terça-feira, 22 de dezembro de 2015

momento análise #32 - need for speed most wanted(2005)

boa dia/tarde/noite jovens,aqui estamos nós para o ultimo momento analise de 2015,e o jogo da vez é o épíco need for speed most wanted,de longe meu jogo favorito da saga e um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos,pra ser colocado no mesmo nivel dos melhores jogos de corrida da geração play 3 e xbox 360 que são forza horizon e forza 4,most wanted está nesse nível,mas de uma maneira completamente diferente.

emfim vamos começar a analisar direto do fundo do bau esse clássico dos games.


need for speed most wanted é um jogo arcade de corrida desenvolvido e publicado pela electronic arts,lançado em novembro de 2005 para pc,playstation 2,nintendo gamecube,game boy advance,xbox original,xbox 360 e celulares e tablets.

o PSP recebeu uma versão desse jogo chamada need for speed most wanted 5-1-0,só que ele é só corrida,não existe enredo.

existe também need for speed most wanted black edition,basicamente o mesmo jogo com mais carros,mais fases de desafio e mais corridas,essa versão do jogo só tem pra pc,xbox e playstation 2,não tem pra xbox 360 ok?

dito isso vamos para o enredo.


ENREDO

o jogo se passa na cidade de rockport bay,você é um corredor de rua sem nome andando com sua BMW M3 tunada quando aparece a gostosa da mia townsend,ela que vai te ajudar via rádio durante o jogo inteiro,os dois correm até que são parados pelo insuportável do sargento nathan cross,ele que é vilão secundário desse jogo(e ironicamente de need for speed carbon,sequencia de most wanted,mas desse jogo eu falo depois)e sua companheira de trabalho,uma morena muito bonita e gostosa e que por sinal foi muito mal tratada no jogo,pois não deram um nome para a moça e ainda por cima ela só teve quatro falas no jogo inteiro! será que no desenvolvimento do jogo esses caras  não perceberam que mulher se trata com amor? que vergonha hein EA?

mas voltando ao cross,mia foge e cross está a minutos de prender o protagonista quando eles recebem uma denuncia de corrida de rua em outro local e na base da sorte ele escapa de ser preso,não sem antes ter seu carro arranhado por esse safado

depois de mais algumas vitórias e de inclusive ganhar uma corrida em circuito cujo um dos participantes é um tal rog,que é outro que vai te ajudar o jogo inteiro por radio,finalmente chegou a hora de desafiar um corredor chamado razor,a corrida começa,a policia entra no meio mas é derrotada,mas de repente razor misteriosamente desacelera e mia te contata no radio e diz que seu carro está jorrando gasolina desde o inicio da corrida,e ai você desacelera e para bruscamente

depois disso é revelado que razor trapaceou,ele retirou os parafusos do tanque de gasolina de propósito pra fazer seu carro jorrar gasolina desde o começo,você perde a corrida e a bmw,é preso pelo cross e sua linda assistente mas é solto por falta de provas.

e tem mais coisa pra explicar,razor usou seu carro roubado para alcançar o primeiro lugar na blacklist,que é a lista dos quinze corredores de rua mais procurados pela policia,e assim começa o jogo,com os objetivos de recuperar seu carro,ser o piloto mais procurado pela policia e derrotar a blacklist inteira incluindo razor e assim começa o jogo.

VISÃO GERAL

a explicação da jogabilidade de most wanted é simples,mas ao mesmo tempo não é simples,basicamente você faz o seguinte,pega seu carro e sai com ele pelas ruas da cidade com dois objetivos em mente,o primeiro já falei em detalhes acima, o segundo é...

ANARQUIZAR A PORRA TODA!

quer destruir sinal de transito? você pode!

destruir pedágio? claro que sim?

imobilizar 20 carros de policia estando em perseguição por uma hora inteira? sim senhor!

a liberdade que existe nesse jogo é imensa,insana e totalmente diferente de qualquer jogo de corrida da época,não vou falar de velocidade pois seria o óbvio,mas quando você joga most wanted você se empolga,se empolga com a policia te perseguindo em mais de 20 carros e você sozinho tentando desesperadamente encontrar um jeito de escapar,se empolga com a destruição de cenário,que era limitada se comparado com hoje,mas era riquíssima em detalhes e muito impactante e bonita.

sobre detalhes técnicos eu vou falar depois pois é hora de falar minimamente sobre todos os corredores da lista negra,a lista negra se trata dos 15 corredores mais procurados pela policia de rockport,e são organizados pelo preço que a corporação pagou pelas cabeças deles,que no jogo é chamado de bounty,por exemplo o sonny,que é o mais fácil de todos tem um bounty de 20,000

os corredores da blacklist(e os carros que eles dirigem) são:

ho ''sonny'' seun/volkswagen gti

vince ''taz'' kilic/lexus IS 300

victor ''vic'' vasquez/que dirige um toyota supra

isabel ''izzy'' diaz/mazda RX8

lou ''big lou'' park/mitsubishi eclipse gt

karl ''baron'' smit/porsche cayman

eugene ''earl'' james/mitsubishi lancer evolution

jade ''jewels'' barrett/ford mustang gt

kira ''kaze'' nakazato/mercedes benz clk

hector ''ming'' domingo/lamborghini gallardo

wes ''webster'' allen/chevrolet corvette C6

joe ''JV'' vega/dodge viper srt10(o maior carro americano de todos os tempos)

depois do JV vem os braços direitos do razor,são eles:

ronald ''ronnie'' mccrea/aston martin DB9

toru ''bull'' sato/mercedes benz slr mclaren

clarence ''razor'' callahan/BMW M3 GT

cada vez que você derrota um corredor da blacklist você pode selecionar dois marcadores,dentro desses marcadores existem prêmios variados desde dinheiro,coisas únicas para o seu carro como pintura,motor,spoiler,cor e etc,até mesmo a habilitação do carro do corredor,o que significa que o carro é seu,por exemplo,você derrotou o webster,se você der sorte e tirar a habilitação você fica com o carro dele.

a dificuldade é progressiva,cada vez fica mais difícil,quando chega no razor então é um deus nos acuda pra conseguir as exigências dele,mas com pratica você consegue tudo,zerei esse jogo duas vezes,portanto eu sei do que falo.

os gráficos como eu falei eram insanos pra época,você poderia ver seu carro brilhando no sol,a água levantando na chuva,a destruição do cenário mesmo limitada era fodástica e muito bonita,sim eu sei que é uma grande porcaria,pra mim também,eu geralmente não me importo com isso mas estamos falando de um jogo que foi lançado em pleno começo da geração play 3\xbox 360,nessa época os videogames tipo play 2 e xbox já estavam com os dias contados,então querendo ou não é uma coisa a ser celebrada sim senhor.

os carros também como sempre foram fielmente representados em cada detalhe.

rockport é dividida em três bairros que no jogo são chamados de boroughs,rosewood,camdem beach e downtown,obviamente não existem pessoas no mapa,é basicamente você e outros carros,existem atalhos,pursuit breakers...

nessa parte aqui não vou me aprofundar pois fazem dez anos que o jogo foi lançado,a essa altura você que está vendo o post já zerou esse jogo umas cinco vezes,entende tudo desse jogo até mais do que eu então não vou me fazer de bobo e repetir o que você já sabe,só vou acrescentar que o mapa tem tamanho bom pra um game da época,só isso.


a física é realista mas ao mesmo tempo não é,mas eu não vou cobrar realismo de uma saga aonde se você apertar select seu carro desvira como se nada tivesse acontecido então deixemos isso pra lá.

os controles e jogabilidade são padrão,também nada a acrescentar.

a trilha sonora é talvez uma das grandes responsáveis por fazer de most wanted o melhor game da saga,é simplesmente foda ao extremo,melhor do que falar eu vou mostrar então disponibilizo aqui  toda a trilha sonora do jogo

então é isso jovens,não tem como acrescentar mais nada,most wanted é o melhor game da saga de longe,história cativante,gameplay insano,jogabilidade simples,acrescentar o que?

os undergrounds 1 e 2 também são fodões demais,eu tenho o under 2 e jogo ele bastante,mas most wanted te instiga a ser uma especie de rambo automotivo,ele leva todos os conceitos da saga até o limite,e é isso que faz desse jogo um dos melhores games de corrida que já joguei.

é sem duvida o melhor jogo de corrida que o glorioso playstation 2 já teve.

então é isso jovens obrigado por chegarem até o final,esse é ultimo post do ano,feliz ano novo pra vcs,boas festas a todos e até 2016!





sábado, 31 de outubro de 2015

hetsuge dicas:nba 2k modo my career offline

olá amigos,bem vindos ao hetsuge games,gostaria de dar inicio a um quadro novo no blog,pois quero falar um pouco mais sobre nba 2k,mais precisamente dar dicas sobre aspectos chave do modo my career e repercutir coisas não citadas na analise dos jogos.

acho que o primeiro aspecto que deve ser notado logo de cara é o seu my player,ele vai ter um nivel de 69,as vezes até 68,depende do tipo de jogador que você quer ser,se você deseja evoluir mais rápido como jogador eu recomendo o estilo 3 point specialist,os motivos eu já falei na análise,mas existe uma coisa mais importante do que isso,que são os seus atributos,ou seja o seu nível de habilidade em fundamentos básicos do basquete,como arremesso de curta,média ou longa distancia,passe,arremesso em tráfico,arremesso saindo do drible,rapidez,velocidade e a mais importante delas,consistência,se você não quer ter problemas com seu arremesso eu recomendo maximizar os atributos de arremesso(todos eles)e aumentar sua consistência até chegar ao nível 90

desse jeito,você consegue acertar sem problemas arremessos bem fáceis,inclusive de três,uma coisa que eu não citei são os ícones que aparecem no lado inferior esquerdo do seu jogador,cada um tem um significado,vou falar aqui dos que ajudam seu my player.

pra desbloquear alguns desses icones você tem que levar certas habilidades do seu my player até o nivel 88 ou mais.

o numero três representa que seu arremesso de três está perfeito,a estrela significa que você é o melhor jogador do seu time,para alcançar esse feito você precisa completar um de três objetivos.

1 - ser o melhor jogador do time em que você está jogando.

por exemplo, o nivel do lebron james em 2K14 é 99,pra você adquirir a estrela você deve ter nivel 100,mas calma que isso NÃO EXISTE NO JOGO é só um exemplo.

mais um exemplo,agora citando minha experiencia,anthony davis é o melhor jogador dos pelicans,pra eu ganhar a estrela eu tenho que ter um nível melhor do que o dele.

2 - ser convocado para o jogo das estrelas

no seu modo my career se você jogar a temporada de forma excelente você vai ser convocado para o jogo dos novatos e segundo anistas,concurso de enterradas e arremesso de três pontos e se mesmo assim você for bem você pode jogar o all star game,depende da sua performance,e quando eu digo depende eu falo sério,seu jogo em quadra no all star break é avaliado pela comissão técnica do seu time,que pode tirar seus minutos em quadra se você jogar mal.

3 - jogar bem a temporada inteira,

isso cai no segundo item,mas basicamente você tem que lutar pela sua estrela do lado do seu nome,tem que lutar por ela,ser uma mistura de jordan com magic johnson com uma pitadinha de lebron,tem que ser um monstro em ambas as facetas do jogo,tanto no ataque quanto na defesa,faça isso e a estrela é sua.

uma outra dica é como usar os perks corretamente,no jogo os perks são as signature skills,as sigs que eu uso no meu my player são pick and roll maestro,scrapper,dimer,floor general,e gatorade perform pack,eu falei sobre algumas dessas sigs no meu post anterior,vou detalhar as outras pra vocês.

SCRAPPER

um my player que tem scrapper ganha até 15 pontos de velocidade e ele mergulha para salvar bolas perdidas com mais extensão,importantissimo em situações de roubo de bola.

GATORADE PERFORM PACK

permite que você jogue mais minutos sem sofrer nenhum tipo de punição,sem essa perk você pode jogar mais minutos mas vai se cansar e seus atributos vão sofrer uma queda,por exemplo eu sou nível 82 na bola de três,sem essa perk e com o tempo esse numero vai caindo conforme eu me canso,com essa perk você pode se cansar que seus atributos não sofrem dano algum.

FINISHER

maior probabilidade de converter bandejas e bandejas de contato sem errar,o defensor que fazer contato com o seu my player no movimento de uma bandeja sofrerá uma penalidade de até 25%,mas não é explicado no jogo que tipo de penalidade é essa.

e essas foram as explicações das signature skills,agora vamos a sua maneira de jogar o jogo

um segundo aspecto para se ponderar é como você joga o jogo,se vc for o tipo do cara que só sabe arremessar de 3 e que não se preocupa com seus companheiros você pode ter certo sucesso no departamento de pontos,mas no de assistências voce vai penar,não jogue buscando seus próprios números,o time vem primeiro,os números vem naturalmente.

conheça seus companheiros,saiba quem tem o melhor arremesso de três,quem enterra,conhecer as características do seu time é primordial para ter sucesso nesse jogo.

e basicamente é isso,obrigado por lerem até aqui e fiquem atentos para mais posts no hetsuge ok? me desculpem pelos dois meses sem coisa nova aqui(se bem que esse é meu terceiro post sobre nba 2K,então não é tão novo assim)

ATÉ A PRÓXIMA!


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

momento análise #31 - midnight club los angeles

olá amigos e bem vindos a mais um momento análise,e diferente do que falei no post anterior ao post de ufc undisputed 3,sim eu ainda tenho motivação para postar duas análises por mês,a questão é querer,tem dias que eu estou afim de fazer dois posts por mês e dias que não,mas hoje eu estou afim de falar detalhadamente de um dos melhores jogos de corrida da atual geração de consoles,venham comigo para a análise de midnight club los angeles.


MCLA é um jogo arcade de corrida pertencente a saga midnight club,o jogo foi desenvolvido pela rockstar san diego e publicado pela fodástica rockstar games,a versão de psp foi desenvolvido pela spike,o jogo foi lançado em outubro de 2008 e está disponível para xbox 360,play 3 e o já mencionado playstation portátil.

existe uma versão desse jogo chamada complete edition lançada em outubro de 2009,que trás todos os mapas,carros e demais conteúdos do jogo original,a novidade é a adição da região de south central ao mapa do jogo,o que por sua vez corresponde a mais 33% de campanha além de pela primeira vez na saga,dar ao jogador a oportunidade de contrular SUVs e carros de policia,essa versão é mais apelona do que o jogo original e é a versão que eu joguei para fazer essa analise então vamos ao enredo.

ENREDO

em certos jogos de corrida o enredo é meramente um conceito,uma justificativa para os eventos do game,aqui não é diferente,a cutscene inicial do jogo mostra o seu personagem sem nome falando com alguém e perguntando se existem corridas de qualidade em los angeles.

esse alguém responde que sim e que um cara chamado booke,que é o campeão das corridas de rua de los angeles pode te ajudar,depois disso você escolhe seu carro e depois de mais uma cg envolvendo booke o jogo começa.

VISÃO GERAL

a campanha é longa,eu chuto um tempo de 40 horas para fazer 100%

existem carros normais,muscle,carros de luxo,motos,carros exóticos,esportivos,cada veiculo é dividido em classes,são quatro no total,todos os veículos foram representados de forma fiel como sempre,lembrando que estou falando isso pra 2008 então aquilo que era bom na época pode não ser bom hoje em dia né?

como também acontece em jogos de corrida não podemos atropelar as pessoas,quando estamos perto de atropelar alguém a CPU instintivamente puxa o boneco pro lado,impedindo que você o atropele,afinal de contas isso aqui não é carmageddon.

o jogo funciona da seguinte maneira,nos temos toda(EU DISSE TODA!!!)a cidade de los angeles para explorar e você sai com seu carro caçando corrida por ai,as corridas são divididas por dificuldade,as dificuldades são representadas por cores,verde para facílima,amarelo para fácil,laranja para difícil e vermelho para dificílimo,um potencial oponente passeia pela cidade como se não acontecesse nada,tudo o que você tem a fazer é se aproximar do veiculo e apertar Y no xbox ou triangulo no play 3 (e imagino que no portátil também)para desafiar o cara pra um racha até o ponto de inicio da corrida,marcado por um luminoso vermelho.

existem vários tipos de corrida,mas vou destacar apenas três pro post não ficar muito longo

PONTO A PONTO

o piloto que chegar primeiro ao ponto vermelho vence,os pontos amarelos são o traçado.

LANDMARK RACE

um ponto vermelho é colocado em um lugar histórico de los angeles,quem chegar lá primeiro vence,não existem pontos amarelos nesse modo,esse tipo de corrida é vencida por quem percorrer o melhor traçado e prestar atenção no mapa por atalhos e melhores curvas.

FREEWAY  RACE

o nome já diz tudo,você corre contra outro piloto em rodovias,com carro de pedestre e tudo,pontos amarelos são o traçado ponto vermelho é a linha de chegada.

isso sem falar nas corridas de campeonato,nas séries,nas corridas de campeonato valendo carros,alguns tipos de corrida são reaproveitados dos midnights anteriores,enquanto outros são novidades que o jogo trouxe.

os outros pilotos te chamam através de um telefone(que mais se parece com um pager das antigas com tela e skype móvel,esse aparelho é incompreensível)e te informam sobre corridas que estão acontecendo,novos corredores,mesma coisa de midnight club 3 dub edition.

uma função que voltou de midnight 3 que é muita foda são as habilidades especiais,são elas.

AGRO

seu carro fica temporariamente invencível,podendo atropelar outros carros e até carros oponentes com facilidade.

ZONE

é o bullet time versão corrida,você desvia dos outros carros e pode sair de situações de perigo,ideal pra carros de alta velocidade.

ROAR

com uma unica buzinada você pode mandar oponentes e demais carros pra longe,ideal pra ultrapassagens,mas eu não recomendo.

EMP

o popular pulso eletro magnético,desativa por alguns centésimos de segundo os sistemas elétricos dos carros dos seus oponentes,é também minha habilidade preferida.

existe sistema de level,pois quanto mais você usar uma habilidade você vai desbloquear os niveis dois e três,que te permitem usar três vezes cada habilidade

você ativa a habilidade usando o botão LB no xbox ou L1 no play.

graficamente o jogo usa uma versão inferior do motor gráfico RAGE,o mesmo de GTA IV,GTA V,red dead redemption,la noire e max payne 3,não é bom,mas ao mesmo tempo não é ruim,eu diria que graficamente o jogo é OK

existem delays de renderização,mas eles aparecem por poucos segundos e não comprometem o gameplay,não existe falha alguma e não existe essa história de carro entrar dentro do chão,isso é invenção da minha cabeça.

mas deixando esse assunto de lado a representação de los angeles em MCLA está fodástica,toda a cidade foi fielmente retratada nos mínimos detalhes só mudando alguns nomes de certos lugares,por exemplo no jogo podemos ver o staples center,mas se formos reparar na verdade está escrito sports center,isso é pra evitar processos de direitos autorais,mas e fodão de um jeito ou de outro.

independente de chegar em segundo,terceiro e até em ultimo você ganha pontos de experiencia e assim subir de ranking,meu ranking atual é campeão,os niveis são:

CORREDOR DO BANCO DE TRÁS
NAVEGADOR
MOTORISTA ESTUDANTE
NOVATO
MOTORISTA
CORREDOR
VETERANO
CORREDOR DE ELITE
CAMPEÃO
LENDA
SÁBIO
HERÓI
ÍDOLO

cada nível tendo suas recompensas,por exemplo,estando no nível corredor você vai desbloquear novos carros,novas peças para os carros e assim por diante.

as corridas são as mais rápidas e insanas de qualquer jogo de corrida já feito,nenhum piloto está salvo por exemplo de bater em um carro avulso,você mesmo estando em ultimo tem a mesma chance de vencer de quem está em primeiro lugar,é só prestar atenção na pista e correr direito.

a trilha sonora é focada na temática do jogo e insana do mesmo jeito,destaque para gangsta rap made me do it do supremo mito do rap ice cube,tem rock,techno,pop,a variedade é inacreditável.

midnight club los angeles é um dos melhores jogos de corrida da atual geração de consoles,te obriga a correr pra subir de nível independente da sua posição final e tem uma boa variedade de carros,é um dos melhores jogos da sétima geração de consoles mas como disse várias vezes não é o melhor jogo de corrida dessa geração,forza 4 e horizon são de muito longe os jogos de corrida numero 1 da old gen

uma ultima curiosidade antes de encerrar o post,muita gente deve se perguntar o que quer dizer aquelas letras em kanji que acompanham o logo da franquia,essas letras quando juntas formam uma palavra,wangan,que traduzida ao inglês significa bayshore,não existe significado de bayshore em portugues.

o que é que isso tem a ver? é que esse é o nome de uma das rotas da via expressa metropolitana de tóquio,rota wangan.

aonde eu quero chegar com isso? pois esse era o lugar onde eram realizadas as reuniões da mais famosa gangue de corredores do japão,o mid night club(assim mesmo,separado)

isso nunca foi confirmado ou desmentido pelos irmãos houser ou ninguém de dentro da rockstar,mas não é a toa que essa empresa tem milhares de processos nas costas,os caras simplesmente adoram causar e arrumar treta.


então é isso,espero que gostem,compartilhem,comentem,divulguem o máximo que puderem esse texto para outras pessoas,muito obrigado e até a próxima!








quinta-feira, 6 de agosto de 2015

momento análise #30 - ufc undisputed 3


ufc undisputed 3 é um jogo de luta,focado no mma,sigla em inglês que significa artes marciais mistas,desenvolvido pela yuke´s e publicado pela thq(descanse em paz)lançado em fevereiro de 2012 para xbox 360 e playstation 3,antes de falar do jogo em si gostaria de falar brevemente sobre a história do mma,do ufc e do jiu jitsu em geral,assim como eu fiz nas postagens de fifa e nba,vocês vão gostar demais.

o criador do ufc é rorion gracie,membro da familia gracie e um dos filhos do grande mestre hélio gracie,ele que já é falecido.


os gracies são uma familia originalmente escocesa,uma parte da familia veio de george gracie,que emigrou para o brasil em 1826 aos 25 anos de idade,no brasil george teve mais um filho,pedro,que por sua vez foi pai de gastão gracie,e é ai que nossa história começa

nessa época os gracies estavam estabelecidos em belem do pará,gastão gracie se tornou um famoso empresário e era parceiro de negócios do circo americano,em 1914 o circo americano chega ao brasil e os irmãos queirolo,que eram italo-argentinos apresentam gastão a mitsuo maeda,judoca japonês e discípulo direto de jiguro kano,fundador do judô,maeda por sua vez estava em missão diplomática no pais

gastão ajudou o estrangeiro a se estabelecer e se adaptar ao pais,e como forma de gratidão,maeda ensinou o jiu jitsu a carlos gracie,filho mais velho de gastão,carlos foi o que mais evoluiu e ao passar dos anos passou os ensinamentos de maeda aos seus irmãos,mas foi hélio gracie que revolucionou a arte,ele foi o maior responsável por refinar tecnicamente e de certa forma ''abrasileirar'' a arte marcial japonesa,foi assim que nasceu o brazilian jiu jitsu ou BJJ ou até mesmo gracie jiu jitsu,e em 1925 a primeira academia de gracie jiu jitsu foi formada no rio de janeiro.


o jiu jitsu usa como principais técnicas,torções como por exemplo a chave de braço,armlock e leglock e também estrangulamentos no pescoço com rear naked choke e arm triangle(ou katagatami)

é a unica arte marcial que possibilita que um ser humano de complexidade fisica menor possa derrotar um oponente bem maior e mais forte do que ele,existem vários filmes que demonstram isso,o mais clássico é o gracie in action,no qual é dito que toda luta termina no chão,vou colocar esses e mais outros filmes no final desse video

hélio gracie se tornou ao longo dos anos um dos primeiros ídolos do esporte brasileiro,derrotando lutadores melhores e maiores do que ele e de diversas artes marciais,como eu não sou nenhum tio zangs eu vou colocar no final desse video dois docs que contam a história dos gracies e do jiu jitsu com mais detalhes.


helio gracie queria mais do que lutar contra os melhores do mundo, ele queria mostrar ao mundo a força do jiu jitsu,infelizmente ele não conseguiu,mas viveu o bastante para ver seu filho rorion organizar em 12 de novembro de 1993 o ultimate fighting championship, hoje chamado de ufc 1, rorion mandou trazer do brasil o seu irmão royce,e ele acabou não só ganhando o titulo do evento,e no processo se tornando o primeiro campeão da história do ufc,ele acabaria ganhando o ufc mais três vezes,e se tornando o artista marcial mais influente e revolucionário do mundo,em 1995 ele saiu do ufc e foi lutar no pride,e ele só voltou ao evento nove anos depois,em 2006 para ser destruído por matt hughes,ali ele encerrou sua carreira no MMA

royce realizou o sonho do pai,falecido em 2009,fazer com que o jiu jitsu seja conhecido e praticado em todo o mundo,o mestre carlos gracie que morreu em 1994 foi um nome importante na história da arte suave,não tenha duvidas disso,mas não mais importante do que helio gracie

hoje a gracie jiu jitsu academy é uma empresa multimilionária que serve o propósito de seu fundador,espalhar o jiu jitsu aos quatro cantos do mundo,no final desse video vai ter video pra caralho pra vocês justamente entenderem e confirmar o que estou dizendo aqui.

o conceito do mma que conhecemos hoje foi implementado por marco ruas,ele foi o primeiro lutador cross training,ou seja que sabia lutar bem tanto em pé quanto no chão,que não lutava só jiu jitsu e caraté.mas lutava wrestling,isso é o mma,a habilidade de um artista marcial de lutar tanto em pé quanto no chão.

em 2001 rorion gracie vendeu o ufc para os atuais donos,o promotor de boxe dana white e os irmãos lorenzo e frank fertitta,magnatas dos cassinos de las vegas,também promotores de boxe e amigos de infância de dana,o motivo alegado para rorion alegou na epoca que o evento estava perdendo a essência.

e vamos direto para o jogo

VISÃO GERAL

esse é o terceiro jogo da franquia undisputed,antes de dana procurar a thq para produzir os jogos ele procurou a EA,e ele recebeu um não da empresa dizendo que aquilo não era esporte e que eles não estavam interessados em trabalhar com o ufc,revoltado e vingativo ele procurou a thq que produziu ufc undisputed 2009 e ufc undisputed 2010 ambos os jogos fizeram um sucesso estrondoso e a EA abriu os olhos,talvez arrependida da merda que ela fez e produziu e desenvolveu o EA MMA,jogo focado no strikeforce,que então era o segundo maior evento de mma do mundo e foi comprado pelo ufc em 2011

mas emfim,como o jogo estava em sua época?

VISÃO GERAL

o jogo tinha dois modos,exibição,que era o modo amistoso

e modo de jogo,que era dividido em seis submodos que vou falar brevemente aqui

1 - modo titulo

pegue um lutador,e escale toda a ladeira até a luta pelo titulo,se você ganhar do campeão destravará o modo defesa de titulo

2 - modo titulo

defenda seu titulo,simples assim.

3 - torneio

sabe o pride? lembra como funcionava o chaveamento? então,a mesma coisa se aplica aqui.

4 - evento

você tem a oportunidade de jogar um evento inteiro do ufc,com as lutas reais que aconteceram nesse evento,como por exemplo o ufc 100.

5 - ultimate fights

recrie lutas históricas,como por exemplo o nocaute do vitor belfort em cima do wanderlei silva no ufc brasil em 1997,o nocaute do rampage jackson no chuck liddel entre outros.

6 - modo carreira

e finalmente chegamos no modo carreira,funciona assim,você cria seu lutador e com ele você inicia sua carreira,primeiro você luta na WFA,caso você ganhe o titulo da organização você será chamado pelo UFC,você pode aceitar o convite ou passar mais tempo como campeão,a escolha é sua.você tem 30 lutas para fazer sua carreira,eu joguei esse modo uma vez e o máximo que consegui foi ser campeão do pride.

agora sim,vamos falar do jogo

antes de tudo o que vocês precisam entender é que undisputed não é um jogo de luta convencional,como street fighter,mortal kombat e similares,cada botão move um membro do corpo,você soca com a mão direita usando um botão,soca com a mão esquerda usando outro botão,você chuta de esquerda com um botão,chuta de direita com outro botão,você usa uma combinação de botões para derrubar o oponente,outra pra lutar no chão e por ai vai.

existe o modo tutorial e amigos,antes de jogar vocês PRECISAM completar o tutorial,é absolutamente imperativo completar o tutorial antes de ir pro jogo direto,caso contrario você vai jogar e não vai entender os comandos.

os gráficos do jogo eram excelentes para sua época,os lutadores eram fielmente representados não só fisicamente,até mesmo as caras  dos lutadores foram muito bem feitas,as expressões faciais,a reação quando um lutador é nocauteado,dependendo do nocaute o protetor bucal pode ser cuspido,e isso é fodástico.

os controles como eu disse são complexos como eu informei acima mas pra mim foi sossegado,eu joguei o tutorial duas vezes e aprendi tudo,mas apesar da complexidade eles respondem bem aos comandos.

a ambientação se resume as arenas,muito bem representadas.

a trilha sonora é original e muito bem feita.

emfim caras simplificando,eu não joguei os outros jogos da marca undisputed pra saber,mas pra mim undisputed 3 é o melhor game da trilogia,um excelente jogo de MMA que eu recomendo demais pra vocês,mesmo sendo um jogo antigo ele é muito bom,e é um dos melhoras games de luta da geração passada ok?

é isso,obrigado pela leitura,e mês que vem tem midnight club los angeles ok?

obrigado a todos e até a próxima!












quarta-feira, 1 de julho de 2015

momento análise #29 - nba 2k14(parte 2)

olá e bem vindos a segunda parte da minha análise sobre nba 2k14, dessa vez vamos falar apenas do jogo, lembrando que os jogos da franquia 2k a partir de 2k11 seguiram uma receita de bolo, que com o passar do tempo foi melhorando mais e mais, então muitas coisas que serão ditas aqui podem ser facilmente notadas nos demais games da saga, especialmente no nba 2k13 que eu apaguei do meu hd externo, e do 2k14 que estou jogando atualmente ok? ah e esse post vai ser longo, prontos? então vamos lá.



a franquia 2k é uma franquia de jogos de basquete focando na nba, os jogos da franquia são de propriedade da visual concepts e até 2k8 eram desenvolvidos pela sega que vendeu os direitos para a 2K que desenvolve os jogos desde então, então sim, esse é o primeiro jogo da 2K que aparece aqui no blog.

essa análise será focada em 2K14, que é praticamente uma copia do jogo anterior, que assim como este aqui foi lançado para 360, play 3 e PCs em outubro de 2013, mas 2K14 foi relançado para o play 4 e xbox one pouco tempo depois, servindo como jogo de lançamento das plataformas em questão, ai você me pergunta

''cadê o 2K15?''

é uma merda, uma copia muito malfeita de 2K14, que é baseada na mesma estrutura do jogo anterior, mas vamos falar disso mais a frente

VISÃO GERAL

os jogos tem vários modos de jogo, como o jogo rápido, aonde você pega dois times e escolhe quem você vai controlar para uma partida amistosa, nba blacktop que é um jogo de streetball com dois times fictícios e o primeiro time que chegar a 21 pontos ganha a partida, esse elemento foi retirado dos fantásticos jogos nba street da EA, especialmente volume 2 e V3

você decide o modo de jogo, pode ser dois contra dois, quatro contra quatro ou até nove contra nove, a escolha é sua, tem também o the association, aonde você, isso mesmo você é um general manager de um time da nba fazendo escolhas de draft, trocando jogadores, dispensando jogadores, é muito bom esse modo

o my team que funciona mais ou menos como o fifa ultimate team, é a mesmíssima coisa, entre online, abra packs que aqui são cartas de diversos tipos diferentes, você pode descolar um stephen curry de platina, ou um wilt chamberlain de safira, novas arenas, novos estilos de jerseys que são as regatas padrões que a nba adota emfim a mesmíssima coisa do UT.

você pode fazer seu próprio tênis, definir as musicas que você quer ouvir ou não durante o jogo, tem até uns cheats como jogar com a bola da ABA (vermelha azul e branca) desbloquear uniformes novos para determinados times, emfim é coisa que não acaba mais.

e tem o modo principal do jogo que é o modo my career, e é sobre esse modo de jogo que quero falar agora pois ele é o grande trunfo da franquia durante todos esses anos, será um post com muitas dicas para você transformar seu boneco numa lenda do basquete ok?

MY CAREER

quando você inicia o jogo pela primeira vez, logo de cara você é colocado na tela de criação do seu personagem que é chamado de my player, lá você configura o tipo de cara que seu jogador vai ter, cor da pele e etc,eu não vou explicar demais pois esses são elementos claramente retirados de dark souls, quem jogou sabe e eu não quero fazer o leitor de idiota.

quando você terminar de construir seu jogador ele ficará disponível na opção my player para ser configurado, você pode comprar roupas, acessórios para ele usar em quadra, coisas assim.

quando seu my player estiver 100% pronto é hora de entrar no modo my career, e você tem que definir a posição que ele vai jogar, o estilo de jogo dentro dessa posição, idade, faculdade, colégio ou pais(tem brasil hein?)cinco estilos padrões de jogo, mecânica do arremesso, peso e altura e blá blá blá

como eu falei pra cada posição existe um estilo de jogo, e pra cada estilo de jogo existem pontos fortes e pontos fracos, por exemplo um point guard(armador)do tipo pass first ele vai ter um bom passe, sem correr o risco de cometer um turnover, mas ele vai ter um arremesso ruim, uma bola de três horrorosa(ele vai acertar algumas bolas de 3 mas ele vai tentar 20 e só vai acertar 2 ou 3)portanto pra esse tipo de jogador o importante é passar a bola para o companheiro aberto e tentar a cesta fácil no garrafão

um armador do tipo athletic vai ter um ganho em velocidade, as mãos dele estarão mais rápidas, permitindo que ele intercepte passes, um ganho em velocidade, o que tem tudo a ver pois mãos rápidas + jogador rápido = muitas roubadas de bola

ele vai ter mais possibilidade de roubar a bola do oponente sem fazer falta, mas por outro lado ele vai ter um arremesso ok de três pontos e uma bola de dois pior ainda, então a dica é a mesma do jogo anterior, se concentre em passar a bola e em arremessos de dentro do garrafão

o armador do tipo 3 point specialist é o que eu recomendo, pois como o nome já diz ele tem tendencia em acertar bombas da linha de três, e dependendo de como você melhorar o arremesso de três desse tipo de jogador é possível arremessar(e acertar)bolas de muito antes da linha de três, coisa de centímetros.

mas por outro lado ele vai se mover lentamente em quadra, não terá energia e nem rapidez, e vai se cansar muito rápido, mas eu recomendo o tipo 3 point specialist pois tudo que eu falei acima pode ser melhorado com o tempo, construa um armador especialista em bolas de três que tenha dois metros e seis de altura(6,7 no jogo)o peso é do seu critério, porque um armador alto? pois além de ele ser bom nas bolas de três pontos, e arremessos de quadra em geral ele vai ter altura para conseguir bloqueios e rebotes.

com seu jogador feito e características definidas é hora de iniciar os trabalhos no modo carreira, o seu primeiro jogo vai ser o rookie showcase no madison square garden,nas versões de play 4 e xbox one é o mesmo jogo só que em outra arena, depois do jogo você será entrevistado pois três dirigentes de franquias da nba, a sua performance na quadra e a maneira que você conduz as entrevistas fazem a diferença no seu recrutamento no draft

depois que o dirigente faz a pergunta aparecem quatro respostas, em quatro tipos, vou dar o meu exemplo já que estou no modo carreira do xbox 360, se você apertar o botão A a sua resposta vai ser ou diferente ou arrogante, aperte X e sua resposta vai ser humilde, aperte O ou B e a sua resposta vai ser média, aperte Y e sua resposta vai ser totalmente arrogante, as respostas variam de acordo com as perguntas, você precisa ter cuidado pra não ser arrogante, responda as perguntas de forma correta e o dirigente vai te recrutar para o time em questão, mais um exemplo:

eu fiz um jogo de mais de 30 pontos no rookie showcase, e o new orleans pelicans me escolheu na sexta escolha no draft, no draft real quem foi escolhido nessa posição foi nerlens noel, que foi trocado imediatamente pros sixers, o que significa que no draft do jogo eu fui escolhido em sexto, nerlens noel desceu uma posição no draft e com isso alterou todo o curso do recrutamento.

quando você é escolhido por um time esse time vai te oferecer o contrato de novato, dois anos no valor de 500 skill points, e falando em skill points eu vou falar sobre isso agora, especialmente pra você que joga online.

quem joga nba 2K offline como eu só ganha SP, agora quem joga online ganha a famosa virtual currency mais conhecida como VC

tudo, eu digo tudo o que você faz online em nba 2K te dá VC, quando você faz movimentos dignos de michael jordan no blacktop, quando você joga uma simples partida de exibição, quando vai abrir packs no my team, tudo isso gera VC, quando você já estiver com um bom numero de VC tudo o que você precisa fazer é ir na opção my player e depois na my player store(não sei se o nome é esse mesmo)para você personalizar seu boneco, colocando headbands, mangas, tênis novos, ternos e por ai vai, a escolha é sua e se você gastou todo seu VC você pode recuperar jogando o jogo, legal né?

vamos ao gameplay do modo my career, como eu jogo offline eu vou fazer algumas comparações baseadas em como você evolui seu char ok?

quando você está online no sistema de VC é muito mais fácil e rápido evoluir seu personagem, pois como eu disse tudo o que você faz nesse jogo te dá VC, obviamente isso não existe no offline, o que existe são os skill points que vc ganha quando joga partidas no my career, quando você inicia o modo você é jogado direto no menu, aonde você pode ver a sua progressão durante a carreira, os rankings de melhor jogador da liga e da sua posição seja ela qual for, alem da sua situação no time, drills e numero de fãs além de sua situação no time, primeiro você começa como um simples jogador de banco, se você jogar bem durante a temporada você pode se transformar em titular.

jogando bem você ganha SP, que você investe em melhorias para o char e pode acreditar, você vai precisar muito, especialmente jogando offline, acredito que para evoluir seu jogador no modo offline é preciso ter no minimo 40,000 SP, ou seja tem que jogar bastante, e se dedicar de corpo e alma ao modo, passar dias e mais dias jogando e tals

é difícil e sacrificante, mas vai compensar no final, pois você vai ver um zé ninguém, sair do limbo pra se tornar uma lenda do basquete, e essa é a graça do my career.

drills são treinos básicos, levar a bola através de cones e tentar um arremesso, eliminação via arremesso, vamos supor que você está treinando com um bot, se você acertar um arremesso de média distancia e o bot também o desafio continua, mas se você acertar o arremesso e o bot não você é eliminado.

tem esse e mais alguns outros desafios muito bons, não vou detalhar tudo pois quem jogou sabe.

já o numero de fãs é como se fosse o seu numero de seguidores no twitter fake do jogo, jogando bem e tendo uma postura confiante nas entrevistas seus seguidores vão crescendo, e quando você menos esperar os narradores vão dizer algo como ''olha como esse jogador é adorado por aqui'' 

é muito massa, e mesmo se você pedir pra ser trocado pra outro time os fãs não vão deixar de te seguir, pode ficar tranquilo

você começa inicialmente no banco e tem 15 minutos pra mostrar seu valor, jogando bem você aumenta seus minutos até chegar a posição de titular, mas quando você chegar a titularidade procure se manter nela, pois se você não jogar bem por um bom tempo vai voltar pro banco de novo.

você vai perceber que no canto superior direito existe seu progresso no jogo, quantos pontos você fez, quantos rebotes pegou, quantas assistências deu, quantas roubadas de bola e etc. 

alem disso existe uma coisa muito importante que é a nota dos companheiros(teammate grade no inglês)que é quando seu jogo na quadra é julgado por eles.

seu desempenho é julgado por notas, a mais baixa sendo D e a mais alta sendo A+ que é muito difícil de conseguir mas quando você consegue e ganha o jogo seus companheiros te exaltam, geralmente a nota A+ é obtida no quarto período mas eu consegui ela recentemente no terceiro período.


tem também os dynamic goals(objetivos dinâmicos)que são pequenas condições que aparecem no meio do jogo e que são ativadas de acordo com os acontecimentos em quadra, por exemplo, não cometa nenhum turnover durante um quarto inteiro, não deixe que determinado jogador converta seu próximo arremesso, segure a liderança, ganhe o jogo etc...

existe a opção redes sociais, que foi apresentada pela primeira vez em 2K13 na qual você cria uma conta fictícia no twitter e vai ganhando fãs conforme sua progressão no jogo, no final de tudo seu objetivo final é ganhar títulos, prêmios individuais e chegar ao hall da fama.


e pra finalizar na questão de gameplay vou falar das signature skills que são perks muito fodas que também surgiram em 2K13 que fazem toda a diferença pro seu jogador, são 31 no total, mas no my career você só pode ter cinco, se você possuir mais de cinco perks você pode trocar a perk que você já tem pela que você acabou de comprar, algumas delas eu vou exemplificar com um jogador atual que tem essa característica,

DIMER

é o jogador que sempre coloca seus companheiros na posição correta para cestas de longa distancia e três pontos, exemplo disso é o chris paul

BRICK WALL

adversários terão dificuldade para passar ou serão derrubados por esse gigante em situações de pick and roll, um jogador que exemplifica isso é o nosso queridíssimo kendrick perkins, o popular big perk

PICK AND ROLL MAESTRO

é o mestre do pick and roll,que executa a jogada com perfeição, mais uma vez pego CP3 de exemplo

BRUISER

um jogador extremamente físico, quando um defensor entra em contato com esse jogador geralmente perde energia e o nível de cansaço aumenta em 20 por cento, jogadores que exemplificam isso são shaquille o neal, o próprio big perk, wilt chamberlain e tantos outros pivôs que a liga já teve

VISÃO GERAL 2

graficamente o game é estranho, pois o gráfico in game é um, excelente por sinal, com o detalhe da camisa balançando quando o jogador corre, o gráfico durante o curso do jogo é um,mas por outro lado quando você é substituído no my career(e vai se acostumando pois isso vai acontecer constantemente)é possível ver um grafismo diferente, quando existem mudanças em grupo é possível ver a diferença entre os uniformes, pois enquanto uma é mais solta, e age de acordo com a realidade a outra nem parece que é uma roupa, a textura é estranha, sei lá caras eu posso estar explicando mal mas quem joga no 360 e play 3 sabe que isso acontece normalmente, é normal, mas é estranho.

a trilha sonora é FODA PRA CA-RA-LHO, especialmente no 2K13, mas ai vamos dar um desconto pois aquele jogo teve participação do supremo mito do rap jay z não só na escolha das faixas como em alguns aspectos do gameplay, então a parada tinha que ser épica, e não é que foi mesmo? quando você cria seu my player pela primeira vez a primeira faixa que você ouve é H.A.M do jay z/kanye west,e é simplesmente de tirar o folego! eu quando ouvi isso pela primeira vez criando o boneco fiquei alucinado, ali eu percebi o jogo fantástico que 2K13 foi,minha unica tristeza foi que quando eu estava no my career e apertava quit pra ir pra entrevista pós jogo (e assim pro meu próximo jogo) dava fatal crash no xbox e eu voltava pro menu isso acontecia toda vez, foi por isso que eu deletei o jogo do hd externo, mas a saudade já bate e eu já quero instalar de novo.

2K14 mantem o padrão mas num tom mais pessoal, pois dessa vez quem produziu a trilha sonora do game foi o lebron james que inclusive é o atleta capa do jogo, foi uma coisa mais comedida, humilde em relação ao jogo anterior mas que é massa do mesmo jeito, tem gorillaz, phil collins, eminem, kendrick lamar.

já a trilha do 2K15 é simplesmente lamentável, tipo quem foi o cidadão que deixou o pharrell willians cagar com tudo que o jay z e lebron construiram?as únicas musicas de destaque no jogo são suck my kiss do red hot chilli peppers, that thing da lauryn hill e planet rock do lendário afrika bambaata, o resto é descartável na minha opinião, lembrem se que musica é questão de gosto.

a narração do jogo também é muito boa, o narrador é o kevin harlan que além de ser um espetacular narrador de basquete somente comparado ao mito, supremo mito marv albert é a voz da franquia 2K desde 2K6.e os comentaristas são steve kerr e clark kellogg, kerr aparece como comentarista em 2K15 mesmo tendo assumido o cargo de treinador do golden state warriors, é porque ele já tinha gravado as suas falas antes de aceitar o novo trabalho.

os controles respondem bem mas são complexos, esse jogo é pra quem é veterano em jogos de basquete, e mesmo assim eu, que joguei games de basquete antes tive problemas, é uma coisa muito realista, o que é ótimo pois os jogos hoje em dia estão bem fáceis.

não dá pra analisar dificuldade num game que é simulador né? é um insulto então vamos pular essa parte.

NBA 2K13 e 2K14 são games fantásticos de basquete, muito bons mesmo, e que merecem sua jogatina, 2K15 merece também mas o problema é ele foi um port muito mal feito de um jogo da nova geração, falta de respeito da 2K nesse aspecto, é um jogo porco, vazio, emfim é uma experiencia horrível que eu não recomendo e que eu acho e tenho absoluta certeza que vai ser repetida em 2K16, game que aliás já iniciou sua pré venda, já tem seus atletas de capa definidos que são steph curry, james harden e anthony davis além do michael jordan em uma edição especial focada nele (michael já tinha aparecido como capa em 2K11 e 2K12) e mais importante de tudo terá o modo carreira sendo dirigido pelo grande spike lee, lembra dele? dos filmes jogada decisiva e faça a coisa certa? do documentário kobe doin work? esse mesmo.

jovens então é isso, foram duas semanas de trabalho, poderia ser menos do que isso mas fazer o que né? obrigado a todos por acompanharem as duas partes do post, prometo não demorar tanto assim pra postar um novo jogo, e já deixo adiantado que o próximo será ufc undisputed 3 ok?

abraços a todos, um forte abraço e até a próxima!


kevin harlan

playlist com toda a trilha sonora de 2K13

playlist com toda a trilha sonora de 2K14

quinta-feira, 18 de junho de 2015

momento análise #28 - NBA 2K14(parte 1)

olá amigos,bem vindos de volta depois de três meses ao hetsuge games,esse é o maior tempo que já passei sem escrever aqui,três meses,mas eu voltei pra ficar,podem acreditar.

bem os games que serão analisados por aqui serão o fantástico nba 2k13,e o não menos fantástico nba 2k14,mas diferente de outros posts eu vou fazer diferente,dividirei o post em duas partes,a primeira,que no caso é essa que você está vendo,falará de forma breve e direta da história do esporte e de sua estrutura.

a segunda falará somente dos jogos como sempre.

JAMES NAISMITH




vamos começar com uma pergunta,quem é james naismith?

james naismith nasceu em 6 de novembro de 1861 na cidade de almonte,na então provincia do canada,que fazia parte do império britanico.ele perdeu seus pais muito cedo e viveu com seus tios por muitos anos,ele era ruim na escola mas ele era excelente no trabalho braçal na fazenda da familia,ele era uma criança normal,brincava de pega pega,esconde esconde,coisas normais de uma criança,existia também uma brincadeira medieval chamada duck on a rock em que a pessoa defende uma grande pedra dos outros jogadores,que tinham que fazer com que ela derrubasse a pedra grande das mãos jogando pedrinhas.

esses conceitos seriam fundamentais mais a frente em sua vida,já crescido ele se formou no colégio de almonte.

no mesmo ano ele entrou para a universidade mcgill,representando a mesma em diversos esportes,se formando em educação fisica,ele então ganhou um diploma de educação física e passou a ser professor em 1891,e mais tarde se tornou o primeiro diretor atlético da universidade.

mas ele deixou a universidade e o canada para ser professor de educação fisica na YMCA(associação de jovens garotos cristãos)de springfield,massachussets e é ai que as coisas ficam interessantes.

O BASQUETE

quando ele se mudou para springfield ele entrou para a ymca local,mas teve que se adaptar a uma realdade completamente diferente,alunos bagunceiros,um novo país,a maioria das atividades eram indoors(não havia qualquer atividade fora do ginásio)e ainda por cima a diretoria da instituição exigiu de naismith a criação de uma atividade esportiva que serviria como distração atlética,que não tomasse espaço demais,que ajudasse os alunos de atletismo a manter a boa forma e finalmente que fosse uma coisa justa e não muito difícil

naismith assim chegou a três conclusões

1 - ele analisou os esportes mais populares daquele tempo(futebol,futebol americano,rugby,lacrosse e baseball)e decidiu que a bola de futebol seria a opção mais segura diante do perigo que as outras bolas representavam

2 - ele percebeu que o contato mais fisico acontece quando alguém corre com a bola,seja driblando ou batendo no chão,então ele decidiu que passar a bola era a unica opção legal

3 - ele reduziu o contato corpo a corpo fazendo do então gol uma área indefensável,colocando a mesma acima da cabeça dos praticantes,para marcar gols os jogadores teriam que jogar a bola pra cima para que ela caia diretamente no gol.

o novo jogo foi então chamado de ''basket ball'' e os conceitos de naismith foram então colocados num papel e viraram as treze regras originais do basquete.

o primeiro jogo de basquete da história é um choque se for comparado ao basquete que é jogado atualmente.

os jogos eram 9x9,a bola usada para a pratica do jogo era uma bola de futebol,e tínhamos duas cestas,mas cestas de frutas

não existia o drible nas regras originais(ou seja bola por trás das costas,por debaixo do pé,movimentos de corpo,infiltrações etc)e já que a bola só poderia ser movimentada por meio do passe,os jogadores ficavam com a criança em cima de suas cabeças enquanto corriam para o outro lado da quadra

e depois de cada gol(era gol nessa época)o jogo era reiniciado no centro da quadra via jump ball(o famoso pula dois no brasil)

em 1892 o novo esporte ficou tão popular que um jornalista do jornal oficial da faculdade de springfield chamou a invenção de ''um novo jogo'' houveram tentativas de chamar o novo esporte de naismith ball mas ele recusou,em 1893 o basquete foi apresentado mundialmente pelos jovens cristãos,naismith saiu de springfield e foi para denver aonde se formou em medicina e em 1898 ele foi para a universidade do kansas na cidade de lawrence,aonde ele criou o programa de basquete,foi treinador e professor,no total passando mais de 40 anos,nesse período ele testemunhou a sua invenção fazer parte do programa olímpico dos jogos de 1936,naismith faleceu em 28 de novembro de 1939 aos 78 anos devido a uma hemorragia cerebral.

como eu disse naismith fundou o programa de basquete na universidde do kansas,e o basquete iniversitário,como estava naquela época?

a YMCA popularizou o esporte não só nos estados unidos mas em todo o mundo,como resultado disso o jogo já estava sendo praticado em outras faculdades,inclusive foi contra YMCA que aconteceu o primeiro jogo de basquete entre faculdades,os adversários eram os commodores da universidade de vanderbilt

dai pra frente foi um pulo,e com o passar dos anos a modalidade foi crescendo entre os garotos,e hoje o basquete universitário tem tanta importância quanto o profissional,ao ponto de numa noite de segunda feira o basquete profissional parar para dar espeço para a final do basquete universitário.

O SURGIMENTO DA NBA

a national basketball association surgiu da fusão de duas ligas,basketball association of america e national basketball league,seu comissãrio é adam silver,o maior campeão da liga é o boston celtics com 18 titulos(sendo que 11 deles em 13 anos,incluindo oito seguidos,a maior sequencia de todo o esporte profissional americano)e o atual campeão da liga é o golden state warriors,que recentemente derrotou o cleveland cavaliers em seis jogos




a nba é composta por 30 times divididos em duas conferencias,cada uma com três divisões(atlântica,central,sudoeste,noroeste,pacifico e sudoeste)cada time joga 82 vezes na temporada regular(41 em casa e 41 fora)um time joga contra um time de sua divisão quatro vezes por ano(16 jogos)um time joga contra seis times das duas divisões dentro de sua conferencia(30 jogos)e joga contra os quatro times restantes três vezes(quatro jogos)e finalmente um time de uma conferencia joga contra todos os time da outra conferencia duas vezes(30 jogos)

a temporada regular para em fevereiro para o fim de semana das estrelas,que incluí o all star game,aonde os jogadores mais votados em cada posição em cada conferencia são escolhidos como titulares,enquanto que os dois treinadores escolhem os outros 14 jogadores,então os times das conferencias leste e oeste são formados,o melhor jogador desse jogo ganha o premio de mvp

a nba é assistida por 215 países e territórios em 47 línguas,é realmente um colosso esportivo e midiático,a liga de basquete mais popular do mundo,aonde estão os melhores jogadores,aonde está o melhor basquete,emfim a nba é foda e pronto.

então é isso gente,esse foi um breve resumo de como a nba funciona,se eu explicasse mais de como funciona a liga pra alguém que acompanha a mais tempo seria um desrespeito,pra quem tá chegando agora é só assistir,a próxima parte desse post falará apenas dos jogos em si ok? então fiquem atentos.

obrigado a todos e até a próxima!






sexta-feira, 3 de abril de 2015

momento análise #27 - duke nukem 3D

oi gente,bem vindos ao hetsuge games e COMO EU GOSTO DE FALAR DESSE TIPO DE JOGO!!

não só por ser de um estilo de jogo que eu gosto,mas o jogo que eu vou falar hoje é praticamente um clássico,ele junto com wolfenstein 3d e doom são os ancestrais dos call of dutys e battlefields da vida,e assim como doom e wolf ele também gerou polemica,inclusive aqui no brasil pois esse jogo foi um dos estopins de um tragédia devastadora que chocou o brasil no fim dos anos 90,mas falaremos sobre isso depois,vamos falar de duke nukem 3D!



duke nukem 3D é um jogo de tiro em primeira pessoa e antes de eu continuar com o protocolo eu preciso dizer que esse é o terceiro jogo da saga duke nukem,tivemos 2 jogos antes dele,que eram jogos de tiro com elementos plataforma,que não tinham nada,absolutamente e rigorosamente nada a ver com esse daqui,não porque são ruins,muito longe disso.é porque são diferentes mesmo,vou deixar aqui e aqui gameplays dos dois primeiros dukes hospedados no youtube pro pessoal ver como é que os games funcionavam no começo dos anos 90,lembrando que duke nukem é de 1991,e duke nukem 2 é de 1993,agora eu vou falar minha história com o personagem e como eu conheci esse verdadeiro mito dos games,um dos maiores machões da história

era uma vez uma criança de 9 pra 10 anos de idade,que queria um videogame,um super nintendo pra jogar mario mas o máximo que eu ganhei foi um brick game,se você não sabe o que é brick game meus parabéns,seja bem vindo ao planeta marte,exatamente uma semana depois de eu ganhar esse maravilhoso mini game eu ganhei uma coisa mais maravilhosa ainda,meu playstation 1,eu estava completamente hipnotizado pois para uma criança um novo mundo estava se abrindo, eu me lembro exatamente de todos os detalhes,o primeiro cd que joguei no play 1 era uma compilação de versões demos dos grandes games do play 1,tinha tomb raider,gran turismo,einhander,emfim tudo aquilo era muito massa.

alguns anos depois vieram os primeiros jogos,test drive 5,crash 3,spyro the dragon,apocalypse que não me reserva boas lembranças,sobre ele eu falo depois,e o eterno,memorável duke nukem time to kill,até hoje quando eu vejo gameplays desse jogo no youtube me lembro da minha infância,de como era bom pegar segredos escondidos,nossa caras aquele disco da capa verde sempre vai estar guardado na minha memória,infelizmente fui muito idiota ao ponto de colocar água no cd pensando que era esse o motivo dele estar ruim,quando se é criança você tenta achar motivo pra tudo,colocando em risco as coisas que você mais gosta.

eu ainda joguei sem zerar o duke nukem land of the babes,que era sequencia direta do time to kill,que sempre lembrarei com saudade,um dos melhores games que já joguei neste maravilhoso console,emfim vamos cortar o saudosismo e voltar para análise

duke 3D foi desenvolvido pela maravilhosa 3d realms e publicado pela gt interactive,lançado originalmente em janeiro de 1996 exclusivamente para pcs,mas com o tempo tivemos versões do jogo para playstation 1,sega saturno,mega drive,nintendo 64,celulares e tablets,além de uma centena de pacotes de expansão para pc,isso sem contar a versão que eu adquiri e que vai servir como tema desta análise,que esta disponível para 360,play vita e play 3,e finalmente vamos começar pelo enredo

ENREDO

jogos de tiro em primeira pessoa nos anos 90 não tinham enredo,até porque o gênero estava ainda engatinhando,dando seus primeiros passos numa industria que nem de longe era a maquina de dinheiro de hoje

a historia basicamente se passa imediatamente após o final de duke nukem 2 no ano de 2008,aonde duke esta voltando para a terra em uma nave

a essa altura o planeta estava completamente dominado por seres alienígenas,que veem nas mulheres da terra a grande força vital para se reproduzir e ficarem mais fortes

um dos sobreviventes envia um pedido de socorro a duke que vai para a terra,no caminho sua nave e derrubada pelos aliens e é ai que a carnificina\violência\zoeira começa

VISÃO GERAL

a campanha era curtíssima,cerca de 1 ou 2 horas de gameplay,também consequência da época em que o jogo foi lançado.

podemos correr,correr rápido,pular,atirar,agachar,andar agachado,andar por dutos de ar,chutar os inimigos e interagir com vários objetos diferentes.

foi nesse jogo que aquele carinha que ficava na dele com vergonha de tudo,aquela pessoa pura,sem coragem de fazer maldade a uma borboleta passou a ganhar personalidade própria,e uma personalidade marcante,tão marcante que duke nukem quando matava os inimigos debochava deles,tirava onda de tudo e de todos,tem um easter egg dele e do marine de doom,ele encontra o marine morto e diz assim:

''this looks like a doom spacemarine''
(isso se parece com um space marine de doom)

ele debochava da concorrência também,em uma fase ele diz que não tem medo de terremoto,terremoto em inglês é earthquake mas ele disse assim

''i ain´t afraid of no quake''

precisa dizer mais alguma coisa?

na verdade duke nukem por si só já é uma tiração de sarro,ele é uma paródia bem humorada e politicamente incorreta dos filmes de ação e atores famosos dos anos 60,70 e 80,e algumas de suas frases são tiradas desses filmes,tais como uma noite alucinante,eles vivem,duro de matar,rambo,exterminador do futuro e outros...

podíamos ver srippers e podíamos dar dinheiro pra elas,e ai elas mostrariam os seios,nem preciso dizer o que os puritanos e puritanas da época acharam disso né?

as frases que o cara tira da cartola também são memoráveis,a dublagem do game era espetacular,o dublador oficial de duke nukem é jon st john,que já fez trabalhos de dublagem em games antes mas que encontrou a fama com o dukão da massa.

temos três estágios iniciais,cada estágio dividido em fases,e em cada fase tem um segredo,em hollywood holocaust que é o primeira fase do primeiro estágio,temos oito áreas secretas,também outra característica de jogos daquela época,muitos secrets,muitas armas e muito sangue jorrando,isso era muito foda.

o arsenal era composto por 10 armas,pistola,espingarda,cortadora e etc...

temos muitos inimigos como por exemplo os troopers,que variam a cor da roupa e também na arma que eles carregam,o capitão patrulheiro tem a função de liderar os demais patrulheiros,geralmente esse tipo de inimigo se teletransporta,dando sustos na gente quando ele aparece

mas o inimigo mais clássico e garoto propaganda de toda saga é o pig cop,eles na verdade são policiais normais que foram transformados em aliens parecidos com porcos,eles são organizados em batalha,se agacham para dificultar nossa vida e carregam suas indefectíveis espingardas,são os inimigos preferidos do duke nukem e os que mais sofrem com as brincadeiras dele,dois tiros bem dados desse bicho tiram muito HP então é melhor tomar cuidado

sobre loadings,movimentação,inteligencia artificial,controles,ambientação e outras coisas não dá pra detalhar muito,só o que dá pra dizer sobre o gráfico é que o motor usado para rodar o game era o famoso build engine de ken silverman,que era uma das melhores engines da época,mas não dá pra detalhar nada.

sobre o multiplayer não dá pra falar pois eu não jogo,mas ele tem suporte a xbox live ou psn e nele você pode jogar a campanha em modo cooperativo de até 8 jogadores,é isso mesmo,um jogo de 1996 tem suporte para até 8 jogadores em coop,com todo mundo jogando com um duke nukem de paleta de cor diferente,tem também o dukematch que é mata mata geral,também em até 8 jogadores

uma coisa que não falei é que nas versões de vita e consoles quando você morre você pode recomeçar ou do mesmo lugar,ou jogar a fase inteira novamente,funciona do mesmo jeito que eu expliquei no post da trilogia batman lembra? serviço de filmes on demand? então...

lembra da polemica que eu falei? é o seguinte, no dia 3 de novembro de 1999 enquanto estava no cinema assistindo o filme clube da luta na sala 5 do morumbi shopping em são paulo,o estudante mateus da costa meira na época com 24 anos foi ao banheiro,sacou uma sub metralhadora cobray M11,foi para frente da tela e atirou nas pessoas que estavam no local,três morreram,quatro ficaram feridas e quando o seu advogado falou com o meliante ele disse que estava influenciado por duke nukem 3D (em hollywood holocaust existe um momento em que você joga num cinema,mas não tem nada a ver com esse crime horrível) e por isso o jogo foi banido no brasil

e mateus acabaria sendo conhecido como o assassino do shopping ou matador do shopping,ele atualmente cumpre pena de 120 anos de prisão pelo crime

duke nukem 3D popularizou de vez a saga,sua tecnologia avançada para a época.jogabilidade,segredos e lugares secretos por todos os lados e um personagem expressivo,zoeiro e muito engraçado alem de muitas armas a disposição do jogador alçaram o dukão da massa ao hall da fama dos games,o jogo em sua versão original vendeu três milhões e 500 mil copias,sucesso incontestável que renderia uma sequencia,duke nukem forever,que iniciou seu desenvolvimento em 1997 e somente foi lançado em 2011,15 ANOS DEPOIS! mas vamos falar dele depois ok?

é isso jovens obrigado pela leitura,um bom fim de semana a todos,que deus abençoe,valeu e até a próxima!