segunda-feira, 23 de outubro de 2017

momento analise #57 - crazy taxi

olá,amigos,e sejam bem vindos ao super games,o jogo foco do post de hoje é um clássico moderno dos arcades,e um dos jogos mais legais que eu joguei,crazy taxi.


crazy taxi é um jogo arcade de corrida mundo aberto desenvolvido e publicado pela sega e lançado originalmente em 1999 para os arcades, depois disso crazy taxi foi portado para o dreamcast como um dos primeiros jogos do console.

com o tempo ele foi portado pra tudo quanto é plataforma,playstation 1,playstation 2,play 3(via psn)e 360(via xbox live)nintendo gamecube e por ai vai.

o jogo não tem enredo então vamos direto pra análise.

VISÃO GERAL

falar desse jogo é extremamente simples e sem estresse,nós escolhemos quatro personagens,e andamos pelo mapa procurando passageiros para nosso taxi,

os personagens são axel,bd joe,lena e gus,cada um com um carro diferente não só em aparencia mas em atributos manjados como por exemplo velocidade,bd joe tem taxi mais rapido,

enquanto lena tem a melhor dirigibilidade,vocês entenderam e jogaram então não vou repetir aqui,quem jogou sabe.

com o personagem escolhido o proximo passo é o modo de jogo,crazy taxi tem quatro modos de jogo,divididos em minutos lembrando que estamos falando de um jogo arcade.

o jogo conta com modos de três,cinco ou dez minutos alem do original modo arcade vindo das cabines.

com seu modo de jogo e personagem escolhidos seu taxi é liberado nas ruas do jogo,o objetivo é entregar os passageiros mais rápido no menor tempo,simples e direto,quando você completa uma corrida um ranking é determinado baseado em sua performance.

um outro modo de jogo é o crazy box aonde jogamos minigames,como estourar balões em menos de 30 segundos.

os controles são simples,pra quem joga nos consoles atuais são os mesmos de forza e gran turismo para acelerar e freiar.

o cenário é variado,em alguns pontos é normal,e em alguns existe uma forte influencia de san francisco e norte da califórnia em geral,ladeiras,trilhos de bondes,coisas tipicas daquela região.

marcas famosas emprestaram sua propriedade intelectual para servir de localizações para o game como por exemplo mcdonalds.

a trilha sonora é o ponto alto do jogo,toda composta pelas duas bandas mais importantes do cenário punk americano,offspring e bad religion que apesar de serem veteranas da cena estavam no auge de suas carreiras,foi nessa época por exemplo que o bad religion lançou seu icônico álbum recipe for hate que contem a épica musica american jesus que tocou muito na mtv daquela época mas não era parte da OST desse jogo.

já o offspring lançou ixnay on the hombre e duas musicas desse álbum estão na trilha sonora desse jogo.

as versões de 360 e play 3 não contaram com a trilha sonora original por questões de direitos autorais,e no lugar novas musicas foram produzidas,com uma pegada mais de pop e soft punk,que não é ruim,mas tira toda a graça do jogo.

crazy taxi é um clássico moderno,e seu sucesso estrondoso gerou a franquia crazy taxi com jogos para o primeiro xbox,playstation portátil,celulares android e iphone e game boy advance.

o crazy taxi original está na coletánea dreamcast collection junto de mitos como sonic adventure e space channel 5

e é isso,obrigado pela leitura e até a próxima!







domingo, 15 de outubro de 2017

momento analise #56 - gears of war 4

olá amigos,sejam bem vindos ao super games e sejam bem vindos a esse momento histórico desse nosso querido blog,pois pela primeira vez estaremos falando de um jogo de xbox one,sim eu ganhei o xonão da massa neste mês e o primeiro jogo que eu zerei no console é o jogo que será topico da postagem de hoje,gears of war 4

sem mais delongas vamos ao jogo,mas antes disso vamos ao tradicional serviço completo do jogo.


gears of war 4 é um jogo de tiro em terceira pessoa,o quinto jogo total da saga gears of war e quarto seguindo a cronologia histórica,desenvolvido pela the coalition(que como eu disse no meu post da saga gears of war é a antiga black tusk,estúdio que foi formado pela microsoft para cuidar de gears depois que a franquia foi comprada de sua criadora epic games)e distribuido pela microsoft,lançado em outubro do ano passado se tratando de um exclusivo de xbox one.

vamos ao enredo mas primeiro vamos a pré história desse jogo,pois os eventos de gears 4 tem muito haver com os jogos anteriores,especialmente gears 3 mas evidentemente anulando gears judgment que é um spinoff.

mais uma coisa,essa parte terá spoilers do final de gears 3 então leia por sua conta e risco,não existe como contar o começo da história de gears 4 sem revelar isso daqui.

PRÉ-HISTÓRIA

depois do final de gears 3,a raça dos locust foi efetivamente extinta,com todos sendo exterminados devido a arma de imulsion disparada no final do game.

mas depois disso os corpos dos monstros foram sendo completamente envolvidos em uma couraça de cristal absolutamente impenetrável,tão inquebrável que se um diamante fosse jogado nele o diamante se quebraria,os locusts mortos não poderiam ser queimados,então a reformada coalizão dos governos ordenados encontrou a solução mais viável e fácil.

enterrar os locusts em locais muito grandes e com muito espaço, localizadas em cemitérios clandestinos, marcus fenix e anya stroud supervisionaram uma dessas operações que foi realizada numa mina de ósmio abandonada na antiga cidade de forte reval, aonde os corpos foram deixados.

sera e seus habitantes passaram a seguir em frente depois da guerra contra a agora extinta horda dos locust

marcus e anya decidiram reatar o relacionamento que eles tiveram anteriormente,ela engravidou e teve um filho chamado james,sobre james eu falo daqui a pouco.

damon baird fundou uma empresa de robótica chamada DB industries da qual ele era o CEO,foi a DBi que construiu os deebees que passaram a ajudar na construção civil e em tarefas de segurança de alto risco,sobre eles eu falo daqui a pouco tambem.

ele tambem entrou em uma relação com samantha byrne,lembra da sam? essa mesma.

não se sabe o que aconteceu com cole mas o mais provável é que ele tenha seguido baird e alcançado uma posição de destaque dentro da DBi

sera não se recuperou completamente dos efeitos da extinção dos locust pois a contramedida imulsion resultou na extinção dos combustiveis fosséis (petróleo, carvão etc) forçando os humanos sobreviventes a encontrar outras formas de vida

a COG construiu cidades dentro de muralhas para proteger os stranded,que são os humanos que viviam em assentamentos improvisados,que escolheram viver de fora da jurisdição da antiga coalizão a população humana a essa altura estava em menor numero e correndo sério risco de extinção,era uma tentativa de repopular sera que felizmente deu certo e os humanos do planeta voltaram ao seu status original.

existiam tambem as tempestades de ventos,furacões gigantescos seguidos de tempestades que eram um efeito colateral dos eventos anteriores.

as muralhas serviam justamente para proteger o povo de sera do fenômeno.

a coalizão também declarou lei marcial, ninguem poderia sair das cidades construídas pela cog, com uma situação dessas era questão de tempo para que alguns humanos se rebelassem, alguns fugiram e criaram seus próprios assentamentos, se auto intitulando de outsiders ou forasteiros, que são os antigos stranded que tinham o mesmo comportamento de antes, ou seja, não queriam viver sob a jurisdição da COG.

e é ai que entra reyna diaz.

REYNA DIAZ


reyna foi um das primeiras a se rebelar contra a COG e estabelecer um vilarejo de outsiders, esses vilarejos eram vitimas de constante perseguição pela COG que via os outsiders como traidores.

mas reyna os protegia como ninguem, os aldeões sob a proteção de reyna tinham estudo, diversão e eram protegidos por ex soldados da COG, mas reyna queria mais maneiras de proteger o seu povo,ela manda seus três melhores aldeões, jd fenix,delmont walker e sua filha kait diaz, alem de um tal oscar diaz irem atrás de um forjador, o unico lugar em que esse tipo de coisa poderia estar é no assentamento 5 que é área da COG,então reyna os manda pra lá e é assim que começa o jogo, mas isso não é o enredo, vamos falar agora de jd,del,kait e oscar.

JD FENIX,DELMONT WALKER E KAIT DIAZ


james dominic fenix é filho de marcus fenix e anya stroud e passou sua infancia e adolescência ouvindo histórias sobre seus pais, cole e baird eram seus tios de consideração e tiveram participação na criação do garoto, algum tempo depois james foi mandado para um internato aonde conheceu delmont walker que era um orfão do estado.

delmont walker perdeu seus pais depois da guerra dos locust, ele virou um orfão e sua guarda foi adquirida pelo estado, em seguida ele foi mandado para o mesmo internato de jd, e a partir dai eles se conheceram e se tornaram melhores amigos, com del sempre indo para a casa de marcus depois das aulas, praticamente se tornando um membro da familia.

depois de alguns anos james queria dar orgulho a seu pai e servir na COG como um gear e é ai que as tretas entre pai e filho se iniciaram, pois os pais dizem pros filhos não fazer isso ou aquilo, tomar cuidado, não se envolver com as pessoas erradas, mas no final de tudo quem decide são os filhos, pois eles tem que decidir seu próprio futuro e não deixar que ninguem faça isso por eles, nem os pais.

mas marcus não gostava nem um pouco da COG atual, não queria ver seu filho servindo a um estado autoritário que cerceava a liberdade de seu povo e até mesmo ia pra guerra contra eles, no caso os outsiders.

mas james não quis ouvir o que seu pai tinha a dizer e junto com del entrou para a COG, por ser filho de quem é ele obviamente obteve mais facilidades e inclusive chegou ao nivel de tenente.

a primeira ministra jinn, lider da reformada coalizão, ordenou que JD e del liderassem um grupo de deebees de segurança, mas depois de um acontecimento desastroso JD viu a verdadeira face da COG e desertou da coalizão junto com del que o convenceu, como eu já disse várias vezes nesse espaço deserçao no exercito é motivo de vergonha, e por isso os dois foram considerados inimigos do estado, e encontraram refugio no vilarejo de outsiders liderado por reyna.

kait diaz é filha de reyna diaz com um homem desconhecido, esse homem desconhecido era o marido de reyna, portanto junto com ela um dos fundadores de um dos primeiros assentamentos de outsiders de sera, quando seu pai morreu reyna assumiu a liderança do vilarejo junto com oscar diaz, que era irmão do marido de reyna, portanto tio de kait.

diferente de jd e del que foram treinados pela cog, kait foi treinada pela sua mãe em táticas de sobrevivência em ambientes selvagens, e com o tempo se tornou amiga dos dois.

OSCAR DIAZ


oscar era veterano da COG, lutando contra os locusts por 15 anos e recebendo várias condecorações, mas que decidiu sair da coalizão para se juntar ao vilarejo de sua cunhada reyna.

oscar era uma especie de comandante militar do vilarejo, pois como ele serviu no exercito contra os locusts e sabia como usar os mais diversos tipos de armas ele passou seu conhecimento aos aldeões, os treinando e as vezes os defendendo.

oscar tambem não gostava de jd e del pelo fato destes serem desertores da COG, o que é completamente aceitável pois estamos falando de alguém que se entregou de corpo e alma a sera por 15 anos, era vergonhoso para ele estar ao lado de dois desertores.

e é assim, 25 anos depois da contramedida imulsion e cinco meses depois de james e del desertarem da cog que comecamos a jogar o prologo de gears 4, a equipe invade o assentamento, rouba o forjador e leva o equipamento para o vilarejo, que é invadido pela COG querendo sua propriedade de volta pois afinal o forjador era deles.

mas depois disso algumas criaturas estranhas começam a surgir do nada e capturar os aldeões, inclusive reyna e oscar, depois do acontecido del sugere a james que eles falem com a unica pessoa que sabia sobre essas criaturas.


o grande mito, e um dos maiores personagens de games da história, marcus fenix, no alto dos seus 63 anos de idade, e ainda puto com james por ele ter saido da cog e virado outsider, mas que mesmo assim ajuda seu filho alem de del e kait, os objetivos são recuperar a mãe de kait e descobrir o que são aquelas criaturas que atacaram o vilarejo de reyna, e assim se inicia o jogo.

VISÃO GERAL

completei a campanha em cerca de 9 horas,eu achei a campanha fraca se comparada com as campanhas da trilogia original, mas definitivamente melhor do que a campanha de gears judgement, que não só tem a pior campanha de toda a saga como também a mais fácil.

muita gente criticou a campanha do game por ser dispersa, mas eu não vejo dessa forma, gears 4 representa o começo de uma nova trilogia para o xbox one, e eu interpreto o que eu vi como o começo de tudo, o começo de uma nova história, o climax só veremos nos próximos jogos da saga.

a ambientação do jogo e por consequência os gráficos são lindos, se trata de um game 100% next gen, eu posso contar na palma da minha mão as vezes em que eu vi um delay de render, o jogo roda liso do começo até o fim, o que é sensacional, quem jogou gears 1 e 2  sabe que tem horas em que os delays de renderização são insuportáveis.

a cpu dos bots é sensacional, quando você cai pedindo ajuda um dos bots vem pra te levantar, quando um bot cai pedindo ajuda é levantado por outro bot,acho que esse vai ser o padrão da saga de agora em diante.

o jogo está 100% em português e a dublagem é incrivel, marcus fenix foi dublado pelo radialista e dublador profissional mauricio berger, que tem diversos personagens em seu currículo mas o maior deles sem duvida é o lanterna verde john stewart de liga da justica e liga da justiça sem limites.

em uma nota curiosa,o zangado dublou um personagem desse jogo. sabe o zangado games? tio zangado? ele mesmo, o personagem que ele fez foi o agora icônico gear do dia 5.

meus parabéns a equipe de dublagem que fez um excelente trabalho.

agora vamos falar dos inimigos do game,os swarms e senta que lá vem mais história.

SWARM


eu disse no começo que os locusts haviam sido exterminados no final de gears 3 né? na verdade eles nunca morreram de verdade,lembra da couraça de cristal indestrutivel que eu citei? que quebrava até diamante?

pois bem durante esses 25 anos os locusts encausulados não só sobreviveram,mas acabaram evoluindo,e com isso surgiram novas criaturas,os locusts antigos sobreviveram e se tornaram os scions.

todos os swarms são conectados através de uma especie de rede,quando os humanos são capturados eles são colocados em pods aonde eles tem a sua pele humana arrancada e substituida por uma pele branca,e passando por outras transformações fisicas assim se transformando em juvies, falo sobre eles daqui a pouco

SCION


os scions são os locusts originais,os grubs de antigamente, aqui eles são maiores,mais resistentes, mais letais e capazes de fortalecer as criaturas ao seu redor com um grito, uma característica dos kantus da trilogia anterior.

um desses scions foi responsável pelo sequestro da mãe de kait diaz,

SWARM DRONES


são os soldados regulares dos swarm,na verdade são formas evoluidas dos juvies, e se corportam igual aos grubs antigos, são capazes de falar, montar estratégias de ataque, usar armas, se esconder, é a mesma coisa.

JUVIES


lembra que eu falei no vilarejo da reyna, e que os aldeões de lá foram capturados por uma criatura estranha? pois bem os juvies são os humanos capturados por essa criatura estranha que vou falar na sequencia.

eles se comportam igual aos wretches dos gears antigos, são fáceis de matar quando sozinhos mas são um problema em grupo, desferem ataques físicos, mesmíssima coisa.

SNATCHER


os maiores fdps do jogo,eles capturam os humanos de cidades da cog e outras regiões\assentamentos e os transformam em juvies,quando humanos desapareceram de dentro dos assentamentos da cog,jinn erradamente culpou os outsiders,e por causa disso ela lançou diversos ataques em assentamentos deles,mas eram esses bichões ai.

o snatcher captura o jogador e a unica forma de se libertar é se os outros bots ou outros jogadores via coop atirarem no estomago,pois ali e o ponto fraco deles.

eles tem um ataque de missel de ferroada que se pegar uma vez já te derruba,quando o snatcher se preparar para desferir o ataque ele vai fazer um barulho, se isso acontecer SE ESCONDA!

é sério se esconda na cobertura,vá por mim,

eles batem no chão e se você estiver perto demais da criatura no momento do ataque tambem vai ser atingido.

eles são muito fortes e resistentes, mas como já disse o ponto fraco de um snatcher é seu estomago.

POUNCERS


são os caçadores, sempre aparecem em duplas ou trios, eles tem um ataque de ferradura similar ao dos snatchers e pulam de lugar em lugar, eles podem pular em cima de você também,se isso acontecer aperte o botão rapidamente para se livrar deles, você também pode afastar um pouncer que estiver em cima de um bot ou companheiro de jogatina em coop, chegue perto dele e aperte o botão.

...

continuando com os inimigos vamos falar dos deebees,que como eu falei antes eram usados pela COG primeiramente para segurança,mas foram convertidos para serem soldados da coalizão.

WATCHER


o watcher é o primeiro deebee que nós encontramos, eles são os vigias, se um watcher encontrar um inimigo ele chama o pessoal de retaguarda.

existem variações mais poderosas que aparecem no jogo como o sentinel e o guardian.

SHEPHERD


o DB regular, e um dos primeiros a ser desenvolvidos, foi construido inicialmente para trabalhos de segurança mas foi trazido para a COG para ajudar na construção das muralhas que protegem as cidades protegidas pela coalizão.

sua arma regular é uma sub metralhadora enforcer.

DR-1


maiores em tamanho e tambem mais resistentes, a arma que eles carregam é a escopeta overkill, um arma maravilhosa de quatro tiros,e todo mundo sabe o quanto escopetas são maravilhosas né? nem preciso dizer.

se um DR-1 toma muito dano ele começa a piscar em amarelo e correr pra cima da party pra levar todo mundo junto com ele.

se isso acontecer pare de atirar e deixe ele explodir, o futuro dele foi selado.

TRACKERS


deebees em formato de bola, que explodem quando se aproximam de você,existe uma variante chamada shock tracker que alem de explodir dá choque na gente.

podem ser chutados e quando isso acontece eles ficam vulneraveis, oferecendo a abertura para atirar neles.

...

e finalizando sobre os deebees no caso dos humanoides eles são dropados por aviões dentro de bolas gigantes.

os controles não sofreram alteração nenhuma, é rigorosamente a mesma coisa dos gears anteriores, o que é muito legal.

as novidades são as seguintes, agora você pode pular em cima de um inimigo deixando ele vulnerável para uma finalização.

os inimigos também podem ser puxados de uma cobertura tambem deixando abertura para uma finalização.

voltando aos gráficos e falando das tempestades de vento, elas interferem diretamente no gameplay, uma bala que normalmente vai em direção ao inimigo pode ser direcionada pros lados em um tempestade de vento.

isso pode ser usado a seu favor, digamos que algum tipo de caminho esteja bloqueando o acesso a ele.

atire no vento,um tiro bem calculado pode explodir o local matando todos os inimigos da area.

você tambem pode atrar na perna de um inimigo só pra ver ele sair voando,eu nunca fiz isso mas vale a pena tentar.

a recarga ativa está de volta, a diferença e que você pode executar ela com o clipe cheio, mas só no modo multiplayer.

e por falar em multiplayer eu entrei numa partida multiplayer competitiva pela primeira vez.

obviamente fui destruido, só matei um inimigo e dei rage quit, sim não é nada demais mas eu matei um inimigo numa partida multiplayer competitiva, nunca esquecerei deste momento.

os modos clássicos estão de volta, horda, mata mata em times, mata mata geral, capture a bandeira e etc.

a novidade é que você pode customizar seu personagem em roupas e armas,mas não em aparencia, vocês ganha creditos durante o jogo que podem ser usados para abrir packs de conteudo.

em pacotes de DLC você pode jogar com o marcus fenix atual e com um personagem que eu não vou dizer quem é pois se trata de um spoiler, mas quem jogou gears 3 sabe de quem falo, então não tem muito mistério.


então é isso amigos, gears 4 é um jogo fodasticamente foda, com uma campanha que deixa a desejar se comparada aos games anteriores mas que sem duvida vai crescer nos games posteriores da saga.

a história pós trilogia original tem tudo pra crescer e a nova era de gears of war tem tudo para gerar frutos, vamos esperar.

é isso então jovens, gears 4 pra vocês, obg por tudo, espalhem a palavra pra geral e divulguem esse post pra o maior numero de pessoas possível.

tambem me sigam e me adicionem na xbox live, minha gamertag é seafenix360br

obrigado e até a próxima.