domingo, 19 de março de 2017

momento analise #45 - trilogia marvel vs capcom

olá pessoal,bem vindos ao super games,e continuando na pegada de jogos de luta os games que serão falados hoje são esses jogos que fazem parte da minha vida gamer,me marcaram na minha infancia e que até hoje nos dão alegria e entretenimento,

hoje o assunto é marvel vs capcom,mais precisamente os três jogos dessa trilogia que surgiu dentro de uma saga,eu explico daqui a pouco.

antes de continuar eu gostaria de informar que a segunda parte do especial mortal kombat falando exclusivamente de mortal kombat 4 já está em produção,no momento estou elaborando mentalmente minha estratégia para a postagem,a saga MK continuará quando eu terminar esse post aqui ok? sem mais delongas vamos trabalhar,começando com meu jogo favorito dos três.


em janeiro de 1998 foi lançado marvel vs capcom clash of super heroes,desenvolvido e distribuído pela capcom com licença da marvel,o game estava disponível para arcades,dreamcast e playstation 1

muito tempo depois o jogo foi relançado em 2011 junto com marvel super heroes com o nome de marvel vs capcom origins para 360 e play 3

o jogo não tem enredo mas um pequeno conceito,o professor xavier pede a ajuda dos guerreiros dos dois universos para que ele não se misture com a mente de magneto e se transforme em onslaught(massacre aqui no brasil)mas já é tarde e assim massacre é o chefe do game,é só ganhar dele e fim de jogo.

VISÃO GERAL

o sistema de gameplay consiste eu três elementos.

1 - combos absurdamente fodásticos

2 - especiais inacreditavelmente apelativos

3 - o sistema de tag team

os gráficos na época eram os mesmos desde o começo não da trilogia,mas da saga,marvel vs capcom faz parte da saga versus de jogos de luta que começou com x-men children of the atom em 1994,explicarei rapidamente.

os dois primeiros jogos tinham enredo,o enredo de x-men era baseado em atrações fatais,um grande crossover da marvel lançado em 1993 pra comemorar os 30 anos da primeira aparição dos mutantes,é nesse crossover que o professor xavier apaga a memória do magneto,na saga do massacre de 1996 foi revelado que ao fazer isso as partes mais obscuras da memoria de magneto escaparam da mente do mestre do magnetismo e se fundiram com as partes mais obscuras da memória do professor resultando no surgimento de onslaught(ou massacre aqui no brasil)que é o chefe final de MVC.

é também em atrações que o magneto arranca o adamantium do corpo de wolverine,um evento marcante da história dos mutantes e que possivelmente tenha inspirado a adição de um segundo wolverine em MVC2,mas falarei disso mais pra frente.

o segundo jogo marvel super heroes também foi inspirado em uma HQ,aliás em HQs,mais precisamente desafio do infinito,primeira parte da saga do infinito lançada em 1991,que tem como destaque thanos e as jóias do infinito e é considerada por muitos a melhor saga da marvel nos quadrinhos.

por causa disso muito do gameplay desse jogo é baseado nas joias do infinito,e na habilidade de usar cada uma da melhor forma em batalha,

mas a ideia é a mesma,como eu disse os gráficos são os mesmos,o sistema de combos é igual.

mas falando agora exclusivamente de MVC1 existem duas coisas que me fazem ser apaixonado por esse game,que são a trilha sonora,foda pra caralho,cada musica de cada personagem é uma mais bonita do que a outra,do tipo que fica grudada na tua cabeça até hoje.

e a dublagem,excelente,especialmente a voz do capitão américa,quando eu era criança e joguei esse jogo era assim que eu via o capitão na época,defensor da liberdade e dos valores,guerreiro da justiça e motivador.

ainda bem que essas características foram mantidas nos três filmes que a marvel fez do capitão.

e por falar em personagens marvel vs capcom trouxe 15 personagens alem de seis secretos,eu não vou cometer o insulto de explicar todos os 15 personagens,aqui estão eles.

MARVEL

capitão america
hulk
wolverine
gambit
homem aranha
venom
maquina de guerra

CAPCOM

capitão commando do jogo de mesmo nome
ryu,chun-li e zangief de street fighter
jin saotome do jogo cyberbots
strider hiryu do jogo strider
morrigan de darkstalkers
megaman clássico


alem dos seis personagens secretos,sendo que somente um deles original que é a roll,irmazinha do megaman,o resto são versões dos personagens do jogo com paleta de cor diferente,que são war machine dourado,venom vermelho,hulk laranja,lilith,e shadow lady.

só depois é que fiquei sabendo que a lilith é irmã da morrigan e que as duas gostam de brigar pra ver qual é a melhor,

e a shadow lady é a chun li robotizada e tomada pelo psycho drive de bison,quem jogou street fighter alpha sabe o que é isso e eu não vou fazer ninguém de idiota não.

alem de vários personagens secretos que não são jogáveis mas que servem de suporte,como o soldado desconhecido do jogo forgotten worlds,agente americano,jubileu,tempestade e tantos outros.

o sistema de luta era outra coisa fodástica da época,funcionava como tag team,as lutas eram 2 contra 2 e eram a coisa mais foda que eu ja vi,era muita coisa aperecendo na tela ao mesmo tempo,você podia executar as sequencias mais absurdas que eu já vi,os especiais eram outra  apelação do caralho pois você podia executar um especial simples,ou um duplo,que envolvia os dois personagens que você escolheu,era foda demais.

os cenários eram reaproveitados dos jogos anteriores da saga versus,e alem dos gráficos eram a mesma coisa de antigamente,eles preferiram manter assim para agradar os fãs,e os sprites dos personagens da marvel são os mesmos de antigamente,nada muda aqui.

MVC1 é um dos melhores jogos de luta que eu já joguei em toda a minha vida,me diverti demais com o game,e recomendo a todos darem uma brincadinha.


no ano 2000 foi lançado marvel vs capcom 2 para arcades,dreamcast,plataformas IOS,xbox original e play 2,esse que é considerado por muitos o melhor game de toda a saga versus.

em 2009 ele ganhou versões para play 3 via psn e 360 via xbox live.

de novo o game não tem um enredo,apenas um pequeno conceitinho.

uma pirata francesa chamada ruby heart é pega no meio da crise surgida devido ao despertar do vilão abyss e dos efeitos que seu ressurgimento trouxe ao planeta.

com isso ela reúne os mais fortes guerreiros dos dois universos,o objetivo é simplesmente vencer abyss.

falando dos personagens vamos direto aos três personagens originais do jogo,abyss que é o boss final do jogo,ele que tem três formas,é só derrotar ele em suas três fases que você zera o game.

amingo,que quando eu vi pela primeira vez me pareceu aquele personagem amigo,do jogo samba de amigo do dreamcast,ele é ridiculo,não tem nem o que falar sobre ele.

e a já mencionada pirata francesa ruby heart

antes de analisar o jogo vamos aos personagens,a capcom dessa vez arrebentou e colocou 56 lutadores a disposição do jogador.

alem de todos os que retornaram do jogo anterior,foda demais,então vamos lá,falando dos novatos começando pela marvel,lembrando que eles são novatos dentro da trilogia,mas já apareceram em jogos anteriores da saga versus

MARVEL

coração negro
cable
collossus
doutor destino
homem de gelo
homem de ferro
medula
omega vermelho
psylocke
vampira
dentes-de-sabre
sentinela
shuma-gorath
samurai de prata
espiral
tempestade
thanos
magneto

homem de ferro deveria aparecer no jogo anterior,pelo menos eu achei que era pra ser assim,mas não deu por falta de tempo e assim war machine foi em seu lugar,existe um segundo wolverine no game,um pouco mais fraco e com as garras de osso,lembra da hq atrações fatais que eu citei? nada foi dito em relação a isso mas tá muito explícito que os desenvolvedores se inspiraram nessa obra pra adicionar esse segundo logan no game.

e agora falando dos personagens da capcom tirando os que já estavam em MVC1

CAPCOM

akuma,dan,cammy,charlie,guile,dhalsim,bison,ken e sakura,todos de street fighter
anakaris,felicia e baby bonnie hood de darkstalkers
hayato kanzaki do jogo star gladiator
jill valentine de resident evil
roll do megaman classico,que antes era personagem secreta
servbot e tron bonne de megaman legends
sonson do jogo de mesmo nome

como eu informei roll era personagem secreta em MVC1 e estava de volta como selecionável,sonson é neta do personagem de mesmo nome do jogo de mesmo nome(!!)lançado pela capcom em 1984

servbot estranhamente era selecionável apesar de ter sido construido por tron bonne,os dois sairam do jogo megaman legends aonde bonne era a inimiga do megaman volnutt apesar de ser secretamente apaixonada por ele

bb hood tinha aquela carinha de menininha doce mas era na verdade uma louca que carregava uma uzi dentro da cesta,e nem preciso dizer que a personagem é 100% inspirada na chapeuzinho vermelho,até quem não é muito ligado vai notar isso quando for jogar.

dito isso vamos analisar o game

VISÃO GERAL

como consequência de termos 56 personagens o esquema de lutas mudou,agora eram 3 contra 3 e existia tagout,ou seja você poderia expulsar alguem da luta.

existem os especiais triplos aonde os outros dois personagens de suporte entram juntos e desferem um especial devastador e depois saem.

quando você escolhe um personagem você escolhe o tipo de suporte,seja pelo ar,chão,projétil e por ai vai.

graficamente o jogo representa o fim de uma longa era para a saga versus,MVC2 rodava na placa naomi da sega,a mesma do dreamcast lembra?

então os gráficos eram os mesmos mas os cenários não eram mais feitos de desenhos como antigamente,eram coisas vivas,como por exemplo uma roda gigante em movimento,uma cara de palhaço se mexendo,isso na época era foda demais

já em 2000 se sabia que o próximo MVC teria que vir com um novo motor gráfico,foi por isso que demorou tanto tempo pra MVC3 sair,pois ele tinha que vir com a tecnologia mais avançada possivel.

desde x-men children of the atom de 1994 a engine era a mesma,agora que estávamos já no ano 2000 a exigência passou a ser maior.

o numero absurdo de personagens também é destaque,simplesmente os mais queridos de toda a saga versus,samurai de prata mesmo é foda demais.

a unica coisa que eu não gostei foi a trilha sonora,muito decepcionante para um jogo tão dinâmico,que requer uma trilha também dinâmica pro numero de coisas que acontecem ao mesmo tempo

MVC2 como eu já disse é considerado o melhor jogo de toda a saga versus,mas pra mim foi o que eu menos joguei,pois a versão que eu peguei foi a de play 2 que não tinha nem metade de 56 personagens,todos os caras que eu tinha adorado jogar no game anterior estavam desbloqueáveis via pontos que você fazia no jogo,isso pra mim foi uma grande safadeza da capcom,que já naquela época mostrava sinais da empresa vagabunda e safada de hoje em dia,que teve a capacidade de fazer do final verdadeiro de um de seus jogos mais recentes uma DLC paga.

mas tirando esse meu mini rage o jogo se deu ok nas reviews,não foi muito bem recebido na época e só teve o seu devido reconhecimento anos depois com seus relançamentos,especialmente pra PS3 e 360,aonde todos os personagens estavam disponíveis,foi ai que o jogo passou a ser respeitado.

e agora pra finalizar


em janeiro de 2011 foi lançado marvel vs capcom 3,e não teriamos problema nenhum com isso se não fosse o fato de que apenas seis meses depois de seu lançamento original fosse lançado ultimate marvel vs capcom 3 com mais personagens.cenários e funções no multiplayer

seis meses depois caras,pelo amor de deus,mas apesar dessa safadeza nivel capcom o jogo mantem o nivel dos antigos em uma nova tecnologia,mas a versão que será analisada é a ultimate,disponivel para play 3,play4,xbox 360,xbox one e playstation vita.

o jogo oferece 48 personagens,os 36 do jogo original mais os 12 da versão ultimate.

novamente não temos enredo mas um chefe final que é o galactus,e é só derrotar ele para zerar o jogo.

vamos aos personagens novos começando pelo lado da marvel

MARVEL

deadpool
dormammu
modok
jean grey,que aqui é chamada de phoenix
mulher hulk
superskrull
treinador
thor
X-23
doutor estranho
motoqueiro fantasma
gavião arqueiro
punho de ferro
nova
rocket raccoon dos guardiões da galáxia
shuma gorath via DLC

essa X23 tá com um destaque monstro pois apareceu no filme mais recente do wolverine,lembra da menininha? então,aqui ela já apareceu como personagem jogável.

existe uma webserie do punho de ferro que passa na netflix,como eu não tenho o app não vou falar daquilo que eu não sei.

agora os novatos pelo lado da capcom

CAPCOM

os fodões albert wesker,chris redfield e o ultra fodão nemesis t type de resident evil
amaterasu do jogo okami
arthur do jogo ghosts n goblins
crimsom viper de street fighter 4
dante,vergil e trish de devil may cry
hsien-ko de darkstalkers
mike haggar de final fight
nathan spencer de bionic commando
viewtiful joe do jogo de mesmo nome
zero da saga megaman x
firebrand dos jogos ghosts n goblins e demons crest
frank west de dead rising
phoenix wright,o advogado de acusação da saga ace attorney

strider hiryu tambem está no game mas ele já é veterano de MVC por isso não o coloquei nessa lista,zero entrou pra representar a franquia megaman junto com tron pois o azulão apareceu nos dois primeiros jogos.

arthur tambem era um velho de guerra da trilogia mas aqui ele era jogável pela primeira vez,ele que era personagem de suporte não jogável em MVC1

viewtiful joe é novato na trilogia mas tinha aparecido em tatsunoko vs capcom que veio antes de marvel vs capcom 3 na serie versus,mas esse game é exclusivo do nintendo wiiu e en não tenho o console,por sinal minha primeira conquista jogando MVC3 no xbox foi com ele.

jill estava de volta mas assim como shuma gorath só estaria disponível via DLC,mas aqui ela estava com sua roupa estilo resident evil 5,em MVC2 ela apareceu mas na sua roupa estilo resident evil 1

dito isso vamos analisar e encerrar de vez a trilogia.

VISÃO GERAL

houve uma mudança nos controles do game,antes tínhamos seis botões,quatro de ataque e um de defesa alem do botão de especial,agora temos somente três botões,alem de defesa e especial.

os gráficos eram os mesmos de tatsunoko vs capcom e o jogo é bonito até os dias de hoje.

os especiais apresentam mais uma novidade,por exemplo quando você dispara o weapon x do wolverine a câmera acompanha a ação de vários ângulos diferentes,diferente dos jogos anteriores em que a câmera não saia do lugar enquanto o mortal era disparado.

a trilha sonora consiste de musicas originais e remixadas,tem algumas musicas que eu gostei,como por exemplo a do capitão america.

e o que eu reclamei no jogo anterior agora está de volta a aqui,musicas que fazem jus ao dinamismo da trilogia.

os sprites foram mudados tambem,eles estão em HD total mas as posturas de luta originais dos jogos anteriores não foram alteradas,tudo segue igual como sempre foi.

os cenários e ambientação continuam os mesmos do jogo anterior só que evidentemente ampliados e redefinidos por se tratar de uma nova geração de videogames.

era tudo mais bonito e refinado agora.

temos metro city de final fight aonde inclusive poison e hugo ficam assistindo a luta de canto.

tem um cenário em especifico em que aparece a foto da ruby heart como fugitiva.

o jogo funciona como uma grande HQ aonde os quadrinhos são as lutas,quando voce chega na luta do galactus ele rasga a HQ e você luta contra ele,eu não tive a minima dificuldade em derrotar ele,é só saber os pontos fracos que ele é história,o zeramento assim como nos games anteriores é um simples texto.

emfim marvel vs capcom 3 e sua versão ultimate são grandes jogos de luta,toda a trilogia MVC é recomendadíssima pra quem quiser dar uma brincadinha e relembrar a infância.

durante muito tempo se pensou que esse jogo fosse o ultimo MVC lançado,eu explico.
em 2013 a disney comprou a marvel,e como resultado a marvel não renovou o contrato de produção que ela tinha com a capcom,e por causa disso a empresa japonesa teve de remover todo o conteúdo relacionado a marvel da live,psn e sua loja oficial,incluindo as DLCs de MVC3,a versão de MVC2 que foi lançada pra play 3 e 360 em 2009,marvel vs capcom origins,e outras propriedades que eram agora parte da disney e que a capcom não deveria possuir,parecia que marvel vs capcom estava condenado ao fim.

mas neste ano de 2017 vai sair um novo marvel vs capcom,chamado de marvel vs capcom infinite para xbox one,play 4 e PCs,até aqui os personagens apresentados são megaman x,ryu,morrigan,capitã marvel,capitão america e o homem de ferro.

mas existem duas coisas que preocupam,o primeiro é o nome do jogo,infinite,que faz referencia ao filme novo dos vingadores que vai sair ano que vem,guerra infinita,e por causa disso o jogo terá seu gameplay baseado nas jóias do infinito,assim como foi em marvel super heroes.

e outra coisa é que esse tem tudo pra ser o primeiro jogo da franquia a não ter os x-men,como eu disse sob contrato os mutantes não podem mais aparecer em nenhum jogo de luta da capcom envolvendo a série versus,vamos ver como isso vai se desenvolver.

então é isso pessoal muito obrigado por tudo,essa ai foi a trilogia marvel vs capcom,espero que vocês gostem,e agora sim,o proximo post é a continuação da saga mortal kombat,falando apenas de mortal kombat 4.

divulguem esse trabalho para o maior numero de pessoas possível,espalhem a palavra,obrigado e até a próxima!



































Nenhum comentário:

Postar um comentário