sábado, 11 de fevereiro de 2017

momento analise #43 - metal gear rising revengeance

olá pessoal sejam bem vindos ao blog super games,hoje vamos falar de metal gear rising revengeance,sem perder tempo vamos trabalhar de uma vez


metal gear rising é um game spinoff em terceira pessoa de ação e aventura estilo hack and slash desenvolvido pela platinum games e produzido pela kojima produções lançado originalmente em fevereiro de 2013 para xbox 360 e playstation 3,depois lançado para PCs entre os meses de janeiro e setembro do ano seguinte.

  como vocês já sabem esse jogo é um jogo da franquia metal gear,e como vocês também já sabem metal gear não brinca quando o assunto é história,quem viu meu post sobre metal gear solid 3 sabe do que estou falando.

este segmento da história terá spoilers de metal gear solid 2 então veja por sua conta e risco.

o personagem principal se chama raiden,e pra falar desse cara se preparem,peguem seus marshmallows,puxem uma cadeira e acendam aquela fogueira no meio da praia pois lá vem histórias antigas de metal gear.


HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

o nome verdadeiro de raiden é jack,ele nasceu na libéria em 1983,quando criança ele foi adotado por solidus snake,lembra dele? o terceiro filho de big boss?

jack depois de ser adotado teve seus pais mortos por solidus,depois de um tempo ele serviu como criança soldado na guerra civil de seu pais em 1989,ele e outros jovens soldados de seu jovem regimento eram manipulados constantemente,eles eram obrigados a assistir filmes de guerra de hollywood e usavam aquilo como treinamento,solidus usava uma combinação de pólvora com tolueno para manter os garotos calmos e dóceis.

uma vez o jovem jack foi injetado com uma substancia desconhecida,e sob o efeito dela solidus apareceu com uma espada e um soldado,e solidus mostrou pra ele que lâminas eram uma forma mais nobre de matar do que armas,e para provar o seu ponto ele simplesmente degolou o soldado usando a espada.

sob sua tutela jack virou uma maquina de matar incontrolável,seus companheiros o apelidavam de diabo branco e jack o estripador,devido ao fato de que ele matava geral com tão pouca idade,e tambem uma homenagem ao personagem histórico da inglaterra.

ele era chamado de diabo branco também pelo fato de ele ser um dos pouquíssimos homens brancos nascidos na libéria.

durante a guerra e como presente de aniversário de 10 anos raiden recebeu de presente dez guerrilheiros inimigos,raiden simplesmente arrancou a cabeça de todo mundo usando apenas a espada.

a essa altura ele tinha perdido qualquer tipo de emoção ou empatia para com outros seres humanos.

depois da guerra solidus colocou raiden em um orfanato e o abandonou.

raiden foi removido do orfanato e trazido aos estados unidos,aonde ele e o que sobrou da sua antiga unidade receberam ajuda psicológica.

foi ai que ele se encontrou com os patriots,que implantaram no cérebro de raiden nanomaquinas,para que ele servisse de modelo para a construção de uma IA óptico neural

os patriots escolheram jack de todos os membros de sua unidade pois diferente dos outros,que iriam se tornar monstros e depois sofrer pelas consequencias de seus atos,jack queria apagar o seu passado de mortes de qualquer jeito,ele odiava a sua antiga vida.

os patriots também manipularam a memória de jack e apagaram ele de todo e qualquer registro oficial,seja ele da cia,agencia de segurança nacional,fbi e por ai vai.

jack iria eventualmente esquecer as memórias de seu passado trágico,embora ainda sofresse de estresse pós traumático e tivesse lembranças de seu passado quase todas as noites.

muito tempo havia se passado e jack,agora vivendo uma vida normal nos EUA se alistou no exercito aonde suas habilidades em batalha foram reconhecidas,fazendo parte da força tarefa 21 e de lá participando em mais de 300 missões de realidade virtual entre outros.

em 2007 ele conheceu uma menina chamada rosemary,apelido rose,essa dai tem uma história longa e complicada,não vou dizer muito não pois muitas coisas são spoilers,mas a relação entre os dois foi difícil devido aos pesadelos que raiden tinha toda noite,ele fazia a vida de sua amada mais dificil,mas não era culpa dele.

em determinado momento durante os eventos de MGS2,raiden usou uma espada pela primeira vez em muitos anos,e pouco tempo depois ele ficou fascinado não só com a lamina mas todo que a envolve,as histórias de samurais japoneses,todo o código de honra que um espadachim tem,ele até mesmo assistia filmes de samurai pra se inspirar.

ele tambem pesquisou sobre inteligencias artificiais,se elas eram conscientes ou agiam daquela forma programada mesmo.

raiden soube de uma senhora chamada big mama que uma garotinha chamada sunny estava sendo mantida presa num lugar chamado area 51 e partiu para o resgate junto com os soldados de um grupo chamado paradise lost army,ou exercito do paraiso perdido.

sunny foi resgatada sem maiores problemas.

foi durante o resgate de sunny que ele conheceu um ex soldado russo chamado boris vyacheslavovich popov,que tem participação em metal gear rising,mas vamos permanecer na pré história por enquanto.

raiden deixou sunny aos cuidados de otacon que cuidou da menina como se ela fosse sua filha,a adotando e lhe dando seu sobrenome,assim ela agora se chamava sunny emmerich.

depois disso ele largou tudo para viajar pelo mundo,aprendendo técnicas de espionagem sob a orientação de um shaman do alaska,ele também aprendeu a caçar

mas ele entrou num trabalho que mudou sua vida definitivamente quando ele se juntou ao paradise lost army para recuperar os restos mortais de big boss.

foi ai que os patriots o capturaram e o fizeram de cobaia para uma cirurgia de melhoramento exoesqueletal,aonde sua cabeça e espinha foram retirados de seu corpo original e colocadas em um corpo cibernetico.

raiden a partir desse momento não era mais uma pessoa,e sim um robô com elementos humanos,como por exemplo sentimentos,um desses sentimentos foi o fato de não poder viver uma vida normal com rose,ele não tinha mais condição de ser um bom marido para sua esposa e por isso decidiu nunca mais ver a menina.

raiden reapareceu durante os eventos de metal gear solid 4 praticamente servindo como um segurança de solid snake e foi fundamental para a derrota e consequente fim dos patriots.

depois do fim de tudo raiden recebeu um novo corpo cibernético baseado em pele artificial,fazendo dele um robô mais humano por assim dizer.

um mês depois rose e seu filho john o visitaram no hospital,raiden prontamente os ignorou,pois ele achava que o moleque era filho de roy campbell(nessa época rose tinha se casado com ele)

mas ele era filho de jack,tem uma história que eu não contei,nos eventos de MGS2 rose disse que tinha abortado,mas aquela história era mentira.

e disse mais,disse que o casamento dela com roy era de mentirinha,roy combinou esse casamento com rose pra impedir que os patriots sequestrassem seu filho e usassem o mesmo como objeto de chantagem contra raiden.

depois de tudo isso raiden e rose voltaram com seu relacionamento.

depois do fim dos patriots ele tentou parecer o mais normal possível,mas a sua natureza não humana impedia qualquer possibilidade de trabalhar por exemplo,se até mesmo humanos normais tinham dificuldades para trabalhar devido a recessão economica causada pelo fim da economia de guerra imagine um robô,era impossivel arrumar trabalho,pelo menos era assim que ele pensava.

com a história de raiden pré rising concluida vamos agora ao enredo do jogo.

ENREDO

quatro anos se passaram desde os eventos de metal gear solid 4,os patriots não existem mais e foram fragmentadas em PMCs ou empresas militares privadas

a PLA tambem acabou,mas os veteranos do antigo exercito se juntaram para formar uma empresa chamada maverick security consulting,o chefe e lider dessa empresa era o boris. lembra dele? que eu falei que conheceu raiden durante sua missão de resgate de sunny? ele mesmo.

as únicas coisas que ele pediu aos ex soldados foram as seguintes

1 - agissem de forma ética e limpa

2 - agir de acordo como o que eles acham certo,seguir o coração

boris fundou a maverick como eu já falei mas ele não estava sozinho,três pessoas importantíssimas estavam nessa com ele.

o primeiro deles era kevin washington,o especialista em armas e tecnologias de alta technologia do grupo,ele que anteriormente servia a uma organização não governamental que tinha ligações com a ONU e que tinha participação ativa nos trabalhos de desarmamento,desmobilização e reintegração que consistem no desarmamento de soldados,na desmobilização de exércitos e na reintegração destes soldados a sociedade civil,essa DDR existe na vida real tá?

mas kevin conheceu boris e viu que ele era gente boa e saiu de seu antigo trabalho e se juntou a maverick imediatamente,na empresa ele cuida de recursos humanos,procura de armas,reuniões de preparação para futuras missões,desenvolvimento de relações empresariais,alem de vendas.

a segunda pessoa a se juntar a MSC é a lindissima courtney collins,ela e kevin tem uma certa história juntos pois estudaram em uma faculdade de nome não revelado,quando kevin entrou para a maverick o primeiro nome recomendado por ele foi o de courtney.

antes disso ela estudou administração de empresas,ela era uma boa estudante mas o que ela queria mesmo era ajudar a curar as feridas deixadas pelo mundo depois dos incidentes de MGS4,havia muita agitação social e ela fez de tudo para ajudar a diminuir as tensões.

seu primeiro dia na empresa foi uma palestra aonde ela soube de tudo sobre os patriots e toda a treta cabulosa que se passou durantes todos esses anos.

doktor nasceu na antiga alemanha oriental e entrou na equipe depois de se tornar um reconhecido especialista em robótica,especialmente nos braços direitos de soldados mortos,ele queria usar seu conhecimento na área para o bem e por isso adquiriu 56 braços diferentes,todos esquerdos,para que desses braços ele pudesse criar novas tecnologias.

ele tambem foi o treinador de raiden,ele desenvolveu duas arenas em realidade virtual para que raiden treinasse suas habilidades,quem lembra de MGR no começo sabe que essas duas arenas VR são as duas fases demos do jogo antes de seu lançamento né? pois bem.

e finalmente pra falar do enredo vamos falar do lider da MSC boris popov,ele que foi soldado e lutou pela união soviética até o fim do regime comunista,sendo amigo de sergei gurlokovich,eu ainda analisarei MGS2,eu prometo.

depois de tudo isso,depois de toda essa enrolação que você não estava mais aguentando finalmente vamos para o enredo e posterior analise de metal gear rising.

AGORA SIM,O ENREDO

raiden finalmente voltou para o setor militar,sendo contratado pela maverick como agente de campo,ele queria uma posição de não combatente para que ele pudesse sustentar sua familia,que aliás estava em segurança,completamente livre de perigo pois rose e john foram enviados para a nova zelandia.

seu corpo cibernetico foi novamente atualizado para uma versão mais humana e discreta pela maverick e desde o fim dos patriots ele passou a trabalhar na maverick como segurança de figurões do mundo.

nos eventos antes e durante rising a maverick é contratada por um lider de um pais africano chamado n´mani,esse pais estava no meio de uma guerra civil que foi rapidamente controlada,durante os três anos seguintes a guerra civil foi controla e o exercido do pais africano foi treinado.

no começo do game nmani estava admirando sua nação reconstruida mas...

tudo mudou quando uma facção que era contra o atual governo contrata uma outra PMC chamada desperado,eles capturam nmani e raiden tem que lutar contra os rebeldes,depois de muita treta e inclusive enfrentando um metal gear,raiden chega até o primeiro ministro que infelizmente é morto por sundowner,o lider da desperado que deixa seu homem de confiança,o tambem ciborgue samuel rodrigues pra lutar contra raiden,os dois lutam mas não dá nem pro cheiro,samuel corta fora um dos braços de raiden e fere o seu olho,ele quase morre quando a maverick aparece para salvar o dia,e é assim que o jogo começa.

isso não é spoiler,tudo isso que eu expliquei está nos primeiros minutos de jogo.

VISÃO GERAL

metal gear rising é um hack and slash,ou seja a jogabilidade dele é muito simples,sim nós podemos andar,pular e fazer um monte de coisas,mas o jogo é completamente esmaga botão estilo devil may cry.

um botão usando a espada,e o outro usando uma arma secundária,

mas existem coisas legais no game como por exemplo o free slice,aonde pode cortar qualquer coisa no game do jeito que você quiser

do jeito que você quiser

do jeito que você quiser

do jeito que você quiser

sim eu copiei e colei essa frase três vezes pra enfatizar e destacar o quão fodástico é esse modo,no começo do game na primeira missão você vai encontrar um carro,experimente o free slice nele pra você ver o que vai acontecer,é simplesmente impressionante.

você pode coletar secrets como por exemplo cenários novos de treinamento virtual,que é o mais comum.

raiden recupera seu HP de duas maneiras,a normal com suprimentos medicos e usando as celulas de energia dos inimigos mortos,funciona assim.

ele tem uma especie de visor tático que demonstra a posição de todos os inimigos,até mesmo através de paredes,e serve tambem para destacar secretes do jogo como as vr missions escondidas que eu citei.

quando você ataca o inimigo com a espada a principio nada dá certo,mas continue atacando até um certo momento por exemplo o braço do inimigo,pois ele vai ficar destacado na cor azul,

quando o inimigo estiver completamente fragilizado ele vai estar destacado em azul,se isso acontecer aperte o botão do free slice,um kanji vai aparecer,tudo ao seu redor vai ficar em camera lenta e você pode cortar o seu inimigo em pedaços até achar a celula do mesmo,se isso acontecer aperte b no xbox ou circulo no play 3,seu hp será completamente recuperado

você também pode cortar o braço esquerdo dos soldados que você enfrente pra que o doktor faça suas experiencias excêntricas,mas é muito dificil,zerei esse jogo faz muito tempo e quando eu zerei eu só peguei cinco braços inteiros.

graficamente o jogo é lindo até os dias de hoje,os controles são simples e diretos alem de responder muito bem,como devem ser sempre os controles de um jogo de hack n slash

a platinum desenvolveu o jogo mas a história e a integridade do enredo ficaram com a konami atráves de sua então empresa kojima produções,então como você já viu neste post tem muita coisa da saga metal gear inserida nesse jogo,e os codecs são livres de spoilers,não dizem quem fez isso ou aquilo não.

mas nem tudo é perfeito,a câmera desse jogo é fodinha pois ela não é automatica,então você tem que alinhar seu personagem a visão da camera para que ambos estevam virados para frente o tempo todo,o que é um saco.

eu também achei a campanha do game longa demais pra um hack n slash,a saga metal gear é conhecida por suas campanhas longas e cinematográficas só que aqui existe um exagero de informação,coisas que poderiam ser mais condensadas.

metal gear rising tem seus defeitos mas é um jogaço,que como um hack and slash é incrivel,e que tem que ser analisado dessa maneira,não dá pra pegar e analisar rising como se ele fosse um jogo épico tipo metal gear solid 2 ou 3,isso é muito injusto.

antes de encerrar eu digo que metal gear rising teve três DLCs,a primeira chamada de VR missions,que apresenta 30 novas missões de treinamento.

...

a segunda chamada de jetstream aonde nós controlamos o sam,um dos vilões do jogo.

samuel rodrigues é brasileiro,nascido e criado em nosso pais,filho de um espadachim mestre de uma arte marcial proibida chamada uradachi,também conhecida como satsujin ken ou espada  assassina,um estilo de luta perigoso que usa empurrões e chutes,sempre a violência como ponto de partida,ele tinha um dojo aonde seus alunos eram ensinados nessa arte.

mas um de seus alunos matou o pai de sam por motivos desconhecidos,provavelmente devido a dividas com organizações criminosas brasileiras

sam herdou a espada de seu pai,saiu do pais para treinar e depois voltou para matar pessoalmente o homem que matou seu pai,depois disso ele deixou o pais definitivamente.

depois disso ele viajou o mundo como mercenário,alem de bicos como segurança de bar,hitman da máfia e por ai vai,uma história diz que ele matou dez homens da mafia sozinho usando a espada,pouco fodão ele né?

durante esse tempo ele modificou a espada de seu pai e a transformou em uma espada de alta frequência com uma tranca por identificação que só ele sabia como abrir,e que só abriria permanentemente duas horas depois de sua morte.

sam é um cara tranquilão,sempre na dele,que mesmo em momentos de alta tensão não mostra sinais de medo ou intimidação.

quando ele conhece raiden se identifica com ele logo de cara,pois ele acha que esse papo de justiça e salvar os outros é escudo pra esconder o que jack realmente é,um sociopata que gosta de sangue e mortes,como ele foi um dia quando criança.

o que ele quer é fazer com que jack use sua espada como uma arma,e não como uma ferramente de justiça como ele prega.

ele tem dois apelidos,jetstream sam e minuano,esse ultimo é um vento frio que é tipico da região sul do brasil.

...

e finalmente a terceira DLC se chama bladewolf aonde nós jogamos com o wolf,que é o parceiro do raiden no campo,e que vai na frente para alertar ele de possíveis ameaças.

puxem na memória quem é esse wolf,ele na verdade é o primeiro boss que enfrentamos em metal gear rising,um protótipo de inteligencia artificial LQ-84i com uma especie de inteligencia artificial de 90 bilhões.

esse robô é uma figura! ele tem um nivel de inteligencia absolutamente avançado até mesmo para padrões humanos,ele é capaz de usar lógica,pensamento independente e razão para determinar seu próximo movimento.

ele é mais inteligente do que a pessoa mais inteligente do mundo,sabe separar o bem do mal e sempre pensa antes de agir,ele também é um pouquinho sarcástico.

wolf era escravo da desperado e não podia desobedecer as ordens de seus superiores de jeito nenhum,ou então ele seria completamente apagado,ele não poderia mais falar,andar e nem se comunicar com mais ninguém.

e é isso,mais um jogo concluído,espero que gostem,divulguem para o maior numero de pessoas que vocês puderem,espalhem a palavra e até a próxima!