domingo, 13 de dezembro de 2020

momento análise #65 - trilogia syphon filter

olá amigos,e sejam muito bem vindos de volta ao blog super games, hoje vamos voltar no tempo e falar desses games que marcaram época no playstation 1 e são lembrados com muito carinho até hoje, falo dos três primeiros jogos da saga syphon filter, um das sagas mais subestimadas do play e que não foi muito valorizada em sua época.



syphon filter é um jogo single player de ação e tiro em terceira pessoa cujo foco é a guerra biológica, desenvolvido pela eidetic (hoje bend studio,os criadores de days gone) e publicado pela 989 studios (hoje sony san diego) lançado originalmente em fevereiro de 1999, 21 anos atrás como um exclusivo do playstation 1.

ENREDO

a primeira cutscene do jogo mostra os dois personagens prncipais da saga, os agentes de uma organização apenas chamada de ''a agencia'' esses agentes são gabriel logan e lian xing, logan e xing estão em uma floresta na costa rica para se juntar a um terceiro agente chamado ellis, que estava lá como infiltrado dentro da organização do terrorista alemão e vilão deste jogo eric rhoemer, ellis no entanto perdeu contato com a agencia e os agentes foram enviados para o local em busca de seu paradeiro, eles estavam investigando diversos vazamentos biológicos e a costa rica era a bola da vez.

só que infelizmente ellis foi morto pela segunda em comando de rhoemer, a russa mara aramov sob ordens do próprio rhoemer, e logan e xing foram lá para investigar, falarei mais detalhes quando eu for falar de SF3.

depois a cena pula para o alaska onde um sobrevivente de uma especie de virus biológico é encontrado, logan e xing são chamados diante da agencia e recebem ordens de eliminar rhoemer e aramov, eles supostamente estão numa estação de trem em washington dc, e assim se inicia o jogo.

antes uma pequena explicação, sobre o que é a arma biológica conhecida como filtro de sifão, é basicamente isso, uma arma biológica capaz de eliminar seus alvos de forma seletiva e separada, capaz de apagar de uma só vez grupos étnicos e paises.

na verdade existe toda uma conspiração por trás desse virus que só é revelada jogando o game, e por falar no game, vamos a analise.

VISÃO GERAL

como sempre falando de um jogo eu falo dos outros dois estão prestem atenção.

o game é dividido em missões, de 24 a 25 no total mas as missões são no mesmo lugar, boa parte das missões são partes de uma mesma área, você começa em washington e vai descendo até chegar até as linhas de trem da cidade, três missões dentro da fortaleza de rhoemer e por ai vai.

o tempo de campanha é bem curto, dependia de como você iria jogar mas no geral era curto, jogos dessa época não tinham a complexidade e a dificuldade de hoje em dia não, era direto ao ponto, o game tinha poucos pontos secretos aonde você poderia buscar armas e munição,portanto era preciso prestar bastante atenção.

o jogo era linear, você poderia pegar armas em localizações secretas nas missões mas não passava disso, o objetivo era matar os inimigos, normalmente terroristas sob o comando de rhoemer e aramov e seguir em frente até o fim da fase, ir pra frente, matar todo mundo e passar de fase, simples assim.

podiamos andar, correr para frente e para os lados, abaixar, andar abaixado, rolar enquanto corre, se pendurar em pontos altos para se mover entre eles ou subir em cima e atirar.

os gráficos eram bons, o play 1 estava na sua infancia então não dava pra falar muito, eram ok, mas as cutscenes meus amigos, essa eram de cair o queixo, e eram ótimas considerando a época em que o jogo foi lançado.

a fisica era boa e os controles respondiam muito bem aos comandos, a jogabilidade era ótima, direcional mandava o personagem pra frente, com o circulo você rolava pra frente, com L2 e R2 você corria para os lados, se você apertasse um desses botões e o circulo ao mesmo tempo você podia rolar para os lados, simples assim, apertando L2 ou R2 mais o botão de tiro você atirava enquanto corria para os lados.

o jogo era simples e direto, funcionava como uma linha reta, chegue ao final dessa linha reta e passe de fase, haviam puzzles e outros elementos tirados de system shock 2 como a exploração em busca de armas mas as semelhanças param por ai.

a seleção de armas do game era foda, tinha lança granada de mão, espingarda, metralhadoras e pistolas de todos os tipos.

havia um elemento stealth no game, me lembro que em uma das missões do primeiro jogo você tinha que seguir um figurão até um certo ponto da fase sem alertar esse cara e ao mesmo tempo matando os guarda costas dele sem ele saber que você está ali, meus amigos era foda demais.

a trilha sonora dos três games é original e é foda, absolutamente foda, especialmente do segundo jogo, vou deixar as OSTs dos três games no fim do post.

a inteligencia artificial dos inimigos era algo incrivel pra época, eles atiravam,rolavam pra escapar dos seus tiros, se escondiam em cobertura, armavam armadilhas pra tentar te pegar desprevenido, era muito louco.

SF1 foi muito bem nas reviews, tem nota 90 no metacritic, não existem numeros totais de quantas copias foram vendidas desse jogo em especifico mas toda a saga syphon filter até hoje vendeu 11 milhões de cópias segundo o ultimo levantamento publicado em 2003.

é um dos games que formaram o caráter de muita gente no PS1, e como eu joguei e zerei os três games originais acho que tenho uma certa base pra falar deles pra vocês, dito isso vamos em frente.


em março de 2000 foi lançado aquele que eu considero o melhor jogo da trilogia original syphon filter 2, desenvolvido pela eidetic e publicado pela 989.

ENREDO

SF2 se passa horas depois dos eventos do primeiro game, eu vou dar umas spoiladas de leve pois não tem como não falar do enredo desse jogo sem falar levemente do que aconteceu no game anterior, fiquem tranquilos pois não vou estragar a experiencia de ninguem,podem ler de boa.

lembram daquela história de conspiração que eu falei? logan descobriu tudo isso, thomas markinson,que era o nosso comandante, o homem que nos dava as missões no primeiro game na verdade era um fantoche de rhoemer dentro da agencia.

lembra daquela missão no jogo anterior que eu falei em que era pra se infiltrar e matar os guardas sem ser descoberto? ao final daquele segmento você descobre que edward benton,o segundo em comando da agencia estava trabalhando para aramov.

a agencia estava infestada de gente corrupta e logan e xing sabiam disso, então horas depois dos eventos do game logan e os demais agentes da ficticia cbdc, ou comando de defesa quimica e biológica restantes do primeiro jogo estavam em um avião de carga quando nas montanhas do colorado aviões da agencia derrubam esse avião de carga, a maioria dos agentes sobreviveu, logan também sobreviveu e junto dele estava jason chance, tambem agente da cbdc que respondia diretamente a ele.

ao mesmo tempo em que tudo isso está acontecendo, lian estava na sua propria missão quando num aeroporto ela foi capturada pela agencia e infectada com o filtro de sifão.


xing responde aos comandos de uma nova personagem, a carismática teresa lipan, que tinha saido da agencia e se escondeu num trailer no meio do deserto do arizona, logan,xing e lipan eram vistos como traidores e terroristas em todo o mundo e dessa vez a missão era não só limpar os seus nomes mas salvar lian e impedir que os arquivos de disco contendo o filtro caiam em mãos erradas, na verdade é esse o motivo do ataque da agencia ao avião de carga pois os discos de arquivo estavam lá, e agora eles estavm espalhados, então numa cena digna de missão impossivel o avião de carga é explodido, os agentes escapam e logan precisa recuperar os discos e é assim que se inicia o game.

VISÃO GERAL

esse não é só o maior jogo da trilogia original (pois ele vem em dois discos) mas pra mim ele é o melhor dos três jogos, as fases tem mais intensidade até porque antes seus inimigos eram terroristas, agora é literalmente logan contra a america, especificamente a agencia que ele ajudou a construir no primeiro jogo.

os gráficos são os mesmos mas as fases são mais abertas, em SF1 tirando poucas fases o jogo inteiro era limitado em termos de liberdade de movimento, aqui não, já na primeira fase somos jogados em uma montanha de neve e temos que encontrar o caminho pra escapar, mas comparado com o primeiro jogo os gráficos são melhores apesar do jogo rodar no mesmo motor gráfico, houve mais polimento, o jogo parece limpo.

podiamos jogar com personagens diferentes pela primeira vez, especificamente logan e lian nas fases do hospital, existe uma fase épica desse jogo, logan e chance cercados por snipers e precisando atravessar um tunel cheio de inimigos só pra chegar do outro lado, ou a ultima fase do jogo que eu não vou spoilar mas aonde o grande vilão do game é revelado, quer saber quem é? vai jogar, simples assim.

a trilha sonora também é a melhor da trilogia, transmite empolga e acalma o jogador sempre que necessário, e é muito boa.

e é isso,no mais como eu disse é a mesma coisa do primeiro jogo, controles fáceis, excelente jogabilidade e por ai vai, o jogo tambem ganhou uma nota 90 no metacritic mas pra mim, é o melhor jogo da trilogia original.




e finalmente chegamos a novembro de 2001 com o lançamento de syphon filter 3, o ultimo jogo da saga para o PS1 e o fim de uma era de ouro, antes de falar do jogo em si vamos algumas considerações,essa capa ai de cima não é a original, é uma capa substituta feita para remover qualquer referencia a terrorismo no ambito dos ataques de 11 de setembro que aconteceram dois meses antes, na verdade o jogo deveria ser lançado em setembro mas as torres cairam, mais de 3,000 pessoas morreram e por causa disso a capa teve que ser retrabalhada, a capa original é essa aqui


esse foi o primeiro jogo da saga que eu comprei, e o que mais joguei, zerei ele mais de duas vezes, na verdade eu não comprei, ele me foi comprado pela minha mãe, e me lembro até hoje, minha mãe foi pra cidade e eu me lembro eu tinha pedido que me trouxesse um jogo, e ela trouxe esse, ai meu irmão, que até hoje é muito impressionadinho com tudo que diz respeito a armas, magia, e por ai vai, pegou a capa com o cd, levou pro nosso quarto da época, ficou lá alguns segundinhos e voltou pra sala pra jogarmos o game, eu só queria deixar registrado esse momento da minha memória, vamos ao enredo.

ENREDO

os eventos do game se passam imediatamente após o segundo jogo, tipo vapt vupt, depois da treta absurda do final do jogo anterior logan e lian são chamados em missão de novo, dessa vez no japão, o objetivo é eliminar um general chinês chamado shi-hao, um ditador muito violento que na cutscene inicial de SF2 mandou seus soldados matarem civis chineses, na verdade shi hao era um dos compradores do virus filtro de sifão e ele queria criar uma guerra entre a china e a russia, lembra da cena inicial de SF2 que eu falei né? é ele tomando uma cidade e atraindo a china pra esse suposto conflito, mas porque a russia? porque a pessoa que vendeu o virus a shi hao é nada mais nada menos que mara aramov, ela que tem pouquíssima participação no segundo game mas é a vilã principal do terceiro.

logan mata shi-hao, cumpre sua missão e na hora de sair recebe uma intimação para depor diante do senado americano, nada disso é spoiler, é apenas a primeira missão do jogo, logan depõe em uma sala vazia diante do advogado geral dos estados unidos, senador e aliado de aramov vincent hadden, que usou aquela situação para acusar logan de matar um lider mundial, coisa que obviamente ele nunca fez.

a partir dai o enredo do game mistura os eventos atuais do jogo com lembranças de outros depoentes, como teresa lipan, o próprio logan, lian xing e dois personagens novos, lawrence mujari, um ex soldado da áfrica que apareceu no segundo jogo, e maggie powers uma agente britânica do MI6

cada depoente relembra suas experiencias em décadas passadas, como eles souberam do virus pela primeira vez, no caso de logan como ele conheceu sua velha amiga lian xing e seus futuros companheiros de agencia, e lembra da cutscene do primeiro jogo? aquela em que o agente infiltrado da agencia é morto por aramov? aqui eles trazem esse momento de volta na forma da segunda fase do jogo e mostram o que aconteceu com logan e xing depois que o companheiro deles é assassinado.

VISÃO GERAL

provavelmente syphon 3 inspirou gears of war judgment nesse aspecto, as fases do jogo como eu já falei são divididas em lembranças do passado e eventos atuais antes da intimação, cada fase é uma lembrança e vamos jogar essas lembranças com os depoentes, ou seja todo mundo joga com todo mundo, exatamente como GoW judgment embora isso nunca tenha sido confirmado, é apenas um devaneio da minha cabeça.

no mais é tudo igual, jogabilidade, controles, a trilha sonora é boa só que não melhor que a do segundo jogo ou até mesmo do primeiro que é boa mas não é do meu agrado.

a diferença como eu disse são as fases mas como eu não vou repetir a mim mesmo duas vezes vamos parar por aqui.

existia modo versus no game, e a cada vez que você completava uma fase poderia desbloquear arenas pra jogar 1 x 1 com dois controles em tela dividida e se divertir nas arenas do game, jovens estamos falando de outros tempos, não havia multiplayer online naquela época não, na época jogar jogos de futebol, e tiro entre amigos era infinitamente mais divertido do que hoje, e não existe comparação em relação a isso, podem me chamar de boomer, saudosista mas é isso.

não há mais nada pra falar em relação a trilogia inicial a não ser que são jogos que marcaram a minha vida, fazem parte da minha memória e cujas campanhas estão vivas e disponiveis no YT pra quem quiser matar a saudade, finalmente depois de syphon 3 foram lançados mais três jogos, o ultimo jogo da franquia saiu em 2007 e basicamente a franquia está congelada desde então, se teremos um novo syphon filter é história para os próximos capítulos.

é isso pessoal, essa foi a trilogia syphon filter original, obg por lerem até aqui e até a próxima!