sexta-feira, 8 de setembro de 2017

momento analise #55 - call of duty world at war

olá pessoal bem vindos mas uma vez ao blog super games,o game que será analisado hoje é o fuderoso call of duty world at war,estou fazendo esta analise minutos depois de zerar o game,um dos melhores shooters de sua época mas que foi lançado na hora errada,explicarei o porque daqui a pouco,por enquanto vamos ao procedimento padrão de todo o post,prestem atenção e vamos lá.


cod world at war é um jogo de tiro em primeira pessoa ambientado na segunda guerra mundial,foi também o primeiro jogo da mini saga black ops,desenvolvido pela treyarch e publicado pela activision,lançado como já é de costume pela franquia em novembro de 2008, disponivel na época para nintendo wii,play 3,xbox 360 e PCS da microsoft,e vamos ao enredo.

ENREDO

o enredo reproduz varios eventos reais da segunda guerra mundial,como a batalha de okinawa,a recuada do exercito japonês até o castelo shuri,a batalha de berlim entre outros,controlamos dois personagens,sendo que um deles não tem profundidade nenhuma em termos de história,que é o primeiro.

CABO MILLER



miller lutou em guadalcanal junto de sua divisão chamada de carlson´s raiders,mas foi capturado junto de mais um soldado chamado pyle,é nesse momento que o jogo começa,com pyle sendo degolado por um um soldado do exercito imperial japonês.

miller quase foi executado tambem mas foi salvo pelos raiders e é ai que começa a campanha americana do jogo,reproduzindo eventos reais da guerra do pacifico dentro da ficção do game.

antes de seguirmos para a campanha russa uma curiosidade,existe no game um personagem chamado mason,ele é apenas mencionado,não aparece em nenhum momento do game,mas como WAW é conectado com black ops 1 e 2 esse mason é pai de alex mason,o protagonista dos dois jogos da saga.

o segundo cenário do game se passa no auge da invasão da alemanha nazista a união sovietica,também conhecida como operação barbarossa nosso personagem se chama dimitri petrenko

DMITRI PETRENKO


petrenko é membro de uma divisão do exercito vermelho chamada de terceiro exercito de choque,ele aparece se fingindo de morto numa fonte aonde vários soldados soviéticos ainda vivos são mortos pelos nazistas.

depois de cuidadosamente se movimentar agachado pela fonte um outro soldado,também se fingindo de morto manda ele parar e se apresenta,este que é um mito,um dos mais queridos personagens de toda a saga,o rambo russo,a lenda,o grande viktor reznov


existe uma grande duvida sobre quem é o grande mito de COD,reznov ou capitão price,o que existe também é a sua história,ele nasceu em 1913,filho de um musico nacionalista,que interpretava muitas das musicas dos artistas soviéticos da época,musicas que para seus compatriotas eram simbolo de esperança,mas para os alemães nazistas eram simbolo de desafio,de resistência,e por isso ele foi degolado enquanto dormia.

é dai que vem o ódio gigantesco de reznov para com os alemães,por tudo o que eles fizeram com sua familia e sua patria mãe.

voltando ao enredo,reznov encontra petrenko e os dois pretendem matar um general alemão chamado heinrich amsel,que depois de várias tretas malignas finalmente é morto,depois os dois se jogam no rio volga e assim começa a campanha russa do game.

reznov e petrenko carregam muito peso emocional na saga,coisas que vou explicar não neste post mas em outro.

VISÃO GERAL

call of duty world at war foi e de certa forma ainda é um grande jogo,mas foi lançado na pior hora possível,pois um ano antes,ou seja em 2007 foi lançado MW1,e como vocês viram na minha análise da trilogia modern warfare,MW1 foi um game que alem de fazer muito sucesso foi uma revolução para o gênero de tiro em primeira pessoa,pra mais detalhes vejam a trilogia MW que eu fiz.

então WAW foi lançado meio que na transição entre modern warfare 1 e modern warfare 2,foi bem aceito mas o que o povo queria era MW2,eu interpreto de outra maneira,era a chance dos gamers de 360 e play 3 de conhecer o universo em que cod se iniciou,ou seja na segunda guerra.pois as crianças que jogaram o primeiro cod de 2003 queriam aquela experiencia de novo,tinham gostado de MW1 mas queriam mais da segunda guerra e foi ai que world at war entrou.

sobre gráficos,trilha sonora,movimentação,controles,e demais coisas que eu já abordei em games anteriores da saga eu não vou repetir,o que dá pra falar é que foi neste jogo que se iniciou a violencia absurda,cabeças,braços e pernas poderiam ser arrancadas dependendo do calibre da arma,pra quem não gostava ou não tinha estomago pra isso era só ir no opções e desativar o conteúdo violento,assim todo mundo ficava feliz.

foi adicionado o modo zombies,inspirado em left for dead aonde estamos localizados em um local fechado,com janelas protegidas somente por pedaços de madeira,o objetivo é matar o maior numero de zumbis possivel e sobreviver as hordas cada vez maiores,esse modo na época era chamado de nazi zombies,com o lançamento de black ops 1 e 2 ficou somente zombies,ele pode ser jogado sozinho ou em coop,foi a partir daqui que o modo zombies apareceu em todos os CODs da treyarch até hoje

zombies tem sua própria história e linha temporal,é um modo de jogo super legal e querido dos fãs de cod até hoje.

no mais é isso,world at war teria um sucesso maior do que teve se não fosse lançado no meio da trilogia MW mas no mais é um bom jogo,que atiçou os fãs da saga,que esperariam nove anos até call of duty WW2 de 2017,o primeiro jogo da saga a ser ambientado na segunda guerra desde justamente world at war.

e é isso pessoal,obrigado a todos pela leitura,bom dia boa tarde e boa noite e até a próxima!