domingo, 19 de março de 2017

momento analise #45 - trilogia marvel vs capcom

olá pessoal,bem vindos ao super games,e continuando na pegada de jogos de luta os games que serão falados hoje são esses jogos que fazem parte da minha vida gamer,me marcaram na minha infancia e que até hoje nos dão alegria e entretenimento,

hoje o assunto é marvel vs capcom,mais precisamente os três jogos dessa trilogia que surgiu dentro de uma saga,eu explico daqui a pouco.

antes de continuar eu gostaria de informar que a segunda parte do especial mortal kombat falando exclusivamente de mortal kombat 4 já está em produção,no momento estou elaborando mentalmente minha estratégia para a postagem,a saga MK continuará quando eu terminar esse post aqui ok? sem mais delongas vamos trabalhar,começando com meu jogo favorito dos três.


em janeiro de 1998 foi lançado marvel vs capcom clash of super heroes,desenvolvido e distribuído pela capcom com licença da marvel,o game estava disponível para arcades,dreamcast e playstation 1

muito tempo depois o jogo foi relançado em 2011 junto com marvel super heroes com o nome de marvel vs capcom origins para 360 e play 3

o jogo não tem enredo mas um pequeno conceito,o professor xavier pede a ajuda dos guerreiros dos dois universos para que ele não se misture com a mente de magneto e se transforme em onslaught(massacre aqui no brasil)mas já é tarde e assim massacre é o chefe do game,é só ganhar dele e fim de jogo.

VISÃO GERAL

o sistema de gameplay consiste eu três elementos.

1 - combos absurdamente fodásticos

2 - especiais inacreditavelmente apelativos

3 - o sistema de tag team

os gráficos na época eram os mesmos desde o começo não da trilogia,mas da saga,marvel vs capcom faz parte da saga versus de jogos de luta que começou com x-men children of the atom em 1994,explicarei rapidamente.

os dois primeiros jogos tinham enredo,o enredo de x-men era baseado em atrações fatais,um grande crossover da marvel lançado em 1993 pra comemorar os 30 anos da primeira aparição dos mutantes,é nesse crossover que o professor xavier apaga a memória do magneto,na saga do massacre de 1996 foi revelado que ao fazer isso as partes mais obscuras da memoria de magneto escaparam da mente do mestre do magnetismo e se fundiram com as partes mais obscuras da memória do professor resultando no surgimento de onslaught(ou massacre aqui no brasil)que é o chefe final de MVC.

é também em atrações que o magneto arranca o adamantium do corpo de wolverine,um evento marcante da história dos mutantes e que possivelmente tenha inspirado a adição de um segundo wolverine em MVC2,mas falarei disso mais pra frente.

o segundo jogo marvel super heroes também foi inspirado em uma HQ,aliás em HQs,mais precisamente desafio do infinito,primeira parte da saga do infinito lançada em 1991,que tem como destaque thanos e as jóias do infinito e é considerada por muitos a melhor saga da marvel nos quadrinhos.

por causa disso muito do gameplay desse jogo é baseado nas joias do infinito,e na habilidade de usar cada uma da melhor forma em batalha,

mas a ideia é a mesma,como eu disse os gráficos são os mesmos,o sistema de combos é igual.

mas falando agora exclusivamente de MVC1 existem duas coisas que me fazem ser apaixonado por esse game,que são a trilha sonora,foda pra caralho,cada musica de cada personagem é uma mais bonita do que a outra,do tipo que fica grudada na tua cabeça até hoje.

e a dublagem,excelente,especialmente a voz do capitão américa,quando eu era criança e joguei esse jogo era assim que eu via o capitão na época,defensor da liberdade e dos valores,guerreiro da justiça e motivador.

ainda bem que essas características foram mantidas nos três filmes que a marvel fez do capitão.

e por falar em personagens marvel vs capcom trouxe 15 personagens alem de seis secretos,eu não vou cometer o insulto de explicar todos os 15 personagens,aqui estão eles.

MARVEL

capitão america
hulk
wolverine
gambit
homem aranha
venom
maquina de guerra

CAPCOM

capitão commando do jogo de mesmo nome
ryu,chun-li e zangief de street fighter
jin saotome do jogo cyberbots
strider hiryu do jogo strider
morrigan de darkstalkers
megaman clássico


alem dos seis personagens secretos,sendo que somente um deles original que é a roll,irmazinha do megaman,o resto são versões dos personagens do jogo com paleta de cor diferente,que são war machine dourado,venom vermelho,hulk laranja,lilith,e shadow lady.

só depois é que fiquei sabendo que a lilith é irmã da morrigan e que as duas gostam de brigar pra ver qual é a melhor,

e a shadow lady é a chun li robotizada e tomada pelo psycho drive de bison,quem jogou street fighter alpha sabe o que é isso e eu não vou fazer ninguém de idiota não.

alem de vários personagens secretos que não são jogáveis mas que servem de suporte,como o soldado desconhecido do jogo forgotten worlds,agente americano,jubileu,tempestade e tantos outros.

o sistema de luta era outra coisa fodástica da época,funcionava como tag team,as lutas eram 2 contra 2 e eram a coisa mais foda que eu ja vi,era muita coisa aperecendo na tela ao mesmo tempo,você podia executar as sequencias mais absurdas que eu já vi,os especiais eram outra  apelação do caralho pois você podia executar um especial simples,ou um duplo,que envolvia os dois personagens que você escolheu,era foda demais.

os cenários eram reaproveitados dos jogos anteriores da saga versus,e alem dos gráficos eram a mesma coisa de antigamente,eles preferiram manter assim para agradar os fãs,e os sprites dos personagens da marvel são os mesmos de antigamente,nada muda aqui.

MVC1 é um dos melhores jogos de luta que eu já joguei em toda a minha vida,me diverti demais com o game,e recomendo a todos darem uma brincadinha.


no ano 2000 foi lançado marvel vs capcom 2 para arcades,dreamcast,plataformas IOS,xbox original e play 2,esse que é considerado por muitos o melhor game de toda a saga versus.

em 2009 ele ganhou versões para play 3 via psn e 360 via xbox live.

de novo o game não tem um enredo,apenas um pequeno conceitinho.

uma pirata francesa chamada ruby heart é pega no meio da crise surgida devido ao despertar do vilão abyss e dos efeitos que seu ressurgimento trouxe ao planeta.

com isso ela reúne os mais fortes guerreiros dos dois universos,o objetivo é simplesmente vencer abyss.

falando dos personagens vamos direto aos três personagens originais do jogo,abyss que é o boss final do jogo,ele que tem três formas,é só derrotar ele em suas três fases que você zera o game.

amingo,que quando eu vi pela primeira vez me pareceu aquele personagem amigo,do jogo samba de amigo do dreamcast,ele é ridiculo,não tem nem o que falar sobre ele.

e a já mencionada pirata francesa ruby heart

antes de analisar o jogo vamos aos personagens,a capcom dessa vez arrebentou e colocou 56 lutadores a disposição do jogador.

alem de todos os que retornaram do jogo anterior,foda demais,então vamos lá,falando dos novatos começando pela marvel,lembrando que eles são novatos dentro da trilogia,mas já apareceram em jogos anteriores da saga versus

MARVEL

coração negro
cable
collossus
doutor destino
homem de gelo
homem de ferro
medula
omega vermelho
psylocke
vampira
dentes-de-sabre
sentinela
shuma-gorath
samurai de prata
espiral
tempestade
thanos
magneto

homem de ferro deveria aparecer no jogo anterior,pelo menos eu achei que era pra ser assim,mas não deu por falta de tempo e assim war machine foi em seu lugar,existe um segundo wolverine no game,um pouco mais fraco e com as garras de osso,lembra da hq atrações fatais que eu citei? nada foi dito em relação a isso mas tá muito explícito que os desenvolvedores se inspiraram nessa obra pra adicionar esse segundo logan no game.

e agora falando dos personagens da capcom tirando os que já estavam em MVC1

CAPCOM

akuma,dan,cammy,charlie,guile,dhalsim,bison,ken e sakura,todos de street fighter
anakaris,felicia e baby bonnie hood de darkstalkers
hayato kanzaki do jogo star gladiator
jill valentine de resident evil
roll do megaman classico,que antes era personagem secreta
servbot e tron bonne de megaman legends
sonson do jogo de mesmo nome

como eu informei roll era personagem secreta em MVC1 e estava de volta como selecionável,sonson é neta do personagem de mesmo nome do jogo de mesmo nome(!!)lançado pela capcom em 1984

servbot estranhamente era selecionável apesar de ter sido construido por tron bonne,os dois sairam do jogo megaman legends aonde bonne era a inimiga do megaman volnutt apesar de ser secretamente apaixonada por ele

bb hood tinha aquela carinha de menininha doce mas era na verdade uma louca que carregava uma uzi dentro da cesta,e nem preciso dizer que a personagem é 100% inspirada na chapeuzinho vermelho,até quem não é muito ligado vai notar isso quando for jogar.

dito isso vamos analisar o game

VISÃO GERAL

como consequência de termos 56 personagens o esquema de lutas mudou,agora eram 3 contra 3 e existia tagout,ou seja você poderia expulsar alguem da luta.

existem os especiais triplos aonde os outros dois personagens de suporte entram juntos e desferem um especial devastador e depois saem.

quando você escolhe um personagem você escolhe o tipo de suporte,seja pelo ar,chão,projétil e por ai vai.

graficamente o jogo representa o fim de uma longa era para a saga versus,MVC2 rodava na placa naomi da sega,a mesma do dreamcast lembra?

então os gráficos eram os mesmos mas os cenários não eram mais feitos de desenhos como antigamente,eram coisas vivas,como por exemplo uma roda gigante em movimento,uma cara de palhaço se mexendo,isso na época era foda demais

já em 2000 se sabia que o próximo MVC teria que vir com um novo motor gráfico,foi por isso que demorou tanto tempo pra MVC3 sair,pois ele tinha que vir com a tecnologia mais avançada possivel.

desde x-men children of the atom de 1994 a engine era a mesma,agora que estávamos já no ano 2000 a exigência passou a ser maior.

o numero absurdo de personagens também é destaque,simplesmente os mais queridos de toda a saga versus,samurai de prata mesmo é foda demais.

a unica coisa que eu não gostei foi a trilha sonora,muito decepcionante para um jogo tão dinâmico,que requer uma trilha também dinâmica pro numero de coisas que acontecem ao mesmo tempo

MVC2 como eu já disse é considerado o melhor jogo de toda a saga versus,mas pra mim foi o que eu menos joguei,pois a versão que eu peguei foi a de play 2 que não tinha nem metade de 56 personagens,todos os caras que eu tinha adorado jogar no game anterior estavam desbloqueáveis via pontos que você fazia no jogo,isso pra mim foi uma grande safadeza da capcom,que já naquela época mostrava sinais da empresa vagabunda e safada de hoje em dia,que teve a capacidade de fazer do final verdadeiro de um de seus jogos mais recentes uma DLC paga.

mas tirando esse meu mini rage o jogo se deu ok nas reviews,não foi muito bem recebido na época e só teve o seu devido reconhecimento anos depois com seus relançamentos,especialmente pra PS3 e 360,aonde todos os personagens estavam disponíveis,foi ai que o jogo passou a ser respeitado.

e agora pra finalizar


em janeiro de 2011 foi lançado marvel vs capcom 3,e não teriamos problema nenhum com isso se não fosse o fato de que apenas seis meses depois de seu lançamento original fosse lançado ultimate marvel vs capcom 3 com mais personagens.cenários e funções no multiplayer

seis meses depois caras,pelo amor de deus,mas apesar dessa safadeza nivel capcom o jogo mantem o nivel dos antigos em uma nova tecnologia,mas a versão que será analisada é a ultimate,disponivel para play 3,play4,xbox 360,xbox one e playstation vita.

o jogo oferece 48 personagens,os 36 do jogo original mais os 12 da versão ultimate.

novamente não temos enredo mas um chefe final que é o galactus,e é só derrotar ele para zerar o jogo.

vamos aos personagens novos começando pelo lado da marvel

MARVEL

deadpool
dormammu
modok
jean grey,que aqui é chamada de phoenix
mulher hulk
superskrull
treinador
thor
X-23
doutor estranho
motoqueiro fantasma
gavião arqueiro
punho de ferro
nova
rocket raccoon dos guardiões da galáxia
shuma gorath via DLC

essa X23 tá com um destaque monstro pois apareceu no filme mais recente do wolverine,lembra da menininha? então,aqui ela já apareceu como personagem jogável.

existe uma webserie do punho de ferro que passa na netflix,como eu não tenho o app não vou falar daquilo que eu não sei.

agora os novatos pelo lado da capcom

CAPCOM

os fodões albert wesker,chris redfield e o ultra fodão nemesis t type de resident evil
amaterasu do jogo okami
arthur do jogo ghosts n goblins
crimsom viper de street fighter 4
dante,vergil e trish de devil may cry
hsien-ko de darkstalkers
mike haggar de final fight
nathan spencer de bionic commando
viewtiful joe do jogo de mesmo nome
zero da saga megaman x
firebrand dos jogos ghosts n goblins e demons crest
frank west de dead rising
phoenix wright,o advogado de acusação da saga ace attorney

strider hiryu tambem está no game mas ele já é veterano de MVC por isso não o coloquei nessa lista,zero entrou pra representar a franquia megaman junto com tron pois o azulão apareceu nos dois primeiros jogos.

arthur tambem era um velho de guerra da trilogia mas aqui ele era jogável pela primeira vez,ele que era personagem de suporte não jogável em MVC1

viewtiful joe é novato na trilogia mas tinha aparecido em tatsunoko vs capcom que veio antes de marvel vs capcom 3 na serie versus,mas esse game é exclusivo do nintendo wiiu e en não tenho o console,por sinal minha primeira conquista jogando MVC3 no xbox foi com ele.

jill estava de volta mas assim como shuma gorath só estaria disponível via DLC,mas aqui ela estava com sua roupa estilo resident evil 5,em MVC2 ela apareceu mas na sua roupa estilo resident evil 1

dito isso vamos analisar e encerrar de vez a trilogia.

VISÃO GERAL

houve uma mudança nos controles do game,antes tínhamos seis botões,quatro de ataque e um de defesa alem do botão de especial,agora temos somente três botões,alem de defesa e especial.

os gráficos eram os mesmos de tatsunoko vs capcom e o jogo é bonito até os dias de hoje.

os especiais apresentam mais uma novidade,por exemplo quando você dispara o weapon x do wolverine a câmera acompanha a ação de vários ângulos diferentes,diferente dos jogos anteriores em que a câmera não saia do lugar enquanto o mortal era disparado.

a trilha sonora consiste de musicas originais e remixadas,tem algumas musicas que eu gostei,como por exemplo a do capitão america.

e o que eu reclamei no jogo anterior agora está de volta a aqui,musicas que fazem jus ao dinamismo da trilogia.

os sprites foram mudados tambem,eles estão em HD total mas as posturas de luta originais dos jogos anteriores não foram alteradas,tudo segue igual como sempre foi.

os cenários e ambientação continuam os mesmos do jogo anterior só que evidentemente ampliados e redefinidos por se tratar de uma nova geração de videogames.

era tudo mais bonito e refinado agora.

temos metro city de final fight aonde inclusive poison e hugo ficam assistindo a luta de canto.

tem um cenário em especifico em que aparece a foto da ruby heart como fugitiva.

o jogo funciona como uma grande HQ aonde os quadrinhos são as lutas,quando voce chega na luta do galactus ele rasga a HQ e você luta contra ele,eu não tive a minima dificuldade em derrotar ele,é só saber os pontos fracos que ele é história,o zeramento assim como nos games anteriores é um simples texto.

emfim marvel vs capcom 3 e sua versão ultimate são grandes jogos de luta,toda a trilogia MVC é recomendadíssima pra quem quiser dar uma brincadinha e relembrar a infância.

durante muito tempo se pensou que esse jogo fosse o ultimo MVC lançado,eu explico.
em 2013 a disney comprou a marvel,e como resultado a marvel não renovou o contrato de produção que ela tinha com a capcom,e por causa disso a empresa japonesa teve de remover todo o conteúdo relacionado a marvel da live,psn e sua loja oficial,incluindo as DLCs de MVC3,a versão de MVC2 que foi lançada pra play 3 e 360 em 2009,marvel vs capcom origins,e outras propriedades que eram agora parte da disney e que a capcom não deveria possuir,parecia que marvel vs capcom estava condenado ao fim.

mas neste ano de 2017 vai sair um novo marvel vs capcom,chamado de marvel vs capcom infinite para xbox one,play 4 e PCs,até aqui os personagens apresentados são megaman x,ryu,morrigan,capitã marvel,capitão america e o homem de ferro.

mas existem duas coisas que preocupam,o primeiro é o nome do jogo,infinite,que faz referencia ao filme novo dos vingadores que vai sair ano que vem,guerra infinita,e por causa disso o jogo terá seu gameplay baseado nas jóias do infinito,assim como foi em marvel super heroes.

e outra coisa é que esse tem tudo pra ser o primeiro jogo da franquia a não ter os x-men,como eu disse sob contrato os mutantes não podem mais aparecer em nenhum jogo de luta da capcom envolvendo a série versus,vamos ver como isso vai se desenvolver.

então é isso pessoal muito obrigado por tudo,essa ai foi a trilogia marvel vs capcom,espero que vocês gostem,e agora sim,o proximo post é a continuação da saga mortal kombat,falando apenas de mortal kombat 4.

divulguem esse trabalho para o maior numero de pessoas possível,espalhem a palavra,obrigado e até a próxima!



































quinta-feira, 9 de março de 2017

momento analise #44 - trilogia mortal kombat(original)

olá amigos,sejam bem vindos a mais um post do blog super games,e aqui eu anuncio a abertura de mais uma saga,vamos falar de todos os jogos da fodástica saga mortal kombat,serão quatro postagens,está aqui será dedicada a trilogia original,a próxima falará de mortal kombat 4,a parte 3 será dedicada a nova trilogia e a ultima falará apenas de mortal kombat 9

MK junto com tekken e street fighter são as minhas franquias favoritas de luta,joguei todos os jogos da saga mas só zerei dois jogos,MK4 e o recente MK9

evidentemente esse trabalho não é original,ele é baseado em fontes e informações que eu tenho certeza que vocês já viram ou tem conhecimento,mas farei o meu melhor do meu jeito sem me comparar com ninguém ok?

dito isso vamos começar essa jornada sensacional,começando com o primeiro de todos.


em 8 de outubro de 1992 foi lançado mortal kombat,o primeiro jogo da saga,desenvolvido e publicado pela midway e lançado primeiro como um exclusivo de arcades,mais conhecidos como flips,fliperamas ou simplesmente a nossa boa e velha maquina,depois convertido para diversos consoles da época,mais tarde em 2011 os três primeiros jogos foram relançados e readaptados como mortal kombat arcade kollection que está disponível atualmente na live e psn,eu fiz download dessa versão mas por meios não oficiais.

os criadores do jogo foram ed boon(que aqui no brasil ganhou o carinhoso apelido de ed boonda,pelo menos nos fóruns oficiais de MK na minha época de orkut)e john tobias,ambos fanáticos por street fighter,na verdade MK1 surgiu pra bater de frente com street fighter 2 champion edition que foi lançado no mesmo ano.

a grande inspiração de ed boon para a criação do jogo foi o filme bloodsport de 1988,que aqui no brasil ganhou o nome de o grande dragão branco,o primeiro filme de destaque de jean claude van damme e que o levou ao estrelato de uma vez por todas,filme obrigatório na sessão da tarde de alguns anos atrás e que passa até hoje,pois é foda bagarai

esse filme é supostamente baseado em fatos reais e conta a história de frank dukes,que alega ter se envolvido em um torneio de artes marciais proibido no japão,eu não sei quantas vezes eu vi esse filme,eu só sei que como eu já falei,ele é foda,assistam por favor.

e com isto posto vamos para o enredo do jogo mas antes quero ressaltar uma coisa,a história da saga mudou muito durante os anos,mas aqui eu vou contar a história da maneira em que ela foi escrita em 1992,então se você jogou os jogos mais recentes,MK9 por exemplo e viu similaridades,saiba que essas similaridades não existiam em 92 ok? com isso posto vamos para o enredo.

ENREDO

a história de MK se passa em três reinos,sendo que por enquanto só vou poder falar de dois deles.

 há muito tempo atrás um jovem guerreiro chamado shang tsung era reverenciado por ser um homem honrado e por possuir habilidade sem igual no campo de batalha,mas poucos sabiam que ele era amaldiçoado e obrigado a fazer coisas maléficas para seus superiores que naquela época ainda não haviam sido revelados,shang tsung derrotou toda a sua competição até se encontrar com um monge shaolin chamado de kung lao,que não só o derrotou como o humilhou na frente de todos vencendo o torneio,ele assim como tsung foi campeão do torneio por muitos anos.

um dia shang tsung reapareceu completamente diferente,muito velho e trazendo com ele um monstro metade humano metade dragão de quatro braços,que derrotou kung lao e se tornaria campeão do torneio por 500 anos,o reino exterior\outword estava agora com nove vitórias consecutivas,mais uma vitória e o reino da terra pertenceria a shang tsung,não entendeu?eu explico.

o torneio mortal kombat foi criado pelos elder gods para equilibrar os mundos e impedir que um reino tivesse controle total sobre o outro,os lutadores da terra iriam lutar para salvar a terra e os do mal não preciso nem falar.

os elder gods são as divindades supremas e onipotentes do universo,são figuras etéreas,quase que angelicais e que ditam as regras do mortal kombat desde o começo,enquanto que os deuses tem poder sobre um reino e são representado por um elemento,os elder gods tem poder e influencia sobe todos os reinos não importa a situação,sendo mais especifico os elder gods são os chefes dos deuses.

já os deuses são a mesma coisa dos elder gods só que menos poderosos,e baseados nos elementos da terra. 

então voltando pro jogo o décimo torneio mortal kombat era decisivo pois se outworld vencesse seus parças iriam tomar posse da terra e fazer quaisquer coisas horríveis com o reino,e assim começa o jogo.

para complementar o enredo vamos falar dos personagens do game,o jogo trazia dez personagens,sendo que sete jogáveis,um secreto,um subchefe e um chefe,começando pelos personagens jogáveis.

...

SUB ZERO


o que se sabia na época sobre sub zero era o seguinte: ele é um guerreiro pertencente ao clâ chinês de ninjas assassinos lin kuei que tinha uma rivalidade com os shirai ryus,outro clâ de ninjas só que esse é do japão fundado por um ex lin kuei,disputas de luta entre os dois clâs eram rotina até que um dia sub zero enfrentou scorpion e o venceu mas ao invés de poupar a sua vida ele o matou na frente de todo mundo, incluindo sua esposa e filha que estavam na plateia.

depois disso o destino do guerreiro ficaria sem resposta até mortal kombat 3

SCORPION


seu nome verdadeiro é hanzo hasashi,filho honrado,pai dedicado e marido exemplar,ele tambem era um dos melhores ninjas dos shirai ryus,tanto que ganhou de seus irmãos o apelido de sasori,que em japonés significa scorpion.

como eu disse ele enfrentou sub zero e foi morto por ele,o ódio de scorpion pela atitude de subzero foi tão grande que ele entregou sua alma ao tinhoso e voltou do inferno para se vingar de seu inimigo,agora não mais como homem,mas como um espectro ninja demoníaco,assim como sub zero o destino dele depois do game seria revelado depois,mas no game seguinte.

SONYA BLADE


sonya é uma americana,tenente das forças especiais que teve um amigo e parceiro de missões assassinado por outro personagem do jogo que eu falarei na sequencia,ela entra no torneio desobedecendo ordens de seu oficial superior que vai aparecer somente no próximo jogo,ela inicialmente quer vingança pela morte de seu parceiro,mas percebe que a parada era muito mais sinistra do que ela esperava e se junta as forças do reino da terra.

sonya originalmente não iria aparecer no game,acontece que ed boon teve uma reunião com sua equipe de trabalho e na discussão do projeto foi dito a ele que faltavam cenários e personagens foi ai que blade foi anunciada quase que no limite,quem se deu mal nessa foi um personagem que iria aparecer neste jogo mas somente muito tempo depois


KANO


como toda a galaxia fã de MK sabe bem kano foi o homem que matou o amigo de sonya e que fez a tenente procurar por ele desesperadamente,ele é o lider do clã black dragon,e entrou no torneio depois que ele ouviu rumores de que o palacio de shang tsung estava cheio de riquezas

sonya e kano se encontraram antes do torneio começar dentro do castelo de shang tsung,kano atrás do ouro e sonya atrás da cabeça de kano,no caminho os dois se encontram e antes do tempo fechar shang tsung aparece e obriga kano e sonya a participarem do tornio caso contrario os aliados de ambos seriam mortos.

kano não tava nem ai pra isso,o que ele queria era matar sonya,adquirir a confiança de tsung para depois o matar para roubar suas riquezas.

kano tem um olho de metal que ele obteve lutando contra o amigo morto de sonya mas essa história já foi prontamente mudada com o passar dos anos.

JOHNNY CAGE



esse ai é uma figuraça,seu nome verdadeiro é john carlton mas seu nome artistico é johnny cage.ele é um ator de filmes de luta que apesar de fazer sucesso com seus filmes é sempre visto com uma fraude como lutador,as pessoas sempre se perguntavam se johnny é de fato um lutador ou se é tudo uma fraude,de alguma forma ele toma conhecimento da existencia do décimo torneio mortal kombat e vendo isso como uma oportunidade de mostrar que ele não é uma fraude ele participa do torneio.

johnny tem um ego gigantesco,se acha o cara,nunca tá errado e sempre tenta dar em cima de sonya,ela de inicio não dá bola,mas com o tempo um climinha surge mas cage é brutalmente posto na friendzone e os dois se tornam amigos.

johnny cage foi inspirado no ator jean claude van damme,o frank dux do filme o grande dragão branco,na verdade van damme era pra ser o protagonista do game,mortal kombat foi feito em cima de sprites baseados em atores reais e van damme iria servir de molde pra johnny cage mas ele não pode participar devido ao fato de estar envolvido em outros projetos.

boon e tobias imediatamente pensaram que sem o apelo do ator eles teriam que ir numa direção diferente e foi dai que cage surgiu,van damme influenciou demais a franquia MK,por exemplo quem não se lembra do movimento especial do cage aonde ele se abaixa e dá um soco nos paises baixos do oponente?

esse golpe foi inspirado na famosa cena do sumotori japones.

cage é um dos personagens mais impopulares da saga,eu mesmo não gosto muito dele não.

REPTILE


ele era o personagem secreto do game,nessa época ele não tinha história ou definição nenhuma,ele vivia debaixo da fase da ponte e era a mesma coisa de sub zero e scorpion só com com a paleta de cores verde,pra lutar contra ele na fase da ponte você tinha que vencer o seu oponente sem tomar nenhum dano(o famoso perfect ou no caso de MK flawless victory)e depois derrubar ele da ponte

LIU KANG


o personagem principal do jogo e de toda a saga,liu kang foi orfão quando criança e foi criado e treinado em artes marciais no templo shaolin da ordem da luz,um lugar recluso e escondido nas montanhas da china.

um homem viu seu talento e o levou para continuar seu treinamento no mundo exterior,desde jovem ele foi preparado ara salvar a terra do dominio de outworld

quando seu treinamento foi completado,kang foi escolhido para se juntar a um grupo secreto  de guerreiros chamado sociedade da lótus branca,organização criada depois da derrota do grande kung lao a mais de 500 anos atrás.

e foram esses guerreiros que enviaram liu kang até a ilha de shang tsung para o décimo torneio,aonde depois de inúmeros percalços ele derrota goro e se torna campeão do mortal kombat salvando a terra...

...até shang tsung interferir e jogando as regras do torneio pra PQP,os dois lutam,e liu kang vence,finalmente salvando a terra de uma catástrofe.

liu tem um guia,cujas ordens ele obedece sem questionar,alem de demonstrar muito respeito pelo seu mestre.

GORO


goro é o sub chefe do game e campeão do torneio a mais de 500 anos,pertencente a linhagem draco da raça shokan da qual ele é principe,um grande guerreiro que luta por honra e gloria de seu povo,sua raça serve as forças do mundo exterior a séculos,e com o tempo os feitos de goro o transformaram no mais famoso guerreiro shokan de todos os tempos.

foi ele que matou o grande kung lao e se tornou campeão do primeiro torneio mortal kombat,uma condição que ele manteria por 500 anos até ser derrotado por liu kang.

depois disso o destino do principe shokan não é revelado.

goro é o vilão mais popular de toda a saga,e sua frase goro lives é eterna entre os fãs.

RAIDEN


raiden é o deus do trovão e protetor do reino da terra escolhido pelos próprios elder gods,como um deus ele não interfere no torneio mas ele reúne seus guerreiros e os prepara para as batalhas contra o mal,ele é o guia de liu kang que eu falei lembra? e também é a pessoa que ele mais respeita pois foi raiden quem levou liu ao mundo exterior para treinar artes marciais depois dele ter sido adotado pelos shaolins

dentro da história não existe muita lógica em ter raiden como personagem jogável pois ele não participa do torneio,mas boon e tobias botaram ele pra lutar e ele é muito bom de jogar,um dos melhores e mais populares personagens de toda a saga.

...

e sobre shang tsung eu vou deixar pra falar dele em MK2 pois a história de como ele formou o torneio mortal kombat envolve os dois jogos.

dito isso vamos para analise do game

VISÃO GERAL

o jogo era em 2D mas diferente de street fighter seus sprites eram baseados em atores reais em sistema de captura de movimentos,não vou avaliar mais a fundo pois estamos falando de um game de 1992,não se pode avaliar games antigos como se fossem atuais,isso é falta de respeito com a obra original.

o jogo era muito lento,não havia dinamismo nas batalhas,tudo o que nos faziamos era andar pra frente,golpear e defender.

por falar nisso o jogo trabalhava com cinco botões,dois de soco,dois de chute e um de defesa.

no modo arcade você enfrentava todos os personagens do jogo um por um,incluindo a si mesmo.

depois disso tinhamos as batalhas entre duplas,depois enfrentamos goro e finalmente shang tsung pra zerar,o zeramento era apenas um texto contando o que aconteceu ou vai acontecer com os guerreiros depois do torneio.

lembram da lentidão que eu falei agora a pouco? foi por causa disso que boon e tobias tiveram a ideia dos fatalities,quando nós golpeávamos o inimigo ele sangrava,quando nos derrotávamos esse mesmo inimigo ele tonteava e uma suposta voz de shang tsung gritava finish him,nós podíamos bater no cara pra ele desmaiar,ou poderiamos aplicar o famoso,polemico e ultraviolento fatality,e matar ele.

existiam diversas fatalidades,sonya aplicava o beijo do amor e o rival virava caveira,esqueleto puro,mesma coisa com o scorpion cuspindo fogo,reptile arrancava a cabeça do adversário com sua lingua,raiden estourava a cabeça do cara com a onda de choque.

mas a fatalidade mais memorável e popular de toda a saga era a de sub zero,ele simplesmente arrancava a cabeça do adversário com coluna vertebral e tudo,o que contribuiu e muito para a popularidade do personagem e do game

mas isso veio com um custo bem caro pois a publicidade em cima disso na época era monstruosa e obviamente negativa,por exemplo quando o game foi portado pro super nintendo o mortal de sub zero teve de ser alterado,a grande n até hoje não curte violencia em seus jogos,isso desde os tempos do nintendinho,então pro super nintendo sub zero não arrancava a cabeça do oponente,ele congelava o corpo e quebrava depois.

o jogo possuía sete cenários,para se jogar.

entre as batalhas existia um minigame chamado test your might,teste sua força em português aonde você tinha que esfolar os quatro botoes de ataque e apertar defesa no final pra seu personagem quebrar objetos ao meio.

esse modo foi inspirado mais uma vez no filme o grande dragão branco,mais precisamente na cena do toque da morte,dos tijolos lembra?

shang tsung e goro não foram mocapeados e sim feitos com massinha de modelar,mas tsung é quase um borrão todo deformado,e goro que deveria ser uma torre de quatro metros de altura tem quase o tamanho do resto dos personagens.

um erro que acontecia era que quando jogávamos com scorpion,as vezes o personagem aparecia de roupa vermelha,e não no seu amarelo classico,isso vai ser muito importante pro futuro,não se esqueçam disso.

mortal kombat 1 se deu muito bem pra um jogo novo,claro que a maior parte de suas vendas foram em relação a violência exagerada,mas surpreendentemente ele não foi proibido ou sofreu nenhum tipo de represália,mas foi um jogo muito bom que prometia demais,e por isso a sua sequencia era mais do que esperada.


no dia 26 de junho de 1993 foi lançado mortal kombat 2 inicialmente para arcade e depois convertido para os consoles da época.

o jogo tinha 17 personagens,sendo que 12 eram jogaveis,alêm de três secretos,o sub chefe e o chefe.

vamos falar do enredo mas eu vou fazer diferente,lembra de quando eu deixei shang tsung de fora em MK1 pra falar dele aqui? pois então,eu vou falar da história dele antes do MK1 e de como ele conheceu o seu superior que no jogo anterior não foi revelado,mas que agora será revelado aqui,então prestem atenção.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA


SHANG TSUNG



não se sabe muito sobre aonde shang tsung nasceu,mas dizem que ele é um humano do reino da terra,shang tsung foi ganhando lutas e mais lutas no torneio,mas em uma delas ele trapaceou,quebrando as regras sagradas do torneio e desrespeitando o reino da terra e os elder gods que o sentenciaram a morte.

foi ai que tsung conheceu um dos maiores vilões e fdps da história dos games de luta,o imperador do mundo exterior shao kahn,os dois entraram em um acordo,aonde tsung seria libertado de sua pena e serviria shao kahn,que em troca o ensinaria tudo sobre feiticaria e magia negra.

quando tsung absorveu a alma de um oponente para si,ele cometeu um crime hediondo segundo as regras do torneio,e por causa disso ele foi amaldiçoado pelos elder gods.

ele não somente tinha que matar seus inimigos mas tambem tomar suas almas,essa era a unica forma de evitar seu destino cruel e inevitável,envelhecer e morrer rapidamente.

voltarei a falar de tsung em MK2,vamos ao enredo.

ENREDO

shang tsung foi derrotado por liu kang no torneio anterior e por causa disso foi julgado por shao kahn que estava perto de matar ele,tsung pedindo pinico pra não morrer convenceu o imperador a fazer um novo torneio,dessa vez no mundo exterior,kahn aceita,liberta shang tsung e lhe devolve sua juventude.

tsung leva a proposta de um novo torneio a raiden,e ele informa ao deus que se os guerreiros da terra vencessem a terra não sofreria mais nenhuma tentativa de invasão,eles iriam embora para sempre,claro que essa desculpa era uma bela fachada,raiden sabe disso,e ele sabe também que ele nao teria seus poderes totais de deus no reino exterior,correndo o risco real de ser morto

para complementar o enredo vamos falar dos personagens do game,e pra isso eu vou fazer a mesma coisa que eu fiz em tekken,falarei primeiro dos novos personagens pra depois falar dos que retornam do primeiro jogo.

SUB ZERO


 a história de sub zero sofreu aquilo que é chamado de continuidade retroativa ou retcon,que é a alteração de fatos estabelecidos na história original.

o sub zero anterior se chamava bi-han,e ele tinha um irmão mais novo chamado kuai liang,seu pai era de outworld,pertencente a uma raça extinta de guerreiros chamada cryomancers,capazes de controlar o gelo,e a mãe de ambos era do reino da terra.

o pai dos dois faleceu,e a mãe os levou para um lugar na china,aonde eles poderiam aperfeiçoar e usar seus poderes de forma responsável,e os dois se juntaram aos lin kuei depois de adultos.

a história original de MK1 dizia que o sub zero clássico morreu pra liu kang,mas agora se sabe que ele morreu pra scorpion,que finalmente se vingou de seu inimigo.

depois da morte de seu irmão,kuai liang assume a identidade de sub zero,segue os guerreiros da terra e entra no torneio escondido pra se vingar de scorpion

KITANA


kitana é a filha dos governantes de edenia,mais um dos reinos do universo MK,esse representando o paraiso,os governantes de edenia eram o rei jerrod e a rainha sindel.

havia um torneio de MK entre outworld e edenia,aonde as regras eram as mesmas que eu expliquei antes,shao kahn obteve dez vitórias seguidas e o direito de invadir o reino,e é isso que ele faz,ele mata jerrod e pensa em matar sindel mas quando ele viu que a mulher era potencia shao kahn já tinha planos safadinhos pra ela se é que vocês me entendem,mas antes de shao kahn fazer qualquer coisa com sindel ela se mata evitando ser escrava do imperador,mas como vamos ver no futuro,isso não vai adiantar muito não.

quando tudo isso aconteceu kitana ainda era um bebê,e shao kahn criou a menina como se ela fosse sua filha até o ponto onde ela é referida como princesa kitana,aqui ela age como a assassina pessoal de shao kahn.

quando kitana descobre a verdade sobre seu passado ela foge do domínio de kahn e é acolhida por raiden e seus guerreiros,virando a casaca e lutando pelo reino da terra.

no processo rola um namorico entre ela e liu kang,mas nada acontece.

KUNG LAO


esse kung lao é descendente daquele kung lao que foi morto por goro a 500 anos atrás,e o melhor amigo de liu kang alem de um rival amigável.

kung lao era um grande guerreiro assim como seu amigo liu kang,mas diferente dele lao preferia a paz e sempre evitava lutar,ele foi o guerreiro que a sociedade da lotus branca originalmente escolheu pra defender a terra no torneio anterior,mas como ele não quis liu kang foi em seu lugar.

mas devido a alguns fatos que eu vou explicar daqui a pouco ele se junta a liu kang e vai a outworld lutar pela terra no novo torneio.

ele quase morre pra sub zero mas ele vence e poupa a vida de kuai liang,depois ele vence outro guerreiro shokan chamado kintaro,mas a luta foi muito dificil e assim ele não pode mais continuar no torneio.

MILEENA


mileena é a meio irmã de kitana,shang tsung sob ordens de shao kahn decidiu criar um clone de kitana,pois kahn temia que kitana descobrisse toda a verdade sobre ela,edenia e shao kahn e se isso acontecesse sem duvida kitana se voltaria contra ele.

ela foi criada misturando dna humano com o de outra raça chamada de tarkatans,fazendo com que ela tenha corpo de mulher mas um rosto monstruoso como o os da raça que a originou.

mileena é violenta,do mal e gostosa jovens,ela odeia kitana,e seu maior sonho é ser kitana,mas ela só pode ser kitana matando kitana e tirando tudo dela,seu titulo,nome,moral,tudo.

JAX


o major jackson briggs era aquele superior que sonya desobedeceu no final do primeiro torneio lembra?

depois do primeiro torneio sonya desapareceu e jax estava investigando o paradeiro de sua parceira,quando ele descobriu aonde sonya estava ele se juntou aos guerreiros da terra para resgatar ela.

jax na verdade foi desenvolvido pro primeiro jogo,mas foi retirado do game por falta de tempo e guardado para uma eventual sequencia.

BARAKA


e pra finalizar os personagens novatos de MK2 temos baraka,lembra que falando de mileena eu disse que ela era uma mistura de dna tarkatano com dna humano?

pois bem,ele alem de ser um tarkatano é o lider de sua raça,que é o resultado do cruzamento entre as pessoas de outworld com os demonios de netterrealm,outro reino do jogo que seria o inferno.

baraka é um servo fiel de shao kahn e o obedece sem questionar,ele foi morto por kung lao durante o torneio mas foi ressuscitado por shao kahn logo depois.

ele já bateu de frente com os guerreiros da terra ou até mesmo entrou no reino da terra,mas não tem histórico de rivalidade com ninguem,ele apenas serve shao kahn

baraka é bruto jovens,se mileena é violenta ele é pior ainda.

aliás a sua própria raça é assim também,os tarkatans vivem nas partes afastadas de outworld,tem dentes grandes entre cruzados e longas garras grandes que saem dos seus braços,baraka é o unico ser inteligente de sua raça que não sua grande maioria é burra e só quer saber de lutar e matar.

...

agora vamos falar dos demais personagens do game.


JOHNNY CAGE

a história de cage sofreu algumas mudanças, no torneio anterior liu kang derrotou goro mas não o matou,e teve que lutar contra shang tsung em uma localização remota sem a interferência das regras do torneio.

cage e sonya foram tentar ajudar liu pois ele estava cansado devido a luta contra goro,mas o grandão aparece na frente de cage e sonya para não deixar ninguem interferir,assim cage e sonya com uma ajuda completamente inesperada de KANO lutam e vencem goro,quando eles chegam ao local da luta já era tarde,liu já tinha vencido shang tsung,de repente a ilha aonde o torneio se realizou sofre um terremoto e entra em colapso,

cage encontra raiden que estava procurando liu kang mas não deu tempo de salvar todo mundo então todos achavam que sonya estava morta.

johnny voltou pra casa,escreveu o roteiro de seu próprio filme,alem de ser diretor e atuar na produção que é chamada de mortal kombat aonde ele é o protagonista e derrota goro e shang tsung,durante as gravações da obra os tarkatans aparecem e matam todo mundo.

johnny mete a porrada em geral mas não entende nada,ele sabe que algo está errado,ele procura liu kang que se reúne com raiden e os guerreiros da terra para participar do torneio.

mas na verdade sonya não morreu,ela se separou de johnny e teve que fugir junto com o seu rival kano mas eles bateram de frente com um grupo de tarkatanos que os sequestraram e o enviaram para shao kahn em outworld aonde eles foram mantidos como prisioneiros,portanto nenhum deles é jogável mas no cenário kahn´s arena eles aparecem acorrentados.


sonya e kano eram os personagens menos populares do primeiro jogo,então boon e tobias os retiraram de MK2 pra ver como os fãs iriam reagir para a partir dai definir o destino dos dois.

LIU KANG

depois de vencer o torneio anterior kang é abençoado com a imortalidade,depois disso ele volta para o templo shaolin para se reunir com seus irmãos,mas quando ele chegou lá o templo já tinha sido destruido e todos os seus irmãos shaolins mortos.

foi esse o motivo que fez kung lao mesmo fora de forma entrar no torneio,depois disso liu kang contata raiden e explica o que está acontecendo,ele quer vingança pelos seus irmãos mortos e deseja participar do torneio,mas pra fazer isso ele teria que abrir mão da sua imortalidade e é exatamente isso que ele faz,liu e kung lao assim entram juntos no torneio pra vingar seus amigos.

SCORPION

depois de derrotar e matar bi-han,o sub zero antigo no torneio anterior ele retornou para netherrealm,e por lá ele ficou por um tempo,quando ele soube que sub zero estava de volta e competindo no segundo torneio ele vai atrás pra acabar com ele de uma vez por todas.

quando ele chega sub zero está lutando contra kung lao,kung quase arranca a cabeça desse sub zero com o seu chapéu,criando uma cicatriz profunda no seu rosto,mas na sequencia esse sub zero vence kung lao e poupa a sua vida,scorpion ficou desconfiado,pois aquele não era o sub zero original,então ele luta contra esse sub zero pra ver se é ele ou não,scorpion vence com facilidade,tendo a certeza de que aquele não era o sub zero clássico.

mas depois quando os dois se entendem e explicam seus lados da história scorpion decide ajudar ele e os guerreiros da terra a derrotar shang tsung,e ele também jura proteger este sub zero como forma de auto punição por ter matado seu irmão

então o sub zero clássico como eu já disse não está mais presente em nenhum jogo da saga,kuai liang era agora o novo e atual sub zero.

SHANG TSUNG

quase se fudeu por falhar com shao kahn no primeiro torneio,mas arrumou um jeitinho de não só ganhar o perdão do imperador,mas a sua juventude de volta como eu disse no enredo,ele tava todo empolgadinho querendo se vingar de liu kang mas tomou outro cacete memorável pra parar de ser burro.

RAIDEN

assim como no primeiro game ele não interfere diretamente no andamento desse torneio mas é jogável no game,ele apenas orienta os guerreiros da terra nas batalhas contra o mal.

REPTILE

deram uma história pro ninja verde,ele é de uma raça extinta chamada saurians,homens lagarto,de que maneira essa raça foi extinta não é explicado nessa época,mas isso iria mudar no futuro.

agora vamos falar dos três personagens secretos do game.

JADE


não tinha história nenhuma e era uma kitana melhorada,com golpes mais rapidos e com a paleta de cor verde

SMOKE


tambem não tinha história nenhuma e era um scorpion melhorado com a paleta de cor cinza,com o diferencial de que saia fumaça de seu uniforme.

NOOB SAIBOT


assim como jade e smoke também não tinha história e assim como smoke era um scorpion com paleta de cor preta,seu nome é a junção dos sobrenomes dos criadores da franquia ed boon e john tobias de trás pra frente.

boon = noob

tobias = saibot

eu sei que vocês estão pensando coisas,que reconhecem esses personagens,eu sei disso pois eu também sei,mas como eu disse lá no começo eu estou interpretando a história dos personagens da maneira original em que foram escritos,as mudanças de hoje não existiam quando esse games sairam lá no começo dos anos 90 ok? prestem atenção.

dito isso e pra fechar os personagens vamos falar do sub chefe e do chefe do game.

KINTARO


ele tambem é um shokan assim como goro,mas é da linhagem dos tigres,com a suposta morte de goro no torneio anterior kintaro foi alçado a segundo em comando só atrás de shao kahn.

kintaro entrou no jogo basicamente pra morrer nas mãos de kung lao,e foi só isso mesmo,mais nada,tchau e bença,essa foi a participação brilhante de kintaro em MK2

kintaro é o sub chefe mais odiado de toda a saga pois segundo alguns o surgimento dele teve a ver com a saida de goro,depois de mortal kombat 2 ele deu um chá de sumiço violento da saga, muita gente odeia o tigre shokan até hoje,e eu to falando sério.

SHAO KHAN



imperador do mundo exterior,arquiteto do segundo torneio,chefe principal de MK2 e o grande vilão de toda a saga,foi ele que junto com shang tsung arquitetou a realização do segundo torneio de mortal kombat.

mas com a morte de seus guerreiros nas mãos dos guerreiros da terra,incluindo kintaro e shang tsung ele resolver fazer tudo sozinho,ele enfrenta liu kang achando que vai ganhar facil mas toma um pau cabuloso e perde o torneio.

ele devia honrar sua promessa de deixar o reino em paz,mas as coisas não são tão fáceis assim.

shao kahn é um dos maiores fdp apelões da história dos games,os golpes dele tiram quase metade do HP,ele também é imune a outros golpes,seria impossível ele ser vencido,mas kahn tem um ego do tamanho do monte everest,sempre vai parar de lutar pra falar merda,essa é a oportunidade de pegar ele.

VISÃO GERAL

o jogo continuava em 2D com os mesmos botões e ataques semelhantes,só que dessa vez era tudo mais plástico,e bonito em relação ao game anterior,o jogo estava um pouquinho mais rápido também,alguns personagens ganharam mais golpes especiais.

temos a mesma torre de sempre só que as novidades eram que a luta que tínhamos contra nosso próprio personagem foi retirada e as lutas contra duplas foram substituídas por uma interrogação aonde dependendo do seu desempenho você enfrentava ou jade ou smoke ou noob,os sub chefes eram shang tsung,kintaro e shao kahn com o zeramento novamente sendo um texto,a fase de bônus test your might tambem foi retirada.

no original cada personagem tinha um fatality,aqui eles tinham dois fatalities cada alem de duas outras opções completamente sem sentido,nada a ver mesmo,que eram os friendships e babalities.

friendships eram como se fossem pedidos de amizade,aonde voce fazia alguma coisa engraçada,pra chamar atenção.

e os babalities eram quando você transformava seu oponente em um bebê,uma belíssima bosta.

um easter egg que marcou época não só no jogo mas na saga e nos games em geral era de um cara escrotasso cantando toasty no canto da tela,

esse cara se chama dan forden,que é engenheiro de som e compositor das trilhas sonoras de toda a franquia mortal kombat até hoje.

toasty na verdade era uma piada interna dos desenvolvedores,e na verdade começou como toasted,que era uma frase que ele dizia pra alguém que apanhava miseravelmente dele no 1 x 1

depois acharam legal colocar ele no canto da tela cantando toasty em falsetto,toda vez que você da um pau cabuloso seguido de um upper em um inimigo ou adversário.

dan forden é fodão demais,um homem que deixou sua marca na industria com apenas uma frase só,muito pai.

lembram do error macro de MK1? pois a mesma coisa aconteceu com kitana,mas como eu disse fiquem atentos pois isso fica pro futuro.

MK2 vendeu que nem água,mais precisamente 50 milhões de cartuchos mundialmente e é ate hoje o jogo mais bem avaliado de toda a saga com nota 9 nas reviews,MK2 está na lista dos 100 maiores jogos da história e diferente do primeiro que não deu treta nenhuma,esse sim deu muitas tretas malignas causadas por pessoas que são contra a liberdade de expressão da juventude.

mas emfim vamos para o próximo


em 1995 foi lançado mortal kombat 3,o jogo trazia 19 personagens sendo que 17 jogáveis e dois secretos,dessa vez era possível jogar com os secretos também,sem perder tempo vamos pro enredo.

ENREDO

depois de ser derrotado por liu kang e os guerreiros da terra em mortal kombat 2,shao kahn decidiu mandar os elder gods pra PQP e ligou o botão foda se de uma vez,quebrando o acordo que eles tinham feito antes do segundo torneio.

o plano era o seguinte,shang tsung tinha alguns shadow priests sob seu dominio,antes de continuar eu tenho que fazer um pequeno exercício de lembrança com vocês e explicar o que são esses priests ai.

lembra dos cenários a torre e o portal de mortal kombat 2? lembram daqueles monges que ficavam de canto assistindo a luta?

aqueles monges eram os shadow priests,que são os feiticeiros de shao kahn liderados por shang tsung e que tiveram participação na criação de mileena,eles também são nossos inimigos em mortal kombat shaolin monks.

shang tsung levaria esses monges pra reviver sindel,a rainha morta de edenia e mãe de kitana.mas só que o plano era ressuscitar sindel no reino da terra pois isso permitiria que shao kahn cruzasse as barreiras para buscar sua ''mulher''

 para atravessar essas barreiras kahn teria que levar todo o seu exercito junto com ele e esse choque de mundos iria resultar na fusão parcial entre os dois reinos,e não existiria mais barreira nenhuma,a hora da verdade,da batalha final finalmente havia chegado.

complementando o enredo,vamos falar dos personagens,dessa vez na mesma ordem de MK1,primeiro os que retornam e depois os novatos

antes de falar dos personagens tenho que dar algumas explicações,personagens como johnny cage,baraka,mileena scorpion,raiden e mais alguns foram retirados do game,mas desses somente scorpion luta em defesa da terra,os outros são parte do exercito de shao kahn.

...

JOHNNY CAGE

uma das primeiras ordens dadas por shao kahn a seu exercito foi a morte de johnny cage,ele foi assassinado e na fase do cemitério existe uma lapide escrita cage,imperceptível bem no fundo

RAIDEN

ele não está jogável mas está no enredo,em outworld ele não tinha seus poderes de deus e com a fusão do reino da terra com o mundo exterior raiden foi completamente exposto e corria riscos reais de morte nas mãos de shao kahn,então ele se transformou em um mortal pra batalhar contra o imperador.

ele avisou os guerreiros da terra que ele poderia proteger suas almas,mas não seus corpos,e que todos deveriam ter bastante cuidado.

durante os eventos ele soube da morte de johnny cage,e vingou seu guerreiro eliminando,motaro,o novo segurança particular de shao kahn,depois disso raiden rezou para que liu kang derrotasse shao kahn e salvasse a terra de uma vez por todas.

SCORPION

scorpion assim como raiden está no enredo mas não está no game.

depois dos eventos de MK2 scorpion ficou em netterrealm,quando a invasão de shao kahn aconteceu até mesmo o reino do inferno sofreu com isso,então scorpion teve que lutar,ele andou pela terra sem tomar partido de nenhum dos lados até se encontrar com shao kahn que o convida a se juntar ao seu exercito,scorpion aceita mas seu tempo no lado negro da força é curtíssimo,quando ele soube que sub zero era um dos guerreiros da terra e portanto alvo certo do exercito de kahn,ele mudou de lado para honrar a promessa que fez a kuai liang,de estar sempre por perto para proteger o ninja azul,e por falar nele.

SUB ZERO

sub zero estava de volta,mais uma vez servindo o reino da terra contra a invasão de shao kahn,mas seu passado com os lin kuei estava comprometido,ele iria ser perseguido por smoke,cyrax e sektor,quando eu falar dos três eu explico tudo.

SONYA BLADE E KANO

sonya estava de volta,ela foi libertada de outworld em mortal kombat 2,o problema é que kano também fugiu de lá.

ela tentou avisar o governo americano que a terra estava sendo invadida,mas como ela não tinha provas foi só gastar saliva na frente do presidente pra nada.

já o nosso querido kano se ofereceu para ajudar a invasão de shao kahn pois vivia na terra e conhecia as armas,ele eventualmente tromba com sonya,os dois lutam e kano é jogado de um prédio bem alto por sonya,que finalmente pensava que ele estava morto.

mas o fdp não morreu,ele foi capturado por motaro,que curou seus ferimentos e o levou para as masmorras de outworld,kano foi preso e iria responder por sua falha quando a guerra acabasse.

sonya depois de MK3 montou junto com jax uma nova organização para combater e evitar outras invasões de mundos.

LIU KANG E KUNG LAO

kang estava de volta,ainda como campeão do torneio,ele reconstruiu junto com kung lao o templo shaolin que tinha sido destruido antes de MK2,ele usa o novo templo para treinar uma nova geração de shaolins,mas a invasão da terra começa e tudo tem que parar.

dessa vez kung lao foi novamente escolhido para lutar contra shao kahn e aceitou a missão,mas na luta atual ele foi brutalmente espancado por kahn,e muitos pensavam que ele estava morto,mas ele não estava,liu kang,apesar de já estar cansado e debilitado de tantas batalhas em defesa do reino da terra mais uma vez enfrentou shao kahn e aplicou outra surra no vacilão,mais uma vez sendo campeão do torneio,salvando a terra e sendo consagrado como o maior guerreiro de todos os reinos e campeão do mortal kombat

já kung lao não morreu como eu escrevi,mas ele preferiu não voltar ao templo shaolin,em vez disso ele continuou vivendo uma vida de paz.

SHANG TSUNG

o que ele fez vocês já sabem,depois da derrota de shao kahn tsung foi punido pelos elder gods por sua interferência em outro mundo e foi mandado para netterrealm aonde ficou.

JAX 

com a invasão jax aceita participar de um experimento militar especial,substituindo seus braços reais por biônicos de metal,jax assim poderia ampliar sua capacidade em batalha e ajudar agora da melhor forma possivel as forças da terra.

o fim da história dele é o mesmo de sonya.

agora vamos falar dos personagens novos e secretos.

SMOKE,CYRAX E SEKTOR


cyrax e sektor foram os primeiros ninjas ciborgues do clã lin kuei,eu explico.

depois de mortal kombat 2 os lin kuei adquiriram tecnologias que iriam ampliar as capacidades de seus guerreiros em batalha,tecnologias que iriam transformar os lin kuei em robôs obedientes sem memoria de seus passados,e o grão mestre da ordem demanda que os quatro melhores ninjas do clã passem pelo procedimento,os quatro são sub zero,smoke,cyrax e sektor

smoke estava de volta,ele que era personagem secreto sem história em MK2,a história dele era a seguinte.

smoke era um lin kuei assim como kuai liang que era seu melhor amigo,um bom homem e ninja honrado,quando sub zero foi vingar a morte do seu irmão mais velho em mortal kombat 2 smoke o seguiu como uma sombra.

depois disso ele junto com sub zero,cyrax e sektor foram escolhidos para serem transformados em robôs,mas o azulão largou os lin kuei argumentando que esse não era um caminho honrado,smoke ficou do lado de seu amigo,mas foi capturado pelo seu proprio clã e teve suas memorias apagadas e assim como cyrax e sektor os três foram transformados em robôs e foram enviados para matar sub zero que era considerado um traidor por abandonar o clã.

sub zero luta com os três,ele implora para que smoke retome sua consciencia,pois ele ainda tinha uma alma dentro de seu corpo robótico,smoke recupera suas lembranças e junto com seu amigo sub zero vencem cyrax e sektor,depois eles reprogramam sektor para matar o grão mestre do clã lin kuei e é isso que ele faz e assim sektor é o novo grão mestre dos lin kuei.

NOOB SAIBOT


o noobão da massa estava de volta,agora com história e definição.

sub zero depois de ser morto por scorpion em MK1 teve sua alma enviada ao quinto plano de netterrealm e por lá ficou.

de uma maneira não revelada até hoje a alma de bi-han foi recuperada por um grupo chamado irmandade das sombras,e assim ele renasceu como noob saibot,um espectro ninja demoniaco assim como scorpion,e sua primeira missão era espionar e reportar para seus superiores os eventos do torneio de outworld,mas sem se envolver diretamente.

em MK3 noob se juntou ao exercito de shao kahn,mas ao que tudo indica,não fez nada.

...

e agora vamos falar dos novatos.

SHEEVA


assim como goro e kintaro ela tambem é uma guerreira shokan,mas pertencente a linhagem draco de sua raça assim como goro,ela odiava o fato de que o guarda costas pessoal de shao kahn era motaro,e não um shokan como sempre foi,por causa disso ela ficou feliz com sua morte.

ela serve sindel como sua guarda costas e também cuida das masmorras de shao kahn

mas essa felicidade não iria durar muito pois ela lutou contra kitana e foi derrotada,depois de MK3 ela também deu uma sumida monstruosa da saga,ela só iria voltar na nova trilogia,mas isso é assunto pra terceira parte da saga.

NIGHTWOLF


um indio xamã americano,que sempre foi um guerreiro da terra mas que sempre evitou as lutas,com a invasão do reino da terra ele recebeu uma visão de raiden sobre o futuro catastrófico que se aproximava,e nightwolf teve que lutar,ele foi o primeiro guerreiro a dominar a animalidade.

SINDEL


ela foi revivida por shang tsung na terra e é o principal motivo pelo qual shao kahn e seu exercito bagunçaram os dois reinos.

quando sindel renasceu sua mente foi manipulada por shao kahn para que a rainha lutasse ao seu lado,com o tempo kitana conseguiu fazer com que ela se lembrasse de seu passado,do lugar que ela reinou,de jerrod e da própria kitana,e junto com sua filha e o resto dos guerreiros da terra lutou para defender o reino.

KABAL


ele é um ex membro da black dragon que agora lutava pelo bem,por anos ele lutou ao lado de kano pela black dragon até que shao kahn invadiu a terra,e seus soldados começaram a matar as pessoas para tomar suas almas,kabal foi poupado pois ele estava destinado a matar shao kahn como um dos guerreiros da terra escolhidos por raiden,quando shao kahn soube disso mandou kintaro matar ele,kabal quase morre mas seu rosto ficou profundamente deformado ao ponto de ele não poder respirar normalmente com um humano respira.

ele foi salvo por kano que lhe deu um respirador,como uma forma de desculpas e uma maneira de persuadir kabal a retornar ao dragão negro.

mas ele recusou e se juntou aos guerreiros da terra.

STRYKER


o oficial da swat kurtis stryker era um grande soldado que lutou para salvar a população de sua cidade,que no inicio era de 5 milhões de pessoas,mas que virou praticamente uma cidade fantasma aonde poucas pessoas sobreviveram incluindo ele.

mas os seus esforços chamaram a atenção de raiden,stryker foi poupado do extermínio de shao kahn e se juntou aos guerreiros da terra.

stryker era de longe o personagem mais odiado de toda a saga na época,pois diferente dos ninjas e demais guerreiros que usavam magias stryker usava armas de fogo e granadas,pra alguns ele não era um lutador de verdade e sim um covarde.

MOTARO


o sub chefe do game pertencente a raça dos centuriões,que são eternos rivais dos shokans,o que aconteceu com motaro e shao kahn eu já falei e eu também não vou falar de shao kahn pois falando de todos os personagens eu falei do imperador então não é necessário.

VISÃO GERAL

o game se manteve em formato 2D com o mesmo sistema de sempre,alguns personagens ganharam golpes novos,a novidade era o botão de corrida,aonde você gastava uma pequena barra de stamina e o personagem corria pra cima de você,a barra serve tambem para executar combos,o jogo ficou muito rápido e extremamente dinâmico por causa disso.

o modo arcade estava de volta com a seguinte alteração,nós ouviamos a voz de shao kahn dizendo a palavra ''choose your destiny'' que em português é escolha seu destino,você teria três torres para batalhar,de tamanho e dificuldade variadas.

você lutava contra todos os personagens correspondentes a dificuldade da torre que você escolheu até chegar em motaro e depois em shao kahn,o zeramento novamente era apenas um texto.

antes das lutas aparecia a fodastica tela versus


aonde você e seu amigo faziam a mesma combinação de botões pra fazerem coisas absurdas na hora da luta,como executar um fatality no primeiro round,aplicar um fatality só apertando um botão,coisas assim,eu tentei fazer isso em MK4,até pra revista de dicas eu apelei mas eu não fiz porra nenhuma.

a vs screen de um jeito ou de outro está presente na saga até hoje,virou uma das marcas da franquia.

alem dos fatalities tínhamos também as animalidades aonde o personagem virava um animal e matava o adversário.

pra executar o animality tínhamos que oferecer o mercy,e um minimo do seu HP era dado ao adversário,depois disso o animality é liberado.

se friendship e babality eram sem sentido em MK2 o animality era pior,cyrax virava um tubarão mesmo sem ter água por perto,sub zero virava um urso polar sendo que não existia neve no jogo.

eu sei que é só um jogo mas pra mim é uma coisa besta e completamente idiota.

havia também os brutalities,aonde com a combinação de botões certa você podia descer a porrada no adversário até ele explodir.

esse sim era fodão,gostei demais dos brutalities apesar de não ter executado nenhum,eu só levei brutality mas executar um nunca.

o jogo tinha 13 arenas pra se jogar sendo que em algumas delas havia outros níveis,você podia aplicar um upper no adversário que ele subia pra outro nível do mesmo cenário,e vocês não vão acreditar no que eu vou dizer mas até hoje em pleno 2017 com mortal kombat 10 e tudo isso é foda pra caralho,questão de gosto.

eu sei que isso continuou pro resto da saga também mas não havia nada mais fodão do que jogar mortal kombat 3 e mandar seu oponente pra outro nivel no mesmo cenário,nos outros games isso não tem a menor graça.

um easter egg escondido é que você podia jogar um jogo antigo da midway da decada de 80 chamado galaxian,tipo space invaders ou asteroids.

apesar de ser um jogo absolutamente fantástico MK3 não foi muito bem recebido na época não,pois ele não tinha os outros personagens não jogáveis e que eram queridos do publico,scorpion,mileena,raiden e outros.

o jogo teve médias de 7 nas reviews e isso fez a midway mexer os pauzinhos pra não perder os fãs pois o jogo anterior tirou nota 9,ela teve que fazer algo a respeito,e ela fez,mortal kombat teve duas espécies de expansões,vamos falar da primeira agora.


no mesmo ano foi lançado ultimate mortal kombat 3,esse sim levou os fãs a loucura pois era o mesmo jogo,com a mesma história só que com os personagens que foram deixados de fora do jogo original como raiden,reptile,kitana,mileena scorpion e etc.

o jogo agora trazia 25 personagens incluindo o sub chefe e o chefe.

ultimate mortal kombat 3 significa pra MK a mesma coisa que super street fighter 2 turbo significa pra street fighter,é uma versão vitaminada do jogo com tudo melhorado.

o jogo trazia mais personagens e alguns meio nada a ver como sub zero de MK1 e smoke humano,alem de três novos personagens,jade,rain e ermac.

JADE

jade estava de volta dessa vez com história,ela também é de edenia,pertencente a uma das famílias nobres do reino,quando shao kahn invadiu edenia jade assim como kitana era um bebe e junto com shao kahn as duas foram pra outworld,cresceram juntas e treinaram para serem grandes assassinas.

quando kitana se voltou contra kahn em MK2 jade recebeu a missão de capturar kitana e trazer ela de volta para o imperador.

quando o exercito de shao kahn invade a terra jade vai junto com reptile para cumprir sua missão,mas não tem coragem de enfrentar a sua amiga e juntas kitana e jade derrotam reptile e se juntam aos guerreiros de raiden para a defesa da terra.

jade também é a servante fiel da princesa.

ERMAC


lembra do bug de MK1? error macro? que eu falei que iria ser importante pro futuro da saga? pois isso dai virou um personagem.

ermac é resultado da fusão das almas dos guerreiros mortos por shao kahn em edenia,incluindo o rei jerrod,pai de kitana que habita seu corpo.

apesar disso ermac serve shao kahn como seu assassino numero 1

RAIN


assim como jade e kitana ele também é de edenia,e seus pais foram mortos na invasão de shao kahn e por causa disso ele jurou vingança contra o imperador,cresceu e se tornou um grande guerreiro que manipulava os trovões.

rain é um cara arrogante pra caralho e não aceita ordens de ninguém,ele havia se juntado a um grupo rebelde contra a tirania de shao kahn,mas como um X9 cabra safado ele entregou esse grupo ao imperador por não ser aceito como o lider,o cara mal chegou no busão e já quer sentar na janelinha né?

e como agradecimento kahn lhe ofereceu um lugar ao seu lado com seu próprío exercito,e rain aceitou trabalhar pra shao kahn se esquecendo completamente da sua vingança.

...

alem dos novos personagens o jogo apresentou a volta das lutas entre duplas,modo versus de 8 contra 8,novos golpes para alguns personagens,a inteligencia artificial da maquina foi melhorada,no choose your destiny foi adicionada mais uma torre com a dificuldade máxima,6 novos cenários pra se batalhar.

e foi aqui que os brutalities apareceram pela primeira vez.

o jogo era absolutamente do caralho e é até hoje mas na época os fãs estavam putos com a midway por ser uma empresa mercenária e isso se refletiu na nota final do game:7,5

pura besteira pois se trata de um game fodástico que junto com MK1 e 2 está naquele pacote arcade collection lançado em 2011,

mais não parou por ai não.


em 1996 saiu a segunda expansão,essa que na minha opinião é a melhor das três,mortal kombat trilogy lançado na época pra nintendo 64,computadores,playstation 1 e sega saturno.

joguei esse game muito tempo depois de seu lançamento no play 1

o jogo trazia elementos dos games anteriores,como cenários por exemplo,todos os personagens que já apareceram nos três jogos da saga até aqui apareceram neste jogo,incluindo johnny cage que já estava morto,mas era possível jogar pela primeira vez com goro,motaro,kintaro e shao kahn.

a história é a mesma mas somente um personagem novo foi adicionado.

CAMALEÃO


camaleão é um shang tsung limitado aos ninjas,ele tem o poder de todos os ninjas,ele é um saurian assim como reptile que até então era o único homem de sua especie ai surge esse cara ai.

durante o torneio ele tenta contato com reptile mas não é atendido.

...

MK trilogy pra mim é o melhor MK já feito até hoje junto com MK9,você poderia aplicar combos brutais que nem um louco usando um botão de chute ou um botão de soco,você também poderia jogar com as versões clássicas de alguns personagens,por exemplo no play 1,você coloca o cursor no sub zero de MK3,se você apertar select você troca de personagem pro sub zero de MK1

existia uma barra chamada de agressive e quanto mais você bate no inimigo mais essa barra se enche e quando ela fica cheia você fica mais rápido e tira mais HP com seus golpes.

foi adicionado um modo torneio de 3 contra 3 que eu nunca joguei.

esse jogo é sensacional,que saudade que eu tenho de MK trilogy,uma pena que ele seja até hoje o game mais mal avaliado de toda a saga com nota 2 nas reviews.

pois bem amigos chegamos ao fim da primeira de quatro postagens da saga MK pra vocês,espero que vocês gostem e apreciem a minha maneira de interpretar os fatos do game,me desculpem por eventuais erros,compartilhem,publiquem,divulguem,muito obrigado e até a próxima.