sexta-feira, 20 de novembro de 2020

momento análise #64 - shadow warrior

olá amigos,sejam bem vindos ao blog super games depois de um ano,emfim chega de chororô pois é hora de falar sobre esse tipo de jogo foda que eu amo,fps clássico da década de 90,falo do violento e engraçado shadow warrior,então vamos ao trabalho. 


shadow warrior é um jogo de tiro em primeira pessoa 2D desenvolvido pela 3D realms e publicado pela gt interactive(que pra quem não sabe agora é conhecida como atari inc,subsidiária da atari sa,antiga infogrames)lançado em setembro de 1997 se tratando de um exclusivo de PCs,nunca tendo sido lançado pra nenhum console de mesa até o momento da publicação desse post.

ENREDO

como já dito nas análises de doom e duke nukem 3d os jogos em tiro em primeira pessoa daquela época não tinham enredo,eram apenas conceitos diretos sem frescura,e shadow warrior não era exceção a regra da época.

o protagonista é lo wang,um guarda costas de uma empresa chamada zilla enterprise,uma zaibatsu com controle total de todas as empresas do japão ou seja,que manda no pais inteiro.

só que tanto poder gera corrupção,e mestre zilla que é o chefe de lo wang planeja conquistar o japão com a ajuda de criaturas do mal,quando wang soube disso ele largou seu trabalho como guarda costas e decidiu lutar contra seu ex empregador,zilla ficou puto e mandou seus demônios matarem ele,e é assim que começa o jogo.

VISÃO GERAL

os controles eram padrão da época,os botões WSADQE movimentavam o personagem,você atirava com o botão direito do mouse e com o esquerdo você abria as portas,você precisava de chaves e cartões pra fazer isso,esse estilo de jogo que tambem era padrão nos fps da época.

o arsenal de armas era brutal,tinha de tudo,espada,shurikens,riot gun,lança granada,railgun,os polemicos coração de reaper e cabeça de guardião e lançador de misseis,haviam funções secundárias nas armas,por exemplo você podia disparar a porra de uma ogiva nuclear perseguidora de calor,mas ai vai o aviso,prepare a arma,dispare e se afaste se não quiser morrer pois a área de impacto é muito grande,você podia selecionar as armas de 1 até 10 no teclado.

como fiz com doom e DN3D não vou analisar certos aspectos como parâmetro pros games de hoje,como gráficos,jogabilidade,controles e por ai vai.

shadow warrior foi o segundo dos três jogos a usar a build engine de ken silverman já falada na análise do jogo do dukão,os outros são este daqui que eu estou analisando,o já mencionado e analisado duke nukem 3D e blood,e enquanto o jogo do lourão tirava onda dos filmes de ação da época,shadow warrior tirava onda da cultura oriental,e assim como DN3D havia muita piada e tiração de onda de tiozão boomer.

a trilha sonora é composta por lee jackson,a lenda responsável pelas musicas do jogo anterior a esse(e que não será mais citado aqui para eu não soar repetitivo)lo wang foi dublado por outro mestre,john william galt,que trabalha na industria dos games como dublador até os dias de hoje tendo trabalhado em obras como prey e deus ex

existem três DLCs desse jogo,twin dragon lançada em 1998 na qual o vilão principal do game é hung lo,irmão gemeo de lo wang,apresentando 13 novas fases,novos sons,artes e o próprio hung lo como boss final.

a segunda DLC se chama wanton destruction,criada pela sunstorm interactive e testada pela 3D realms que na época tava enrolada no desenvolvimento de duke nukem forever(que só foi desenvolvido e lançado 15 anos depois de seu anuncio original)e por isso não foi lançada na época,mas um programador chamado charlie wiederhold apresentou quatro mapas criados por ele e foi contratado pela 3D como level designer de DNF,encurtando a história,wanton foi lançada em 2005,oito anos depois do lançamento do jogo original e mostra as férias de lo wang,com ele descansando e curtindo a vida,mas zilla vai fazer de tudo pra matar ele e se vingar.

esse jogo é tão foda que gerou uma nova franquia,reimaginada e mantendo muitas coisas do jogo clássico desenvolvida pela flying wild hog e publicada pela devolver digital,o primeiro jogo dessa nova fase de SW foi lançado em 2013,o segundo lançado em 2016-2017 e um terceiro game vai sair em 2021.

existem versões do game clássico que mantem a essência do mesmo,a mais famosa é shadow warrior classic redux.o mesmo jogo só que com novas texturas em HD desenvolvida pela general arcade,publicada pela devolver e lançada em 2013,mesmo ano do novo SW,existe também shadow warrior classic,o mesmo jogo original de 1997,mas ai vou parar pois é chover no molhado.

shadow warrior,junto com wolfenstein 3D,doom clássico e(me desculpem,sou ruim de promessa)duke nukem 3D definiram os alicerces pelo qual os FPS são medidos hoje em dia,basicamente os grandes FPS de hoje em dia como os BFs e CoDs,titanfalls e destinys da vida não existiriam se não fosse esse jogo,vida longa ao mestre shadow warrior.

é isso amigos.essa foi minha tentativa de análise de SW,espero que gostem,a essa altura não sei quando vou poder escrever regularmente sobre games por aqui mas espero que seja um período frutífero para mim como criador de conteúdo e pra vocês leitores e leitoras,peço desculpas pela ausência mas são coisas que fogem ao meu controle,não posso fazer nada,e é isso,muito obrigado por chegar até aqui,bom dia,boa tarde,boa noite e até a próxima!