quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

momento análise #20 - watch dogs

olá amigos,e aqui vamos nós para o ultimo momento análise de 2014 e pra fechar esse ano de análises com estilo nada melhor do que um jogo que deu o que falar antes mesmo de ser lançado,falo de watch dogs,então sem perder tempo vamos começar os trabalhos.


watch dogs é um jogo de ação em terceira pessoa em mundo aberto,ele foi desenvolvido pela ubisoft montreal e distribuido pela ubisoft,lançado em novembro de 2014 e disponível para xbox one,xbox 360,play 3,play 4,PCs e nintendo wiiu.o jogo se passa em chicago e antes de falar sobre o enredo do jogo e falar dos personagens principais eu preciso dizer que partes do enredo desse jogo são baseadas em fatos reais.

HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

em 14 de abril de 2003 ocorreu um gigantesco blecaute nas regiões nordeste e meio oeste dos estados unidos e na província de ontário no canadá,uma falha nos sistemas da first energy corporation,empresa que cobre partes do estado de ohio,que não podou as arvores do local fazendo com que elas crescessem demais e arrebentassem alguns fios de energia foi a grande causa do desastre.

o resultado disso tudo foram 11 pessoas mortas e uma espera variante entre 2 e 5 dias pela volta da energia

nos eventos do jogo depois do apagão de 2003 foi descoberto que quem causou aquilo tudo foi um hacker e assim a fictícia corporação blume resolveu agir,e criar o sistema operacional central,no inglês central operational system ou ctos.

CORPORAÇÃO BLUME

a blume corporation é especializada em tudo,desde telefonia móvel,computação domestica,processadores de dados digitais e sistemas de segurança de rede,ela se auto descreve como a maior inovadora do mundo em high tech,comunicações de alta performance e tecnologia de segurança,que está pronta para reformular a maneira como as pessoas pensam sobre arquitetura de segurança de informação,depois do apagão de 2003 como falei acima ela desenvolveu o ctos,e em 2011 o implantou em várias cidades dos estados unidos,inclusive chicago.

CTOS

o ctos é um software de computador que controla toda a rede de informações e infraestrutura de uma cidade,incluindo todos os dados pessoais de quem mora nela,ele tem acesso a todos os aparelhos tecnológicos e contém informações de todos os residentes e pode ser usado para vários fins,ele guarda as informações de cada habitante da cidade em centros de controle,que são salas de servidores,cheias de supercomputadores que trabalham juntos e que só podem ser acessados a partir de um código de acesso.

para transmitir o sinal wireless do ctos em toda a cidade são utilizadas torres parecidas com antenas parabólicas,o ctos está ligado a um satélite que funciona como uma válvula de segurança,pois ele pode desligar todo o sistema se necessário for.

através do ctos a blume e outras empresas começaram a vigiar as cidades,tanto para o bem,quanto para o mal.

o bom é que com tal nivel de segurança,crimes poderiam ser facilmente impedidos e criminosos facilmente identificados,na vida real chicago é uma cidade muito vigiada por cãmeras de segurança,agora imaginem essas câmeras com um sistema ctos integrado,que pode reconhecer uma pessoa pela sua face,mas que revela informações cruciais sobre a pessoa,como sua profissão,conta bancária,estado de saúde,ficha criminal e até mesmo seus costumes e personalidade.

e é ai que entra o lado ruim,pois as pessoas começaram a ser expostas até mesmo dentro de suas casas,pois o ctos está ligado a tudo,inclusive a câmera da sua webcam e dados do seu celular,assim ficando fácil manipular as pessoas da cidade.

mas adivinha só? o ctos é falho e pode ser hackeado! ele pode ser invadido através da utilização de um virus backdoor e usado contra a cidade e a população,um hacker experiente pode ficar rico facilmente acessando a conta bancária das pessoas e pegando o dinheiro delas pra ele sem ser descoberto.

o jogo como eu falei se passa em chicago e o personagem principal se chama aiden pearce,falando do enredo falarei ao mesmo tempo dos demais personagens que fazem parte da história de WD

AIDEN PEARCE

nasceu em 2 de maio de 1974 na irlanda do norte,não se sabe o motivo mas quando criança ele,sua mãe de nome não revelado e sua irmã nicole foram embora de belfast para fugir do pai,eles viajaram para os estados unidos e se naturalizaram americanos.

vivendo em um bairro pobre de chicago,aiden cresceu no meio de gangues e pequenos crimes e aprendeu a se virar sozinho na porrada e até com armas de fogo.

com o tempo ele acabou conhecendo um cara chamado damien brenks,um hacker que se sustentava através de crimes e roubos virtuais,depois de muito conversarem e se acertarem aiden virou o aprendiz e parceiro de damien.

juntos eles passaram a cometer crimes aonde aiden seria a isca,a distração,enquanto damien fazia o serviço nos bastidores hackeando locais aonde aiden pudesse se infiltrar,como bancos e afins.

já que aiden cresceu com a brutalidade das ruas,se algo desse errado ele resolvia na porrada e saia vazado do lugar.

damien tambem passou a ensinar a arte do hackeamento para aiden,em 2012 os dois planejam e executam um ataque ao hotel merlaut em chicago,mas eles não sabiam que o dono do hotel era o poderoso mafioso dermot quinn,mais conhecido como lucky quinn.

eles são pegos no flagra mas conseguem fugir do hotel sem nenhum tostão no bolso,mal eles sabiam que esse trabalho mal acabado iria mudar a vida dos dois.

DERMOT LUCKY QUINN

dermot quinn é o lider do chicago south club,uma organização criminosa especializada em trafico de pessoas e roubos virtuais,o clube nasceu na década de 30 entre uma briga de gangues italianas e irlandesas,começou apenas como uma gangue de rua,mas com o tempo se transformou na maior organização criminosa de chicago,dermot ganhou o apelido lucky depois de ser o único sobrevivente de uma matança causada por uma gangue rival,ele só tomou um tiro na orelha e conseguiu fugir,na época ele era apenas um membro não importante da gangue,agora aos 75 anos de idade ele se tornou o poderoso chefão do clube,como toda máfia que se preze o chicago south club tem ligação com a policia corrupta da cidade,assim como o próprio prefeito e a blume corporation,o clube tem acesso total as pessoas de chicago através do ctos devido a um acordo fechado com a blume,ou seja fudeu e fudeu bonito,eles mexeram com o velhinho errado.

lucky quinn achou que a invasão dos dois no sistema de seu hotel foi causada a procura de evidencias que poderiam incriminá-lo,e para evitar que esses dados se espalhassem o poderoso chefão ordenou que seus capangas apagassem aiden e damien,os capangas acharam damien e o espancaram mas não o mataram,mas o espancaram de tal forma que quebraram sua perna esquerda de maneira que ele não pudesse mais andar com ela,agora ele teria que andar de muletas


já em relação ao aiden,alguns capangas foram enviados para matar ele,o protagonista já sabia que a coisa estava feia pro lado dele e pra isso resolveu proteger sua familia,no caso sua irmã nicole pearce,e seus dois sobrinhos lena e jackson,certo dia quando aiden estava com sua sobrinha no carro ele foi abordado pelos capangas que estavam de moto,um deles tentou atirar em aiden mas o tiro atingiu o pneu do carro que capotou e feriu gravemente sua sobrinha lena.

=


a menina passou dois meses no hospital,mas não resistiu as ferimentos e faleceu,isso abalou aiden para o resto de sua vida,após esse incidente ele passou a ser uma pessoa completamente diferente,mais frio,mais quieto,um sentimento de ódio cresceu dentro de aiden e ele jurou a si mesmo que iria fazer a diferença.

para isso ele hackeou o sistema do ctos com seu smartphone e desenvolveu um aplicativo chamado profiler(em português perfilador)que proporcionava ao seu celular a capacidade de interagir com tudo que o ctos controlava,com um simples toque no smartphone aiden pode acionar semáforos,pontes,luzes e até explodir encanamentos,pode controlar câmeras de vigilância,sinais de rádio da policia,sistemas de transporte como trens e metrôs e computadores em geral.

e ainda por cima saber tudo sobre qualquer pessoa que estivesse mexendo em um celular,a cidade de chicago ficou literalmente na palma de sua mão,ou no toque de seu espertofone,e ao invés de usar o profiler para beneficio próprio ele passou a usar ele para ajudar os moradores de chicago,ele começou a impedir crimes e a caçar criminosos e assassinos,tudo através do ctos e com a ajuda de suas habilidades de combate.

aiden se tornou um vigilante,e passou a ser conhecido pelas autoridades e outros hackers como the fox,para sustentar sua irmã que era mãe solteira do seu sobrinho jackson,ele passou a fazer serviços de mercenário,ele ainda se envolvia em crimes,mas crimes leves e que rendiam muito dinheiro,a policia não descobria quem ele era pois com o poder de seu smartphone ele sempre conseguia escapar e permanecer invisível,enquanto aiden seguia sua carreira como vigilante ele procurava meios de se vingar dos assassinos de sua sobrinha lena,era isso o que empurrava aiden pra frente a cada dia,depois do roubo fracassado do merlaut e de quase ser morto,aiden e damien se separaram e nunca mais se falaram desde então,e assim começa o jogo.

VISÃO GERAL

podemos correr,andar,andar agachado,se esconder,ir de um ponto a outro abaixado apertando um botão assim como em splinter cell conviction e blacklist,atacar inimigos mas sem matá-los,mirar e atirar,subir escadas além dos poderes de hacker que eu detalhei acima

o sistema é de recovery,ou seja se nos escondermos depois de um atraso firme dos inimigos podemos recuperar o nosso hp e tentar de novo,assim como cod faz.

os gráficos,para a versão de 360 que foi a versão que eu joguei são bons,mas existem anomalias como por exemplo você passar por um monte de folhas e elas não se mexerem,inimigos atravessarem paredes e coisas assim,isso fez com que as versões de 360 e play 3 fossem criticadas por isso,pois assassins creed black flag assim como watch dogs é um jogo da próxima geração,mas os gráficos de ACBF são melhores do que os de watch dogs.

a dublagem é ótima,algumas vozes não combinam com certos personagens mas em geral é uma boa dublagem,não é um injustice da vida mas vale a pena jogar o jogo dublado.

a trilha sonora é boazinha,não existe rádio no game,você troca de musica no jogo como quem troca de musica no seu MP3,mas a trilha sonora é boa e feita para todos os gostos.

os controles são simples,respondem bem,com destaque para alguns raríssimos movimentos de parkour.

podemos usar o celular para trocar a musica do rádio só de zuera,podemos hackear as contas bancárias de npcs para conseguir dinheiro,podemos invadir circuitos internos das casas das pessoas para ver o que elas estão fazendo,em certas casas é só invadir direto,mas para algumas você vai ter que se guiar pela fiação que está inicialmente mercada na cor branca,você vai ter que achar as duas fontes,para que a fiação fique toda em azul e você possa invadir,e mesmo assim ainda não acabou,tem todo um processo,você vai ter que invadir o sistema de segurança da casa com uma especie de mini-game aonde você tem que levar uma energia azul até um ponto especifico,você vai apanhar nas primeiras vezes mas de resto é tranquilo e intuitivo,desafia sua inteligencia.

o tamanho do mapa de WD é maior do que o de sleeping dogs e um pouco maior do que GTA 4,já em relação ao GTA 5 ai não tem graça comparar né? mas só que tem uma diferença,cada npc acabou de fazer ou está fazendo alguma coisa,eles tem vida,em gta eles existem só pra fazer enfeite,em watch não,eles são vivos,cada vez que você mete um hack num celular e escuta a conversa dos outros é como se fosse a primeira vez,é inquestionável e até certo ponto revolucionária a maneira como os npcs se comportam,é de tirar o chapéu e elogiar.

a ambientação do game é incrivel,chicago de watch dogs foi muito bem representada,sem palavras em relação a isso.

podemos trocar de roupa,mas a roupa que o aiden veste é praticamente a mesma mudando apenas cores e detalhes,nenhuma roupa é diferente da outra não.

agora vamos falar das diversas coisas a se fazer no game,existe um app no celular de aiden que detalha cada side mission com texto e vídeo,então vamos falar só de algumas side missions mas não de todas

temos missões de escolta criminosa,aonde você tem que matar ou derrotar um alvo em especifico.

contratos de mercenário como transportador,aonde devemos levar um carro de um ponto a outro sem arranhar ele e no menor tempo possivel,interceptação aonde temos que alcançar o motorista alvo,hackear seus arquivos e depois matar,isca aonde você tem que atrair a policia por um determinado tempo e depois que esse tempo passa você deve fugir

esconderijo de gangues aonde você tem que invadir um local e derrubar não letalmente o lider dessa gangue

jogos da cidade como poquer,xadrez e outros,cash run,aonde você tem que pegar as moedas e evitar as caveiras,num curso feito para o parkour

city hotspots,que são pontos históricos de chicago,aonde se você quiser você deixa um presente para outros players,se você ficar deixando presentes você vira o prefeito do local que você visitou,uma frescurinha do jogo.

viagens digitais,que são coisas bizarras como por exemplo pular em cima de flores,controlar uma aranha mecanica,e outras maluquices

existem diversos estabelecimentos aonde você pode comprar diversas coisas para te ajudar,como componentes eletronicos,armas.remédios e outros.

watch dogs é um bom jogo,que veio com muita expectativa e muito hype que apesar de não cumprir parte do que prometeu é mais um jogo de sucesso dessa maravilhosa empresa francesa,mas por causa do desleixe nas versões para os consoles da velha guarda acabou por não ser tão aclamado como deveria,pois o jogo é muito bom.

me desculpem por não ter detalhado tudo pra vocês amigos,eu não quero ser igual aos outros,tambem não quero ganhar fama,só quero passar a minha opinião e análise sobre os games que eu jogo ok?

então é isso gente que vocês possam ter um ano maravilhoso,que deus abençoe cada um de vocês,obrigado pela paciência,pelas pageviews,obrigado por tudo,no começo de janeiro tem the amazing spider man 2,bioshock 2,forza 4 e metal gear rising ok? bom natal e ano novo a todos e uma boa noite!

FELIZ 2015

FIM
































segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

momento análise #19 - trilogia batman arkham

olá amigos,bem vindos a mais um momento análise,e hoje falarei da trilogia de jogos batman arkham,trilogia que vai virar saga em 2015,mas vamos deixar o futuro pra depois e falar um pouquinho da história do personagem que é o favorito de muita gente,vou ser o mais simples possível aqui,pois o universo do homem morcego é de domínio publico,assim como o universo do homem aranha é de domínio publico mas eu me empolguei e falei sobre a história dele ilustrando com muitas imagens,farei isso aqui mas vou contar a historia como eu já falei de maneira simples ok? vamos começar!

O PERSONAGEM



o batman apareceu pela primeira vez na revista detective comics numero 27 que foi as bancas em maio de 1939 e é um personagem da dc comics,empresa subsidiária da warner bros,ele foi criado por bob kane e bill finger,suas histórias tem tom gótico e sombrio e são centradas na investigação e luta contra o crime.

o batman é o alter-ego de bruce wayne,filantropo e empresário,CEO das industrias wayne,que quando criança foi testemunha da morte de seus pais thomas e martha wayne no beco do crime em gotham city,ele jurou diante do tumulo de seus pais que não iria deixar o seu drama pessoal se repetir com outras pessoas e embarcou em uma viagem por todo o mundo para aprender várias artes e técnicas que possam lhe ajudar em sua luta contra o crime e assim ele aprendeu todas as artes marciais possíveis e imagináveis,técnicas de investigação,interrogação,intimidação,persuasão além de aperfeiçoar seu corpo e mente até a exaustão,já adulto ele retorna a gotham e inicia seu trabalho como vigilante e detetive.

é isso,não tem como ser mais simplório do que isso,nao tem como eu ser melhor do que isso pois eu não sou,eu não vou ficar aqui explicando a história do coringa,duas caras,alfred,comissário gordon e demais personagens que formam esse vasto universo batman,pois como eu disse eles são de domínio publico,fazem parte da cultura mundial,então vamos pular direto para os jogos ok?



batman arkham asylum foi lançado em agosto de 2009 e é um jogo em terceira pessoa de ação em mundo aberto,desenvolvido pela rocksteady e publicado pela eidos com parceria da warner games,disponivel para xbox 360,playstation 3 e PCs

ENREDO

a cutscene inicial do jogo mostra batman levando preso no batcarro o coringa para o asilo arkham aonde ele alem de cumprir pena passaria por diversos exames psicológicos,a questão é que desde o começo o batman desconfiava,porque o coringa se deixou prender tão facilmente? praticamente sem lutar? a resposta vem logo em seguida,era tudo um armadilha,o coringa tinha motivos maiores para ir para arkham,esses motivos são spoilers então não vou contar aqui.

agora vamos para a visão geral,lembrando que falando de asylum estarei falando de city e origins,quando eu falar de city e origins eu somente citarei as mudanças e novidades de cada jogo.

VISÃO GERAL

os três jogos tem muitas side missions,o que significa uma campanha longa,quem for fazer 100% deve se preparar pra um gameplay de mais de 15 horas de jogo.

 nós andamos,corremos,nos agachamos,andamos por dutos de ar,chutamos,usamos a capa para atordoar os inimigos voamos por gotham\arkham city,damos socos e chutes e usamos diferentes gadgets ao nosso favor,como a batgarra,o batarangue e outros.

nós corremos pra frente e quando avistamos os inimigos e eles percebem a nossa presença entramos em combate,um sistema que os jogos da série arkham criaram e que foi adotado por vários jogos como por exemplo o shadow of mordor é o contra ataque,quando um inimigo se prepara para atacar um contorno azul aparece em cima dele,quando isso acontece devemos apertar o botão Y no 360 ou triangulo no play 3 para contra atacar e ao memso tempo quebrar o ritmo do oponente e seguir atacando.

existem também os inimigos com qualquer tipo de arma cortante,como facas e garrafas quebradas ou bastões eletricos,quando eles atacam um contorno amarelo aparece,nos temos que desviar do ataque pois isso representa queda de HP

os inimigos mais perigosos dos jogos são os gigantes que vão pra cima de você com toda a carga tipo um touro,quando eles vão atacar aparece um contorno vermelho em cima deles,quando isso acontecer desvie pois não há como atacar.

a jogabilidade é excelente,os controles respondem bem,são simples e fáceis de decorar

batman tem duas visões,a normal e a visão de detetive,quando nesse modo só exemplificando,podemos seguir o traço de bebida alcoólica,tipo de cigarro,marcas de sangue,e impressões digitais de alguém,além de termos uma visão de raio x dos internos podendo ver o esqueleto do cara,isso pra 2009 já era muito foda,imagina em 2015 com o novo jogo?

em todos os jogos se nós enfrentarmos um personagem importante(tipo duas caras)nós vamos desbloquear uma pequena biografia sobre ele.

isso tambem vai acontecer se visitarmos um lugar e segurarmos o botão da visão de raio x por um tempo,por exemplo a cela do duas caras,é só fazer isso que a biografia dele vai aparecer,mesma coisa na cela do duas caras e por ai vai.

a dublagem é outra coisa muito levada a sério,asylum e city contam com os dubladores oficiais de todos os personagens principais dos desenhos e filmes,como por exemplo kevin conroy e mark hamill,esse que o mundo conhece como o eterno luke skywalker de star wars,por isso ela é naturalmente sensacional

a trilha sonora é original e segue a linha batman,gótica.sombria e muito bem produzida,não tem o que falar sobre isso

os gráficos dos dois jogos são bons,em arkham origins ocorreu uma pequena queda gráfica que não compromete o game,é só frescura minha mesmo.

a ambientação é fantástica,sem palavras,é pra ficar boquiaberto com a maneira com que gotham city foi retratada,o negocio é maravilhoso,seja com o clima gótico de asylum e city ou o natalino de origins,gostei muito do que eu vi

os mapas dos três jogos são gigantes,cheios de segredos e coisas escondidas para você procurar,e não é nem um pouco fácil encontrar tudo,existem muitos e muitos puzzles e segredos espalhados pelo mapa e para conseguir tudo é necessário ter muita dedicação e paciência.

existem troféus do charada,bem escondidos(e bem escondidos mesmo)o espirito de arkham,que existe só no asylum e no qual você ouve as memórias de amadeus arkham,o fundador do asilo elizabeth arkham para os insanos mentais ou simplesmente asilo arkham,contando toda a sua história.

os inimigos do jogo(no caso o asylum)são os soldados do coringa,cuja IA varia entre a excelência e a burrice, as vezes você puxa um cara pra cima usando a derrubada invertida e quem tá do lado mal ouve, como você pode ver dois inimigos lado a lado,se você sufocar um deles até ficar inconsciente ele vai gemer, derrubar a arma e o outro não vai ouvir, é zuado demais.

os prisioneiros insanos que correm pra cima de você pra te morder, esse ai é só contra atacar e finalizar no chão deixando inconsciente, você também pode fazer isso com os soldados quando estiverem caídos.

assim como em the amazing spider man 1 e 2 você se sente como o batman,poder fazer o que você vê ele fazer nos desenhos com um game dessa qualidade é muito bom.

asylum teve médias de 9 nas reviews e vendeu mundialmente 4 milhões e 300 mil cópias,a rocksteady ganhou como estúdio do ano no VGA de 2009 e uma versão game of the year desse jogo foi lançada no mesmo ano,batman arkham asylum foi considerado o melhor jogo de super herói já feito,mas não por muito tempo.


em outubro de 2011 saiu o melhor jogo da trilogia de longe,batman arkham city,dessa vez desenvolvido pela rocksteady e distribuido pela warner,e lançado para xbox 360,play 3 e PCs com uma versão simplificada para nintendo wiiu

ENREDO

depois dos eventos do primeiro game,nem mesmo o asilo foi capaz de segurar os mega bandidos e demais criminosos,foi preciso uma cidade inteira,e foi assim que surgiu arkham city,e bruce wayne em pessoa entrou para a politica com o objetivo de fechar o asilo arkham e impedir a construção de arkham city.

o vilão desse game que é o hugo strange manda agentes atrás dele para prendê-lo e o enviar para arkham city como um prisioneiro politico,se fosse assim ficaria tudo bem,mas ele ainda tem dois problemas sérios:

o primeiro, hugo strange sabe a identidade secreta do batman mas escolheu não divulgar essa informação mas usando pra sua vantagem, mantendo essa informação pra si.

o segundo problema é o protocolo 10, o que é o protocolo 10 eu não posso dizer pois é spoiler.

e pra acabar de ferrar com tudo depois dos eventos de asylum o coringa ficou doente e passou o seu sangue para batman e para diversos hospitais de gotham,ou seja batman vai ter que lutar contra hugo strange e um coringa doente que infectou nosso herói com seu sangue, sangue esse que pode causar a morte de milhares de pessoas.

VISÃO GERAL

as novidades que esse jogo trouxe foram tantas...

 agora o mapa é maior pois afinal estávamos jogando em uma cidade aberta que fica dentro de gotham.

a visão de detetive foi ampliada,agora podemos ouvir conversas dos detentos,vilões e agentes do strange,e elas não se repetem,pra cada situação elas não se repetem e isso é muito massa,além dela indicar quem está falando,isso é muito da hora.

o jogo pela primeira vez foi localizado para o brasil,ele está todo legendado em PTBR o que é ótimo.

mais puzzles,mais tipos de inimigos,mais armas,mais variedade de missões,mais momentos épicos mais tudo!

nas DLCs você pode jogar com a mulher gato,asa noturna e robin(tim drake),todas as DLCs foram lançadas na versão game of the year do jogo.

o jogo teve uma versão simplificada chamada lockdown que se passa antes de arkham city,no enredo os prisioneiros de blackgate escapam e batman tem que prendê-los e mandar eles de volta para a prisão.

o jogo teve médias de 10 na maioria das reviews e vendeu praticamente o mesmo numero,4 milhões e 400 mil cópias,arkham city é o melhor jogo de super herói já feito e um dos melhores jogos de todos os tempos,quem não jogou tem a obrigação de jogar esses dois clássicos dos games.


e assim nós chegamos a outubro de 2013 com batman arkham origins,dessa vez desenvolvido e publicado pela warner sem participação da rocksteady,jogo atualmente disponivel para 360,play 3 e PCs com uma versões simplificadas para psvita e 3DS

ENREDO

o enredo inicialmente é simples mas vai crescendo,o jogo se passa cinco anos antes de arkham asylum quando um jovem bruce wayne retorna de seu periodo de treinamento para suas primeiras missões como batman.

depois de testemunhar a morte do comissário de policia gillian loeb ele volta para a bat caverna onde descobre que o mascara negra colocou um preço pela cabeça do batman e oito dos melhores assassinos de gotham são atraídos por essa oportunidade de matar o batman no dia de natal.

VISÃO GERAL

não é só o enredo que dá sono no inicio,nem mesmo com o plot twist que acontece o jogo não empolga, é um tédio infinito, todas as funções do dois jogos retornam, o que faz de origins ser mais do mesmo.

a visão de detetive voltou, mas com uma novidade, agora ela pode reconstituir cenas de crimes como se fosse um serviço de filmes on demand, você pode voltar a cena ou passar pra frente quantas vezes você quiser em busca de itens de interesse que possam ajudar na sua investigação.

mas os elementos que fizeram de asylum e city clássicos dos games sumiram em origins,como por exemplo os troféus do charada,agora você tem as torres,nas quais você tem que entrar e desativar para assim revelar uma parte do mapa para o batwing te deixar.

foram acrescentadas novas gadgets como por exemplo a luva de choque,que carrega quando você bate nos inimigos,e quando carregada totalmente ela te permite derrubar ou até mesmo nocautear eles com um golpe só.

 e foi só isso,não tivemos mais nada,origins é mais do mesmo,o sentimento de estar vivenciando algo épico não existe,a sensação de voar por gotham city continua,o mapa de origins é maior do que o de arkham city e asylum pois nessa época existia blackgate,mas não existia arkham city,então isso aumenta substancialmente o tamanho do mapa

origins é o primeiro jogo da franquia a ser totalmente dublado em português do brasil,alguns dubladores são conhecidos pois dublaram os mesmos personagens dos filmes da trilogia do nolan,uma miragem no deserto de mesmice e sonolência que é esse jogo.

mas mesmo com tudo isso,ele ainda é um game jogável,mesmo com todos os defeitos batman arkham origins é um bom jogo,ele não é um jogo ruim,só é inferior aos dois jogos anteriores,quem como eu esperava algo épico se ferrou bonito.

se você é fã do cavaleiro das trevas e quer mais um item pra coleção,esse game é pra você,mas se você procura uma experiencia épica,marcante,você infelizmente não vai ter aqui.

uma versão simplificada do jogo foi lançada pra 3DS e ps vita chamada blackgate que se passa alguns meses depois de origins na qual a mulher gato é pega roubando um equipamento de alta tecnologia, ela é presa e vai parar justamente em blackgate.

o jogo teve duas DLCs, knightfall, exclusivo de play 3 adicionando duas novas skins, e cold cold heart, que é uma expansão do jogo principal, que se passa uma semana depois da campanha(mais precisamente no ano novo)e mostra como batman e o senhor frio se conheceram.

o jogo teve médias variantes entre 7 e 8 nas reviews e não passou de 1 milhão de cópias,números terríveis que fizeram a warner mexer os pauzinhos pra não estragar uma franquia tão boa.

ela chamou a rocksteady de volta e as empresas estão desenvolvendo batman arkham knight,que vem com muito hype e muita expectativa.

pra finalizar esse video eu vou colocar um pedaço do famoso filme do batima ou batima feira da fruta, que é uma redublagem de um episódio da série clássica do batman, de adam west, essa redublagem foi feita em 1981 e é meme da internet até hoje, vou deixar o video pra vocês rirem um pouco.

é isso,obrigado a todos por lerem até aqui,me desculpem pela demora de 1 mês entre um post e outro, a análise de forza 4 sai em 2015, o ultimo jogo do ano analisado por aqui será watch dogs.

boa noite a todos e fiquem com deus!

















sexta-feira, 31 de outubro de 2014

momento análise - gta san andreas (3\3)

bem,chegou a hora,ou como diria o bruce buffer...


é chegada a hora de eu analisar não só um dos melhores jogos que eu joguei na minha vida,como também o ápice da franquia gta,e um dos maiores jogos de todos os tempos,você acha que gta 3 e gta vice city consagraram o gênero open world? espera até ver o que tenho pra dizer sobre san andreas...


gta san andreas foi lançado em 26 de outubro de 2004 para playstation 2,xbox,pc,celulares e tablets,nesse ano de 2014 san andreas voltou remasterizado para comemorar os 10 anos de lançamento,para o xbox 360

26 de outubro de 2004,faz 10 anos e 4 dias...


ENREDO

o jogo se passa em 1992 em três cidades,los santos,que é a versão gta de los angeles(quem jogou gta 5 sabe disso)san fierro que é uma representação de san francisco,e las venturas,obviamente inspirada em las vegas,o protagonista principal do game se chama carl johnson,também conhecido como cj,ele que retorna a los santos depois de cinco anos em liberty city devido ao assassinato de sua mãe,mas ele também descobre que sua antiga gangue a grove street families não é mais a mesma gangue que ele conhecia,e temos dois objetivos principais no game,descobrir quem matou a mãe de carl e levar a sua gangue de volta ao topo.

VISÃO GERAL

histórias e acontecimentos reais foram usados para formular o enredo do game,como a epidemia de crack dos anos 80,a eterna guerra entre crips e bloods,a destruição de los angeles em 1992 causada pelo espancamento de rodney king,o escândalo de rampart da policia de los angeles e por ai vai.

lembra dos elementos de gta 3 e vice city? foram levados ao extremo em san andreas,por exemplo,a compra de imoveis,você pode comprar imóveis e fazer desses imóveis safehouses para salvar o jogo,eram poucos em vice city,em san andreas são quase 30.

diferente dos dois jogos anteriores aonde jogávamos em uma cidade,no caso liberty city e vice city agora a ambientação é baseada em um estado,no caso o estado de san andreas, agora eram três cidades pra se explorar,los santos baseada em los angeles,san fierro baseada em san francisco e las venturas baseada em las vegas,todas fielmente representadas,las venturas em san andreas é a las vegas da vida real,com as luzes,a mundialmente famosa strip,o que dizer de san fierro? da área rural que é tão grande quando los santos? realmente um trabalho espetacular.

o mapa desse jogo é colossal,gigantesco,absurdamente detalhado e respeitando a localização do jogo em questão,já que estávamos em cidades virtuais inspiradas em cidades reais era importante que a representação,se não fosse igual,pelo menos tivesse similaridades com a sua inspiração.

a trilha sonora desse jogo não é a maior,mas é a melhor que já ouvi,como eu disse o game se passava em 1992 então as rádios tocavam musicas ambientadas na época em questão ou um pouco anterior,estávamos na era de ouro da musica,e foi nesse periodo que várias bandas,grupos e artistas surgiram ou estavam trilhando carreiras de sucesso,como n.w.a,guns and roses,ice cube,faith no more,public enemy entre outros,todos tem musicas no game.

algumas rádios no game contam com até dois radialistas sendo um apresentando o programa e o outro era um convidado.

podemos mexer com o personagem de todas as formas possíveis,comprando roupas,mexendo no cabelo,barba,malhar na academia,aprender novas artes marciais,você pode comer no game,existem diversas lanchonetes espalhadas pelo mapa,mas tenha cuidado,mantenha seu personagem em um nível físico aceitável senão fica feio.

eu sempre deixei meu cj fortão e quando comia demais eu ia pra academia queimar as calorias,e é assim que eu recomendo,leve a força física do seu cj ao limite,pois isso amplia sua resistência.

o conceito de liberdade foi levado ao extremo,você pode fazer missões de todos os jeitos e maneiras,tem taxista,policial,bombeiro,medico,pichar grafite das gangues rivais,e mais uma porrada de coisas.

temos upgrades no game,quanto mais você anda de bike você fica mais resistente em cima dela,assim caindo menos,quanto mais você corre você ganha mais energia,quanto mais você nada sua resistência debaixo d´água aumenta,permitindo que você fique submerso por muito mais tempo,quanto mais você dirige um carro sua jogabilidade dentro do carro melhora e por ai vai.

podemos transar com prostitutas e ouvir os gemidos das meninas,quando você tiver com o hp baixo e encontrar uma prostituta transa com ela que seu hp aumenta um pouco.

temos diversos tipos de aeronaves como caças,helicópteros aviões e um jetpack,todos podem ser pilotados pelo jogador,todos,sem exceção.

agora temos namoradas no game,seis mulheres colocadas em posições estratégicas muito bem escondidas,e cada menina tem suas preferencias tanto de encontros quanto de tipo físico,é possível zerar o game sem ficar com nenhuma menina,deixando isso pra depois de zerar,duas dessas meninas fazem parte da história mas como eu disse,você pode fechar o game sem pegar ninguém o que eu duvido que você faça.

sobre porte físico eu achei uma menina em san fierro que nao queria ficar comigo pois eu era forte demais e tinha que ficar gordo,larguei de mão e fui embora,é assim que funciona,você tem que ser o que ela quer,então você tem que emagrecer ou engordar de acordo com o gosto de cada mulher,voltar no mesmo lugar e ai sim elas vão te dar atenção,eu nunca fiz isso,só tive uma namorada no game.

tudo foi melhorado,gráficos,física,ambientação,a física dos carros agora sim correspondem a carros de verdade...

e pra finalizar vou falar do maior processo que essa franquia já passou que é o caso hot coffee

quando você termina um encontro com uma menina ela vai te pedir pra levar pra casa,depois de um certo nivel de afinidade ela vai te convidar pra tomar um café quente,ou um cafezinho,é ai que você transa com ela,e foi ai aonde a rockstar se ferrou bonito,hackers descobriram um mod escondido chamado de hot coffee aonde é possível ver cj transando com suas namoradas,e controlar o ato sexual com os botões ainda por cima,a rockstar inicialmente negou envolvimento mas teve que confessar logo em seguida.

vários processos vieram de todos os lados mas a situação foi contornada e cópias do jogo sem o hot coffee foram vendidas.

gta san andreas foi o ápice,o ponto alto de toda a franquia gta,trouxe os elementos de vice city e liberty city em um único game,além de um mapa gigante,personagens excelentes e uma trilha sonora perfeita para fazer desse um dos maiores games de todos os tempos,só quem jogou e entendeu a história sabe o que eu to falando.

até 2011 esse jogo tinha vendido 27 milhões de cópias em todo o mundo,foi o jogo mais vendido de 2004 e permanece como o jogo mais vendido da história do playstation 2

é isso,três jogos que marcaram época,três dos maiores jogos de todos os tempos,que eu pude analisar pra vocês,espero que vocês tenham gostado,espero que vocês tenha curtido e o hetsuge games para por tempo indeterminado pois meu 360 tá quebrado.

muito obrigado por tudo e até a próxima!



















quarta-feira, 29 de outubro de 2014

momento análise - gta vice city(2\3)

boa noite gente,sejam bem vindos mais uma vez ao blog,continuando meu tributo aos 10 anos de san andreas,vamos analisar os três jogos da trilogia 3D,segunda foi gta 3,e hoje é gta vice city,vamos começar?


gta vice city foi lançado em outubro de 2002 para xbox,playstation 2,PCs,celulares e tablets,além de diversos aplicativos que suportam o game,é a partir desse jogo que a dma design passa a se chamar rockstar north,a querida desenvolvedora de todos os jogos da saga,vamos pra história que o game carrega antes de começarmos a jogar

PRÉ HISTÓRIA

em 1971 a familia forelli era a unica organização criminosa de liberty city,e também a maior,liderada pelo don sonny forelli.

nesse mesmo ano um jovem chamado tommy vercetti se junta a família e começa a fazer alguns bicos,a cada trabalho que ele fazia com sucesso ele ganhava mais destaque e mais fama,e com o tempo ele se tornaria um membro oficial dos forellis.

sonny estava olhando de longe o crescimento de tommy na organização e sentindo que aquele menino poderia tomar seu posto como lider,com essa ideia em mente e com medo de perder seu lugar como don ele resolve armar uma arapuca contra tommy

o don envia aquele homem para uma missão em harwood com a desculpa de que ele deveria matar um homem,o negócio era matar esse cara,informar sonny e já era,mas na verdade era uma armadilha,e onze homens apareceram para assassinar o garotinho sob ordens de sonny,e assim ocorre a maior chacina da história de liberty city,tommy sozinho mata todos os onze assassinos,pouco depois ele vai preso acusado de onze homicídios de segundo grau,é condenado a 15 anos de prisão e recebe o apelido de the harwood butcher(o açougeiro de harwood)

ENREDO

e isso nos leva a 1986,que é o ano aonde o jogo se passa,sonny sabia que tommy terminou de cumprir sua pena e precisava manter ele afastado,então ele o envia para uma negociação em vice city junto com harry,lee e o advogado viciado em drogas ken rosenberg

eles deveriam comprar cocaína dos irmãos lance e victor vance(o protagonista de gta vice city stories,falo sobre ele e liberty city stories em uma outra oportunidade)lideres da vance crime family.

mas tudo vai por água abaixo quando assassinos chegam no local e matam harry,lee e victor vance,somente rosenberg,tommy e lance sobrevivem.

tommy liga para sonny,revela tudo o que aconteceu,e sonny ordena que tommy recupere o dinheiro de alguma forma,e assim se inicia o jogo.

VISÃO GERAL

esse é um dos melhores enredos de toda a saga,sobre o tommy,ele pra mim é o melhor personagem de toda a saga,justamente porque nós percebemos durante o gameplay que ele claramente é um maluco,ele é mais do mal do que do bem,foi criado dessa maneira e por isso tem esse comportamento.

tommy vercetti é inspirado no personagem tony montana do fodástico filme scarface,um cubano que vai pra miami em busca de trabalho e acaba se tornando o rei do crime,esse filme é um dos melhores que eu já vi,tudo nessa porra é incrível,dublagem(cheia de palavrões)a temática,o clima de máfia,emfim cara sem falar muito,veja o filme e comprove o que eu disse.

vice city é inspirada em miami,área tropical,gente por todo lado,mulheres andando de biquíni ou de patins pela cidade,homens fazendo cooper,gostei da vida urbana,foi muito bem retratada,a noite de vice city é ao estilo miami,quem já foi pra lá sabe como é,muitas luzes,muita vida noturna,drogas.

o mapa desse jogo é quase duas vezes maior que o de liberty city,vice é dividida em duas áreas,tropical e central que é aonde estão as gangues principais do jogo,cubanos e haitianos,existem também duas ilhas,starfish e prawn,ambas podem ser acessadas por terra e mar,outra novidade do jogo.

uma coisa que me esqueci de citar em gta 3 mas que tem nele e no vice city é que agora tínhamos helicópteros,podíamos pilotar eles e explorar todo aquele cenário

a trilha sonora desse jogo é padrão mas com uma novidade,agora ambientada na época em questão no caso os anos 80,pra todos os gostos e de todos os gêneros,tem scorpions,iron maiden,michael jackson entre outros.

emfim não tem o que falar muito pois vice é a mesma coisa de GTA3 só que com cenário diferente,mas o enredo é cativante,as novidades que foram apresentadas foram bem aceitas pelo publico e o jogo vendeu pra caramba.

20 milhões de cópias até 2011 pra ser preciso,esse jogo é um dos melhores da franquia e durante muito tempo foi o melhor,mas isso durou pouco,dois anos pra ser preciso,pois cj e sua turma estavam chegando...

é isso,obrigado pela leitura,favoritem,curtam,compartilhem,e até sexta feira com o ultimo capitulo dessa trilogia de análises.

BOA NOITE!






segunda-feira, 27 de outubro de 2014

momento análise - GTA3(1\3)

boa tarde amigos e bem vindos a mais um momento análise,em homenagem aos 10 anos de um dos melhores jogos que já joguei na minha vida,o grande GTA san andreas,eu estarei analisando os três jogos que alçaram definitivamente a franquia GTA ao hall da fama dos games,mais do que isso,jogos que marcaram época,formaram as bases do gênero mundo aberto e moldaram a industria dos games como conhecemos hoje,falo de GTA3,GTA vice city e GTA san andreas,vamos começar primeiro pelo jogo raiz de todos os open worlds,o clássico GTA3


GTA3 era um jogo em terceira pessoa mundo aberto de ação\aventura,desenvolvido pela dma design e publicado pela rockstar,lançado em 22 de outubro de 2001 para playstation 2,xbox original e PCs,em 2011 jogo foi relançado para celulares e tablets.

esse jogo era pra ser lançado em setembro de 2001 mas dias antes do lançamento,mais precisamente no dia 11 de setembro de ocorreram os terríveis ataques terroristas ao world trade center em nova york,vou postar uma matéria do jornal nacional daquele dia,um registro histórico que você pode ver aqui

antes de contar a história do jogo eu vou contar outra história de como eu conheci GTA,o primeiro jogo dessa saga incrível que eu joguei foi o GTA2 lançado em 1999,aquele em que a câmera se posicionava de cima lembra?

um amigo meu de muitos anos tinha jogado o gta san andreas antes de mim,e me falava sobre gta mas eu não entendia nada,mas eu na minha inocência não sabia do que ele tava falando além de eu estar jogando um jogo completamente diferente,ele falava sobre esse jogo onde você poderia ver prostitutas,entrar na casa de uma menina e transar com ela,ir pra boates,eu não me lembro exatamente o que esse velho amigo me falou,mas eu tenho certeza que o cara tinha san andreas antes de mim e me falava desse game,faz muito tempo que não o vejo e se ele estiver vendo isso,quero agradecer a ele por me apresentar os GTAs seguintes,se não fosse por ele eu não estaria aqui,mas chega desse papo meloso e vamos começar pelo enredo de GTA3

ENREDO

o jogo se passa em liberty city que como já falei na análise de GTA 4 + expansões é a nova york de GTA,o personagem principal se chama claude speed(que pra quem não se ligou é o mesmo protagonista de GTA2)e a intro do game mostra ele e dois comparsas,catalina(vocês ainda vão ouvir falar muito dessa moçoila)e miguel terminando de assaltar um banco,em determinado momento catalina aponta a suas pistolas para claude e diz as seguintes palavras.

''me desculpe querido,eu sou uma mulher ambiciosa e você é uma perda de tempo''

depois disso catalina atira no pescoço de claude deixando ele pra morrer,o motorista que iria ajudar na fuga do banco tambem foi morto por ela o que significa que ele foi morto antes do assalto,claude sobrevive ao atentado e vai preso junto com seu amigo 8-ball,mas ele perde a fala para sempre.

os dois e mais alguns presos estão sendo levados para o outro lado da cidade quando uma bomba explode a ponte que liga liberty city a portland praticamente destruindo ela ao meio,claude e 8-ball se aproveitam de um assalto do cartel colombiano ao comboio que iria levar eles para a prisão e escapam,e assim começa o jogo com claude querendo se vingar de catalina pela sua traição.

VISÃO GERAL

esse jogo revolucionou em vários aspectos,o primeiro e mais assustador era o fato do jogo ser em terceira pessoa com a câmera posicionada atrás do personagem,diferente dos jogos anteriores em que a câmera ficava em cima do personagem.

GTA3 estabeleceu as bases para todos os jogos de aventura terceira pessoa estilo sandbox que viriam depois.

a segunda está na arte da capa do game,que se tornou padrão e é usada até hoje.

a terceira está nos seus gráficos fantásticos,o fato do pessoal da dma conseguir renderizar um cenário gigante como liberty city em 3D também foi uma revolução,a qualidade gráfica do jogo era sensacional,absolutamente incrível.

os controles eram simples e respondiam muito bem,os dias e horas passavam,tínhamos mudanças climáticas como dias de sol ou chuva,por do sol,amanhecer,o comportamento dos carros na chuva era incrível,você não podia virar o carro demais senão perdia a traseira.

outra coisa que se iniciou em GTA3 e permaneceu até hoje são os loadings,quando você vai começar um jogo novo ou carregar um save apenas o loading inicial é demorado,depois disso o jogo segue sem loading nenhum,os loadings acontecem durante as cutscenes,muitos jogos adotaram esse estilo de jogo nos anos seguintes

GTA3 também popularizou os mapas gigantescos para se explorar e fazer coisas,vou colocar aqui o mapa geral do game.


vendo o mapa do game e comparando com os mapas de hoje parece pouca coisa,mas o que é pequeno hoje,já foi gigante um dia.

o jogo era pouco variado em armas tínhamos a uzi,pistola,granadas,lança misseis,AK47,colete balístico e nada mais,estávamos em 2001 jovens.

tínhamos uma boa variedade de carros,como carros de passeio,motos,supercarros e etc, maioria deles permaneceu na saga.

a física do jogo era meio estranha,você corria e o claude mais parecia o usain bolt,e andando de carro você não podia bater duas vezes que ele já soltava fumaça,mesmo o jogo sendo de 2001 eu estranhei a física dele e da sua sequencia vice city

lembra quando eu disse que GTA3 era pra ser lançado em setembro? pois é,os ataques de 11 de setembro tiveram um efeito devastador em toda a industria do entretenimento,por exemplo a world series de 2001 disputada entre o new york yankees e o arizona diamondbacks foi disputada da metade do mês de outubro até novembro,a primeira vez na história em que a pós temporada do baseball foi disputada no mês de novembro,alguns discos e musicas com previsão de lançamento para setembro foram adiados,o primeiro filme da trilogia homem aranha(aquela do sam raimi diretor e tobey maguire como peter parker lembra?)foi adiado em um ano pois no primeiro trailer as torres gêmeas aparecem,então tudo teve de ser retrabalhado,é por isso que o filme foi lançado em 2002 quando deveria ter sido lançado no ano anterior.

como eu disse a capa original do game também foi mudada,a capa que está ai em cima é a capa depois do 11 de setembro,a verdadeira capa,a capa pré 11/9 era essa daqui.


quando gta 3 completou 10 anos de lançamento e foi relançado para celulares e tablets essa capa retornou em dourado com o fundo preto,nos países europeus essa é a capa oficial do game.

alguns detalhes iniciais de gta foram mudados,pois na nova york original os carros de policia são de cor azul,e o jogo estava sendo desenvolvido com os carros de policia com essa cor,mas tudo foi mudado e de azul os carros passaram a ser brancos com capô preto.

diversas coisas desse jogo foram mudadas,missões foram retiradas,diálogos de rádio,uma cena em que um avião passa bem na frente de um edifício foi também retirada,outra missão em que o claude iria receber de um terrorista,palavras suspeitas nas legendas em inglês e por ai vai,a ordem era apagar todas as referencias possíveis ao 11 de setembro pra evitar problemas pelo menos nesse aspecto.

só que nos países europeus a versão que os jogadores compraram foi a de antes das alterações,ou seja gta 3 tem duas versões.

GTA3 pode ser definido com varias palavras,inovador,revolucionário,grandioso,épico,mas pra mim e para os fãs da franquia esse jogo é um dos maiores da história não só da saga mas dos videogames de um modo geral,teve médias de 9 nas reviews e é simplesmente épico,um dos maiores jogos de todos os tempos.

não haveria sleeping dogs se não fosse por gta 3,nem saints row,nem mafia 2,talvez nem mesmo gangstar não existiria se não fosse gta 3,simplesmente assim,gta 3 é foda demais!

é isso espero que tenham gostado,quarta feira tem vice city aqui hein? até a próxima!