sexta-feira, 3 de abril de 2015

momento análise #28 - duke nukem 3D

oi gente,bem vindos ao hetsuge games e COMO EU GOSTO DE FALAR DESSE TIPO DE JOGO!!

não só por ser de um estilo de jogo que eu gosto,mas o jogo que eu vou falar hoje é praticamente um clássico,ele junto com wolfenstein 3d e doom são os ancestrais dos call of dutys e battlefields da vida,e assim como doom e wolf ele também gerou polemica,inclusive aqui no brasil pois esse jogo foi um dos estopins de um tragédia devastadora que chocou o brasil no fim dos anos 90,mas falaremos sobre isso depois,vamos falar de duke nukem 3D!



duke nukem 3D é um jogo de tiro em primeira pessoa e antes de eu continuar com o protocolo eu preciso dizer que esse é o terceiro jogo da saga duke nukem,tivemos 2 jogos antes dele,que eram jogos de tiro com elementos plataforma,que não tinham nada,absolutamente e rigorosamente nada a ver com esse daqui,não porque são ruins,muito longe disso.é porque são diferentes mesmo,vou deixar aqui e aqui gameplays dos dois primeiros dukes hospedados no youtube pro pessoal ver como é que os games funcionavam no começo dos anos 90,lembrando que duke nukem é de 1991,e duke nukem 2 é de 1993,agora eu vou falar minha história com o personagem e como eu conheci esse verdadeiro mito dos games,um dos maiores machões da história

era uma vez uma criança de 9 pra 10 anos de idade,que queria um videogame,um super nintendo pra jogar mario mas o máximo que eu ganhei foi um brick game,se você não sabe o que é brick game meus parabéns,seja bem vindo ao planeta marte,exatamente uma semana depois de eu ganhar esse maravilhoso mini game eu ganhei uma coisa mais maravilhosa ainda,meu playstation 1,eu estava completamente hipnotizado pois para uma criança um novo mundo estava se abrindo, eu me lembro exatamente de todos os detalhes,o primeiro cd que joguei no play 1 era uma compilação de versões demos dos grandes games do play 1,tinha tomb raider,gran turismo,einhander,emfim tudo aquilo era muito massa.

alguns anos depois vieram os primeiros jogos,test drive 5,crash 3,spyro the dragon,apocalypse que não me reserva boas lembranças,sobre ele eu falo depois,e o eterno,memorável duke nukem time to kill,até hoje quando eu vejo gameplays desse jogo no youtube me lembro da minha infância,de como era bom pegar segredos escondidos,nossa caras aquele disco da capa verde sempre vai estar guardado na minha memória,infelizmente fui muito idiota ao ponto de colocar água no cd pensando que era esse o motivo dele estar ruim,quando se é criança você tenta achar motivo pra tudo,colocando em risco as coisas que você mais gosta.

eu ainda joguei sem zerar o duke nukem land of the babes,que era sequencia direta do time to kill,que sempre lembrarei com saudade,um dos melhores games que já joguei neste maravilhoso console,emfim vamos cortar o saudosismo e voltar para análise

duke 3D foi desenvolvido pela maravilhosa 3d realms e publicado pela gt interactive,lançado originalmente em janeiro de 1996 exclusivamente para pcs,mas com o tempo tivemos versões do jogo para playstation 1,sega saturno,mega drive,nintendo 64,celulares e tablets,além de uma centena de pacotes de expansão para pc,isso sem contar a versão que eu adquiri e que vai servir como tema desta análise,que esta disponível para 360,play vita e play 3,e finalmente vamos começar pelo enredo

ENREDO

jogos de tiro em primeira pessoa nos anos 90 não tinham enredo,até porque o gênero estava ainda engatinhando,dando seus primeiros passos numa industria que nem de longe era a maquina de dinheiro de hoje

a historia basicamente se passa imediatamente após o final de duke nukem 2 no ano de 2008,aonde duke esta voltando para a terra em uma nave

a essa altura o planeta estava completamente dominado por seres alienígenas,que veem nas mulheres da terra a grande força vital para se reproduzir e ficarem mais fortes

um dos sobreviventes envia um pedido de socorro a duke que vai para a terra,no caminho sua nave e derrubada pelos aliens e é ai que a carnificina\violência\zoeira começa

VISÃO GERAL

a campanha era curtíssima,cerca de 1 ou 2 horas de gameplay,também consequência da época em que o jogo foi lançado.

podemos correr,correr rápido,pular,atirar,agachar,andar agachado,andar por dutos de ar,chutar os inimigos e interagir com vários objetos diferentes.

foi nesse jogo que aquele carinha que ficava na dele com vergonha de tudo,aquela pessoa pura,sem coragem de fazer maldade a uma borboleta passou a ganhar personalidade própria,e uma personalidade marcante,tão marcante que duke nukem quando matava os inimigos debochava deles,tirava onda de tudo e de todos,tem um easter egg dele e do marine de doom,ele encontra o marine morto e diz assim:

''this looks like a doom spacemarine''
(isso se parece com um space marine de doom)

ele debochava da concorrência também,em uma fase ele diz que não tem medo de terremoto,terremoto em inglês é earthquake mas ele disse assim

''i ain´t afraid of no quake''

precisa dizer mais alguma coisa?

na verdade duke nukem por si só já é uma tiração de sarro,ele é uma paródia bem humorada e politicamente incorreta dos filmes de ação e atores famosos dos anos 60,70 e 80,e algumas de suas frases são tiradas desses filmes,tais como uma noite alucinante,eles vivem,duro de matar,rambo,exterminador do futuro e outros...

podíamos ver srippers e podíamos dar dinheiro pra elas,e ai elas mostrariam os seios,nem preciso dizer o que os puritanos e puritanas da época acharam disso né?

as frases que o cara tira da cartola também são memoráveis,a dublagem do game era espetacular,o dublador oficial de duke nukem é jon st john,que já fez trabalhos de dublagem em games antes mas que encontrou a fama com o dukão da massa.

temos três estágios iniciais,cada estágio dividido em fases,e em cada fase tem um segredo,em hollywood holocaust que é o primeira fase do primeiro estágio,temos oito áreas secretas,também outra característica de jogos daquela época,muitos secrets,muitas armas e muito sangue jorrando,isso era muito foda.

o arsenal era composto por 10 armas,pistola,espingarda,cortadora e etc...

temos muitos inimigos como por exemplo os troopers,que variam a cor da roupa e também na arma que eles carregam,o capitão patrulheiro tem a função de liderar os demais patrulheiros,geralmente esse tipo de inimigo se teletransporta,dando sustos na gente quando ele aparece

mas o inimigo mais clássico e garoto propaganda de toda saga é o pig cop,eles na verdade são policiais normais que foram transformados em aliens parecidos com porcos,eles são organizados em batalha,se agacham para dificultar nossa vida e carregam suas indefectíveis espingardas,são os inimigos preferidos do duke nukem e os que mais sofrem com as brincadeiras dele,dois tiros bem dados desse bicho tiram muito HP então é melhor tomar cuidado

sobre loadings,movimentação,inteligencia artificial,controles,ambientação e outras coisas não dá pra detalhar muito,só o que dá pra dizer sobre o gráfico é que o motor usado para rodar o game era o famoso build engine de ken silverman,que era uma das melhores engines da época,mas não dá pra detalhar nada.

sobre o multiplayer não dá pra falar pois eu não jogo,mas ele tem suporte a xbox live ou psn e nele você pode jogar a campanha em modo cooperativo de até 8 jogadores,é isso mesmo,um jogo de 1996 tem suporte para até 8 jogadores em coop,com todo mundo jogando com um duke nukem de paleta de cor diferente,tem também o dukematch que é mata mata geral,também em até 8 jogadores

uma coisa que não falei é que quando você morre você pode recomeçar ou do mesmo lugar,ou jogar a fase inteira novamente,funciona do mesmo jeito que eu expliquei no post da trilogia batman lembra? serviço de filmes on demand? então...

lembra da polemica que eu falei? é o seguinte, no dia 3 de novembro de 1999 enquanto estava no cinema assistindo o filme clube da luta na sala 5 do morumbi shopping em são paulo,o estudante mateus da costa meira na época com 24 anos foi ao banheiro,sacou uma sub metralhadora cobray M11,foi para frente da tela e atirou nas pessoas que estavam no local,três morreram,quatro ficaram feridas e quando o seu advogado falou com o meliante ele disse que estava influenciado por duke nukem 3D(em hollywood holocaust existe um momento em que você joga num cinema,mas não tem nada a ver com esse crime horrível),e por isso o jogo foi banido no brasil

e mateus acabaria sendo conhecido como o assassino do shopping ou matador do shopping,ele atualmente cumpre pena de 120 anos de prisão pelo crime

duke nukem 3D popularizou de vez a saga,sua tecnologia avançada para a época.jogabilidade,segredos e lugares secretos por todos os lados e um personagem expressivo,zoeiro e muito engraçado alem de muitas armas a disposição do jogador alçaram o dukão da massa ao hall da fama dos games,o jogo em sua versão original vendeu três milhões e 500 mil copias,sucesso incontestável que renderia uma sequencia,duke nukem forever,que iniciou seu desenvolvimento em 1997 e somente foi lançado em 2011,15 ANOS DEPOIS! mas vamos falar dele depois ok?

é isso jovens obrigado pela leitura,um bom fim de semana a todos,que deus abençoe,valeu e até a próxima!















Nenhum comentário:

Postar um comentário