximo.


em fevereiro de 2002 foi lançado serious sam the second encounter, disponivel na época para pc e xbox original, em abril de 2010 foi lançado o remake, serious sam hd the second encounter, disponível para pc, xbox 360, google stadia, nintendo switch, play 4 e xbox one, e em 2017 foi lançado serious sam vr the second encounter para consoles de realidade virtual.

ENREDO

agora que as partes mais complicadas foram explicadas essa parte da análise agora tá bem mais tranquila, second encounter se passa imediatamente depois do primeiro game, a nave aonde sam estava para ir pra casa foi derrubada e ele caiu na america central no tempo dos maias, e o objetivo de sam é voltar pra casa.

tudo o que eu disse pro primeiro jogo vale pra esse, além de todos os inimigos do primeiro game retornarem tivemos a adição de cinco novos tipos de inimigos e seis novos tipos de armas, que são a motosserra, rifle de precisão, lança chamas, a icônica serious bomb que é o logotipo do jogo, além de três tipos de canhão.

vamos falar dos inimigos novos.

ALUNDRAN REPTILOID HIGHLANDERS BRIDE


um boss secreto, o inimigo mais raro de toda a saga, ele consegue ser maior que o reptilóide que nós enfrentamos como boss no jogo anterior, mas faz a mesma coisa que ele, ou seja joga projeteis.

CUCURBITO THE PUMPKIN


esse inimigo é uma resenha, é um ser humano com uma abóbora no lugar da cabeça e uma motosserra, eles partem pra cima de você com tudo, como se fossem um touro mesmo, e assim como os werebulls o negócio é dar um passo pros lados pois esse inimigo é bem mais ou menos.

EXOTECH LARVA


um inseto fortemente modificado por mental que é o segundo boss que nós enfrentamos no game, dica: quando nós enfrentamos esse boss, quando nós chegamos perto de eliminar ele o seu hp se regenera, isso acontece porque nós não destruimos os geradores que dão energia pra ele, destrua esses geradores antes de enfrentar ele, pois assim ele ficará vulneravel.

dica 2: se esconda de seu ataque laser, eu tenho sorte de ter jogado esse game no modo mais fácil que regenera o hp do sam, mas em dificuldades maiores se você não se esconder você vai morrer de forma brutal.

FIENDIAN REPTILOID DEMON


esse inimigo é exclusivo de serious sam 2, se parecem muito com o tinhoso, de cor vermelha, com asas e chifres, era uma espécie normal do planeta fiendia prime mas mental experimentou e cruzou essa criatura com outras espécies do planeta resultando nisso que vocês vem.

são os snipers, se posicionam de muito longe e disparam projeteis, o negocio é puxar o rifle de precisão, dar dois tiros e já era.

ZUMB´UL


criaturas bipedes do planeta ras-ad-nyk, são bem fraquinhos, dois ou três tiros no máximo são o bastante pra matar eles.


ZORG COMMANDER + ZORG MERCENARY




o zorg commander pertence a uma raça de seres bipedes do planeta zorg, já o zorg mercenary é originalmente do planeta zeelmez iv, as duas raças são afiliadas uma da outra.

os zorg commanders criaram um poderoso império, conquistando muitos planetas, eventualmente depois de muitas conquistas tiraram férias num planeta tropical que fazia parte do seu sistema solar.

nesse planeta eles tomavam banho de sol das 10 da manhã até as quatro da tarde, depois de um tempo eles ficavam sem pele, e alguns soldados com pouca pele foram promovidos a commanders.

são os soldados mais fraquinhos, bucha de canhão total, podem facilmente morrer com um tiro.

e para encerrar falando dos inimigos vamos falar dos outros dois chefes que enfrentamos no game.

KUKULKÁN O DEUS DO VENTO




kukulkán e o deus maia dos ventos, e guardião do portal que os sirians deixaram pra trás, pra derrotar ele não tem segredo, o negocio é puxar o lança misseis e meter bala nele, kukulkán vai tentar desviar os misseis pra longe, mas continue atirando, com no mínimo 25 ou 35 misseis ele cai

MORDEKAI THE SUMMONER


o boss final do game, serviu mental por mais de 3,000 anos, um dia depois de morrer em um bizarro acidente mental sentiu saudades do seu mestre que o trouxe de volta a vida mas trouxe mais ou menos pois o corpo se levantou mas não seu cérebro, que ainda não se desenvolveu por completo, mordekai se teletransporta e spawna inimigos e some de novo, mas é só meter bala de canhão que o bicho cai.

...

a ambientação do game eu já não gostei, pois enquanto em serious sam 1 eram pirâmides e campos abertos aqui nos começamos em florestas, passando por estruturas maias, depois de um tempo você tá lutando em uma montanha rochosa, os cenários são um pouco fechados em relação ao game anterior, mas a ultima fase desse jogo é absolutamente épica, desde a trilha sonora passando pela situação que você está inserido.

os gráficos continuaram incríveis, é inacreditável como um jogo tão grande desse pode ser tão levinho e ao mesmo tempo tão bonito, os feixes de luz desse jogo são nota mil.

os controles são padrão, simples e respondem muito bem, a trilha sonora também é padrão especialmente a trilha da ultima fase, simplesmente épica e lendária.

ambos os games podem ser jogados em coop de até quatro jogadores.

serious sam the second encounter é um jogaço, tão bom quanto o primeiro jogo, mas repito o mesmo conselho, se você não dá conta de zerar esse game no normal ou dificuldade mais difícil nem chegue perto, pois esses jogos foram feitos para jogadores hardcore, para veteranos em games de tiro em primeira pessoa da velha guarda, se você é novato e mesmo assim quer jogar jogue em dificuldades mais fáceis, pois esses jogos não vão segurar sua mão e dizer o que fazer, espero que vocês tenham entendido o meu ponto.

então é isso jovens, muito obrigado por tudo e até a próxima!



     

terça-feira, 2 de setembro de 2025

momento análise #69 - trilogia max payne (remake com spoilers)

 olá amigos, bem vindos ao blog super games, os games cuja história será contada aqui são os jogos da trilogia max payne, quem é leitor de longa data desse espaço sabe que a muito tempo atrás em setembro de 2013 eu fiz um post contando a história apenas do max payne 3, mas como eu consegui obter max payne 1 e 2 eu resolvi contar a história dos dois primeiros jogos da saga deixando o post original de 2013 intacto, então é isso que farei aqui.

antes de continuar um recado importante, eu gosto de deixar minhas análises completas em termos de história e enredo, portanto esse post terá spoilers de história de max payne 1, a essa altura do campeonato eu assumo que todo mundo que jogou o game sabe o que vou postar aqui, mas se você não sabe, se você não jogou o game feche esse blog agora, zere max payne 1 e aí sim você volta pra ler o post, pra quem não se importa com spoilers ou já jogou vamos em frente.




max payne é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela remedy entertainment e publicado pela gathering of developers e rockstar, lançado em julho de 2001 inicialmente para os pcs mas depois estando disponível para playstation 2, xbox original, mac os x, game boy advance e celulares.

antes do enredo vamos falar da história que o game carrega antes de começarmos a jogar.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

max cresceu na década de 70, filho do veterano da guerra do vietnã jack junto com sua esposa helen payne, seu pai não se importava com o jovem max e tratava seu filho de forma fria, ele não mostrava nenhum tipo de afeição ao seu menino, chegando inclusive a perder aniversários, o que jack queria era endurecer seu filho para preparar o menino para a vida.

sua mãe helen era totalmente o oposto de jack, ele sempre mostrava carinho e afeição para max, o que resultava em muitas brigas, com jack constante mente agredindo a sua esposa e a traindo constantemente, jack sofria de transtorno de stress post traumático e suas escapadas e constantes agressões contra sua esposa helen fizeram ela se render as bebidas alcoólicas para lidar com o estresse, o que a levou a sua morte em 1976, desde então max se virou contra o pai que constante mente o intimidava com arminhas de brinquedo, até que em 1979 jack morreu, deixando max órfão.

o tempo passou e em 1988 max entrou para a policia de nova iorque como o melhor recruta de sua classe, ele derrubava desde pequenos traficantes até os maiores gangsters, com essa ascenção meteórica ele foi promovido a detetive, com o tempo ele conheceu seu melhor amigo na força, o tambem policial alex balder e os dois se tornaram grandes amigos, trabalhando lado a lado desde os anos 90, e seus feitos chamaram a atenção da midia, eles fizeram de tudo, e sua fama com o tempo chamou a atenção doas outras familias criminosas da cidade como os puchinellos, uma capa de jornal se referiu a eles como policiais heróis, payne e balder eram os policiais mais famosos da cidade.

mesmo com balder se transferindo para o departamento de narcóticos ele e max permaneceram amigos, um dos hábitos que os dois tinham era jogar poker depois do expediente, balder tentou de todas as formas chamar max para trabalhar na narcóticos junto com ele mas ele sempre recusava, citando a natureza perigosa do trabalho disfarçado

em 1990 ele conheceu uma assistente da promotoria chamada michelle, que estava sendo assaltada, e max que estava no local assustou os bandidos que fugiram, max e michelle se conheceram, passaram a sair juntos, namoraram e depois casaram e tiveram uma filha chamada rose nascida em 1998, max payne estava no topo do mundo, era um grande policial, com uma casa nos subúrbios de new jersey, com a esposa que ele amava e ainda por cima uma criança recém nascida, max estava vivendo o sonho americano, mas infelizmente tudo que sobe tem que descer, e max aprendeu esse ditado da pior forma possível.

ENREDO

no dia 22 de agosto de 1998 tudo mudou na vida de max payne, ele voltava do trabalho e pra companhia da sua esposa e filha quando imediatamente ele percebeu que sua casa havia sido invadida por três viciados em uma droga sintética chamada valquiria, que invadiram sua casa e mataram a sua família, max evidentemente matou os três invasores mas sua vida mudou.

o mundo de max payne virou do avesso e desse dia em diante sua vida mudou completamente.

a felicidade que ele tinha se foi totalmente, ele passou a ser um viciado em analgésicos, o sentimento de vingança tomou conta e max passou a viver pra se vingar dos responsáveis pela morte de sua família.

depois de colocar sua mente mais ou menos em ordem e de enterrar sua esposa e filha ele pediu transferência para o departamento de narcóticos e por três anos passou a trabalhar disfarçado procurando pistas que o levassem a solucionar o caso, e antes de passarmos para a análise do game vou revelar agora o motivo que fez a esposa e filha de max payne serem mortas, mais uma vez eu peço para você que não jogou max payne 1 que feche esse post agora e vá jogar o game, e ai sim depois de ter jogado e zerado você volta aqui e lê essa parte pois teremos spoilers de história a partir de agora ok?


HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA 2


na verdade a droga valquiria foi criada pelo exercito dos estados unidos como parte de um experimento militar chamado projeto valhalla, que tinha como objetivo estudar os efeitos da droga em soldados lutando na guerra do golfo e aumentar a moral e a produtividade desses soldados em campo de batalha.

esse projeto foi conduzido entre 1991 e 1995 quando foi cancelado por não entregar os resultados esperados, mas uma pessoa chamada nicole horne, presidente da corporação aesir, decidiu continuar com o projeto por conta própria e em segredo, ela queria testar a eficiência da droga em um ambiente urbano.

três anos depois em 1998, michelle payne, que como eu já disse era assistente da promotoria, recebeu em seu escritório uma pasta contendo todos os detalhes do projeto, ela a principio não entendeu do que se tratava e iria falar com seu marido max sobre o assunto mas ela deixou pra lá, quando nicole horne soube desse vazamento ela duplicou as doses de valquiria e enviou os três viciados para a casa dos payne com ordens para matar michelle e a filha de max, dai pra frente vocês já sabem, entenderam agora? se eu expliquei mal peço desculpas, vamos para a análise do jogo.

 VISÃO GERAL



prestem atenção pois explicando um estou automaticamente explicando os outros games, na tela nos temos o nosso hp, representado por uma silhueta do max, do lado da silhueta temos uma ampulheta que representa o tempo do bullet time, e do lado da ampulheta, temos o numero de analgésicos que podemos usar, usamos analgésicos para recuperar o hp e podemos carregar até 8 por fase, quando você usa o bullet time a ampulheta vai se esvaziando e a única forma de encher ela é matando os inimigos.

podemos correr pra frente pra trás e pros lados, pular, se jogar pra frente, pra trás e pros lados, abrir portas, rolar pros lados e pra trás e usar diversas armas diferentes, lembrando que não existe andar.

o enredo de max payne é fantástico e cinematográfico mas qualquer um vê claramente que não é original, a missão de intro/treinamento do jogo, aonde a familia de max é assassinada, é totalmente inspirada na história do anti herói da marvel frank castle/justiceiro, um veterano da guerra do vietnã que perdeu sua esposa e dois filhos mortos pela máfia, eu não vou contar a história inteira do justiceiro pois todo mundo sabe a essa altura do campeonato.

outra influencia que o jogo teve foi na sua movimentação, max payne foi o primeiro ou um dos primeiros games mainstream a adotar a técnica visual popularmente conhecida como bullet time, que no cinema foi popularizado no fantástico e revolucionário filme matrix de 1998, mais precisamente a cena do neo desviando das balas, aqui em max é a mesma coisa, você aperta o botão, tudo fica em câmera lenta e você mete bala nas faces de geral, o bullet time também pode ser feito se jogando pra frente, também apertando o botão.

e uma terceira influência que pode ser notada é a influência das histórias da mitologia nórdica, o jogo se passa no meio de uma nevasca intensa em nova york, fimbulwinter é o período de nevasca fortíssima que cai no mundo nórdico antes do ragnarok que é o fim desse mundo, o segundo capítulo do game se passa numa boate chamada ragnarock, já sabem né?

também podem ser citado os trabalhos do diretor de cinema john woo, procurem aí no youtube um compilado das melhores cenas dos filmes dele, que você vai ver de onde veio a influência para o gunplay e cinemáticas

os gráficos eram muito bonitos na sua época e até mesmo para os dias de hoje, podíamos ver os cartuchos e o sangue dos inimigos no chão e buracos de bala nas paredes o que era incrível na época e ainda hoje, quando a arma é recarregada podemos ver a magazine que o max jogou fora, isso é muito louco, pra rodar esse game num PC tinha que ter uma máquina parruda pra não ter problemas


a dificuldade era adaptativa, no primeiro nível de dificuldade que é o modo normal o jogo não te pega pela mão e diz o que fazer, dependendo da sua performance no game a dificuldade se adaptava ao seu estilo de jogo, se você fosse bom o jogo te punia por ser bom, se fosse mal o jogo dava uma forcinha, o jogo te punia por ser explorador demais, vamos supor que você encontrasse três frascos de analgésicos em um lado obscuro do mapa, assim que você pegasse esses itens inimigos apareciam do nada e você tinha que eliminar eles.

a dublagem é ótima, tanto em inglês com a voz do recentemente falecido james mcaffrey, como em português, sim é isso mesmo, max payne foi um dos primeiros games a ter dublagem em português do brasil, a gathering of developers em parceria com a distribuidora greenleaf fizeram a localização, com o dublador mauro castro interpretando o personagem, hoje em dia games dublados em PTBR são lugar comum, mas na época era coisa raríssima, a dublagem do game é querida entre os fãs brasileiros e mesmo sendo tosca, engraçada e horrível em certas situações, com frases que viraram meme, foi um dos primeiros passos para que hoje nós possamos viver numa realidade aonde qualquer game de qualquer gênero tenha dublagem ou legendas em português brasileiro.

a trilha sonora é sensacional, e clássica no mundo dos games, a trilha sonora de max payne 1 é simplesmente icônica, no final do post vou deixar a trilha sonora de toda a trilogia pra vocês.

a tecnologia para capturar as expressões faciais era rudimentar, na sua época era revolucionário mas hoje em dia é muito ultrapassada, o rosto dos personagens eram fotografias que mudavam de acordo com a situação, se o inimigo tomasse tiro a expressão dele era uma, se ele atirasse a arma a expressão era outra e vice versa, o lendário sam lake, uma das pessoas mais queridas do mundo dos games, que foi roteirista desse jogo e que trabalha na remedy até hoje como diretor criativo foi o cara que serviu de ator para capturar as expressões do max, ele também foi roteirista de alan wake, de control e de muitos outros games.

você podia encontrar televisões no game, ligando elas você podia ver programação com as noticias contando seu progresso no game, tinha a novela do meu senhor e minha senhora e as tiras de jornal do capitão menino taco de baseball.

o arsenal do game era composto por 13 armas, tem três tipos de pistola, três tipos de metralhadora, três tipos de 12, lança granada, taco de baseball, rifle de precisão, coquetel molotov e por ai vai.

emfim jovens max payne é um game que envelheceu muito bem, estamos em 2025, o game foi lançado em 2001 e é até hoje um dos melhores games de ação já feitos, absolutamente foda ao infinito, e eu recomendo muito pra vocês, se você quiser jogar max payne 1 dublado eu vou deixar aqui o link para download da dublagem, ok?


max payne 2: the fall of max payne foi lançado em outubro de 2003, desenvolvido pela remedy e publicado pela rockstar, disponivel para pc, xbox e playstation 2, vamos ao enredo.

ENREDO

o game se passa dois anos depois de max payne 1, depois dos eventos do primeiro game e de toda a confusão do final, max payne se entregou a policia e seria condenado por seus atos, mas misteriosamente max é libertado da prisão com suas acusações retiradas

ele saiu do departamento de narcóticos e voltou para a policia de nova york, e estava investigando uma série de assassinatos ligados a um grupo chamado de cleaners, através de outras investigações max descobre que é uma das possíveis vitimas do grupo e resolve agir antes.

durante sua investigação max reencontra mona sax, quem é ela na verdade eu não posso dizer pois seriam spoilers de max payne 1, mas é uma personagem importante do primeiro game que teve um desfecho misterioso.

mona é acusada de um crime que não cometeu e eventualmente max se apaixona por ela e coloca sua carreira em risco por causa dela, é isso o que eu posso falar sobre o enredo.

VISÃO GERAL

o enredo de max payne 2 é bom, mas não tem a intensidade do primeiro jogo, agora a motivação não é vingança e sim max botando tudo a perder por causa de uma mulher que ele acha que é a pessoa certa pra ele mas claramente não é.

graficamente max payne 2 usava o mesmo motor só que agora mais bonito e polido, os efeitos da capa do max voando enquanto corremos são demais.

lembra do que eu disse sobre a captura de expressões faciais serem em fotografias? pois bem, isso foi abandonado, pois atores reais foram usados para a captura de expressões e interpretação dos personagens.

a movimentação melhorou mas era basicamente a mesma, o arsenal também é o mesmo com as adições da kalashnikov que é a ak 47 com nome alterado, striker que é a espingarda automática, mesma coisa da jackhammer de max payne 1.

no game foram adicionados dois movimentos novos, podemos recarregar as armas enquanto estamos em modo bullet time e podemos atirar nos inimigos ao mesmo tempo, em max payne 1 quando usávamos o bullet time ele não recarregava, em max payne 2 o bullet time se regenera sozinho depois de usado.

dessa vez max payne 2 não está dublado nem legendado mas isso não é problema, é só pegar a tradução numa gamevicio da vida.

em algumas fases você joga com a mona mas o gameplay é o mesmo.

o jogo tem dois finais, o verdadeiro e o alternativo, sendo que o final alternativo só é visto na dificuldade muito difícil.

emfim, não há o que dizer, max payne 2 ainda é um bom game e em alguns aspectos é melhor do que o primeiro mas não tem o status lendário que max payne 1 tem até hoje.




max payne 3 é um jogo de tiro em terceira pessoa e o terceiro jogo da franquia max payne, desenvolvido e publicado pela rockstar e distribuido pela take-two interactive disponivel para xbox 360, playstation 3, e pc lançado em 2012, seu motor gráfico é o mundialmente famoso RAGE(rockstar advanced game engine)

ENREDO

o jogo se passa nove anos após os acontecimentos de max payne 2 e mostra um max payne completamente derrubado, viciado em bebidas e analgésicos, em estado de depressão pelos eventos dos dois últimos jogos da série, em uma noite qualquer max estava bebendo num bar quando um jovem muito gente fina chamado tony demarco aparece e ameaça max payne, tony na verdade é filho de anthony demarco, mafioso de nova jersey e seu filho é o segundo no comando da familia criminosa, em determinado momento tony demarco ameaça mais e mais até que raul passos aparece, de arma em punho e momentaneamente afugenta o jovem, momentos depois tony aparece com um grupo de amigos, todos eles armados, uma mulher faz insultos a demarco que bate nela, então max saca sua arma e atira no peito de tony que morre no local.

todos os demarcos recebem ordens para matar max payne e seu parceiro e é nesse momento que passos dá a max uma chance de emprego, ele seria segurança particular da familia branco, uma família muito rica e muito poderosa de são paulo, não vou seguir adiante no enredo pois toda essa explicação é um spoiler de uma das fases do jogo, mas espero que vocês tenham entendido.

VISÃO GERAL

a campanha do jogo é muito longa, pra quem tem xbox 360 ela é dividida em dois CDs e a ação do jogo é um frenesi só, testosterona pura, é bala pra tudo que é lado, emoção transbordando, sobre o motor gráfico rage ele é o melhor motor gráfico dessa atual geração, quando você carrega duas armas (exemplo uma arma pequena e uma arma grande) e você carrega a pistola você pode ver o max segurar a escopeta debaixo do braço, você pode dar cover, dar tiro cego (quando você atira por cima de uma cobertura sem mirar) existe um novo modo chamado last man standing, quando você toma muitos tiros seguidamente você cai pra morrer a partir dai você tem um tempo para atirar na pessoa que atirou em você, quando você mata essa pessoa você recupera um pouco de hp mas ao custo de um analgésico.

os gráficos do jogo são junto com os de GTA 4, red dead redemption e L.A noire os melhores desta atual geração, o motor gráfico rage tem a melhor fisica da atualidade, alguns aspectos sobre a fisica do jogo já foram citados aqui, a ambientação do jogo é muito boa, varia de favela, aeroporto, é muito boa, como o jogo se passa no brasil os inimigos falam portugues nativo, mas algumas frases são muito bizarras como ''isso é o que você merece cuzããão!'' ou então ''pela justiça nas ruas!'' ridículas de ouvir pela primeira vez mas depois você se acostuma, alem de não comprometer a história. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

max payne 3 é um jogaço com J maiúsculo, que vai tirar muito de seu tempo e vai te divertir muito, recomendo muito pra vocês, então é isso, espero que tenham gostado, e até a próxima!