quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

momento análise #21 - watch dogs

olá amigos,e aqui vamos nós para o ultimo momento análise de 2014 e pra fechar esse ano de análises com estilo nada melhor do que um jogo que deu o que falar antes mesmo de ser lançado,falo de watch dogs,então sem perder tempo vamos começar os trabalhos.


watch dogs é um jogo de ação em terceira pessoa em mundo aberto,ele foi desenvolvido pela ubisoft montreal e distribuido pela ubisoft,lançado em novembro de 2014 e disponível para xbox one,xbox 360,play 3,play 4,PCs e nintendo wiiu.o jogo se passa em chicago e antes de falar sobre o enredo do jogo e falar dos personagens principais eu preciso dizer que partes do enredo desse jogo são baseadas em fatos reais.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

em 14 de abril de 2003 ocorreu um gigantesco blecaute nas regiões nordeste e meio oeste dos estados unidos e na província de ontário no canadá,uma falha nos sistemas da first energy corporation,empresa que cobre partes do estado de ohio,que não podou as arvores do local fazendo com que elas crescessem demais e arrebentassem alguns fios de energia foi a grande causa do desastre.

o resultado disso tudo foram 11 pessoas mortas e uma espera variante entre 2 e 5 dias pela volta da energia

nos eventos do jogo depois do apagão de 2003 foi descoberto que quem causou aquilo tudo foi um hacker e assim a fictícia corporação blume resolveu agir,e criar o sistema operacional central,no inglês central operational system ou ctos.

CORPORAÇÃO BLUME

a blume corporation é especializada em tudo,desde telefonia móvel,computação domestica,processadores de dados digitais e sistemas de segurança de rede,ela se auto descreve como a maior inovadora do mundo em high tech,comunicações de alta performance e tecnologia de segurança,que está pronta para reformular a maneira como as pessoas pensam sobre arquitetura de segurança de informação,depois do apagão de 2003 como falei acima ela desenvolveu o ctos,e em 2011 o implantou em várias cidades dos estados unidos,inclusive chicago.

CTOS

o ctos é um software de computador que controla toda a rede de informações e infraestrutura de uma cidade,incluindo todos os dados pessoais de quem mora nela,ele tem acesso a todos os aparelhos tecnológicos e contém informações de todos os residentes e pode ser usado para vários fins,ele guarda as informações de cada habitante da cidade em centros de controle,que são salas de servidores,cheias de supercomputadores que trabalham juntos e que só podem ser acessados a partir de um código de acesso.

para transmitir o sinal wireless do ctos em toda a cidade são utilizadas torres parecidas com antenas parabólicas,o ctos está ligado a um satélite que funciona como uma válvula de segurança,pois ele pode desligar todo o sistema se necessário for.

através do ctos a blume e outras empresas começaram a vigiar as cidades,tanto para o bem,quanto para o mal.

o bom é que com tal nivel de segurança,crimes poderiam ser facilmente impedidos e criminosos facilmente identificados,na vida real chigago é uma cidade muito vigiada por cãmeras de segurança,agora imaginem essas câmeras com um sistema ctos integrado,que pode reconhecer uma pessoa pela sua face,mas que revela informações cruciais sobre a pessoa,como sua profissão,conta bancária,estado de saúde,ficha criminal e até mesmo seus costumes e personalidade.

e é ai que entra o lado ruim,pois as pessoas começaram a ser expostas até mesmo dentro de suas casas,pois o ctos está ligado a tudo,inclusive a câmera da sua webcam e dados do seu celular,assim ficando fácil manipular as pessoas da cidade.

mas adivinha só? o ctos é falho e pode ser hackeado! ele pode ser invadido através da utilização de um virus backdoor e usado contra a cidade e a população,um hacker experiente pode ficar rico facilmente acessando a conta bancária das pessoas e pegando o dinheiro delas pra ele sem ser descoberto.

o jogo como eu falei se passa em chicago e o personagem principal se chama aiden pearce,falando do enredo falarei ao mesmo tempo dos demais personagens que fazem parte da história de WD

AIDEN PEARCE

nasceu em 2 de maio de 1974 na irlanda do norte,não se sabe o motivo mas quando criança ele,sua mãe de nome não revelado e sua irmã nicole foram embora de belfast para fugir do pai,eles viajaram para os estados unidos e se naturalizaram americanos.

vivendo em um bairro pobre de chicago,aiden cresceu no meio de gangues e pequenos crimes e aprendeu a se virar sozinho na porrada e até com armas de fogo.

com o tempo ele acabou conhecendo um cara chamado damien brenks,um hacker que se sustentava através de crimes e roubos virtuais,depois de muito conversarem e se acertarem aiden virou o aprendiz e parceiro de damien.

juntos eles passaram a cometer crimes aonde aiden seria a isca,a distração,enquanto damien fazia o serviço nos bastidores hackeando locais aonde aiden pudesse se infiltrar,como bancos e afins.

já que aiden cresceu com a brutalidade das ruas,se algo desse errado ele resolvia na porrada e saia vazado do lugar.

damien tambem passou a ensinar a arte do hackeamento para aiden,em 2012 os dois planejam e executam um ataque ao hotel merlaut em chicago,mas eles não sabiam que o dono do hotel era o poderoso mafioso dermot quinn,mais conhecido como lucky quinn.

eles são pegos no flagra mas conseguem fugir do hotel sem nenhum tostão no bolso,mal eles sabiam que esse trabalho mal acabado iria mudar a vida dos dois.

DERMOT LUCKY QUINN

dermot quinn é o lider do chicago south club,uma organização criminosa especializada em trafico de pessoas e roubos virtuais,o clube nasceu na década de 30 entre uma briga de gangues italianas e irlandesas,começou apenas como uma gangue de rua,mas com o tempo se transformou na maior organização criminosa de chicago,dermot ganhou o apelido lucky depois de ser o único sobrevivente de uma matança causada por uma gangue rival,ele só tomou um tiro na orelha e conseguiu fugir,na época ele era apenas um membro não importante da gangue,agora aos 75 anos de idade ele se tornou o poderoso chefão do clube,como toda máfia que se preze o chicago south club tem ligação com a policia corrupta da cidade,assim como o próprio prefeito e a blume corporation,o clube tem acesso total as pessoas de chicago através do ctos devido a um acordo fechado com a blume,ou seja fudeu e fudeu bonito,eles mexeram com o velhinho errado.

lucky quinn achou que a invasão dos dois no sistema de seu hotel foi causada a procura de evidencias que poderiam incriminá-lo,e para evitar que esses dados se espalhassem o poderoso chefão ordenou que seus capangas apagassem aiden e damien,os capangas acharam damien e o espancaram mas não o mataram,mas o espancaram de tal forma que quebraram sua perna esquerda de maneira que ele não pudesse mais andar com ela,agora ele teria que andar de muletas


já em relação ao aiden,alguns capangas foram enviados para matar ele,o protagonista já sabia que a coisa estava feia pro lado dele e pra isso resolveu proteger sua familia,no caso sua irmã nicole pearce,e seus dois sobrinhos lena e jackson,certo dia quando aiden estava com sua sobrinha no carro ele foi abordado pelos capangas que estavam de moto,um deles tentou atirar em aiden mas o tiro atingiu o pneu do carro que capotou e feriu gravemente sua sobrinha lena.



a menina passou dois meses no hospital,mas não resistiu as ferimentos e faleceu,isso abalou aiden para o resto de sua vida,após esse incidente ele passou a ser uma pessoa completamente diferente,mais frio,mais quieto,um sentimento de ódio cresceu dentro de aiden e ele jurou a si mesmo que iria fazer a diferença.

para isso ele hackeou o sistema do ctos com seu smartphone e desenvolveu um aplicativo chamado profiler(em português perfilador)que proporcionava ao seu celular a capacidade de interagir com tudo que o ctos controlava,com um simples toque no smartphone aiden pode acionar semáforos,pontes,luzes e até explodir encanamentos,pode controlar câmeras de vigilância,sinais de rádio da policia,sistemas de transporte como trens e metrôs e computadores em geral.

e ainda por cima saber tudo sobre qualquer pessoa que estivesse mexendo em um celular,a cidade de chicago ficou literalmente na palma de sua mão,ou no toque de seu espertofone,e ao invés de usar o profiler para beneficio próprio ele passou a usar ele para ajudar os moradores de chicago,ele começou a impedir crimes e a caçar criminosos e assassinos,tudo através do ctos e com a ajuda de suas habilidades de combate.

aiden se tornou um vigilante,e passou a ser conhecido pelas autoridades e outros hackers como the fox,para sustentar sua irmã que era mãe solteira do seu sobrinho jackson,ele passou a fazer serviços de mercenário,ele ainda se envolvia em crimes,mas crimes leves e que rendiam muito dinheiro,a policia não descobria quem ele era pois com o poder de seu smartphone ele sempre conseguia escapar e permanecer invisível,enquanto aiden seguia sua carreira como vigilante ele procurava meios de se vingar dos assassinos de sua sobrinha lena,era isso o que empurrava aiden pra frente a cada dia,depois do roubo fracassado do merlaut e de quase ser morto,aiden e damien se separaram e nunca mais se falaram desde então,e assim começa o jogo.

VISÃO GERAL

podemos correr,andar,andar agachado,se esconder,ir de um ponto a outro abaixado apertando um botão assim como em splinter cell conviction e blacklist,atacar inimigos mas sem matá-los,mirar e atirar,subir escadas além dos poderes de hacker que eu detalhei acima

o sistema é de recovery,ou seja se nos escondermos depois de um atraso firme dos inimigos podemos recuperar o nosso hp e tentar de novo,assim como cod faz.

os gráficos,para a versão de 360 que foi a versão que eu joguei são bons,mas existem anomalias como por exemplo você passar por um monte de folhas e elas não se mexerem,inimigos atravessarem paredes e coisas assim,isso fez com que as versões de 360 e play 3 fossem criticadas por isso,pois assassins creed black flag assim como watch dogs é um jogo da próxima geração,mas os gráficos de ACBF são melhores do que os de watch dogs.

a dublagem é ótima,algumas vozes não combinam com certos personagens mas em geral é uma boa dublagem,não é um injustice da vida mas vale a pena jogar o jogo dublado.

a trilha sonora é boazinha,não existe rádio no game,você troca de musica no jogo como quem troca de musica no seu MP3,mas a trilha sonora é boa e feita para todos os gostos.

os controles são simples,respondem bem,com destaque para alguns raríssimos movimentos de parkour.

podemos usar o celular para trocar a musica do rádio só de zuera,podemos hackear as contas bancárias de npcs para conseguir dinheiro,podemos invadir circuitos internos das casas das pessoas para ver o que elas estão fazendo,em certas casas é só invadir direto,mas para algumas você vai ter que se guiar pela fiação que está inicialmente mercada na cor branca,você vai ter que achar as duas fontes,para que a fiação fique toda em azul e você possa invadir,e mesmo assim ainda não acabou,tem todo um processo,você vai ter que invadir o sistema de segurança da casa com uma especie de mini-game aonde você tem que levar uma energia azul até um ponto especifico,você vai apanhar nas primeiras vezes mas de resto é tranquilo e intuitivo,desafia sua inteligencia.

o tamanho do mapa de WD é maior do que o de sleeping dogs e um pouco maior do que GTA 4,já em relação ao GTA 5 ai não tem graça comparar né? mas só que tem uma diferença,cada npc acabou de fazer ou está fazendo alguma coisa,eles tem vida,em gta eles existem só pra fazer enfeite,em watch não,eles são vivos,cada vez que você mete um hack num celular e escuta a conversa dos outros é como se fosse a primeira vez,é inquestionável e até certo ponto revolucionária a maneira como os npcs se comportam,é de tirar o chapéu e elogiar.

a ambientação do game é incrivel,chicago de watch dogs foi muito bem representada,sem palavras em relação a isso.

podemos trocar de roupa,mas a roupa que o aiden veste é praticamente a mesma mudando apenas cores e detalhes,nenhuma roupa é diferente da outra não.

agora vamos falar das diversas coisas a se fazer no game,existe um app no celular de aiden que detalha cada side mission com texto e vídeo,então vamos falar só de algumas side missions mas não de todas

temos missões de escolta criminosa,aonde você tem que matar ou derrotar um alvo em especifico.

contratos de mercenário como transportador,aonde devemos levar um carro de um ponto a outro sem arranhar ele e no menor tempo possivel,interceptação aonde temos que alcançar o motorista alvo,hackear seus arquivos e depois matar,isca aonde você tem que atrair a policia por um determinado tempo e depois que esse tempo passa você deve fugir

esconderijo de gangues aonde você tem que invadir um local e derrubar não letalmente o lider dessa gangue

jogos da cidade como poquer,xadrez e outros,cash run,aonde você tem que pegar as moedas e evitar as caveiras,num curso feito para o parkour

city hotspots,que são pontos históricos de chicago,aonde se você quiser você deixa um presente para outros players,se você ficar deixando presentes você vira o prefeito do local que você visitou,uma frescurinha do jogo.

viagens digitais,que são coisas bizarras como por exemplo pular em cima de flores,controlar uma aranha mecanica,e outras maluquices

existem diversos estabelecimentos aonde você pode comprar diversas coisas para te ajudar,como componentes eletronicos,armas.remédios e outros.

watch dogs é um bom jogo,que veio com muita expectativa e muito hype que apesar de não cumprir parte do que prometeu é mais um jogo de sucesso dessa maravilhosa empresa francesa,mas por causa do desleixe nas versões para os consoles da velha guarda acabou por não ser tão aclamado como deveria,pois o jogo é muito bom.

me desculpem por não ter detalhado tudo pra vocês amigos,eu não quero ser igual aos outros,tambem não quero ganhar fama,só quero passar a minha opinião e análise sobre os games que eu jogo ok?

então é isso gente que vocês possam ter um ano maravilhoso,que deus abençoe cada um de vocês,obrigado pela paciência,pelas pageviews,obrigado por tudo,no começo de janeiro tem the amazing spider man 2,bioshock 2,forza 4 e metal gear rising ok? bom natal e ano novo a todos e uma boa noite!

FELIZ 2015

FIM
































Nenhum comentário:

Postar um comentário